Como montar um escritório de contabilidade

Por:
Como montar um escritório de contabilidade

Como montar um escritório de contabilidade

Para o empreendedor que está pensando em montar um escritório de contabilidade, este artigo é um passo inicial na busca de seu sonho com dicas de planejamento.

A história da contabilidade remonta à Antiguidade, já que desde que foi instituído o sistema de propriedade, o homem passou a ter necessidade de contar suas posses até os dias de hoje.

Hoje a contabilidade tem métodos e sistemas diferentes dos utilizados em épocas remotas, tendo como função contabilizar tudo que determinadas pessoas e empresas possuem em seus nomes, principalmente quando se fala de empreendimentos. Além disso, o contador pode ser o responsável por criar uma gestão do fluxo de capital de uma empresa, pode fazer um planejamento financeiro para clientes, auditoria em contas, entre outras atividades.

Um escritório de contabilidade está presente prestando assessoria em praticamente todas as empresas.

Para abrir uma empresa  é interessante que o contador já tenha experiência e conhecimento sólido, além de uma boa rede de contatos. Isso facilita lidar com os desafios de se começar o próprio empreendimento. No caso de não ter os requisitos, aguarde mais um tempo e obtenha tal experiência e conhecimento, pois será de vital importância para manter a sua empresa com expectativa de vida longa.

Conheça um pouco mais sobre o que é empreendedorismo.

Conhecendo o mercado e planejando o escritório de contabilidade

Para aqueles que possuem conhecimento técnico e também  prático nesta área, a chance de sucesso aumenta muito na hora de montar o seu negócio, já que a responsabilidade é muito grande e não pode haver falhas no gerenciamento dos documentos e procedimentos prestados para os clientes, que na maioria dos casos são empresas. Se houver erro, a empresa que é cliente será punida e o contador perde a credibilidade.

O planejamento de um negócio é indispensável para que se tenha sucesso. Você já deve ter ouvido falar sobre plano de negócios prontos e algumas vantagens e desvantagens, se quiser saber um pouco mais, clique aqui: planos de negócios prontos.

O mercado de atuação vem buscando profissionais na área de contabilidade que gerem resultados e que façam com que os serviços oferecidos sejam colocados em prática com sucesso. Quanto mais o profissional ou a empresa de contabilidade obtiver resultados com clientes, melhor será para o andamento do escritório de contabilidade.

Alguns escritórios de contabilidade estão “unindo forças” com outros segmentos, como é o caso do escritório de advocacia e consultoria, oferecendo toda a base necessária para orientar uma nova empresa.

Conhecendo o mercado, é importante planejar cada passo da montagem do seu escritório. Pesquise como está o mercado de contabilidade para ver se é a hora certa de se lançar. Outro ponto importante, é se informar sobre todos os documentos necessários para a regularização da empresa, como abertura de firma, cadastro na junta comercial e prefeitura da cidade, vistoria do corpo de bombeiros, entre outros detalhes. Também fique atento ao planejamento financeiro para saber quanto investir no imóvel, nos móveis, equipamentos e na contratação de mão-de-obra.

Ainda, se você criar uma marca, você deverá registrá-la, veja aqui como registrar uma marca.

Você já deve ter se perguntado se escritorio contabilidade realmente dá dinheiro. A resposta é que, depende da quantidade de clientes. É preciso ter uma boa carteira, mas, com certeza, “fome” nenhum contador passa.

O planejamento da empresa precisa ser detalhista e quanto mais o empreendedor puder simular a maneira como será operada a empresa melhor serão os resultados e melhor será para ter a noção necessária para o cálculo do valor do investimento inicial ideal para a sua empresa.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Ao abrir um escritório de contabilidade, você ainda poderá se especializar em uma determinada área, como é o caso da contabilidade tributária.

Localização do escritório de contabilidade

Depois de fazer o planejamento, é o momento de escolher a localização para montar seu escritório de contabilidade. O imóvel não precisa ser obrigatoriamente em um local com bastante visibilidade, mas é importante que seja próximo aos centros comerciais e tenha fácil acesso.

Neste ramo, é comum que o contador receber seus clientes no escritório ou que ele visite os clientes e faça a divulgação do negócio por locais onde haja empresas com potencial de se tornarem futuras clientes. Na maioria dos casos, as empresas deste ramo procuram usar os dois métodos e reservar um local confortável e que atenda às condições necessárias para instalação do negócio.

O local deve ter um suporte para guardar com segurança todas as documentações e dados importantes dos clientes que não podem sofrer nenhum dano e nem perda. Para isso, um planejamento de montagem do local e a preparação de computadores adequados é bem-vindo.

Procure por uma loja de móveis e faça-os sob medida, além de ficar mais bonito, costuma ser mais acessível e ocupar melhor o espaço.

Estrutura para montar o escritório de contabilidade

O planejamento da estrutura do empreendimento vai definir o tamanho do local necessário. Se for trabalhar sozinho, o espaço pode girar em torno de 28 metros quadrados. Mas, se for contar com uma equipe, o imóvel deve ser amplo e ter, no mínimo, 45 metros quadrados para ter espaço para um bom funcionamento. Veja alguns aspectos a considerar:

  • Um espaço reservado para arquivamento de diversos documentos e objetos com uma área que permita expansão

  • Uma recepção com sala de espera e espaço para secretária

  • Um departamento de recursos humanos para lidar com as questões trabalhistas e também com relação aos colaboradores das empresas que são atendidas pelo negócio

  • Salas da área de escrita fiscal e contábil para os respectivos profissionais
  • Sala de reunião para receber os clientes com conforto

Há diversas possibilidades de organizar o espaço e sua estrutura e tudo vai depender da maneira como o empreendedor deseja montar o seu escritório de contabilidade.

Contratação de profissionais para o escritório de contabilidade

Para lidar com a complexa tarefa de gerar resultados e manter a satisfação dos clientes será necessária a contratação de profissionais com sólida formação e experiência. Veja alguns colaboradores que podem fazer parte do seu negócio:

  • Uma secretária para acolher e direcionar os clientes e para realizar outras tarefas

  • Um encarregado de escrita fiscal com conhecimento fiscal no nível municipal, estadual e federal

  • Um profissional em recursos humanos

  • Um contador, pode até ser o empreendedor e/ ou outro profissional extra

  • Um auxiliar de serviços internos para manter a ordem e limpeza no local que pode ser terceirizado

  • Um auxiliar de serviços externos para carregar documentos até bancos, cartórios e levar documentos até os clientes

Divulgação do escritório de contabilidade

Para que os clientes em potencial saibam que sua empresa existe e também para que eles conheçam melhor a sua empresa e os seus serviços, será de extrema funcionalidade uma divulgação de sua empresa. Você pode optar por diferentes maneiras para divulgá-la como por exemplo, através de um website, lista telefônica e revistas empresarias. Existem outros meios, escolha o seu e veja quais são mais viáveis para o seu negócio.

Alguns artigos que podem lhe interessar sobre divulgação da empresa:

Faça uma análise de quais meios serão mais eficientes e quanto a sua empresa pretende investir com publicidade. Mas antes de tudo, um planejamento para a prática da divulgação será importante para organizar e também para ter um resultado melhor e com retorno esperado.

Visite seus contatos e outras empresas que podem ser clientes em potencial. Faça uma divulgação de forma ética e séria e projete a imagem de profissionalismo que a sua empresa possui.

No caso de o empreendedor possuir mais dúvidas sobre a ação de divulgar a sua empresa de maneira que seja bem vista, considere uma consultoria especializada para montar um plano de divulgação.

Gostou do nosso passo a passo de como montar um escritório de contabilidade?

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!


FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!


27 comments on “Como montar um escritório de contabilidade
  1. Newton Cesar Cruz disse:

    Muito obrigado pelas dicas, trabalho em escritorio contabil de terceiros a mais de 15 anos, tenho solido conhecimento na pratica, porem tenho medo de me arriscar em abrir um escritorio, entendo que a captacao de clientes as vezes é demorada e nao tenho recursos financeiros para me manter.
    Mais vou com certeza estudar o assunto visto que apartir de janeiro estarei desempregado.

    • Selma disse:

      Bom dia,

      Tenho um escritório e caso haja interesse entre em contato enviando seu currículo (selma.perrone#uol.com.br).

      Att.

      Selma

    • Marcos P Silva disse:

      Boa tarde! Prezado Newton,

      Atualmente estou desempregado. Tenho curso de Técnico Contábil e experiência de aproximadamente 20 anos. Trabalhei durante 22 anos em grande empresa na área tributária e recentemente em um escritório contábil. Pedi demissão para entrar de sócio com um amigo na área de construção civil, mas infelizmente não deu certo. Atualmente, tenho intenções de montar um escritório de contabilidade e estou à procura de um sócio.

      Fico no aguardo do seu contato.

      Marcos P.Silva

  2. Mirian F.kanopp disse:

    Olá, eu já tive um escritório de contabilidade. Eu vendi, agora quero começar tudo do zero e não quero errar, quero ser empresária de excelência. Gostaria de mais dicas e que me ajudassem nessa nova etapa da minha vida.

  3. Audenia Flávia disse:

    Realmente, para montar um negócio hoje em dia temos que pesquisar bastante o mercado, para não tomar decisões precipitadas e se arrepender depois.

  4. Alex disse:

    Marcos,

    Boa Tarde!

    Estou interessado em montar uma parceria, caso ainda tenha interesse, me envie um e-mail: alex.santos.fiscal@gmail.com

    Um abraço,

    Alex

  5. jefferson leite de torres disse:

    Pj apoio. Para quem precisar de um contador entre em contato Jefferson 9-5192-7644
    *Serviços para contador

  6. NEIDE PEREIRA RODRIGUES disse:

    Bem gostaria de saber se você já encontrou o sócio para abertura do escritório de contabilidade e onde voce se localiza.
    Neide

  7. regina nobre disse:

    OLá, sou contadora, já atuei na área de contabilidade e atualmente estou a procura de um sócio para montarmos um escritório de contabilidade. interessados:reggina.nobre@hotmail.com

  8. maciel disse:

    GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE, QUERENDO AMADURECER A IDEIA DE UM ESCRITORIO EM SOCIEDADE, NAO TENHO MUITO EXPERIENCIA, MAIS ACHO QUE TENHO CONHECIMENTO NA AREA COMERCIAL QUE FACILIGTARA A PROSPECÇÃO DE CLIENTES PARA O ESCRITORIO, SOU FORMADO EM DIREITO, TENHO O CRC E O CRECI

  9. Rosario da Cruz disse:

    Eu irei abrir um escritorio de Contabilidade em breve, por isso essas dicas me interessam muito. sou licenciado em contabilidade e actualmente trabalho na administracao publica.

  10. Maria Fidelma V. B. disse:

    Fiz tecnico em contabilidade, curso superior de ciencias contabeis, estou em busca de trabalho, ou quem sabe um socio para montarmos um escritorio.

  11. Wender de Oliveira disse:

    Sou tecnico em Contabilidade, não estou atuando na area a 12 anos, portanto meus conhecimentos ja estão defasados, mas, em contra-partida, sou muito bem relacionado em minha cidade, acredito que tenho muita facilidade em conseguir clientes para o escritório. Gostaria de saber, se tem algum tipo de treinamento que possa fazer para eu estar atualizando meus conhecimentos na area.

  12. Lazzaretti - Porto Alegre disse:

    Regina Nobre, de onde você é? Já arrumou um sócio?

  13. Hudson Rosal disse:

    Bom dia, sou contador, já atuei nas áreas fiscal e tributária e agora estou prestes a iniciar uma sociedade com uma amiga com experiência na área de dept. pessoal, estou aqui para trocar informações e dicas.

  14. Mia disse:

    Meu objetivo desde que optei pela contabilidade é ter um escritório contábil. Trabalho em uma empresa e não tenho como voltar a trabalhar em um escritório contábil para adquirir experiência devido ao baixo salário. Como posso proceder? Obrigada!

  15. gilberto disse:

    , Trabalho em escritorio contabil de terceiros a mais de 15 anos, tenho solido conhecimento na pratica, porem tenho medo de me arriscar em abrir um escritorio, entendo que a captacao de clientes as vezes é demorada e nao tenho recursos financeiros para me manter

    Gostaria de uma orientação de como agir

    Gilberto

  16. Almeida disse:

    Preciso muito ingressar no Mercado novamente, mas sei quero atuar como Contadora mesmo, pois já sou formada; e ainda não consegui exercer esta posição nas empresas em que trabalhei, por isso, sinto que , devo arriscar em ter o meu próprio negócio…Gostaria de obter ajuda no sentido de estratégias para captar clientes. Obrigada, aguardo retorno.

  17. Raimundo Silva - São Luis disse:

    Bom dia!
    Muito legal este espaço de comentários tão específicos. Vim sugerir que os comentários com propostas identifiquem a localização de cada um. Às vezes os interesses casam, mas dificulta se não sabemos quem é de onde.

    • Jefferson disse:

      Concordo… também tenho interesse em iniciar com um escritório contábil.

      Sou da região de Caieiras-SP e disposto a encarar uma sociedade aqui em São Paulo-SP

  18. Glauci disse:

    Sou formada em Contabeis a muitos anos, so q trabalho no ramo de informatica, estou qerendo explorar esse campo, pórem nao sei por onde começar. Me ajudem por favor.

  19. Mayra Lovison disse:

    Bom Dia, falta 1 ano para me formar em Contábeis, estou na área fiscal a 4 anos, mas o que mais quero no momento é entrar em sociedade para abrir um escritório de contabilidade, principalmente se for em Farroupilha – RS. Se alguém também tiver interesse em ir a fundo ou já ter um aberto, fundamental ter uma boa experiência e acima de tudo iniciativa, por favor contate-me. Grata

  20. Maria Rosa disse:

    Sou contadora e quero abrir um escritório de contabilidade em sociedade, gostaria que me enviasse dicas de como começar .tenho prática em contabilidade pública mas gostaria de atuar em áreas comerciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

...uma destas ideias poderá ser o SEU FUTURO NEGÓCIO!

Faça Como 410.552 Empreendedores... OU Continue Na Dúvida!