Como montar uma empresa de serviço de garçom

Por:

Como montar uma empresa de serviço de garçomFestas, inaugurações, encontros. Tudo isso acontece cada vez mais no Brasil, especialmente porque o poder de consumo no país cresceu bastante nos últimos 15 anos, facilitando a vida de muita gente e dando oportunidade àqueles que não podiam. Na esteira do sucesso, outros serviços também passaram a ser exigidos, especialmente aqueles que servem como base para tal. Um deles é o serviço de garçom.

Como está o mercado de serviço de garçom

O mercado de empresa de serviço de garçom é a grande indústria de eventos. Basta falar nisso para ver cifras e cifras nos momentos de negociação para contratar seja lá qual for o produto ou serviço.

Como já foi citado anteriormente, o Brasil tem grande público consumidor e esse agora tem poder aquisitivo para promover eventos e é muito positivo para quem pretende empreender nessa área.

Contudo, a concorrência é bem grande. São muitas empresas que trabalham na área de serviço de garçom e a solução realmente é buscar o diferencial.

Quem são os clientes de uma empresa de serviço de garçom

Como se trata de uma empresa que presta serviço de garçom, os clientes podem ser as pessoas físicas que pretendem organizar um evento em casa, em um salão de festas, como também os próprios buffets podem contratá-la.

Concorrentes na área de serviço de garçom

A concorrência é aquela que presta teoricamente os mesmos serviços. Uma forma de conseguir o destaque no mercado é buscar o que os concorrentes não estão fazendo ou que estão deixando a desejar. Isso pode ser conferido por meio de pesquisas de mercado, que identificam bem essas características.

Não deixa de lado as oportunidades de obter informações para que o seu negócio tenha bastante sucesso. Não se assuste se a concorrência for grande, tenha medo somente quando não conseguir fazer o diferencial. Contudo, o mercado de serviço de garçom é grande, o homem é bem criativo e há espaço para todos.

Funcionários da empresa de serviço de garçom

A empresa de serviço de garçom deve ter em conta que prestar serviços deve ter muita qualidade. Ainda que o termo qualidade seja referente a cada pessoa (tem gente que acha que um empreendimento é bom porque faz o atendimento rápido, outros acreditam que seja por conta da simpatia e atenção dos funcionários, outros ainda porque os empregados são mais sérios e por aí vai) todo evento precisa ser bem atendido no sentido de que a comida e bebida servidas chegam a todo instante à mesa.

Sobre esse aspecto, o dono da empresa que vai prestar serviço de garçom deve saber que, em média, o ideal é ter um para cada 60 pessoas ou seis mesas com 10 cada. Assim, já dá para ter uma noção de quantos serão contratados para cada evento.

Por falar nisso, a empresa de serviço de garçom precisa então contratar os profissionais conforme a demanda. Isso não significa que os profissionais não devem receber a atenção e os cuidados nos dias que não têm trabalho. Ao contrário, se a proposta do empreendedor é se destacar, então deve investir naqueles que o representam nos eventos e isso inclui uma política de valorização deles, com possibilidades de crescimento, custeamento de cursos etc.

Localização da empresa de serviço de garçom

A empresa que prestar serviço de garçom deve estar perto do cliente. Se no início é apenas um grupo de pessoas que atuam somente nos finais de semana em determinados eventos, não precisa ter uma sala comercial para atender os clientes. Com o passar do tempo e o crescimento do negócio, é interessante ter um endereço para atuação, pois assim a clientela poderá sentir mais confiabilidade e também será o local adequado para receber todos.

Como tornar pública a empresa de serviço de garçom

A publicidade acerca do negócio de serviço de garçom deve ser feita para que possa angariar mais clientes e ter mais rentabilidade. Por conta disso, é interessante saber primeiramente quem é o cliente: pessoas físicas ou jurídicas? Os dois?

Atender empresas e pessoas físicas ao mesmo tempo requer uma atenção, pois o tamanho dos eventos promovidos por cada uma delas pode ser bem variado, dessa forma, será que a empresa conseguirá atender com qualidade? Ela terá garçons suficientes? As respostas obtidas devem fazer parte do planejamento do negócio.

O importante é traçar o objetivo da empresa, a que ela veio, o que ela faz e o que pretende realizar no futuro. Esses dados são importantes para basear qual o tipo de cliente que será atendido pelo serviço de garçom.

Por exemplo, se a escolha foi atender o mercado doméstico o investimento em publicidade deve ser feito em meios que atinjam essas pessoas. Por conta disso, deve-se pensar sobre os hábitos dessas pessoas, onde elas moram, trabalham, se exercitam, enfim, reunir os costumes delas para que então possa verificar quais seriam os possíveis veículos de comunicação que poderiam atingi-las.

 Dica de negócio para serviço de garçom

Quem pretende abrir uma empresa que ofereça serviço de garçom deve ficar atento para alguns detalhes que podem ser cruciais para o sucesso ou fracasso.

O primeiro deles é quanto à simpatia dos garçons. Esses devem ser agradáveis, com sorriso no rosto, boa vontade e muita educação. Todos que estão em eventos gostam de ser bem atendidos, ainda que isso não seja o foco para quem está ali curtindo uma festa. Portanto, no momento da contratação do profissional, se atente para esse detalhe.

A aparência também conta bastante, o garçom deve estar sem barba, com cabelo cuidado (se tiver madeixas grandes elas devem estar presas).

Outro ponto que vale ser destacado é o tal diferencial que é buscado. Procure investir nos seus profissionais, não hesite em pagar cursos que possam qualificá-los cada vez mais. São muitas instituições de renome que oferecem. Todos os conhecimentos adquiridos são passados aos clientes na hora que o profissional está trabalhando e isso gera uma imagem positiva.

Alguns exemplos de cursos para qualificar os empregados: bartender, coquetelaria, mixologia (preparação de coquetéis com equipamento científico), flairtending (como fazer apresentações ao criar e oferecer drinks), classificação, armazenamento e manipulação de alimentos, free pouring (técnica que permite saber a dosagem exata para cada coquetel sem o dosador) e muito mais.

Muita atenção para quem acha que restaurantes e bares podem terceirizar garçons: isso é proibido por lei porque é a atividade principal deles. Portanto, não ache que montando uma empresa de serviço de garçom poderá terceirizá-la.

Outro aspecto importante e que deve ser considerado é o uniforme dos garçons. Todos devem usar para que possam ser diferenciados dos demais e para que os participantes do evento saibam quem são os que estão servindo.

O traje deve ter avental com uma logo da empresa de serviço de garçom e deve ser de um jeito que caracterize o trabalhador, que não deixe dúvidas, pois seria uma situação incômoda os convivas ficarem procurando quem é quem. Outra dica nesse sentido é que a roupa seja preta, porque assim as possíveis sujeiras acabam não aparecendo, emitindo uma imagem de limpeza.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



2 comments on “Como montar uma empresa de serviço de garçom
  1. Paulo Reis disse:

    Sempre tive vontade de abrir uma empresa de garçons mas não tinha o mìnimo esclarecimednto.
    Agora me sinto mais confiante.
    OBRIGADO.

  2. juliane disse:

    Boa tarde!
    Fazendo pesquisa sobre o assunto, visitei esta site e gostaria de receber maiores informações.
    Grata

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)