Como abrir uma empresa de estampagem em placas de automóvel

Como abrir uma empresa de estampagem em placas de automóvelA estampagem de placas de automóveis é uma atividade bem necessária no mercado, pois todos os anos cerca de 1 bilhão de novos veículos passam a transitar nas ruas do Brasil.

As empresas de estampagem de placas de automóveis podem oferecer também produtos similares e complementares, participar de licitações e se solidificarem no mercado atuando como um fornecedor competitivo.

Mercado de estampagem de placas de automóveis

Diante desse mercado com demanda constante é que são fabricadas novas placas em grande volume, o que oferece a oportunidade de abertura de novos negócios para o mercado de estampagem de placas de automóveis.

Mesmo possuindo uma demanda inevitável e constante, para entrar no ramo de  fabricação de placas de automóveis é necessário estar sempre atento ao mercado, vantagens e desvantagens,  barreiras de entrada e outros fatores.

Como exemplo, temos que a vantagem na estampagem de placas de automóveis é que os custos podem ser absorvidos com o volume de produção. A desvantagem é quanto ao preço do maquinário necessário, que implica um alto custo como investimento inicial.

Aspectos legais de uma empresa de estampagem de placas de automóveis

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

As placas de automóveis devem ser fabricadas de acordo com as especificações expedidas pelo Detran, sendo que cada veículo precisa possuir duas placas de identificação. Por isso, as empresas de estampagem de placas de automóveis devem estar credenciadas junto ao Detran de cada região.

Para se credenciar junto ao DETRAN, é necessária a apresentação de toda a documentação da empresa, que inclui capacidade jurídica, contrato social, CNPJ, idoneidade para licitar, financeira e ainda declaração de Capacidade Técnica, entre outras exigências.

Pesquisa de mercado para estampagem de placas de automóveis

Os donos de veículos são os clientes finais do emplacamento de automóveis, sendo que o  produto deve estar de acordo não com as preferências dos clientes finais, mas com as normas  do Detran de cada região. Por isso, antes de oficializar o negócio, consulte o Detran da região, consulte preços e custos e a quantidade de fábricas de estampagem de placas de automóveis que já atuam ali, além da forma de vendas, se diretamente ou ao distribuidor.

As fábricas de estampagem de placas de automóveis venderão suas placas para lojas de placas de automóveis, por isso se faz necessário estudar o que as lojas de placas estão procurando quando o assunto é placas, quais requisitos de qualidade, preços, condições de pagamentos e outros.

Diversificação da empresa de estampagem de placas de automóveis

Muitas empresas que fazem estampagem de placas de automóveis aproveitam a estrutura da fábrica, os materiais, equipamentos e conhecimentos técnicos existentes para produzir outros produtos como placas para lápides, placas para sinalização de trânsito que podem ser fabricadas por processo de licitação pública ou privadas, placas para sinalização interna e externa e outros tipos de emplacamento.

Licitação para empresas de estampagem de placas de automóveis

As empresas públicas estão sempre organizando editais de licitação simplificada para estampagem de placas de automóveis. Poder fabricar e vender placas de sinalização para o setor público é mais uma oportunidade promissora de realizar negócios e para empresa representa crescimento e oportunidade de expansão de mercado que terá como consequência aumento da capacidade competitiva e de investimentos.

Pessoal para estampagem de placas de automóveis

As empresas de estampagem de placas de automóveis devem selecionar pessoal com qualificação técnica que exerça as funções de operação e regulação de máquinas impressoras, separação de materiais e outras funções.

Para montagem das placas, a empresa precisará de funcionários que exerçam as funções de: distribuidor, impressor em geral, preparador de tintas, impressor de relevo e outros profissionais. Os outros funcionários serão responsáveis pelo atendimento, gerência vendas e de compras.

Estrutura da empresa de estampagem de placas de automóveis

A estrutura de fabricação exige um espaço referente a, no mínimo, 250 m² com depósito para estoques; área para produção e empilhamento com, no mínimo, 120 m² e outros espaços destinados ao escritório.

Automação da estampagem de placas de automóveis

A empresa de estampagem de placas de automóveis precisará também investir em informatização de processos para melhor controle de custos, estoques, cadastro de empresas, contabilidade e outros.

A automação pode ser útil também para o controle e organização de obrigações fiscais e trabalhistas. A informatização tem como função a diminuição de custos, redução de processos e até a terceirização de pessoal de forma temporária e somente quando necessário. Um exemplo disso é a contratação de contadores que pode ocorrer de forma temporária.

Equipamentos para estampagem de placas de automóveis

As empresas de estampagem de placas de automóveis deverão investir em equipamentos como: prensa, dobradeira, desbobinador, endireitador para fitas, extrator, retorno elástico, tesoura guilhotina e outros.

As matérias-primas para fabricação são as lâminas de alumínio, metais em chapas, placas de choque e outros.

Investimentos iniciais para estampagem de placas de automóveis

Investirá na estrutura, em máquinas e equipamentos, contratação de pessoal e despesas e custos com a formalização da empresa e adequação de estrutura, tecnologias, informatização e equipamentos para realização de contratos e credenciamento junto ao Detran.

Organização do processo produtivo em estampagem de placas de automóveis

As empresas de estampagem de placas de automóveis devem organizar sua produção de acordo com a estrutura disponível para o volume de produção requerida pela demanda, que variará de acordo com a capacidade de produção e investimentos realizados.

De uma forma geral, o processo produtivo inclui:

Corte, dobra, repuxo, formação de letras e números e pintura. Para realizar o corte são necessárias três etapas: deformação plástica, redução da área e fratura.

Layout de produção na estampagem de placas de automóveis

Um bom layout de produção reduz custos e desperdícios de tempo e de material. É necessário o estudo e planejamento de requisição de processos anteriores e posteriores, disposição das peças e ferramentas e separação.

Para montar um layout é necessário começar pelo estudo do fluxograma de processos para estampagem de placas de automóveis:

Processos:

Corte↔deformação↔pintura

Subprocessos:

Operações de corte: corte com tesoura guilhotina, estudo de layout da tira, estudo de layout de fita,

Operações de deformação : dobra, repuxo e outras operações.

Viu o que precisa para uma empresa de estampagem de placas de automóveis?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

4 COMENTÁRIOS

  1. Muito interessante.. sou empreendedor indvidual e sempre acompanho seus posts.. parabéns pelo site…
    Estou querendo desenvolver um projeto para criar uma rede social de um determinado grupo de empreendedores.. gostaria de particpar com as ideas empreendedoras postadas em seu site?
    Caso queira saber + me envie um e-mail…
    Abraços e sucesso!

  2. Boa noite.
    Gostaria de saber quando e quais as maquinas necessárias para montar uma pequena fabrica de placas, minha cidade tem em media de 25 mil habitantes.

    ATT, Alessandro Borges

DEIXE UMA RESPOSTA