Como montar uma fábrica de embalagens para presente

Por:

Como montar uma fábrica de embalagens para presenteAs datas comemorativas se estendem por todo o ano, sendo uma boa opção de negócio investir na montagem de uma fábrica de embalagens para presentes. Quem não costuma dar presentes em datas comemorativas como aniversário, dia das Mães, Páscoa e Natal? Assim, investir em uma fábrica de embalagens é sinônimo de sucesso garantido. Uma fábrica de embalagens para presentes pode ser iniciada em um pequeno imóvel e ir expandindo o negócio aos poucos, de acordo com os lucros.

Além disso, o empresário pode também investir em uma loja de embalagens no mesmo local da fabricação das embalagens como forma de divulgar seu empreendimento. Veja no artigo a seguir as possibilidades que o negócio proporciona. Para encontrar oportunidades de negócios lucrativos é preciso muito planejamento e ação, assim, disponibilizamos algumas informações abaixo para você começar já.

Apresentação do negócio de embalagens

As embalagens são para armazenagem, estética e proteção: essas são as três funções básicas de toda embalagem.

As fábricas de embalagens costumam possuir uma forma livre de produção capaz de explorar tendências, design e vários materiais, além de abranger vários ramos artísticos e profissionais, como o trabalho de designers, artesãos e artistas plásticos.

Muitos acreditam que somente no Natal existe um mercado potencial, mas uma loja de embalagem pode vender seus produtos o ano inteiro e até de forma consignada para papelarias, lojas de roupas e calçados, loja de artigos para decoração e muitos outros estabelecimentos.

Organização do Processo Produtivo

As fábricas de embalagem costumam produzir de forma personalizada para supermercados, lojas, boutiques e outros.

O sistema de produção da fábrica de embalagens é sob encomenda que consiste em produzir somente depois de efetuado o contrato e pode ser modificado à medida que o trabalho é realizado. Para realizar a produção sob encomenda a fábrica deverá dispor de um sistema pouco padronizado e pouco automatizado, ou seja, deve ter profissionais qualificados que possam atuar de forma criativa e possuir um forte marketing de relacionamento.

Para essa produção tenha um plano de produção que inclua a relação das matérias-primas, relação de mão-de-obra necessária e sequência operacional das atividades. O processo produtivo contará também com um sistema de produção em lotes com um número limitado e específico de produtos que atenderá um volume de vendas para um ou mais clientes.

Estrutura da fábrica de embalagens

O arranjo físico para a produção sob encomenda é concentrado no produto exigindo um trabalho específico que diferente de todos os demais. A estrutura contará também, além do espaço para desenho, corte e finalização, de um escritório para assuntos administrativos e vendas.

O empresário interessado em incrementar o negócio, pode investir também uma loja para vender as embalagens no varejo, sendo uma forma de mostrar os produtos e conhecer o público-alvo da empresa.

Matéria-Prima

O negócio de embalagem deve ser altamente sustentável, não só por uma questão de responsabilidade social, mas também de sobrevivência, pois atualmente a cadeia produtiva de empresas que dependem de material como plásticos e papéis está intrinsecamente ligada à reciclagem. A matéria-prima reciclada ou não contará com um aporte de plásticos, papel ondulado, papel celulose, cartão, papel metálico, papel, papel metálico, vidro, têxtil, madeira e outros.

Fornecedores

O negócio de embalagens dependerá fortemente de fornecedores, pois além das matérias-primas básicas, o processo produtivo dependerá também de acessórios como rótulos, adesivos, tampas, colas e tintas.

Para uma boa gestão de fornecedores é necessário que o empresário do ramo de embalagens observe fatores antes de escolher fornecedores, como:

  • Qualidade dos produtos
  • Localização

E aspectos como bom relacionamento, comunicação, confiabilidade e negociação possível de prazos para pagamentos e entrega.

Lembrando que uma boa gestão de fornecedores proporciona redução de custos de estoques, pois o fornecedor eficiente acompanha o processo de produção atendendo sempre com a quantidade e qualidade exigida pelos produtores de embalagens.

Pesquisa de Mercado

A pesquisa de mercado poderá contar com uma avaliação de demanda e concorrência no local onde a fábrica está localizada e considerando um mercado potencial em outras regiões. Essas pesquisas podem englobar aspectos como crescimento geral do ramo e pesquisa local para verificar a quantidade de produtores do ramo.

Aproveite também para pesquisar como é o processo produtivo, formas de vendas, qualidade dos produtos e sistemas de qualidade, normas da ISO para embalagens.

  • O objetivo de todas essas pesquisas é responder algumas questões:
  • Onde se localizará a Fábrica?
  • Qual será o processo produtivo?
  • Qual o diferencial dos produtos oferecidos?
  • Qual a fatia de mercado que o produto irá atender?
  • Quais as possibilidades de diversificação?

Equipamentos

Os empresários de fábrica de embalagens devem incluir em seu orçamento equipamentos como microcomputadores, impressoras, softwares gráficos e scanners; e para o atendimento da produção será necessários equipamentos como máquinas de corte, adesivos, revestimentos, ceras e tintas.

Todos os equipamentos, gastos com estrutura, com registros, mobiliário e máquinas são custos que farão parte do investimento inicial e outros gastos como despesas administrativas e comerciais, estoques e matérias-primas são investimentos constantes.

Investimentos e crédito para montar uma fábrica de embalagens

Os investimentos citados acima, podem acontecer em caráter inicial ou rotineiro ligado à produção e a empresa ainda deve calcular seus custos para que o investimento inicial tenha retorno e ainda gere lucro para reinvestir, ampliar seus negócios e contratar mais pessoal.

Uma fábrica de embalagem para presentes como todo negócio, está constantemente diante da necessidade de investimentos em diversificação, máquinas, equipamentos e capital de giro. Para lidar com assuntos financeiros, a empresa poderá contratar um microcrédito, que é uma linha de financiamento que consiste em opções de crédito com possibilidades financeiras e econômicas para bancos e empresários.

Para obter o crédito, a empresa deverá mostrar seu negócio como viável, inovador e financeiramente sustentável. Para isso, a empresa poderá preparar um Plano de Negócios impecável. Se quiser obter mais dicas, conheça o kit Como Abrir Um Negócio. Conheça também nosso artigo 10 razões para fazer um plano de negócios.

O que achou do nosso passo a passo de como montar uma fábrica de embalagens de presente? Conte para a gente!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

3 comentários sobre “Como montar uma fábrica de embalagens para presente
  1. Adriano disse:

    Muito bom este site, ele da dicas de como montar empresas de diversos segmentos e estimula que faça pesquisas de mercado pois cada região tem fatores externos que influencia muito na empresa como concorrentes, culturas, classe social e estrategia de vendas. Concerteza irei indicar site.

  2. Avelardo Filgueira disse:

    Achei muito interessante o assunto da “Fabrica de Caixas de Presente. Vou procurar conhecer o assunto e correr atrás de montar a minha fabrica. Espero tê-los como parceiro nessa empreitada.

  3. regina oliveira disse:

    Boa Noite,
    Gostaria de receber dicas de como montar uma loja de produtos descartáveis e embalagem em gersl.

    Grata!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Como montar um hotel fazenda

Como montar um hotel fazenda

O homem, depois de sair do ambiente rural nunca se esqueceu da na...
Como abrir uma empresa de estampagem em placas de automóvel

Como abrir uma empresa de estampagem em placas de automóvel

A estampagem de placas de automóveis é uma atividade bem necessár...
Como montar uma oficina mecânica

Como montar uma oficina mecânica

Para quem tem paixão por carros e sabe consertá-los, ter uma ofi...

Curta O Novo Negócio!

20 Ideias de Negócios Para Mulheres Empreendedoras

20 Ideias de Negócios Para Mulheres Empreendedoras

Existem alguns negócios que são próprios para mulheres, podendo s...
Como escolher uma idéia de negócio?

Como escolher uma idéia de negócio?

Você decidiu que vai abrir seu próprio negócio, mas ainda não sab...
50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

Portanto, a primeira coisa a ser feita é pesquisar que tipo de ne...
20 fachadas de lojas para você se inspirar

20 fachadas de lojas para você se inspirar

Para que uma loja seja bem sucedida é necessário que ela atenda ...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

Para começar qualquer tipo de negócio é necessário levar em conta...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)