Como ganhar dinheiro fazendo convites em casa: Festas e Casamentos

Como Ganhar Dinheiro Produzindo Convites em CasaA melhor forma de lucrar é trabalhar em casa com atividades que tenham um custo baixo de produção e grandes possibilidades de lucrar, como é o caso da produção de convites, que dependerá da criatividade e capacidade de vendas do empresário.

Existem diversas maneiras de ganhar dinheiro utilizando um computador doméstico e a confecção de trabalhos gráficos é uma das opções de atividades lucrativas.

O empreendedor só precisará investir em um computador e uma impressora de qualidade, além de ter dedicação e capacidade empreendedora em conquistar clientes e gerir o negócio para obter sucesso.

Mercado

Para vender convites, alinhe a tecnologia disponível em sua própria casa com a vontade de se capacitar e fazer produtos cada vez melhores.

O mercado para convites é bem atrativo, mas como há concorrência, a saída é divulgar os serviços e oferecer qualidade e personalização. Outra sugestão é o empresário trabalhar em parceria com empresas de eventos. O importante é aumentar o leque de clientes.

Crie um portfólio com seus trabalhos mais interessantes e divulgue seus serviços, começando com pessoas conhecidas até a divulgação de forma mais ampla.

Outra opção é aumentar o leque de variedade em produtos como lembrancinhas, cardápios, cartões de visitas  e outros.

Trabalhar em casa

O local de trabalho em casa deve ser calmo e tranquilo para que se obtenha maior produtividade nas atividades realizadas.

Organize-se e estabeleça horários de trabalho. Realize as atividades prioritárias, se dedicando ao trabalho com disciplina e pensando no cumprimento das metas estabelecidas. Anote prazos, pagamentos, recebimentos, encomendas e outras informações.

Capacitação

Para conquistar um maior número de clientes e apresentar trabalhos de maior qualidade, se capacite com cursos de Design Gráfico e outros cursos para habilitação no uso de ferramentas e aplicativos como Pagemaker, Corel Draw, Photoshop e outros aplicativos.

A maioria dos profissionais que trabalham com serviços de informática são autônomos e por isso, esses profissionais devem buscar vencer no mercado por conta própria, realizando cursos, participando de eventos de interesse e formando sua carteira de clientes, ações que com certeza terão retorno na medida do esforço empregado.

Dicas do negócio

Os profissionais do setor de artes gráficas têm como maior desafio a manutenção de uma carteira de clientes variável, pois é um ramo sujeito a oscilações. A recomendação é não desanimar e vencer com muita criatividade.

Segundo as gráficas, a maior dificuldade é encontrar pessoal competente que realize todo o trabalho de artes gráficas. Por isso é tão vantajoso o trabalho dos autônomos que possuem todo o conhecimento e sabem lidar com tecnologia de forma artística e criativa.

Vai dar lucro?

Na verdade, os autonômos que sabem realizar bem esse trabalho gráfico são concorrentes diretos das gráficas que precisam contratar diversos funcionários para execução de atividades gráficas, como criação de convites, cartões de visitas e folders.

Equipamentos

Além de um  computador potente que tenha memória suficiente para abrigar programas como Corel Draw, Publisher e outros, os empresários devem contar também com impressoras eficazes que imprimam em cores com uma boa resolução.

Tenha também agendas e planilhas no próprio computador que será o espaço de trabalho. Elas servirão para o controle de clientes com telefones, datas, tipos de serviços e outras informações úteis para o dia a dia da atividade.

Divulgação

Para divulgar os serviços, utilize recursos como email marketing, distribua cartões de visitas e faça a propaganda direta mantendo contato com prováveis clientes.

Tenha também um portfólio online para melhor prospectar clientes, bem como anúncios na Internet e não se esqueça do poder de marketing profissional que existe em redes sociais.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Precificação

Para precificar os trabalhos é necessário que considere custos diretos como papel e mão de obra, além da arte gráfica que deverá ter um valor.

Como os convites ou cartões serão vendidos em grande quantidade o ideal é que exista uma faixa de preço, de acordo com o número de cartões pedidos e estabeleça um número mínimo para valer à pena a realização do serviço.

Vai dar lucro?

Para precificação do convite, estabeleça um preço de 5 a 10 reais a unidade; depois, de acordo com a quantidade fornecida, multiplique quantidade pelo preço e dê um desconto para que o valor seja satisfatório para ambas as partes.

Vantagens e desvantagens de produtos personalizados

A vantagem da produção de produtos  personalizados é a capacidade em agradar aos clientes de forma exclusiva e a desvantagem é a alocação de custos, considerando que serão usados diversos recursos para se atender à demanda personalizada.

Para uma solução viável é necessário que mesmo que a produção seja personalizada o profissional busque trabalhar de forma que não sejam necessárias alocações de recursos para atender trabalhos únicos mesmo de grande quantidade.

Para isso, tenha um portfólio e trabalhe apenas com modelos que requerem recursos que já estão disponíveis para realização de diversos trabalhos e que possibilite trabalhos diferentes. Essa é uma maneira de ganhar em economias de escala e ao mesmo tempo, de realizar serviços personalizados.

Microempreendedor Individual

Qualquer que seja a atividade exercida individualmente, o empresário deverá se formalizar para que obtenha as vantagens da formalização.

As vantagens em se formalizar é poder usufruir de beneficios previdenciários, poder expandir as atividades de forma tranquila, encontrando maior solidez no mercado e podendo contribuir para o desenvolvimento do setor de atividade, beneficiando a sua categoria.

Portanto, acesse a Rede Sim ou o portal do empreendedor do Governo Federal e se informe sobre como se formalizar, quais obrigações e direitos e outras informações.

Se quiser leia mais em nosso artigo sobre Microempreendedor Individual.

Gostou da ideia de ganhar dinheiro produzindo convites em casa? Fale para a gente!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorAcarajé – Produção e Comercialização Passo a Passo
Próximo artigoComo ser decoradora de sucesso – Dicas e Cursos Aprovados MEC
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. A criação de convites é um ótimo negócio para iniciar em casa!
    Todas as datas comemorativas, ou ocasiões especiais do dia a dia, as pessoas procuram profissionais pra fazer esse serviço, e esse profissional pode ser nós mesmos.
    Adorei o site. Parabéns pelas dicas. Abraços.

  2. A criação de convites é um ótimo negócio para iniciar em casa!
    Todas as datas comemorativas, ou ocasiões especiais do dia a dia, as pessoas procuram profissionais pra fazer esse serviço, e esse profissional pode ser nós mesmos.
    Adorei o site. Parabéns pelas dicas. Abraços.

  3. Como ganhar dinheiro produzindo convites em casa Tem um e-book excelente para quem quer melhorar sua caligrafia. Para quem se interessar, acesse aa2.com.br/caligrafia e saiba mais!

  4. Boa noite . Gostaria de uma ajuda tbm . Estou fazendo alguns convites personalizados mas através do Word. Ficam legais . Mas vc sabe me dizer. Como faço pra converter ele para foto?

  5. Tenho interesse em começar nesse ramo de convites personalizados. Gostaria de saber que tipo de material preciso ter para começar? Máquinas, papéis…essas coisas.

  6. Estou com desejo enorme de abrir o meu próprio negócio, Quero trabalhar com artes gráficas(não sou desenhista mas gosto desse negócio), tenho pouco conhecimento de informática. Ainda não disponho dos recursos necessários, Deus há de me ajudar a consegui-los, em nome de Jesus. Obs. O nome eu já tenho!

  7. Estou o desejo enorme de abrir o meu próprio negócio. Quero trabalhar com artes gráficas (não sou desenhista mas gosto desse negócio), tenho pouco conhecimento de informática. Ainda não disponho dos recursos necessários, Deus há de me ajudar a consegui-los, em nome de Jesus. Obs: O nome eu já tenho!

  8. Amei, as dica. Já faço convites há uns anos, sem fins lucrativos. já fiz para o casamento da minha irmã, para os aniversários dos meus filhos, sempre fiz e só agora estou levando essa ideia mais a sério. sempre uso minha própria criatividade, personalizando-os, e tenho surpreendido algumas pessoas que admiram minha arte. Sempre gosto de ver modelos e faze-los a minha maneira rsrsrs…acho que levo jeito sim. Mas vejo um pouco de carência de modelos legais. Alguma dica?

  9. TEMOS UM ESCRITÓRIO GRÁFICO E GOSTARIA DE INICIAR COM CONVITES DE CASAMENTO NÃO TENHO MUITA CRIATIVIDADE COMO FAÇO PARA CONSEGUIR OS MODELOS DE CONVITES TEM ALGUM CURSO PARA ESTE NEGOCIO

  10. Já trabalho com convites artesanais e gostaria de saber qual a melhor impressora para este tipo de trabalho onde encontrar papeis para comprar com bom preço e se existe algum DVD com cursos e modelos de convites e como fazer, trabalho com modelos simples.

    Grata.

  11. Olá,
    é uma dica boa,
    porém esqueceram de alguns equipamentos para fabricar convites como por ex. Guilhotina para cortar papel, máquina de corte e vinco para fazer os envelopes, máquina de hot-stamping para imprimir iniciais, máquina de alto relevo americano para fazer o texto em alto relevo, máquina de Off-Set para uma boa impressão, e um parceiro para fazer os Clichês usados para imprimir em Relevo Seco (inicias, brasão, etc)….boa sorte a todos,

  12. Bom dia, gostaria de fabricar convites em casa mas não sei como começar qual impressora comprar e gostaria também de adquirir uma maquina de cartar convites e até impressão alto relevo se alguém souber de alguma dica por favor me escreva obrigada!

  13. Ola, gostarias de saber mais dicas desde a escolha da impressoara para este trabalho e aonde melhor comprar o papel a tinta da empressoara etc… desde ja o meu obrigado

  14. Tenho muito interesse em trabalhar com convites artesanais. Eu gostaria de saber qual a impressora vocês me indicam para este tipo de trabalho. Gostaria também de saber onde encontrar papeis para comprar.

  15. Já trabalho com convites artesanais e vendo na internet. Eu gostaria de ampliar meu portifolio e também saber qual a impressora vocês me indicam para este tipo de trabalho. Gostaria também de um dica sobre onde encontrar papeis para comprar online

  16. Olá. Sai do meu emprego para me dedicar a esse empreendimento. Mas acho que estou errando em algo. Minha dificuldade é captar clientes para esse segmento. Algum conselho? Grata.

  17. Ola quero trabalhar em casa produzindo convites e material de marketing, nao tenho curso corel draw e photoshop, mas tenho criatividades desobra, gostaria de saber qual o computador e impressora ideal ? poderia me dar uma dica ? ja trabalho como garcom na area de algumas companhias de eventos, gostaria de ter resposta como comecar e o melhor material para inicio, aguardo um retorno obrigado ?

  18. Sou designer Gráfico e gostaria de saber mais sobre como captar clientes, pois trabalho em uma agencia, na produção e tenho pouca experiencia na captação de trabalhos. Grato Alexandre

    • comece primeiro tentando chegar aos clientes da agencia que vc trabalho, fala que vc tem que explicar pra ele o trabalho assim vc vai fazendo contato e trabalhos por fora depois vc sai

  19. Eu sou cursado,e domino muito bem o photoshop e o coreldraw x6, adoraria trabalhar nesse ramo com um emprego fixo!o problema é a localidade onde eu moro,(distrito alto dos coelhos,agua branca AL) aqui, não se oferece nem uma oportunidade para min, então tenho que me contentar realizando pequenos trabalhos, como lembranças de aniversários, poster com montagens de fotos, etc…

  20. Bem amigo, eu me chamo lael torres sou designer grafico é trabalho em casa em uma empresa de mmn, ja trabalho a 11 meses nela é ate hoje foi a melhor empresa que achei, você pode trabalhar nela com o baixo custo de investimento ou se preferir não precisa investir nada. pode trabalhar totalmente de graça e tendo um retorno muito bom,

    • Boa Tarde! poderia me informar que empresa é essa? Se entendi bem você presta um serviço online para a empresa, estou procurando algo assim …tenho alguns conhecimentos e alguns programa e habilidade em criar artes diferente…convite, videos…e gostaria muito de saber alguma empresa que nos passem esse servico online para desenvolver.
      obrigado

  21. Ola, lendo as ideias do seu saite me enteresei nas arte grafica ou convites e cartões, tenho vontade de trabalha com este tipo de trabalho.
    ja conheso um pouco de coreldraw e fotochop mas faria novos cursos. mas gostaria de saber quais seria as boas maquinas/impressora como para catões de visita pessonalisados ( tem tambem a impressao dos convites que variam) em fim as maquinas é o que mais me preocuba, porque é onde vai as economias tambem, alem dos cursos.aguardo respostas

  22. Já faço convites em casa, é um ramo muito bom no sentido de financeiro e pessoal(para quem gosta de designer), li muitas dicas interessantes aqui, mesmo já atuando na aréa tirei muito proveito da leitura, é muito bom trabalhar em casa mas vale lembrar que é preciso muita dedicação, um xeru!

    • Boa Noite,

      Quero iniciar esse trabalho, porém não sei por onde começar. Não sei que maquinas usar, e aonde encontrar esses cursos de capacitação. Consegue me ajudar por gebtileza.?

      Fico no aguardo

      Obrigada

  23. Bom Dia,

    Gostei muito da reportagem pois esse assunto é de grande interesse.
    Faço faculdade de Design de Interiores. Sempre tive muita vontade de mexer com decoração e organização de eventos. Mas no decorrer dos meses e após pesquisas, acabei notando que tenho muita vontade e criatividade para a confecção de convites e lembrancinhas. Mas não sei por onde começar, como fazer e o que preciso ter para dar sequencia a essa caminhada. Vocês podem me ajudar?
    Desde já obrigada.

  24. Tenho uma empresa junto com uma amiga de convites e lembrancinhas personalizadas. Começamos a pouco tempo, então não temos tanto material disponível e são disponíveis apenas virtualmente. A minha amiga que é quem faz as criações então, recebe os pedidos e faz tal qual a cliente nos pediu e personalizado. Só que as clientes não retornam. Nós sentimos que elas levam pras gráficas e imprimem por conta própria. Qual seria a solução para isso… Fazer novas criações e colocar em um portfólio físico ou basta fazer um portfólio virtual?

    • Olá Amiga, eu costumo fechar com as clientes primeiro e logo depois faço o modelos que elas quiserem. Derrepente funcione com você peça um sinal faça uma ficha, e marque dois ou três dias para entregar a amostra. espero ter ajudado.

    • O primeiro passo é você pedir 50% de entrada para fazer a criação e o segundo passo é você mandar o modelo por e-mail com baixa resolução, tipo 150 Dpi, se vocês estiverem mandando em alta resolução, qualquer uma pessoa imprime até em impressora comum. Espero te ajudado, abraços!

    • Sugiro a vc que quando forem apresentar as artes para o cliente, não entregue a arte pronta, coloque uma marca dágua, ou baixe a resolução, e somente quando o cliente fechar o negócio, aí sim vc entrega a arte pronta.

      Abraço

    • E se vocês oferecerem a opção de fazer o trabalho e enviar os cartões prontos pelos correios assim o serviço seria completo e talvez tivessem um retorno maior.

    • Oi Rebeca.
      Espero que seu negócio esteja indo bem.
      Tenho uma empresa de convites de casamento, 15 anos e aniversário chamada Andréa Convites. Para que esse seu problema não aconteça vocês devem desenvolver a arte somente depois do pagamento. Para isso, vocês tem de ter um portfólio de produtos mínimo para tirar as dúvidas dos clientes e fazer com que eles fechem a compra com tranquilidade.

  25. olá!
    estou começando no ramo de grafica rápida em casa
    já trabalho no setor grafico a 15 anos como artefnalista, gostaria de receber dicas de como me organizar para que dE certo meu empreendimento.
    já possuo equipamentos como:
    impressora konica minolta laser A3
    guilhotina semi industrial 51cm de boca
    plastificadora A3
    encadernadora A4
    refiladora,…

    espero contato, obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here