Como montar uma fábrica de calçados

Por:

Como montar uma fábrica de calçadosPara montar uma fábrica de calçados, o empresário deve lembrar que o setor está vivendo um momento de expansão e maturidade. Os nossos produtos têm capacidade suficiente de competir com o mercado internacional, não só pela beleza e qualidade dos calçados, mas também pela forma em que são produzidos.

Ressaltamos que a forma ou modelo de produção é importante, pois influencia na qualidade e nas vendas, e ainda na decisão do varejista em contratar o fornecimento de calçados.

Mercado de uma fábrica de calçados

Uma pequena fábrica de calçados tem hoje a possibilidade de atuar localmente, e ainda exportar seus produtos. Isso é possível devido às políticas públicas que estão cada vez mais destinadas a atender o mercado calçadista, tanto a pequena empresa quanto a microempresa.

Os calçados nacionais passam por um momento de profissionalização, qualidade e padronização, pois o destino dos sapatos brasileiros em sua maior parte tem entrada no mercado dos EUA e da Europa. Esses clientes são exigentes, mas o setor calçadista brasileiro tem possibilidade suficiente de agradá-los.

Lembrando que o Brasil conta com uma concorrência de peso, que é a China, que vêm melhorando os métodos de produção, enquanto o Brasil vem declinando neste sentido. Mesmo assim, é necessário assumir que o setor já esteve em pior situação e tem condições suficientes de agregar valor e competir com o núcleo asiático. Além da China, os outros dois países que encantam consumidores de todo mundo, quando o assunto é calçado, são: Espanha e Itália.

Para os empresários calçadistas, está lançado o desafio: vencer a concorrência chinesa e ainda a espanhola e italiana para obter sucesso em sua fábrica de calçados.

Quando o mercado é interno, ou seja, os calçados são destinados a venda apenas no Brasil, o empresário encontra desafios como competir com grandes empresas de calçados que já se consolidaram no mercado e, por isso, a solução é descentralizar as vendas, exportando para outros estados.

Sempre lembramos que exportar para outros países é uma solução quase inadiável para os setores nacionais em calçados e confecções, pois as condições de vendas só dentro do Brasil, por vezes não favorece o crescimento da empresa. Alguns empresários se veem na situação de ter que baixar seu preço para satisfazer o mercado interno, sendo que os custos continuam os mesmos, e até mesmo chegam ao momento de baratearem a produção, comprometendo a qualidade do produto. Então a solução acaba sendo exportar.

Organização do processo produtivo em uma fábrica de calçados

Lembramos que não existe uma estrutura única para a produção de calçados, vai depender do produto e matéria-prima de cada modelo feito na fábrica de calçados.

Por exemplo, se a matéria-prima é o couro, o layout para a produção é um e se a matéria-prima for o plástico ou materiais sintéticos, o layout de produção é outro.

Os calçados femininos também têm propriedades de produção únicas: a estrutura e layout para produção de calçados masculinos e femininos podem ser as mesmas, porém o que muda são os acessórios que podem ser agregados aos sapatos femininos e a tecnologia utilizada com maquinários e equipamentos.

Já os sapatos masculinos podem ser fabricados de maneira que segue uma linha de produção quase sem variações: o gerente de produção poderá padronizar as variações para que o processo seja mais produtivo em sua fábrica de calçados.

O importante é lembrar que para a produção de calçados femininos e masculinos, o diferencial será tanto a qualidade quanto a capacidade dos empresários produzirem calçados que acompanham a moda e as tendências de compras dos consumidores senão a fábrica de calçados não conseguirá boas vendas.

A produção de calçados terá as seguintes etapas de produção:

•Design ou Modelagem;

•Corte;

•Costura

•Montagem;

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

•Solado;

•Acabamento

Estrutura de uma fábrica de calçados

A estrutura de uma fábrica de calçados dependerá da quantidade de pares de calçados e do Projeto Inicial de produção. O planejamento da estrutura é muito importante e deve constar no Projeto de Produção, pois dela depende a capacidade de produção da sua fábrica de calçados.

E o Projeto de Produção deve contar no Plano de Negócios da fábrica de calçados, pois investidores, varejistas e outros interessados no negócio, avaliam a oportunidade de negociar com a fábrica também de acordo com a capacidade de produção.

Para uma produção de mil pares de sapatos ao dia, o empresário deve contar com uma estrutura com: local para a recepção de matéria-prima e almoxarifado para processos administrativos, depósito de matéria-prima, local para cortes, local para montagem, local para supervisão e embalagem, depósito de produtos acabados, depósito para expedição, escritório, banheiros com vestiários e ducha e refeitório.

Plano de Produção para uma fábrica de calçados

A produção de calçados é composta de etapas distintas, acabamentos, fluxo descontínuo com paradas e reinícios. O importante é que ela seja desenvolvida com poucos gargalos, pouca variabilidade, com gestão de estoques eficientes e redução de desperdícios: o resultado será produtividade.

Portanto, se faz necessário um plano de produção voltado para Cadeia de Suprimentos e controle da produção, o que reduz os custos e aperfeiçoa o processo em sua fábrica de calçados.

Quanto à cadeia de suprimentos, a iniciativa mais acertada dos empresários deve ser a opção por uma gestão eficiente de fornecedores, escolhendo aqueles que estejam integrados com a produção. Para iniciar essa parceira com fornecedores em que a fábrica de calçados possa confiar, uma primeira etapa poderá ser a implantação de um software ERP, que integra o pedido de estoques com a necessidade de produção, reduzindo custos com transações.

O ERP funciona puxando a produção de forma que o fornecedor sabe o momento exato que o produtor necessita de mais material. O Controle de Produção vai medir a utilização otimizada dos recursos, sem desperdícios e sem maiores custos para a fábrica de calçados.

Dicas de Negócios para a fábrica de calçados

Os calçados produzidos com materiais sintéticos têm produtividade superior aos produzidos com couro. Isso ocorre devido ao processo quase artesanal para se produzir um calçado de couro.

Antes de optar pela produção de calçados de couro ou de material sintético em sua fábrica de calçados, os empresários devem calcular os custos e ver se há estrutura e layout para a produção, pois o processo produtivo dependerá da matéria-prima.

Equipamentos para a fábrica de calçados

Para iniciar a produção, os empresários precisarão de equipamentos como: plataforma de impacto, esteira de rolete, bomba de recalque, papeleira, tacho de fabricação; resumindo: a produção conta com cerca de uns 24 equipamentos, incluindo as máquinas e matérias de expedientes e estoques de pequenos materiais que auxiliam a produção.

Investimentos de uma fábrica de calçados

Os investimentos em uma fábrica de calçados variam muito e dependem da Capacidade de Produção, das matérias-primas, equipamentos, do produto escolhido e da variedade de produtos.

Portanto, antes de iniciar a produção, o empresário deve calcular todos os custos iniciais de acordo o plano de negócios, ou seja, os custos e investimentos devem acompanhar detalhadamente o que a fábrica de calçados pretende revender, e estar de acordo com a estrutura e capacidade de produção que lhe for viável para implantação.

Um plano de negócios que detalhe com veracidade e clareza e contenha um bom estudo de viabilidade que prove que a fábrica pode obter satisfatórios retornos financeiros, com certeza atrairá investimentos e financiamentos.

Para contar com recursos externos, a fábrica de calçados poderá contar com financiamentos de projetos como o PROGER, Finame e Captações junto ao BNDES, além de incentivos para exportação junto ao Comex Brasil.

Exigências legais específicas para uma fábrica de calçados

Ao montar uma fábrica de calçados ou qualquer outro negócio os empresários devem conhecer seus direitos e deveres.

Para saber mais sobre a Tributação a que está sujeita a produção e venda de calçados, desoneração das exportações e outros direitos como créditos de ICMS, política cambial e outros assuntos ligados ao setor calçadista, os empresários podem acessar o portal da Abicalçados, que é a Associação Brasileira de Calçados.

Depois de conhecer as informações necessárias e saber como montar uma fábrica de calçados, já pode abrir seu negócio próprio.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

123 comentários sobre “Como montar uma fábrica de calçados
  1. marinete disse:

    ola boa noite pretendo abrir uma fabrica e estou com duvida entre uma de calçados ou de laticinios por favor gostaria muito de saber o investimento se possivel das duais. obrigada

  2. Anderson Mattos disse:

    Olá, boa tarde, tô pretendendo abrir uma fábrica de calçados e gostaria de saber qual a média do investimento inicial para linha de 10 mil calçados/mês, maquinário e matéria-prima sintética.
    Grato.

  3. Patrícia Teixeira disse:

    Fabiano Freire, também pretendo montar uma empresa de fabricação de calçados, você poderá me ajudar?

  4. Vanessa disse:

    Quero montar uma fábrica de calçados gostaria de saber os custos e maquinário necessário. Vc poderia me ajudar???

  5. ademir luis disse:

    Fabiano, pode me ajudar, qual a media do investimento, o tamanho do lugar, os maquinarios, o custo, o layout das máquinas, o tamanho do terreno.

  6. wander disse:

    Fabiano estou estudando montagem de uma mini-fabrica no sul de Minas e gostaria de trocar informações com voce. Segue meu e-mail: henricando@gmail.com Grato.

  7. zulma disse:

    Olá, boa tarde, tô pretendendo abrir uma fábrica de calçados e gostaria de saber qual a média do investimento inicial para linha de 10 mil calçados/mês, maquinário e matéria-prima sintética e couro.

  8. Eliandro disse:

    Ola, boa tarde, pretendo abrir uma fabrica de sapatos. Gostaria de saber quais e quantas maquinas e equipamentos eu preciso para fabricar e movimentar 50 mil sapatos por mes. Desde ja agradeço.

  9. cristiana da silva rocha disse:

    Gostaria de saber como montar uma pequena empresa de fabricação de sapatos femininos.

    Grata

    • Delazari calçados disse:

      Tenho uma fábrica de calçados, onde fabríco 1500 pares mensais, entre sapatilhas, saltos , rasteiras e botas.Se alguém tiver o interesse em comprar, entre em contato.Tenho os modelos no Facebook. Eliana Delazari.

  10. Karina Lorenzetti disse:

    Gostaria de montar uma fabrica de Sapatos…se Aguem ja for Pioneiro e se prontificar em me ajudar estou aguardando!!!!

  11. Felipe Mansur disse:

    Também gostaria de abrir uma fábrica de calçados (tênis), possuo muitos projetos de tênis, gostaria de dar vida a eles, Fabiano Freire, qual seria o capital para dar inicio a fabricação?

  12. carlos disse:

    Ola Fabiano, peço o favor se puder me ajudar a tirar duvidas, como iniciar um apequena fabrica de calçados? Obrigado.

  13. carlos disse:

    meu fone 47 88647547
    47 92624681

  14. Isabel disse:

    Gostaria que Fabriano freire me enviasse seu e-mail , para podermos fazer negocios juntos, Tenho uma idea e preciso de uma fabrica de sapatos ja funcionando para produzir meus produtos e dividir os lucros. . Fico no aguardo de uma resposta. Obrigada

  15. Ricardo disse:

    Olá Fabiano, eu quero montar uma fábrica de calçados aqui na minha região, pode me tirar dúvidas quanto a fornecedores de máquinas e equipamentos e de MP?
    Meu e-mail é ricardo.martins@folha.com.br

  16. Eleusa Prefeito disse:

    Boma dia gostaria de montar uma fabrica de calçados e rasterirnhas porém quero dicas de montgem da fabrica e da rasterinhas

  17. Debora Lins disse:

    É necessário fazer um plano de negócio, nesse plano de negocio vc deverá definir o tamanho do local, qto vc deverá investir, se deverá fazer investimento, qtas maquinas será necessário e etc.

  18. silvane disse:

    gostei da materia,preciso fazer um projeto na faculdade;criar uma empresa,obtei por uma fabrica de calçados e as informaçoes contidas nessa materia me ajudadaram muito…valeu

  19. Daniela disse:

    Olá Fabiano, pode me ajudar, qual a media do investimento, o tamanho do lugar, os maquinarios, o custo, o layout das máquinas, o tamanho do terreno.e-mail: dani_lopes27@hotmail.com

  20. Cris disse:

    Olá qual media de investimento para uma produçao de 10 mil pares?

  21. tiago disse:

    gostaria de saber como comprar maquinas proficionais de fazer chinelos porfavor se tem alguem que posso ma ajudar nisso

  22. Valdir Agostini disse:

    Fabiano Freire tenho interesse em iniciar uma pequena fábrica de calçado feminino. Ficaria grato se pudesse me passar algumas dicas. valdir.agostini@hotmail.com

  23. fatima disse:

    ola Fabiano gostaria de obter informacoes como abrir uma pequena fabrica de sandalias , gostaria de fabricar somente sandalias rasteiras , como gosto muito de desenhar , gostaria de fabricar meus proprios modelos , tentar abrir uma loja .aguardo contato , obrigado.

  24. Elisagela disse:

    Olá gosta de saber quantos e preciso para montar uma fabrica só de sapatilhas

  25. Dari disse:

    Olá, Fabiano Freire! Tudo bem?
    Por favor, também gostaria que me mandasse um e-mail com mais informações/dicas de como montar uma micro fabrica de sapatos.
    Meu email é darie15@hotmail.com
    Conto com a sua ajuda. E desde já agradeço a sua atenção.
    Att. Dariê Dias

  26. valmir disse:

    Ola, tenho uma fabrica de solados em geral.
    Fabricamos kits , abastecemos fabrica de qualquer porte. Estamos no mercado mais de 15 anos.
    Estamos a disposição pra qualquer tipo de duvidas.

  27. Cândida Regina Anjos Alves disse:

    bom dia, estou interessada em abrir um corte e costura de calçado. será possível darem-me informaçoes quais os passos a dar? pois nunca estive numa situação destas :) obrigada pela atençao. zona de s joao da madeira

  28. Paulo Pires de Oliveira disse:

    Olá! Fabiano, pretendo montar uma pequena fabrica de sapatos femininos, mas sou leigo gostaria de saber se vc conhece no Rio de Janeiro um curso que nao seja de longa duração pq já tive fabrica de objetos de resina, e já tenho alguma estrutura obg

  29. Elielton moraes da Silva disse:

    gostarie de ajuda para montar uma paquena empresa de sapatos

  30. Paulo Pires de Oliveira disse:

    Obj já procurei o Senai e eles não tem cursos aqui no Rio

  31. vandirley disse:

    eu gostaria de contratar, alguem pra fabricar calçados femininos, e colocar minha marca, pequena quantidade, 400, pares mes, slipper, e sandalias salto médio

  32. Paula disse:

    Olá! Já tenho uma fabrica de calçados, porfavor me ajude como faço para Divulgação.
    No aguardo.

  33. Marcelle disse:

    Olá, o redator da matéria poderia nos fornecer algum email de contato para que possamos esclarecer nossas dúvidas?

  34. David soares disse:

    olá boa tarde ! gostaria de abrir uma fabrica de calçados e quero saber qual investimento inicial ? Grato !

  35. Raimundo disse:

    Favor quem quiser informações sobre fábrica de calçados entrar em contato: rfilho@nordexbrasil.com

  36. josiane arruda disse:

    quero montar fabrica de calçados como faço

  37. ALDECY FELIX disse:

    GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE MACNARIO E VALORES P/ SE MONTAR INDUSTRIA DE PEQUENO PORTE, MAIS OU MENOS 100 PARES DIA.
    AGRADEÇO PELA ATENÇÁO.

  38. Rose disse:

    Boa tarde, Fabiano.
    Preciso saber quais máquinas e quantidade delas devo para uma produção de cerca de 10000 pares/mês de calçado feminino. Peço que me ajude.
    Aguardo retorno.
    Obrigada

  39. daniela disse:

    Boa tarde! gostaria de montar uma fabrica de sapatilhas, o que preciso em equipamentos, materiais e capital para investir? atualmente já vendo sapatilhas, mas gostaria de montar produção propria.

  40. Fernanda disse:

    Olá Fabio,

    Gostaria de montar uma pequena fabrica e estou precisando de auxilio. Poderia ajudar?

  41. ERIKA VIVIANE BARBOSA disse:

    Adorei os toques estou fazendo o meu TCC o qual preciso montando uma fabrica de calçados e estou precisando muito de ajuda quanto aos insumos, quantidade de material utilizado na fabricação e sobre a linha de montagem.
    Poderia me ajudar??

  42. paulo disse:

    boa tarde . gostraria de saber quais são as maquinas para uma boa fabricação de tenis. e o valor?
    por favor me ajudem me madem o custo completo de quanto custa para abrir uma fabrica a principio pequena.

  43. girlanne disse:

    Boa tarde,gostaria de aprender a fabricar os causados só que não encontro lugar para fazer o curso em belo horizonte,por favor se puderem me ajudar.obrigada

  44. fagner franco disse:

    oi …sou modelista de calçado e encarregado de produçao e tambem montador eu tenho um desejo de amontar minha fabrica de calçados.. gostaria de ajunda ou guel que trabalhase com mim

  45. Winston M. Pimentel disse:

    Estou fazendo um trabalho na faculdade sobre ind. de calçados Masc. Solcial gostaria de entender melhor sobre giro de estoque.

  46. talita disse:

    olá eu tenho algumas fotos de sapatos que não encontro em lojas,gostaria de saber se eu levando as fotos para sua fabrica se você faz pra mim e quanto custa em media cada sapato?

  47. cris disse:

    Aos interessados em montar uma fabrica de calcados, estou vendendo ou arrendando uma fabrica completa para produçao de calçados em BH
    Com valor abaixo do mercado.
    Email. anebhmg@gmail.com

  48. Márcia Âmbar disse:

    Oi Fabiano , já tenho uma mini fábrica de rasteirinhas, gostaria de ampliar meu negócio , quero fazer sapatilhas também , quais equipamentos necessários que preciso? Se puder me ajudar agradeço muito .
    Márcia

  49. Monica disse:

    Fabrico 1000 pares de sapatilhas artesanalmente por mês. Gostaria de saber quais máquinas preciso comprar para a montagem da sapatilha para obter maior produtividade.

  50. Priscila Marcos disse:

    Olá, adorei a matéria e tenho um projeto com muitos desenhos desenvolvidos de sapatos infantis que gostaria muito de fabrica-los. Já tenho a empresa e marca. Qual a quantidade mínima para se fazer uma coleção. Aguardo email: priscilamarcos@hotmail.com

  51. Hilton disse:

    Ola Fabiano boa Tarde!

    Gotaria de informação, sobre abrir uma fabrica de caçados, custos variaveis e custos fixos, margem de lucro, iniciando com produçao 50 pares dia.

    Desde já agradeço.

    E-mail. hiltonresende@hotmail.com

    Hilton

  52. REGINALDO disse:

    OLÁ FABIANO. SOU DO INTERIOR DE SP E TENHO INTERESSE EM FABRICAR SAPATILHAS. SE PUDER ME AJUDAR, DICAS DE COMO COMEÇAR.
    OBRIGADO

  53. alessandra disse:

    Ola, gostaria iniciar uma fabrica de calçados, mas nao sei nada sobre sua produção e quais equipamentos realmente necessarios para iniciar. Poderia me ajudar?

  54. Telma disse:

    Estou abrindo uma pequena fabrica de sapatilhas e rasteirinhas, preciso de montadores e operadores para as maquinas de montar bico, pirulito, se alguém souber ou tiver interesse, por favor me contatar. Obrigada

  55. Gabi Franco disse:

    Olá, sou designer de calçados, estou pesquisando se abro uma fábrica de sapatos feito a mão ou industrial, alguém poderia me ajudar?

  56. Deivid disse:

    Fabiano, bom dia…Gostaria de mais informações refente a fabrica de calcados, se puder enviar mais informações seriam bem vindas…meu e-mail é deivid2202@hotmail.com, desde já obrigado…

  57. monica disse:

    Ola boa noite. Sou vendedora de sapatilha e estou querendo abrir uma ME da mesma. Queria saber informações sobre matéria e máquina. Se alguem puder me ajudar.

  58. roberto disse:

    Quero montar uma fabrica de calcados e preciso saber quais os custos para montar?

  59. Sebastião disse:

    Olá Fabiano, eu também gostaria de saber sobre uma mini fabrica de calçados, se puder me ajudar. meu e-mail: tiaodasplacas@gmail.com

  60. Sebastião disse:

    Fabiano ou qualquer outro que puder me ajudar

  61. elenildo melo disse:

    Boa tarde.
    Sou aluno de gestao comercial e no meu final de curso temos que abrir um negocio. Queria saber mais do ramo desse mercado.
    erilsoncdo100@hotmail.com

  62. Claudia disse:

    Olá, estou tentando abrir um negocio, tenho muitas duvidas, porem achei interessante uma fabrica de calçados. Pode me mandar umas dicas, e qto a sua empresa, inicialmente caso eu queira comprar seus sapatos para revenda, como funcionaria esse trabalho. Agradeço e fico no aguardo. Obrigada.

  63. Sandra de Oliveira disse:

    Estou fazendo tcc e precisava saber quais os equipamento/maquinas/acessorios usados em uma fabrica de calçados masculinos.
    sandra.oms22@gmail.com

  64. Camila Rodrigues disse:

    Olá,
    estou querendo mandar fazer sapatilhas e tênis de cano alto feminino com minhas estampas.
    Alguém pode me indicar alguma fábrica???
    Obrigada!

  65. claudinei aparecido ferreira de paula disse:

    Gostei muito das Ideias como montar uma fabrica de calçado. Queria muito que enviasse para meu e-mail.

  66. claudinei aparecido ferreira de paula disse:

    Muito obrigado por abrir mais minha cabeça eu já entendia de fabrica de calçado agora mais ainda.

  67. johnny meira disse:

    Ola Márcia tenho uma loja de calçados femininos e preciso de fornecedores diferentes, ha possibilidade de vc nos enviar fotos das rasteirinhas que vc fabrica?

  68. angelica disse:

    Oi Fabiano gostaria de montar uma pequena fábrica de sapatos com todas as numeraçoes do 33 ao 42 aqui no norte no acre gostaria muito de sua ajuda.

  69. Rodrigo de Oliveira disse:

    Ola Fernando eu gostaria de começar também o meu micro-negócio, pode me ajuadar com as informações em suas experiências? Obrigado!segue meu e-mail
    rodrigo_shumi@hotmail.com

  70. Fabiana disse:

    Gostaria de montar uma fabrica de sapatilha , pois fiquei muito chateada com um fornecedor que nao quis vender pra mim !!
    é facil aprender ??
    Quero fazer sapatilha estampada aquela divertida
    Quanto eu vou ter que investir inicialmente
    Obrigada

  71. Paulo Rodrigues disse:

    Tenho pronta entrega cabedais muito bonitos
    somente montar rs$ 2,90 o par , tendo interesse
    favor solitar fotos.

  72. eliane disse:

    queria uma imformaçao quanto eu gastaria para abrir uma fabrica de sapatilhAS E SANDALIAS E ONDE EU ENCONTRARIA PARA COMPRAR

  73. RAFAEL disse:

    olá, gostaria muito de ter um contato com você, vi que você está dando muitas dicas e já abriu sua própria fábrica. poderia me ajudar tirando umas dúvidas?
    meu e-mail é jaguarlpr@hotmail.com
    muito obrigado e um abraço!

  74. jeniele disse:

    To querendo confeccionar rasteirinhas e sapatilhas mais n sei qual maquinas comprar, vc pode me indicar quais maquinas preciso pelo menos pra começar?

  75. Soares disse:

    Bom adia,
    Sou modelista de calçados masculino e feminino
    aos interessados estou pronto para atende-lo
    faço o modelo e pé do protótipo como o original
    Fornecemos curso de modelagem e design de calçados para iniciante e fabricantes para adquirir mais conhecimentos
    cabedal.com@gmail.com
    37 91054485

  76. Jorge Guimarães disse:

    Gostaria de abrir uma micro-fabrica de calçado e preciso de sua ajuda, jorginhoad@gmail.com

  77. Amanda disse:

    ola Fabiano,
    gostaria de obter informações de como abrir uma pequena fabrica de sandalias , gostaria de fabricar somente sandálias de salto alto , como gosto muito de desenhar , gostaria de fabricar meus proprios modelos , tentar abrir uma loja .aguardo contato, para conversarmos e trocarmos idéias sobre o assunto, ja que você se mostrou tao acessível

  78. paulo sergio gabriel disse:

    Ola meu nome é Paulo, trabalho ha 10 anos no setor calçadista, conheço tudo sobre calçado tanto masculino tatnto feminino e infantil desde a preparaçao ate o produto final. Conheço tambem sobre maquinario e custos tenho varios cursos tambem. No momento estou desempregado se alguem enteressar em me contratar ou tirar alguma duvida estarei disposto a ajudar. Meu cel é 16-99256-3311 16-99150-6731

  79. Teresa disse:

    Olá Fabiano, gostaria de algumas informações para montar uma pequena fabrica de sapatilhas e rasteirinhas (produtos mais finos)ou se é viável conseguir fornecedores destes produtos para colocar a minha marca e revender. Pode me ajudar, dando algumas dicas?
    Aguardo.
    obrigada, Teresa (tete.bguedes@yahoo.com.br)

  80. Iliane disse:

    Oi Fabiano ! Gostaria de saber aonde posso encontrar solado para fazer
    rateirinhas. Vc pode me ajudar?
    Desde já agradeço.

  81. arari vieira soares disse:

    Moro no Rio de Janeiro/RJ, gostaria de encontrar fornecedores de materiais para eu começar minha fabricação de rasteirinhas. Amigos me ajudem, pois estou precisando muito. Obrigada!

  82. relky disse:

    Gostaria de saber onde comprar solado de tamanco de madeira.

  83. JULIANA disse:

    Tenho interesse em montar um fabrica de sapatilhas, mas não tenho conhecimento no ramo. Poderia me dar algumas dicas?

  84. Ricardo disse:

    Boa noite, onde eu encontro máquina de produção de sapatilha para comprar? Quanto irei gastar p montar uma micro fabrica de sapatilha p produção de 5 mil pares/mês?

  85. maisa disse:

    Ola Fabiano gostaria que me desse umas dicas de como abrir uma micro empresa de sapatilhas, materia prima e representantes. Muito obrigada

  86. gostaria de sabor o que preciso para fabricar calçados, como maquina de moldagem e etc, peço ajuda não sei por onde começar

  87. Lucianne disse:

    Ola Fabiano poderia me mandar seu email , pois tb gostaria muito de abrir uma micro-fabrica de sapatos, mas nao sei por onde começar .
    luciannepf@ig.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Loja de móveis e equipamentos para escritório - Negócio lucrativo
Loja de móveis e equipamentos para escritório - Negócio...
Montar escritório hoje em dia é mais comum e mais ...
Locadora de brinquedos - Ganhe dinheiro brincando
Locadora de brinquedos - Ganhe dinheiro brincando...
A locadora de brinquedos é uma ótima opção de negó...
Loja de artesanato - Como ganhar dinheiro inventando coisas novas
Loja de artesanato - Como ganhar dinheiro inventando co...
As possibilidades existentes nos dias atuais par...
Encanador – Veja o precisa para se tornar um bom profissional
Encanador – Veja o precisa para se tornar um bom profis...
Mais importante do que se tornar um encanador é se...
Como  abrir uma empresa de editoração eletrônica
Como abrir uma empresa de editoração eletrônica...
Já imaginou abrir uma empresa de editoração eletrô...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores