Como Montar Uma Casa de Eventos e Espetáculos

Como montar uma casa de eventos e espetáculos
Como montar uma casa de eventos e espetáculos

As casas de eventos e espetáculos são locais onde as pessoas, geralmente, frequentam em busca do entretenimento nas horas vagas. Com isso, o começo da semana fica livre e os fins de semana são os dias mais lucrativos.

Então o negócio de casa de eventos e espetáculos já deve ser pensado como um empreendimento que dará frutos nesta parte da semana, e então o empreendedor e seus funcionários devem estar dispostos a trabalhar duro para conseguirem bons frutos.

O primeiro aspecto a se pensar no empreendimento de casa de eventos e espetáculos é uma pesquisa para compreender as necessidades da região e obter um pouco mais de informações sobre o público-alvo que será atingido, assim como traçar metas para imaginar o que poderia levar essas pessoas a escolherem uma casa de eventos e espetáculos para passarem algumas horas.

O público de determinada região pode variar bastante, sendo preciso saber a idade, sexo, condição social, gostos musicais, realidades da região e muitos outros detalhes. Isso porque em algumas regiões é cultural certo tipo de música em uma determinada faixa etária que aproveita a diversão da cidade e outros aspectos. O ideal é pensar em metas para trazer o público para a casa de eventos e espetáculos e isso está muito relacionado ao marketing.

Marketing de uma casa de eventos e espetáculos

Anúncios na rádio local, outdoors, sites e panfletagem são alguns métodos para comunicar as pessoas sobre as atividades que acontecerão no novo espaço interativo da cidade.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Isto deve ser feito logo após o conhecimento do público-alvo para direcionar o conteúdo das atrações a expectativa da população local.

Para uma nova casa de eventos e espetáculos é bom que haja uma grande mobilização para avisar as pessoas e chamá-las a conhecer um pouco mais sobre o empreendimento e isso pode ser feito com a divulgação das atrações fornecidas.

No começo, é bom que alguns cantores famosos sejam convidados para se apresentarem na casa de eventos e espetáculos, o que vai aumentar a curiosidade das pessoas para conhecerem o local, e isso é exatamente o que é preciso para disseminar a popularidade da casa.

Dependendo da concorrência, o valor do aluguel para as pessoas contratarem este novo espaço pode ser estabelecido e as atividades já poderão se tornar lucrativas.

Ambiente de uma casa de eventos e espetáculos

É necessário que o ambiente tenha um bom lugar para dançar, com aparelhos de som de última geração para conquistar a credibilidade do público. Este espaço deve ser refrigerado adequadamente, conseguir compor uma grande quantidade de pessoas e, se possível, ser dividido em subambientes para deixar os eventos mais interessantes e independentes dentro de uma mesma festa.

O sistema de abafamento do som também deve ser pensado, já que a música deve estar alta e não deve ser audível do lado de fora para incômodo das pessoas.

Vender bebidas alcooólicas para crianças e adolescentes é terminantemente proibido, e por isso o ideal é que apenas pessoas maiores de idade tenham acesso ao local.

O bar é um ganho extra além da cobrança de ingressos para os eventos e espetáculos, e muitas vezes, pode até superar estes valores. Por isso, um cardápio bem formado e variado pode aumentar os lucros e trazer para o empreendedor rapidamente o investimento que iniciou na casa de eventos e espetáculos.

Investimento de uma casa de eventos e espetáculos

O investimento para uma casa de eventos e espetáculos pode ser muito variado, pois depende, entre outros fatores, do tamanho do espaço.

Além da infra-estrutura, a decoração também é um grande aspecto a ser percebido, pois pode se tornar muito cara, mas é um dos atrativos e diferenciais que uma empresa deste tipo pode oferecer para conseguir o crédito da população.

O básico é que haja o investimento mínimo de R$200.000,00 para arcar com estas despesas iniciais, e a previsão da volta deste dinheiro como lucro está muito associada a quantidade de vezes que a casa de eventos e espetáculos funcionará, assim como a quantidade de pessoas que frequentará e os valores de ingressos e produtos que serão comercializados.

É importante saber a classe social das pessoas que serão adeptas ao espaço, já que seria inviável comercializar serviços e produtos muito caros numa região mais pobre.

Localização de uma casa de eventos e espetáculos

A localização de uma casa de eventos e espetáculos deve ter relação com o público-alvo que se pretende atingir. Regiões mais humildes não conseguirão ter acesso a serviços muito caros, e por isso é bom que haja uma avaliação inicial e, inclusive, uma pesquisa sobre a concorrência, que geralmente é muito acirrada nas principais capitais do país. Os diferenciais como descontos e propagandas podem fazer do negócio mais lucrativo.

As cidades que possuem grande quantidade de pessoas indo e vindo são as mais indicadas para serem sedes de casas de eventos e espetáculos, pois estão em constante renovação de pessoas que podem fazer a economia girar por ali.

É interessante que a localização da sede deste negócio seja próxima ao comércio local ou seja, próximo da vivência das pessoas para facilitar o acesso.

Casa de eventos e espetáculos – Perfil do empreendedor

O empreendedor de uma casa de eventos e espetáculos deve ser uma pessoa antenada com o mundo dos eventos e shows.

Artistas em geral, atores, diretores teatrais, produtores culturais, produtores de eventos, empresários de artistas e outros tem muita facilidade para organizar um negócio como este, o que não impede que os curiosos fiquem a vontade para mergulhar no mundo dos eventos.

Ele deve estar atento ainda com a administração do negócio, com a contratação de funcionários competentes para todos os setores e assegurar a integridade dos serviços.

Funcionários da casa de eventos e espetáculos

Os funcionários de uma casa de eventos e espetáculos são dos mais variados possíveis e incluem faxineiros, produtores, atendentes, recepcionistas, bartenders, sonoplastas e muitos outros profissionais que estão em sincronismo para proporcionar o melhor espetáculo para o público.

Pode ser que sejam contratados da casa ou terceirizados e aí vai de uma pesquisa de gastos, benefícios e malefícios para poder definir qual é a melhor saída para conseguir organizar tantos profissionais sem desviar a atenção dos eventos.

Capital de giro – Custos de uma casa de eventos e espetáculos

Os custos que giram em torno de um empreendimento como esse incluem os cachês para os artistas e suas equipes, que será variado, dependendo do artista e da grandiosidade dos eventos.

Também há a produção de cenários e montagem de estruturas que também gastam um bom dinheiro para serem feitos. O aluguel do imóvel não sai por menos de R$5.000,00 e aí vai depender das características de casa local para estabelecer os preços exatos.

A telefonia também deve ser pensada, pois o empreendimento precisa de comunicação para atender melhor seus clientes e até mesmo para o contato com investidores e patrocinadores, energia elétrica, manutenção, divulgação, serviços bancários e muitos impostos.

Com isso, é necessário pensar muito bem e traçar estratégias para o sucesso do empreendimento logo na primeira vez que for aberto, pois tempo é dinheiro.

A parte administrativa provavelmente terá de ser tratada com um profissional a parte, e isso pode ser feito com um administrador de confiança do empreendedor e que tenha as qualificações e experiência necessárias para tratar de um negócio de casa de eventos e espetáculos.

No caso de um espaço reservado para teatro, é necessário o investimento em iluminação e, principalmente, nos assentos e camarins próximos ao palco com todo o aparato para o desenvolvimento de um show na casa de eventos e espetáculos.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

4 COMENTÁRIOS

  1. Olha, é tão fascinante surfar neste maravilhoso site que só revoluciona as capacidades de todo bom leitor.

    Abraço forte!!! sou grande fã deste site.

  2. Parabéns pelas dicas de empreendimentos; preciso de uma dica de como abrir uma casa de festas infantis, como devo proceder? Me localizo no sul do estado de Minas Gerais.
    Obrigado.

  3. Boa noite!
    tenho interesse em um espaço que já era utilizado para casa de show mas encontra-se fechado! Gostaria de saber a média hoje para uma locação de um espaço já existente com os equipamentos instalados, já que em seu comentário acima você informou que uma locação somente do imóvel gira na faixa a partir de R$ 5.000,00 quanto sairia um espaço já montado?
    se acaso puder me auxiliar em um valor aproximado ficarei grata.

DEIXE UMA RESPOSTA