Como montar uma fábrica de chocolates – Passo a Passo

como montar uma fabrica de chocolatesO chocolate é uma especiaria de origem européia com excelente vendagem do Brasil. Por mais que existam marcas consagradas já no mercado e consolidadas entre o público, ainda há um nicho a ser conquistado que são os sedentos por novidades.

Crianças e adultos gostam de chocolate, mesmo que não sejam unanimidade é uma boa parcela da população e por isso montar uma fábrica de chocolates é uma boa dica de investimento.

Uma forma de atuar com o chocolate é sendo fabricante, que requer um alto investimento, mas pode oferecer também uma boa parcela de lucro anual. Para quem não sabe, uma fábrica de chocolates é um tipo de atuação que vai modificar uma matéria-prima em outros produtos que serão comercializados.

Com base na tecnologia usada na produção e no capital, a atividade pode ser artesanal ou fabril. Dessa forma, é uma grande chance de muita gente poder ganhar bastante dinheiro, indo desde o vendedor da matéria-prima até o embalador do produto.

O chocolate é um produto a ser vendido no setor de alimentação e tudo o que está relacionado a este seguimento tem apresentado bons números nos últimos anos. Caso você queira mesmo investir neste setor, veja a seguir algumas informações importantes que não devem ser esquecidas pelo novo empresário de uma fábrica de chocolates.

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Quem serão seus clientes na fábrica de chocolates

Um dos pontos mais importantes a se montar uma fábrica de chocolates é saber quem são seus clientes e a resposta a este questionamento é bem positiva quando se fala em montar uma fábrica de chocolates. Este produto é altamente consumido no Brasil entre crianças, adultos e idosos. Mais animador impossível, não é mesmo?

No geral, o chocolate vende bem o ano todo, com picos de vendas em épocas como Páscoa e Natal em embalagens para presente. Mas se tratando de números, podemos dizer que os chocolates vendem bem o ano todo.

Os seus clientes, na verdade, não são os consumidores finais, o comprador de um supermercado, mas o dono do supermercado. Suas vendas serão realizadas em grande quantidade e por isso deve ser estudado um preço bem em conta, para quando o revendedor estipule o seu preço e margem de lucro ainda consiga achar atrativo o seu produto para venda.

Concorrência do mercado em uma fábrica de chocolates

É preciso ter ciência que a concorrência deste mercado é bem alta. As prateleiras de lojas e supermercados estão recheadas de produtos do mesmo seguimento, com sabores diferenciados e com marcas fortes e alto investimento em marketing. Algumas são importadas a venda no Brasil, outras são apenas nacionais com nada menos que 30 a 50 anos de mercado.

O mercado de chocolate não é fácil pela concorrência, mas eventualmente vemos marcas pequenas se sobressaindo no mercado local. Algumas marcas caseiras vendendo em mercadinhos e padarias conseguem um bom lucro em vendas, por isso podemos informar que é um mercado a ser investido.

Localização e estrutura ao montar uma fábrica de chocolates

É preciso saber que existem restrições previstas em lei para o funcionamento da fábrica de chocolates em determinadas localidades, levando em aspectos urbanos, como densidade populacional e ruas capazes de absorver o fluxo de veículos que vão entrar e sair do estabelecimento para levar produtos.

Assim, uma fábrica de chocolates precisa ser pensada de tal forma que se planeje também um funcionamento adequado e possível ampliação.

Vai dar lucro?

A fábrica de chocolates precisa estar afastada de bairros residenciais e o ideal é que seja distante da zona urbana como um todo e que fique ao menos distante há dois quilômetros da zona urbana, mas que seja de fácil acesso ainda para funcionários. Caso são seja, uma opção é ter transporte fretado para transporte dos funcionários todos os dias.

Quanto à estrutura, é preciso pensar também em alguns pormenores, tais como uma área exclusiva para manipular o chocolate e empacotá-lo, outra para a logística de entrega e outra estanque para sanitários e lavatórios para o corpo funcional. Isso exige uma área de ao menos 100 m² e uma boa divisão, como um pavilhão partilhado com diversas divisórias para fabricação em si, embalagem e estocagem para empacotamento e vendas.

A estrutura industrial vai mesmo precisar de uma consultoria para ser montada e é a parte mais complicada. Você vai ter quer ter uma ajuda para escolher o maquinário que pode ser de consultores específicos ou ainda de fornecedores de tal maquinário que podem fornecer cursos para manuseio e informações técnicas. Tudo isso deve ser estudado antes de investir para saber se vale a pena montar sua fábrica de chocolates.

Você como dono e querendo montar uma fábrica de chocolates vai precisar de matéria-prima e fazer parcerias com fornecedores fará com que os preços e chances de compra sejam mais facilitados.

Faça parcerias de compras e vai conseguir prazos facilitados para no caso da necessidade de aumentar a produção e não ter dinheiro em caixa.

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Parcerias com clientes, fornecedores de matéria-prima e até funcionários é extremamente importante, preze sempre por um bom relacionamento. Lembre-se que atualmente o modelo de gestão bem valorizado no mercado é aquele que usa parcerias.

Uma boa dica para quem quer entrar no ramo de fabricação de chocolates é ver cooperativas ou associação que podem servir de fornecedores de matérias-primas.

Vai dar lucro?

Existem muitas dessas no mercado e a aliança com elas só facilita os negócios, gera empregos, amplia oportunidades de emprego em comunidades que antes não havia, agrega valor à marca da fábrica de chocolates e muito mais. Em tempos de cooperação, nada melhor do que pensar nisso.

Funcionários que vão trabalhar em uma fábrica de chocolates

O corpo de funcionários varia conforme o tamanho do empreendimento, mas um ponto é certo: ele deve ser treinado e especializado para que a fábrica de chocolates tenha um bom desempenho.

Você vai precisar de manipulador de maquinário, empacotadores, administradores, vendedores comerciais, contador, entre outros. Um departamento de controle de qualidade e para desenvolver as receitas é importante, para garantir também um drible na concorrência.

Capital inicial de investimento em uma fábrica de chocolates

O capital inicial de investimento de uma fábrica de chocolates está diretamente ligado ao tamanho do negócio, o local onde ele vai funcionar e as características da clientela.  Por maior que seja feito o planejamento de gastos, sempre é preciso ter um pouco guardado para situações inesperadas.

O capital de giro, que é a verba para pagar funcionários e custos fixos nos primeiros meses, também deve estar reservado. Tudo fica em torno de R$30.000,00.

Para organizar o capital inicial de investimento, faça uma tabela com linhas sobre investimentos em instalações, veículos, equipamentos, serviços com terceiros, material de consumo e utensílios, reserva para gastos não previstos, capital de giro e estoque.

Colocadas essas, é hora de separar tudo por colunas: desembolso no primeiro mês, no segundo e no terceiro. Quanto mais esse quadro for detalhado, melhor para não errar no dinheiro investido.

Documentação necessária para abrir uma fábrica de chocolates

Todos os locais que trabalham com alimentos são responsáveis pela qualidade e segurança de tudo que comercializa.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fornece os caminhos certos em alimentação para que as condições higiênico-sanitárias do alimento estar dentro dos conformes para ser consumido. Fora isso, o empresário também precisará consultar a Vigilância Sanitária do seu Estado ou município e obter todas as orientações para colocar no estabelecimento.

Quem tiver interesse em saber mais profundamente sobre o que diz a lei a respeito de empreendimentos que atuam com alimentos, confira a Resolução nº 23 de 15 de março de 2000 com seus anexos revogados pela RDC nº278 de 22 de setembro de 2005; RDC nº245 de 21 de outubro de 2001 todas da Anvisa e a Portaria nº326 de 30 de julho de 1997, do Ministério da Saúde.

Ainda que o chocolate e os produtos de cacau não precisem de registro na Anvisa, a fábrica de chocolates  precisa ter licença da autoridade sanitária do Estado ou do Município e ainda deve informá-la desde o começo da atividade.

A recomendação de especialistas é de dar uma olhada no  Manual de Orientação às Indústrias de Alimentos – “Rotulagem Nutricional Obrigatória” , do Ministério da Saúde, Anvisa e UnB,  no site da agência federal.

Várias licenças deverão ser dadas, tais como a Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI), Licença de Operação (LO), Licença Ambiental Simplificada (LAS), Licença de Instalação e Operação (LOI), Licença Ambiental de Recuperação (LAR) e Licença de Operação e Recuperação (LOR).

Como divulgar a fábrica de chocolates

Para que a fábrica de chocolates seja um sucesso, é preciso seguir o velho lema a propaganda é a alma do negócio. Por isso, veja quem será o público-alvo para poder então escolher os meios de comunicação adequados para chegar a esses clientes.

Por exemplo, caso o empreendedor queira abrir uma fábrica de chocolates para ser fornecedor de uma loja que vende lembrancinhas para festas e eventos, inclusive cestas de chocolate, o cliente dele é essa loja.

Então, em sua rotina é importante visitá-la, levar produtos para serem degustados pelo gerente ou dono do estabelecimento, abrir canais de comunicação e isso inclui site, e-mail, telefone e fax e sempre manter relacionamento pessoal e direto com o responsável pelo estabelecimento.

Se os clientes forem diabéticos, por exemplo, nada melhor do que procurar médicos e nutricionistas que cuidam desses pacientes para que saibam que podem usufruir do produto sem problemas; leve o produto a academias de ginástica, mercados e lojas especializadas nesse tipo de público.

As regras são basicamente as mesmas: primeiro o contato pessoal com os produtos em mãos, depois abra canais de comunicação e mantenha sempre contato com toda essa gente.

O importante não é apenas chegar aos possíveis clientes, mas dar todos os detalhes a eles e motivos que possam levá-los a serem seus consumidores.

Pense em promoções em atacado, em preços mais em conta em determinadas datas, preço adequado em épocas sem mudanças, imagine como levará os produtos a esses, quais serão as formas deles chegarem ao público-alvo e como os produtos da fábrica de chocolates podem ser diferentes dos já existentes no mercado.

Nesse ponto, vale a pena pensar em embalagem, tamanho, quantidade, qualidade e todos esses detalhes referentes à natureza do produto. Jamais despreze essas informações, pois todas elas falam e muito por elas mesmas. A junção desses detalhes acaba trazendo uma identidade e fortalecendo a marca da fábrica de chocolates, portanto, preze por todos eles sempre.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Parabens!..Essa matéria é rica em informação e orienta o iniciante nos caminhos a ser percorrido para a realização do sonho em ter o seu próprio negócio.

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