Como Abrir Uma Escolinha de Natação

Como Abrir Uma Escolinha de Natação
Como Abrir Uma Escolinha de Natação

A natação é um esporte que trabalha todos os grupamentos musculares, auxiliando aos adeptos para que diminuam os níveis de gordura corporal estocados, principalmente na região da barriga. Além disso, a natação tem diversos outros benefícios como o alívio das tensões do cotidiano e a ajuda na recuperação de lesões físicas.

Pode ser feita de diversas formas, como o nado de costas, peito e borboleta, por exemplo, e quem tem o costume de praticar todas estas técnicas estimula a maioria dos músculos esqueléticos que compõe o nosso corpo.

As lesões são malefícios decorrentes da prática de qualquer tipo de esporte e, no caso da natação, o índice destes problemas é praticamente nulo, pois a água amortece os impactos, tornando o esporte uma excelente escolha para quem quer se recuperar de lesões.

É um esporte relaxante que tem boa aceitação social e milhares de adeptos no mundo todo. O empreendedor que deseja começar um negócio de escolinha de natação pode ver um pouco mais das nossas dicas para conhecer melhor o setor e o mercado. Confira!

Como montar uma escolinha de natação – Mercado

As escolinhas de natação são, geralmente, voltadas para crianças e adolescentes, sendo a solução encontrada pelos empreendedores a partir da ideia da segmentação dos estabelecimentos. Crianças com problemas respiratórios são, frequentemente, encaminhadas para a escolinha de natação a partir da descoberta de doenças como bronquite e asma.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O médico, geralmente, associa o uso de medicamentos destas enfermidades a métodos físicos que melhorem o desempenho e controlem os problemas destas crianças, aumentando bastante a procura de pessoas pelo setor.

Além disso, a escolha da natação como esporte para a criançada vem sendo cada vez mais frequente por parte dos pais que se preocupam com o lazer e a diminuição da gordura corporal de seus filhos. Diferente das escolas de natação especializadas para competições, a proposta é que esta seja apenas um primeiro contato do praticante com a modalidade.

Público-alvo – Como montar uma escolinha de natação

Para montar uma escolinha de natação devemos ter em mente que o conhecimento de público-alvo é de fundamental importância para o sucesso da empresa. Como já foi dito, crianças principalmente e adolescentes vem compondo o quadro de praticantes de uma escolinha de natação, sem distinção de sexo.

É crescente o aumento da quantidade de crianças de 0 a 4 anos nas aulas do esporte, geralmente acompanhados de responsáveis legais ou do corpo docente das escolas, que já incorporam desde muito cedo a atividade como parte da rotina das crianças.

Como montar uma escolinha de natação – Estrutura

A estrutura de uma escolinha de natação voltada para o público infantil deve ser rigorosamente bem fundamentada e definida, já que as instalações não podem facilitar acidentes. Em 200 m², podem-se construir duas piscinas com tamanhos variáveis. A adoção de 11 x 4,6 ou 4 ou 5 x 5 metros quadrados são as mais usadas, devendo ser acompanhadas de espaços para a construção de vestiários bem equipados.

A temperatura da água deve estar em condições agradáveis para não assustar os pequenos nadadores.

Localização – Como montar uma escolinha de natação

Quando falamos em como montar uma escolinha de natação devemos ter em mente que a organização começa antes mesmo da construção do espaço. A localização para qualquer negócio tem o seu devido valor e, no caso da escolinha de natação, alguns parâmetros devem influenciar nesta escolha.

Conhecendo o público-alvo, pode-se escolher uma região  ou outra de um bairro que cause maior impacto o novo projeto. A proximidade com escolas e centros de lazer para crianças são a escolha perfeita para montar uma escolinha de natação. Locais mais distantes dos locais em que a criança frequenta pode ser uma péssima escolha de localização. A dica é investir em lugares próximos a creches, escolas e condomínios.

Investimento inicial – Como montar uma escolinha de natação

O ponto deve ser desprezado neste momento, ou seja, os custos com o aluguel ou compra do imóvel ficam a parte dos valores a seguir. O investimento inicial gira em torno de R$ 110.000,00 e, fazendo uma média do faturamento de diversos empreendedores da área, podemos ver valores semelhantes a R$ 80.000,00 como faturamento mensal da escolinha de natação.

Mas, nem todo o lucro será revertido para o empreendedor. Os salários dos profissionais que devem ser qualificados e experientes para ocupar cargos na empresa diminuem um pouco o valor final.

Como montar uma escolinha de natação – Pessoal

Os professores de natação na escolinha devem ser formados em Educação Física. Os bacharéis darão todo o apoio e as instruções necessárias para as crianças manterem-se na água e conseguirem realizar as técnicas propostas. Porém, o apoio familiar nesta hora é muito importante!  Um só professor não pode se responsabilizar pela vida de diversos alunos e então crianças muito jovens devem estar acompanhadas de seus responsáveis para evitar acidentes.

Além dos professores de natação, um psicólogo, um recepcionista, um operador de piscina e uma servente devem ser precisos. A equipe deve trabalhar em conjunto para o conforto dos praticantes e seus responsáveis, valorizando as práticas de atendimento ao cliente e representando bem a imagem da escolinha de natação.

Como montar uma escolinha de natação – Especialização

Além de serem formados em Educação Física, os profissionais que estiverem envolvidos com o aprendizado de natação com crianças deve ter a qualificação necessária: cursos específicos de natação para bebês e psicomotricidade. A ideia trabalhada no curso de Educação Física é muito mais voltada para o aprendizado de adultos atletas do que propriamente para as crianças, que estão na piscina apenas para se divertirem e aumentarem a qualidade de vida.

Técnicas de como segurar as crianças, introduzi-las na água e primeiros socorros são algumas das práticas ensinadas em cursos específicos que deixam os profissionais muito mais habilitados para trabalharem com o público-alvo.

Dicas – Como montar uma escolinha de natação

A escolinha de natação deve dispor de água tratada, sendo trocada periodicamente, como consta nos regulamentos do setor. Além disso, o empreendedor deve manter a piscina longe de contaminações. Para isso, pode trabalhar as mais novas tecnologias para afastar focos do mosquito da dengue.

A divulgação da escolinha de natação pode ser feita usando as próprias escolas infantis da região. A concessão de algumas aulas por semana para os alunos das escolas sem custo é uma excelente maneira de chamar a atenção dos pais e despertar o interesse dos pequeninos que, geralmente, adoram a água e não gostam de sair da piscina.

O tempo frio pode atrapalhar um pouco os ganhos da escolinha de natação, já que as condições climáticas acabam afastando as pessoas por algum tempo. Cabe ao empreendedor estabelecer ideias que estimulem a continuidade das aulas e isso pode ser feito a partir da conscientização dos responsáveis pelos benefícios que a natação oferece, na concessão de descontos e abertura de novas atividades.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA