Como montar uma marcenaria

Por:

Como montar uma marcenariaPara aqueles que têm o dom da carpintaria, montar uma marcenaria pode ser um negócio rentável. A marcenaria é uma arte milenar, e, como produto final, os móveis são artigos essenciais para todas as sociedades e culturas. Por isso, há sempre demanda por este tipo de objeto.As marcenarias podem produzir sob encomenda para um volume menor de clientes ou estabelecer uma linha de produção e vender para grandes distribuidores de outra região ou mesmo outro país.

Se você souber como montar um e commerce, terá uma ótima chance de exportar seus produtos!

Antes de tudo, devemos frisar e avisá-lo de que montar uma marcenaria exige saber como montar empresa, já que os pilares e fundamentos são idênticos, o que muda é apenas a finalidade a atividade fim. Quer um bom texto sobre como abrir um negócio?

Mercado ao montar a marcenaria

Para sobreviver em um mercado competitivo em que há vários produtores de móveis e todos fazendo com qualidade, os moveleiros cada vez mais se organizam em APLS (Arranjos Produtivos Locais). Essas iniciativas não só integram o processo produtivo com fatores críticos de sucesso como tecnologia, logística e processos, como também criam para os empresários moveleiros um ambiente propício para vendas e divulgação de seus produtos.

É importante que você saiba como divulgar serviços, isso irá lhe diferenciar dos seus concorrentes.

Concorrência ao montar a marcenaria

Integrar para divulgar e vender são palavras de ordem para os que querem vender num mercado com competitividade acirrada e que procuram uma oportunidade de divulgar seus produtos de qualidade.

Apesar de oferecer produtos de qualidade, os donos de marcenaria devem se organizar para atender um ramo com clientes cada vez mais exigentes, num ambiente com novos processos, tecnologias e conceitos novos. Portanto, é essencial a troca de informações, aprendizado e sinergias no setor, através de um cooperativismo financeiro, tecnológico e de vendas.

Para maximizar o seu campo de atuação e clientela, você pode fazer vendas pela internet, para isso será preciso apenas aprender como montar uma loja online.

No cooperativismo de marketing tem-se uma solução econômica de grandes resultados para empresários na fase em que necessitam divulgar e vender seus produtos tornando-os conhecidos.

Para isso, muitos empresários divulgam seus produtos em associações, sites coletivos voltados somente para o setor moveleiro, feiras e exposições e alternativas conjuntas e de bons resultados.

Organização do processo produtivo da marcenaria

Para organizar um processo produtivo e começar bem o empresário deve seguir alguns passos:

  • Primeiro: o empresário deve se formalizar como Micro empreendedor individual, Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte. O importante é estar formalizado e participar de todos os benefícios que trazidos pela legalização como incentivos fiscais, financiamentos e até incentivos de tecnologia e inovação.
  • Segundo: o empresário deve sempre atualizar seu processo produtivo a fim de modernizar e acompanhar os novos requisitos de qualidade.

Para isso, é necessário lembrar que o processo produtivo moderno se organiza em projetos de produção em que o empresário traça todos os insumos necessários e quais seus custos como:

  • Matéria-prima
  • Mão de obra
  • Tecnologia utilizada
  • Compra de matérias com as quantidades necessárias, qualidade necessária,
  • Gestão de Fornecedores
  • Desenhos necessários

Não deve existir dificuldade em trabalhar com projetos, pois é a forma mais eficiente de organizar o processo produtivo. Para isso, é relevante iniciar o planejamento da produção de acordo com o que os clientes pedirem, como serão produzidas as peças pedidas, quais insumos necessários e quais os custos para concluir a produção. É indicado fazer um plano de negócios.

Cadeia de valor ao montar uma marcenaria

Para falar sobre insumos, fornecedores e matéria-prima, é necessário constar que a produção depende de uma cadeia de valor. O conceito é bastante simples, significa que o produto final só será entregue com qualidade aos consumidores se forem produzidos com material de qualidade, se os fornecedores atenderam as especificações corretas da produção do moveleiro, atendendo exigências de layout, de prazo, qualidade, preço e condições de entrega pedidos.

Estoques ao montar a marcenaria

A gestão de estoques é essencial no ramo de marcenaria, pois evita perda de materiais, desperdícios, altos custos e outros.

Para a gestão de materiais usados constantemente na produção, pode-se optar pelo método duas gavetas. Esse método consiste em usar duas gavetas, uma atendendo a produção com quantidade X de insumos e outra com estoque reserva a uma quantidade menor; considere, então, uma gaveta A para atendimento normal e B para reserva. Quando já for necessário usar a gaveta B é porque pode pedir mais insumos aos fornecedores com folga de até uns três dias. Esse sistema reduz os custos com insumos que são usados rotineiramente.

A curva ABC tem a função de gerir todos os estoques da empresa em conjunto, isto é, estoques de produtos para a produção. O método estabelece que os estoques são divididos em produtos A que devem ser utilizados em 20 % na produção, pois representam 80% do valor despendido em estoque, o produto B representa 30% de uso e 30% do valor dos estoques, já os produtos C são usados em 50 % na produção e são 50% mais baratos que os outros.

O método ajuda o empresário a comprar materiais de acordo com o uso e com o preço. Por exemplo, os produtos do grupo C serão mais usados, comprados em maior quantidade e representam um custo menor se comparados aos materiais do grupo B e A. Os produtos do grupo C são representados por pregos, colas, lixas e etc.

Os produtos do grupo B podem ser serras e do grupo A podem ser jogo de ferramentas, móveis e utensílios de escritório; telefone, fax e computadores e softwares que admitem manutenção e até troca por produtos eletrônicos mais novos e atuais, portanto estão no grupo A.

Um ponto interessante a ressaltar é que, dependendo da sua produção, você poderá trabalhar em casa.

Investimentos e planejamento financeiro da marcenaria

Além das madeiras como matéria-prima, os outros investimentos serão com instalações, adequações, rede elétrica, máquinas e equipamentos, veículos, quadro de funcionários entre outros itens.

O empresário deve realizar o seu planejamento financeiro de forma que considere investimento inicial, capital de giro, pagamento de pessoal e despesas administrativas, sem, no entanto, se endividar e ainda ter dinheiro para financiar suas operações rotineiras e investir em expansão, inovação ou na própria produção.

Sempre antes de pensar em como montar seu próprio negócio, você deve ter um bom planejamento empresarial.

O empresário deve diminuir ao máximo a dependência do capital de terceiros e se organizar para produzir e pagar suas obrigações com capital próprio e assim nunca perder de vista a sua real lucratividade.

Microcrédito Produtivo Orientado para montar uma marcenaria

Essa linha de financiamento é destinada aos empresários para atender necessidades de capital de giro, fator tão crítico para os empreendedores. O objetivo do Microcrédito é exatamente orientar os empresários por meio de relacionamento direto entre bancos e empresários, preparando-os para uma gestão financeira sustentável.

Para isso, os bancos públicos oferecem certo limite de crédito para empresários a juros mais baixos do que os praticados no mercado privado e evita assim, que o empresário se endivide por conta do custo de operações necessárias para o processo produtivo. Os empresários podem se informar a respeito dos financiamentos em bancos públicos como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, BNDES e SEBRAE.

Logística ao montar uma marcenaria

A logística é um capítulo a mais para quem quer montar uma marcenaria, pois as entregas devem ser um diferencial para o empresário não perder clientes e oferecer entregas no prazo certo, com qualidade mantida, ou seja, os produtos devem chegar sem danificações.

Portanto, o sistema de logística deve ser eficiente e profissional, o suficiente para atender o nível de qualidade nas entregas. As entregas atualmente têm sido crucial para o sucesso dos negócios, pois são elas que mantém a competitividade da empresa diante de produtos com a mesma qualidade.

O empresário deverá, portanto, pesar o que torna sua logística competitiva e a um menor custo: se ter frota própria para entregas ou se terceirizar.

A vantagem da terceirização de entregas é que os custos com frota e folha de pagamentos são por conta da transportadora. Além disso, é uma ótima opção para quem tem clientes com área de entrega menores; isso significa entregar com menor custo e mesmo quando o volume a ser entregue aumenta; a vantagem também é terceirizar, pois fica mais fácil negociar preços.

O empresário poderá contratar uma transportadora eficiente e pagar mensalmente o mesmo valor, produzindo muito ou pouco e com a mesma qualidade na entrega. A única preocupação será com a escolha da transportadora certa, ou seja, uma transportadora que entrega no prazo, com qualidade, condições e preços justos e que não negligencia o empreendimento contratante.

Outra dica importante é fazer parcerias, um bom caso é uma construtora.

Ficou interessado em montar uma marcenaria?

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



18 comments on “Como montar uma marcenaria
  1. junior disse:

    Sou marceneiro e quero abrir uma marcenaria, mas a burocracia é muito grande.
    Gostaria de saber se tem como enquadrar uma marcenaria numa modalidade mais simples de ser regularizada.

  2. moacir disse:

    Estou em duvida se faço um investimento para abrir, uma marcenaria, ou se fico na empresa que estou como coordenador de marcenaria, mas já não tenho tanto afim com a mesma, meu patrão passaria serviços terceirizados para mim a um valor de 25% do acertado com o cliente, será que valeria a pena?

  3. LEANDRO disse:

    O que preciso para montar uma marcenaria?

  4. luiz claudio disse:

    Muito boa matéria, adorei, estou animado em abrir uma pequena marcenaria, portanto estou lendo sobre tudo relacionado a esta arte, gostei muito. Parabéns.

  5. teresa disse:

    Oi, gostaria da ajuda de vocês, pois meu esposo quer abrir uma marcenaria.

  6. angela disse:

    Quero mais informações no meu e-mail, obrigado e boa noite.

  7. Rachid Fernando Sabonete Penga disse:

    Sou marceneiro e quero abrir uma marcenaria, mas a burocracia é muito grande.
    Gostaria de saber se tem como enquadrar uma marcenaria numa modalidade mais simples de ser regularizada.

  8. josé antonio dos santos lima disse:

    fabrico moveis em uma marcenaria arrendade e estou montando uma marcenaria e so preciso financiar as maquinas

  9. Rosana disse:

    olá, ja trabalho fazendo projetos para uma marcenaria mas vou mudar de cidade e gostaria de abrir uma marcenaria pequena, mas eu teria que contratar um marceneiro profissional ja que nao entendo nada da parte operacional, seria viável? como faço uma pesquisa de mercado para saber se em minha regiao cabe mais uma empresa do ramo? obrigada

  10. carlos disse:

    Ola gostei da materia e penso logo em abrir uma marcenaria pra mim pois na minha cidade so tem uma e tudo e muito caro ru ate yrabalho lavai ser uma boa concorrencia afinal o sol brilha para todos obg

  11. roni disse:

    sou marceneeiro trabalho por conta nos fundo de casa nao estou satisfeito gostaria de ajuda nao se trata vde financeiro sim de organizaçao heelp

  12. Nara disse:

    A maneira mais fácil de formalizar um pequeno empreendimento hoje, é cadastra-se como MEI-Microempreendedor Individual, porém, não basta apenas se formalizar, planejamento sobre todos os passos após a formalização é indispensável. Boa sorte.

  13. joao victor disse:

    bom por estes dias estou montando minha marcenaria e trabalhei por 5 anos e dei uma parada por motivos superiores mas gracas ao meu bom deus q as portas estao se abrindo e estou aqui novamente agora e pra ficar e tendo um apoio assim como este q estou caindo de cabeca para andar com as novidades dessa arte q amo trabalhar nela parabens

  14. Eduardo jorge soares disse:

    gostaria de saber as ferramentas nesse sarias para abri uma pequena marcenaria. por favor mandem resposta.Obrigado

  15. Daniela disse:

    Temos uma marcenaria e pretendemos formalizá-la, mas a burocracia é muita, gostaría de saber se existe algum órgão em Curitiba que faça a coleta dos resíduos gerados pela mesma com um custo acessível.

  16. carlos alexandre disse:

    sou marceneiro e estou começando por conta gostaria de dicas de como calcular o preço final de 1 orçamento , estou tendo dificuldades

  17. Daniel disse:

    Olá,

    Gostaria de saber como calcular o capital necessário para o investimento de abertura de uma marcenaria. Detalhe – não tenho nenhum centavo no bolso, a opção seria linha de créditos. vale a pena, trabalho com marcenaria ha uns 10 anos, mas sem regulamentação.
    Tenho ideias boas e inovadoras, clientes muito pouco, e local equivalente a 40 m².
    A rua é bem movimentada, mas há muita concorrência na cidade.
    vale a pena?

    Grato,

    Daniel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)