Como Abrir Uma Empresa de Tinturaria e Beneficiamento Têxtil

Como Abrir Uma Empresa de Tinturaria e Beneficiamento Têxtil
Como Abrir Uma Empresa de Tinturaria e Beneficiamento Têxtil

O setor terciário da economia, relacionado a serviços tem uma grande oportunidade para o empreendedor que quer começar um negócio de tinturaria e beneficiamento têxtil. As primeiras fibras têxteis eram produzidas a partir de materiais rústicos como juncos, canas e gramíneas. Em tempos remotos, eram utilizadas para fazer telas, cestos, redes de pesca, cordas e tapetes.

A partir daí as técnicas com materiais mais sofisticados como pelo animal, juta e linho foram desenvolvidas e com o passar do tempo já existia uma forte associação com lã, algodão e seda ainda não explorados.

As primeiras fibras manufaturadas começaram a surgir no século XIX a partir de celulose natural, sendo um grande avanço para que na década de 30 começassem a desenvolver as fibras sintéticas como acrílicos, náilons e poliésteres. A fiação é o meio em que as fibras têxteis se transformam em fios, sendo as fibras diferentes fiadas conjuntamente. A tecelagem é o grande marco que deu possibilidade da construção dos tecidos, e junto a ela os acabamentos também começaram a ser introduzidos nos tecidos, através de processos têxteis de acabamento como tingimento.

Pigmentos Naturais de Tinturaria e Beneficiamento Têxtil                           

O mercado de Tinturaria e Beneficiamento Têxtil hoje chega com muitas tendências em relação aos tingimentos de tecidos com pigmentos naturais, que podem ser desconhecidos aos olhos dos consumidores, mas estão sendo feitos a parte necessitado de alguns cursos para começar um trabalho deste tipo.

Tingimento – Tinturaria e Beneficiamento Têxtil                    

A boa solidez de um tecido a ser tingido depende do corante escolhido dependendo da fibra utilizada na confecção do tecido, do uso e da incorporação do processo de tingimento, que quando adequado facilita o processo de lavagem, que também faz parte. O tingimento nada mais é do que ficar o corante na fibra, e assim o empreendedor pode buscar diversos métodos tecnológicos que o ajude a fazer este trabalho muito mais rapidamente, com baixo custo e com outros benefícios específicos como a manutenção da cor por mais tempo, a necessidade de menos funcionários envolvidos durante o tingimento e etc.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A lã e a seda natural apresentam afinidade por corantes ácidos e básicos e quanto aos materiais de fibras mistas, considera-se as proporções relativas dos que compõem a mescla. Todo este trabalho de escolha de tecidos, corantes e técnicas para tingimento devem ser elaborados por um profissional que entenda tecnicamente deste processo, sendo o empreendedor a pessoa principal a ter conhecimentos sobre o assunto para orientar funcionários e organizar todo o processo.

Corantes – Tinturaria e Beneficiamento Têxtil

Sintéticos, os corantes são associados às fibras têxteis para darem cor a elas. As tonalidades de cores dependem dos cromóforos, que são grupos químicos que produzem variações nas cores e dão as diferenças nos tons de certos tecidos.

Os tipos de corantes que o empreendedor pode usar são muitos. Alguns deles são os corantes reativos (lã, seda, algodão e viscose), corantes ácidos que tingem diretamente lã e seda, corantes azoicos usados sobre fibras celulósicas e algumas sintéticas como o acrílico e poliéster, corantes básicos, diretos, dispersos e a tina.

Mercado de Tinturaria e Beneficiamento Têxtil

As tecnologias são frequentemente procuradas pelos empreendedores de todos os tipos de negócios para melhorarem seus recursos e oferecerem os melhores serviços para a população, assim como lucrar mais, poupando mais tempo e dinheiro. O mercado de tinturaria e beneficiamento têxtil não é diferente, e a partir de novas técnicas de lavagem e estamparia temos a necessidade de formar novos profissionais especialistas neste tipo de técnicas, que requer terceirização muitas das vezes a partir de empresas especializadas no Beneficiamento têxtil.

Muitos equipamentos devem estar aderidos ao negócio de Tinturaria e Beneficiamento Têxtil para atender os padrões exigidos pela concorrência, principalmente porque o público alvo percebe as diferenças nos serviços e escolhe sempre o mais tecnológico e popularmente o que está na moda.

Para dar conta da imensa exigência do mercado, o empreendedor pode contar com centrífugas de alta produção, lavadoras, secadores, mesas de passar, manequins de alta produção, prensas e outros que permitem aumentar a produtividade e com isso o estoque e os ganhos.

O empreendedor pode assim começar a atender um público muito vasto, e além destes truques específicos pode pensar em maneiras simples que deixam seu negócio mais evidente, como escolher uma boa localização.

Tinturaria e Beneficiamento Têxtil – Localização

A localização da empresa deve ser escolhida pelo empreendedor levando em consideração a realidade local. É necessário estar próximo à clientela, garantir a rapidez de entrega, estar longe dos concorrentes e instalar o negócio num local longe da concorrência.

A questão ambiental é sempre muito importante e causa muitos problemas se não for pensada corretamente. A localização da Tinturaria e Beneficiamento Têxtil deve favorecer a remoção da água utilizada na indústria, que deve ser tratada, decantada e limpa para ser introduzida no ecossistema sem os agentes poluentes.

Equipamentos de Tinturaria e Beneficiamento Têxtil

Dependendo do maquinário que for adquirido pelo empreendedor de Tinturaria e Beneficiamento Têxtil e o tipo de instalação, os equipamentos podem ser variados. Os tipos de tecidos a serem trabalhados e tingidos tem uma grande influencia na parte da escolha dos equipamentos, sendo os mais utilizados:

Lavadoras: responsável pela lavagem, associando produtos amaciantes e detergentes na água. Podem ser frontais, extratora e horizontal. Cada uma tem sua especificidade e para o estabelecimento de pequeno porte é necessário que pelo menos duas delas sejam adquiridas. O tecido jeans, por exemplo, é específico das lavadoras frontais para Stone Wash e Tingimento, sendo um ótimo investimento fazer a compra de uma dessas.

Centrífugas: Responsáveis pela torção do material após passar pela lavagem, retiram a quantidade de água em excesso dos tecidos e são realizadas pelo menos 800 rotações por minuto para serem secas posteriormente.

Secadora: A secadora como o próprio nome diz tem a função de secar o material centrifugado. É válido lembrar que se as centrífugas forem muito velhas ou apresentarem defeitos, pode ser que as roupas ainda estejam muito umedecidas complicando o trabalho da secadora, que não chegará ao resultado seco esperado.

Calandra e Ferro: usados para passar tecidos planos, aumentam a produtividade e realizam o serviço com alta qualidade. Indicado para lençóis, toalhas de mesa e fronhas. Além destes, é necessário também uma mesa de passar, lavadora extratora, lava seco à percloroetileno e alguns carrinhos para lavanderia que agilizam e facilitam o transporte das roupas.

Investimentos de Tinturaria e Beneficiamento Têxtil

Investir numa grande quantidade de pessoas trabalhando pode não ser uma boa ideia a menos que o estabelecimento já esteja em época de expansões. Para o começo, é necessário apenas o proprietário, três operadores, dois ajudantes e uma secretária que juntos fazem suas funções específicas e conseguem chegar a uma produção satisfatória.

São necessários gastos adicionais, com telefone comercial, uma reforma e adaptação do imóvel a uma Tinturaria e Beneficiamento Têxtil. Os valores vão variar de região a região e cabe ao empreendedor fazer uma pesquisa para fazer compras mais em conta. A seleção dos funcionários deve estar intimamente associada a sua experiência e capacidade em lidar com as máquinas e todo o processo de produção. A clientela, ampla, é de basicamente indústrias de confecções que terceirizam estes negócios e geralmente criam vínculos duradouros com a Tinturaria e Beneficiamento Têxtil.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA