Como montar uma fábrica de calçados

Por:

Como montar uma fábrica de calçadosPara montar uma fábrica de calçados, o empresário deve lembrar que o setor está vivendo um momento de expansão e maturidade. Os nossos produtos têm capacidade suficiente de competir com o mercado internacional, não só pela beleza e qualidade dos calçados, mas também pela forma em que são produzidos.

Ressaltamos que a forma ou modelo de produção é importante, pois influencia na qualidade e nas vendas, e ainda na decisão do varejista em contratar o fornecimento de calçados.

Mercado de uma fábrica de calçados

Uma pequena fábrica de calçados tem hoje a possibilidade de atuar localmente, e ainda exportar seus produtos. Isso é possível devido às políticas públicas que estão cada vez mais destinadas a atender o mercado calçadista, tanto a pequena empresa quanto a microempresa.

Os calçados nacionais passam por um momento de profissionalização, qualidade e padronização, pois o destino dos sapatos brasileiros em sua maior parte tem entrada no mercado dos EUA e da Europa. Esses clientes são exigentes, mas o setor calçadista brasileiro tem possibilidade suficiente de agradá-los.

Lembrando que o Brasil conta com uma concorrência de peso, que é a China, que vêm melhorando os métodos de produção, enquanto o Brasil vem declinando neste sentido. Mesmo assim, é necessário assumir que o setor já esteve em pior situação e tem condições suficientes de agregar valor e competir com o núcleo asiático. Além da China, os outros dois países que encantam consumidores de todo mundo, quando o assunto é calçado, são: Espanha e Itália.

Para os empresários calçadistas, está lançado o desafio: vencer a concorrência chinesa e ainda a espanhola e italiana para obter sucesso em sua fábrica de calçados.

Quando o mercado é interno, ou seja, os calçados são destinados a venda apenas no Brasil, o empresário encontra desafios como competir com grandes empresas de calçados que já se consolidaram no mercado e, por isso, a solução é descentralizar as vendas, exportando para outros estados.

Sempre lembramos que exportar para outros países é uma solução quase inadiável para os setores nacionais em calçados e confecções, pois as condições de vendas só dentro do Brasil, por vezes não favorece o crescimento da empresa. Alguns empresários se veem na situação de ter que baixar seu preço para satisfazer o mercado interno, sendo que os custos continuam os mesmos, e até mesmo chegam ao momento de baratearem a produção, comprometendo a qualidade do produto. Então a solução acaba sendo exportar.

Organização do processo produtivo em uma fábrica de calçados

Lembramos que não existe uma estrutura única para a produção de calçados, vai depender do produto e matéria-prima de cada modelo feito na fábrica de calçados.

Por exemplo, se a matéria-prima é o couro, o layout para a produção é um e se a matéria-prima for o plástico ou materiais sintéticos, o layout de produção é outro.

Os calçados femininos também têm propriedades de produção únicas: a estrutura e layout para produção de calçados masculinos e femininos podem ser as mesmas, porém o que muda são os acessórios que podem ser agregados aos sapatos femininos e a tecnologia utilizada com maquinários e equipamentos.

Já os sapatos masculinos podem ser fabricados de maneira que segue uma linha de produção quase sem variações: o gerente de produção poderá padronizar as variações para que o processo seja mais produtivo em sua fábrica de calçados.

O importante é lembrar que para a produção de calçados femininos e masculinos, o diferencial será tanto a qualidade quanto a capacidade dos empresários produzirem calçados que acompanham a moda e as tendências de compras dos consumidores senão a fábrica de calçados não conseguirá boas vendas.

A produção de calçados terá as seguintes etapas de produção:

•Design ou Modelagem;

•Corte;

•Costura

•Montagem;

•Solado;

•Acabamento

Estrutura de uma fábrica de calçados

A estrutura de uma fábrica de calçados dependerá da quantidade de pares de calçados e do Projeto Inicial de produção. O planejamento da estrutura é muito importante e deve constar no Projeto de Produção, pois dela depende a capacidade de produção da sua fábrica de calçados.

E o Projeto de Produção deve contar no Plano de Negócios da fábrica de calçados, pois investidores, varejistas e outros interessados no negócio, avaliam a oportunidade de negociar com a fábrica também de acordo com a capacidade de produção.

Para uma produção de mil pares de sapatos ao dia, o empresário deve contar com uma estrutura com: local para a recepção de matéria-prima e almoxarifado para processos administrativos, depósito de matéria-prima, local para cortes, local para montagem, local para supervisão e embalagem, depósito de produtos acabados, depósito para expedição, escritório, banheiros com vestiários e ducha e refeitório.

Plano de Produção para uma fábrica de calçados

A produção de calçados é composta de etapas distintas, acabamentos, fluxo descontínuo com paradas e reinícios. O importante é que ela seja desenvolvida com poucos gargalos, pouca variabilidade, com gestão de estoques eficientes e redução de desperdícios: o resultado será produtividade.

Portanto, se faz necessário um plano de produção voltado para Cadeia de Suprimentos e controle da produção, o que reduz os custos e aperfeiçoa o processo em sua fábrica de calçados.

Quanto à cadeia de suprimentos, a iniciativa mais acertada dos empresários deve ser a opção por uma gestão eficiente de fornecedores, escolhendo aqueles que estejam integrados com a produção. Para iniciar essa parceira com fornecedores em que a fábrica de calçados possa confiar, uma primeira etapa poderá ser a implantação de um software ERP, que integra o pedido de estoques com a necessidade de produção, reduzindo custos com transações.

O ERP funciona puxando a produção de forma que o fornecedor sabe o momento exato que o produtor necessita de mais material. O Controle de Produção vai medir a utilização otimizada dos recursos, sem desperdícios e sem maiores custos para a fábrica de calçados.

Dicas de Negócios para a fábrica de calçados

Os calçados produzidos com materiais sintéticos têm produtividade superior aos produzidos com couro. Isso ocorre devido ao processo quase artesanal para se produzir um calçado de couro.

Antes de optar pela produção de calçados de couro ou de material sintético em sua fábrica de calçados, os empresários devem calcular os custos e ver se há estrutura e layout para a produção, pois o processo produtivo dependerá da matéria-prima.

Equipamentos para a fábrica de calçados

Para iniciar a produção, os empresários precisarão de equipamentos como: plataforma de impacto, esteira de rolete, bomba de recalque, papeleira, tacho de fabricação; resumindo: a produção conta com cerca de uns 24 equipamentos, incluindo as máquinas e matérias de expedientes e estoques de pequenos materiais que auxiliam a produção.

Investimentos de uma fábrica de calçados

Os investimentos em uma fábrica de calçados variam muito e dependem da Capacidade de Produção, das matérias-primas, equipamentos, do produto escolhido e da variedade de produtos.

Portanto, antes de iniciar a produção, o empresário deve calcular todos os custos iniciais de acordo o plano de negócios, ou seja, os custos e investimentos devem acompanhar detalhadamente o que a fábrica de calçados pretende revender, e estar de acordo com a estrutura e capacidade de produção que lhe for viável para implantação.

Um plano de negócios que detalhe com veracidade e clareza e contenha um bom estudo de viabilidade que prove que a fábrica pode obter satisfatórios retornos financeiros, com certeza atrairá investimentos e financiamentos.

Para contar com recursos externos, a fábrica de calçados poderá contar com financiamentos de projetos como o PROGER, Finame e Captações junto ao BNDES, além de incentivos para exportação junto ao Comex Brasil.

Exigências legais específicas para uma fábrica de calçados

Ao montar uma fábrica de calçados ou qualquer outro negócio os empresários devem conhecer seus direitos e deveres.

Para saber mais sobre a Tributação a que está sujeita a produção e venda de calçados, desoneração das exportações e outros direitos como créditos de ICMS, política cambial e outros assuntos ligados ao setor calçadista, os empresários podem acessar o portal da Abicalçados, que é a Associação Brasileira de Calçados.

Depois de conhecer as informações necessárias e saber como montar uma fábrica de calçados, já pode abrir seu negócio próprio.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



52 comentários sobre “Como montar uma fábrica de calçados
  1. marinete disse:

    ola boa noite pretendo abrir uma fabrica e estou com duvida entre uma de calçados ou de laticinios por favor gostaria muito de saber o investimento se possivel das duais. obrigada

    • Fabiano Freire disse:

      Olá, eu poderia te ajudar se sua opção for fabricação de calçados. Já montei minha microfábrica. Me mande e-mail, te ajudo no que eu puder.

  2. Anderson Mattos disse:

    Olá, boa tarde, tô pretendendo abrir uma fábrica de calçados e gostaria de saber qual a média do investimento inicial para linha de 10 mil calçados/mês, maquinário e matéria-prima sintética.
    Grato.

  3. Patrícia Teixeira disse:

    Fabiano Freire, também pretendo montar uma empresa de fabricação de calçados, você poderá me ajudar?

  4. Vanessa disse:

    Quero montar uma fábrica de calçados gostaria de saber os custos e maquinário necessário. Vc poderia me ajudar???

  5. ademir luis disse:

    Fabiano, pode me ajudar, qual a media do investimento, o tamanho do lugar, os maquinarios, o custo, o layout das máquinas, o tamanho do terreno.

  6. wander disse:

    Fabiano estou estudando montagem de uma mini-fabrica no sul de Minas e gostaria de trocar informações com voce. Segue meu e-mail: henricando@gmail.com Grato.

  7. zulma disse:

    Olá, boa tarde, tô pretendendo abrir uma fábrica de calçados e gostaria de saber qual a média do investimento inicial para linha de 10 mil calçados/mês, maquinário e matéria-prima sintética e couro.

  8. Eliandro disse:

    Ola, boa tarde, pretendo abrir uma fabrica de sapatos. Gostaria de saber quais e quantas maquinas e equipamentos eu preciso para fabricar e movimentar 50 mil sapatos por mes. Desde ja agradeço.

  9. cristiana da silva rocha disse:

    Gostaria de saber como montar uma pequena empresa de fabricação de sapatos femininos.

    Grata

  10. Karina Lorenzetti disse:

    Gostaria de montar uma fabrica de Sapatos…se Aguem ja for Pioneiro e se prontificar em me ajudar estou aguardando!!!!

  11. Felipe Mansur disse:

    Também gostaria de abrir uma fábrica de calçados (tênis), possuo muitos projetos de tênis, gostaria de dar vida a eles, Fabiano Freire, qual seria o capital para dar inicio a fabricação?

  12. carlos disse:

    Ola Fabiano, peço o favor se puder me ajudar a tirar duvidas, como iniciar um apequena fabrica de calçados? Obrigado.

  13. carlos disse:

    meu fone 47 88647547
    47 92624681

  14. Isabel disse:

    Gostaria que Fabriano freire me enviasse seu e-mail , para podermos fazer negocios juntos, Tenho uma idea e preciso de uma fabrica de sapatos ja funcionando para produzir meus produtos e dividir os lucros. . Fico no aguardo de uma resposta. Obrigada

  15. Eleusa Prefeito disse:

    Boma dia gostaria de montar uma fabrica de calçados e rasterirnhas porém quero dicas de montgem da fabrica e da rasterinhas

  16. silvane disse:

    gostei da materia,preciso fazer um projeto na faculdade;criar uma empresa,obtei por uma fabrica de calçados e as informaçoes contidas nessa materia me ajudadaram muito…valeu

  17. Cris disse:

    Olá qual media de investimento para uma produçao de 10 mil pares?

  18. tiago disse:

    gostaria de saber como comprar maquinas proficionais de fazer chinelos porfavor se tem alguem que posso ma ajudar nisso

  19. fatima disse:

    ola Fabiano gostaria de obter informacoes como abrir uma pequena fabrica de sandalias , gostaria de fabricar somente sandalias rasteiras , como gosto muito de desenhar , gostaria de fabricar meus proprios modelos , tentar abrir uma loja .aguardo contato , obrigado.

  20. Elisagela disse:

    Olá gosta de saber quantos e preciso para montar uma fabrica só de sapatilhas

  21. Cândida Regina Anjos Alves disse:

    bom dia, estou interessada em abrir um corte e costura de calçado. será possível darem-me informaçoes quais os passos a dar? pois nunca estive numa situação destas :) obrigada pela atençao. zona de s joao da madeira

  22. Paulo Pires de Oliveira disse:

    Olá! Fabiano, pretendo montar uma pequena fabrica de sapatos femininos, mas sou leigo gostaria de saber se vc conhece no Rio de Janeiro um curso que nao seja de longa duração pq já tive fabrica de objetos de resina, e já tenho alguma estrutura obg

  23. Elielton moraes da Silva disse:

    gostarie de ajuda para montar uma paquena empresa de sapatos

  24. Paulo Pires de Oliveira disse:

    Obj já procurei o Senai e eles não tem cursos aqui no Rio

  25. vandirley disse:

    eu gostaria de contratar, alguem pra fabricar calçados femininos, e colocar minha marca, pequena quantidade, 400, pares mes, slipper, e sandalias salto médio

  26. Paula disse:

    Olá! Já tenho uma fabrica de calçados, porfavor me ajude como faço para Divulgação.
    No aguardo.

  27. Marcelle disse:

    Olá, o redator da matéria poderia nos fornecer algum email de contato para que possamos esclarecer nossas dúvidas?

  28. David soares disse:

    olá boa tarde ! gostaria de abrir uma fabrica de calçados e quero saber qual investimento inicial ? Grato !

  29. Raimundo disse:

    Favor quem quiser informações sobre fábrica de calçados entrar em contato: rfilho@nordexbrasil.com

  30. josiane arruda disse:

    quero montar fabrica de calçados como faço

  31. ALDECY FELIX disse:

    GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE MACNARIO E VALORES P/ SE MONTAR INDUSTRIA DE PEQUENO PORTE, MAIS OU MENOS 100 PARES DIA.
    AGRADEÇO PELA ATENÇÁO.

  32. Rose disse:

    Boa tarde, Fabiano.
    Preciso saber quais máquinas e quantidade delas devo para uma produção de cerca de 10000 pares/mês de calçado feminino. Peço que me ajude.
    Aguardo retorno.
    Obrigada

  33. daniela disse:

    Boa tarde! gostaria de montar uma fabrica de sapatilhas, o que preciso em equipamentos, materiais e capital para investir? atualmente já vendo sapatilhas, mas gostaria de montar produção propria.

  34. Fernanda disse:

    Olá Fabio,

    Gostaria de montar uma pequena fabrica e estou precisando de auxilio. Poderia ajudar?

  35. ERIKA VIVIANE BARBOSA disse:

    Adorei os toques estou fazendo o meu TCC o qual preciso montando uma fabrica de calçados e estou precisando muito de ajuda quanto aos insumos, quantidade de material utilizado na fabricação e sobre a linha de montagem.
    Poderia me ajudar??

  36. paulo disse:

    boa tarde . gostraria de saber quais são as maquinas para uma boa fabricação de tenis. e o valor?
    por favor me ajudem me madem o custo completo de quanto custa para abrir uma fabrica a principio pequena.

  37. girlanne disse:

    Boa tarde,gostaria de aprender a fabricar os causados só que não encontro lugar para fazer o curso em belo horizonte,por favor se puderem me ajudar.obrigada

  38. fagner franco disse:

    oi …sou modelista de calçado e encarregado de produçao e tambem montador eu tenho um desejo de amontar minha fabrica de calçados.. gostaria de ajunda ou guel que trabalhase com mim

  39. Winston M. Pimentel disse:

    Estou fazendo um trabalho na faculdade sobre ind. de calçados Masc. Solcial gostaria de entender melhor sobre giro de estoque.

  40. talita disse:

    olá eu tenho algumas fotos de sapatos que não encontro em lojas,gostaria de saber se eu levando as fotos para sua fabrica se você faz pra mim e quanto custa em media cada sapato?

  41. Márcia Âmbar disse:

    Oi Fabiano , já tenho uma mini fábrica de rasteirinhas, gostaria de ampliar meu negócio , quero fazer sapatilhas também , quais equipamentos necessários que preciso? Se puder me ajudar agradeço muito .
    Márcia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 350 Mil Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)