Como Montar Uma Usina de Reciclagem

Como montar uma usina de reciclagem
Como montar uma usina de reciclagem

Montar uma usina de reciclagem é uma oportunidade de negócio mais do que atual e tem como causa a preocupação com o meio ambiente, pois são várias as pessoas que se preocupam com o futuro do planeta ou que vivem da coleta de lixo reaproveitável.
A expansão desse mercado depende das Políticas Públicas voltadas para o setor e da consciência sobre a importância que o ramo possui para as cidades como manutenção da qualidade de vida.

Mercado de usina de reciclagem

Para montar uma usina de reciclagem o processo é mais amplo e complexo do que se imagina, pois passa pela conscientização da população em separar o lixo reciclável, conscientização das comunidades coletoras sobre a importância de seu papel, como também a valorização desse personagem de força de trabalho tão essencial.

Para quem é empresário, o momento para iniciar um negócio no ramo de reciclagem é agora, pois vários órgãos estão oferecendo oportunidade de créditos para projetos ecológicos. O projeto deve convencer os investidores de sua importância para a comunidade local e sua viabilidade comercial como oportunidade de se realizar negócios.

As usinas de reciclagem constituem uma importante oportunidade de inserção no mercado de trabalho para catadores que podem se profissionalizar e trabalhar dignamente, com um salário no fim do mês.

Produtos Reciclados

Existe uma infinidade de produtos reciclados, entre eles está o plástico reciclado, o alumínio e produtos cuja a matéria-prima é o papel, a madeira e outros.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Recicláveis – existe uma infinidade de produtos que podem ser reciclados, entre eles estão plásticos, vidros, alumínio, madeira e papel que são produtos que podem ser transformados em outros produtos através de processamento.

Os papéis que podem ser reaproveitados são papéis para impressão, papéis para embalagem, papéis cartões, tipo kraft, heliográfico e outras variedades.

Os plásticos reciclados podem ser extraídos de embalagens de xampus, detergentes, produtos de limpeza, refrigerantes e outros produtos, que uma vez processadas, podem se transformar em outros produtos prontos para consumo.

Outros produtos que podem ser reciclados são as lâmpadas, pneus, pilhas e baterias.

Há ainda os tubos PVC, cujas possibilidades de transformação e reutilização e fabricação são enormes. Entre os materiais transformados pelo PVC está a bolsa de PVC desenvolvida por designers.

Viabilidade econômica das usinas de reciclagem

Como todo negócio, as usinas de reciclagem deverão provar para investidores e para os próprios empresários a viabilidade econômica. A viabilidade da usina é medida pela sua capacidade produtiva, sua capacidade de se estruturar e se organizar como negócio e ainda pela quantidade recebida, produzida e vendida de material.

Outro aspecto considerado na viabilidade econômica são as economias de escalas. Uma forma de medir as economias de escala são as toneladas recebidas, normalmente as usinas preferem receber até 150 t/dia para conseguir processar todo o lixo que pode ser reciclado. Até porque, se passar dessa quantidade, a usina poderá não ter estrutura suficiente para desenvolver os processos com a mesma qualidade.

Organização do Processo Produtivo

A reciclagem envolve coleta, separação e processamento de materiais recicláveis.

A coleta de produtos recicláveis é um dos processos mais importantes, pois há muitos produtos que não podem ser reciclados como papel celofane, papel vegetal, porque estes papéis já são papéis derivados. Papéis sujos, engordurados ou contaminados e que contenham substâncias nocivas à saúde como parafina ou silicone e outras substâncias também não podem ser reaproveitados.

O processo de coleta é o mais difícil da cadeia produtiva, pois muitos produtos estão contaminados ou sujos com substâncias orgânicas  e/ou materiais tóxicos.

O segundo processo é a separação de resíduos e depois preparo dos produtos para transformação com a limpeza e no momento de separar o que é útil do que deve ser descartado dá apenas uma média de 40% do que poderá ser transformado. Portanto, é cada vez mais importante a coleta de materiais que já tenham sido separados ou colhidos de forma prática e simples, ou seja, sem serem recolhidos de lixões e outros locais semelhantes.

Muitos recicladores recolhem produtos já limpos e separados, pois recolhem de locais em que tenham essa parceria, de acordo com o que foi negociado anteriormente.

Resumindo, o processo produtivo mais utilizado pelas usinas consiste na descarga de um caminhão na entrada da oficina e logo depois, o material é recolhido por esteiras rolantes. Os materiais são separados  por funcionários  que devem usar aventais, luvas e toucas de proteção.

Estrutura de uma usina de reciclagem

As usinas de reciclagem precisam de espaço de um galpão industrial para recebimento e armazenagem dos produtos.

A usina terá como equipamentos as máquinas para transformação, esteiras que aceleram o trabalho de separação, eletroímãs que selecionarão os metais e outros instrumentos essenciais como peneiras, balanças e outros.

O desafio para o setor de reciclagem é justamente implantar novas tecnologias para coleta e transformação de produtos. No Brasil, a indústria da reciclagem deve ser tornar mais profissional com processos tecnológicos de países do primeiro mundo e sair da realidade de subemprego que existe no sistema de reciclagem do terceiro mundo.

Para usina de reciclagem, o espaço de coleta é a própria comunidade. Por isso, depende do empresário ter a capacidade e flexibilidade de negociar produtos recicláveis de residências, estabelecimentos comerciais e outros locais.

Dicas do Negócio

Estabeleça parcerias com comerciantes, prédios comerciais e condomínios em que se possa comprar materiais recicláveis, que já estejam separados pelo sistema de coleta seletiva, limpos e prontos para separação e transformação nas usinas.

Invista em possibilidades que são viáveis para a usina, por exemplo, tem usinas que só vão até o processo de separação, triagem e limpeza. Depois, a usina revende todo esse material para outras indústrias de transformação. Outras usinas preferem realizar a transformação para produtos que servirão de matéria-prima ou como produtos acabados.

Investimentos para montar uma usina de reciclagem

As usinas de reciclagem terão investimentos com instalação, contratação de funcionários e custos com logística. Outros investimentos serão com equipamentos como mini-tratores e pás-carregadeiras, além de equipamentos elétricos.

Uma usina deve ser capaz de processar no minímo 50 t/dia para que o negócio seja viável. Isto quer dizer que a empresa gastará 2.500 mil reais de investimento inicial. Já se receber cerca de 150 t/dia para processamento, a usina terá um gasto inicial de 6.500 mil.

Para montar toda a usina de reciclagem leva mais ou menos seis meses, incluindo toda a burocracia.

Empresas de reciclagem: Incentivos Fiscais

As usinas de reciclagem têm incentivos fiscais do governo e são beneficiados os produtores de papéis, plásticos e pneus recicláveis e reciclados, no que tange aos impostos IPI e ICMS.

Mas é importante lembrar que as leis de incentivos fiscais para reciclagem variam de estado para estado, então é importante consultar a Confaz do estado para saber quais as deliberações.

Também é recomendado ver o site do BNDES e do Sebrae para ver dicas de empreendedorismo e financiamento. Outro site que pode ajudar o empresário que queira montar uma usina de reciclagem é o da Associação Brasileira de Recicladores.

Gostou da ideia de montar uma usina de reciclagem? Comente:

Como Montar Uma Usina de Reciclagem
5 votos, nota média 4.40 ou 87% de avaliação

 

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

39 COMENTÁRIOS

  1. é isso mesmo, precisamos deixar de lado pensamentos arcaicos e dar oportunidades de investimentos a quem queira fazer a diferença. Precisamos investir no nosso país não somente porque vem jogos pela frente, precismos valorizar mais nossos recursos humanos (pessoas).

    Juntos podemos fazer hoje, manter para o amanhã que já é nosso futuro. Mais tecnologia para o bem estar de todos. Se produzimos tanto lixo, logo é responsabilidade nossa dar um jeito de tirá-lo do nosso caminho. E isso começa pela educação.

    Paz.

    • boa noite marcio sou aqui do rio de janeiro quero começar a comprar material para reciclagem,latinhas, pet,outros plasticos, papelão, jornais, e outros, quero saber para quem revender, e quais os preços, para que possa começar atuar obrigado pela atenção.

  2. Olá, gostaria de saber em que local pode montar uma usina de reciclagem de lixo. Se pode ser em local habitado ou não, se puder, favor citar as leis que proíbem ou autorizam.

    • Joel boa noite.
      a localização para a usina de lixo deve ser preferencialmente em um local onde não haja residencias por perto devido a problemas relativo a saúde.
      Contudo exitem usinas que processam até o chorume e não deixam mal cheiro.
      O que acontece é que insetos podem carregar bacterias nocivas a saúde por isto a boa escolha da localização é fundamental

  3. Tenho interesse de montar uma Indústria de Reciclagem de alumínio (derreter as latinhas e vender em barras para as Indústrias) e plásticos. Gostaria de saber qual o custo para esse tipo de negócio?
    Também de outras vantagens e desvantagens, segurança, mercado etc.
    Ficarei imensamente grato se me responderem ou me passarem com quem devo ver tais informações.
    Atenciosamente,

    Elizio Brites

  4. Preciso de informação sobre usina de reciclagem de pet. equipapamentos e quem compra o material reciclado, aqui no Rio de Janeiro e estado de São Paulo. Atenciosamente, Wanderlei Bueno.

  5. Boa Tarde, gostaria de informaçao sobre montagem de uma industria de reciclagem de pneus, tais como area, investimento em maquinario, destinaçao dos produtos, etc…
    PS: a intençao é na minha cidade Juiz de Fora – MG estamos a a 260 km de Belo Horizonte, a 180 km Rio de Janeiro – a 460 Kms De Sao Paulo. e se o escoamento deste produto devido a minha localizaçao é viavel ?

  6. Gostaria de saber qual o preço que vcs pagam pelo material reciclado , vcs poderiam me responder , e me passar algum telefone p eu entrar em contato , obrigada, fico aguardando .

  7. Prezados,
    Agradeço que me informe se por acaso possuem fabricas de reciclagem de pneus mas, o objectivo é restaurar os pneus usados que são atirados para as lichieiras pelo mundo afora a fabrica teria como objectivo renovar os mesmos.

    saudações
    João

  8. Gostaria de mais informações sobre montagem de uma usina de reciclagem de plásticos, como: máquinas, esquipamentos, espaços, processos de montagem e industrialização, capitação de recursos para a montagem da usina, etc…..

  9. Ola, estava pensando em montar algo caseiro… Apenas para recliclagem de papel, mas não para branquea-lo e não faço ideia de como começar.
    Podereiam me informar que tipo de equipamentos e mais ou menos um valor inicial que devo dispor para fazer algo deste porte??

  10. Ei Boa Tarde,gostaria de mais infomaçõe sobre montagem de uma usina de separação do lixo e se ha algum projeto proto que eu possa me orientar,quero inserir na minha comunidade rural a educação da coleta seletiva.
    Santa Teresa-Es

  11. Gostaria de saber onde posso montar uma usina de reciclgem, existe algumas legislação expecifica? se existe onde posso encontrar?
    Obs: estou com problemas com reclamções de residencias próximas.

  12. bom dia,gostaria de saber quais as empresas ke compra esse plasticos reciclados,e qual o tamanho do terreno nescessario para se trabalhar com a resciclagem de plastico.

    agradeço pela atençao.

  13. Boa noite,
    gostaria de montar uma empresa de reciclagem de plastico com capacidade para processar 150t/dia.
    gostaria de saber quais maquinas necessito e em que quantidades. por favor, aguardo resposta.

  14. Muito interessante, gostaria de receber informações de custos de equipamentos necessários, para montagem de uma usina de reciclagem de lixo urbano.

  15. Gostaria muito de receber no meu email, ou na minha casa material em revista ou Videos, que possa ensinar sobre a usina de reciclagem plastica. Marcilio Barbosa Pinto, Lagoa Seca PB

  16. Tenho uma area em frente a rodovia ilheus itacarè, e gostaria de iniciar ali uma usina cooperativa de produtos reciclaveis… COMO POSSO FAZER ISSO? QUEM DEVO PROCURAR? obrigada
    sulamita portela

  17. Olá,

    Vendo os comentários, me impressionei como as pessoas desconhecem o papel do catador no processo da seleção da coleta seletiva, os quais já fazem isso há mais de 50 anos e como a reciclagem está sendo um nicho de mercado, muitas pessoas com outras habilidades que poderiam estar junto a sua comunidade poderiam apoiar os mesmos com o seu conhecimento e vontade, assim estariam além de contribuir com o meio ambiente, enfim seria uma rede solidária.

  18. Estou interessado em manter a usina reciclagem de pneus, mas preciso de informações. Na região existem aproximadamente um milhão e meio de habitantes, não sei a quantidade de automóveis e a cidades vizinhas para ter noção e as maquinas necessárias. É possível ter essa informação? Obrigado.

  19. Sou apaixonada por reciclagem sempre quis trabalhar com este segmento, onde moro aqui na Baixada Santista sei que possui algumas cooperativas, mas que não são suficientes e não atende a toda população.Falta um pouco de divulgação educacional para conscientizar os munícipes da importância da reciclagem. Estou com um plano de negócio inacabado como Cooperativa, vou ter que refaze-lo como Usina pois a reportagem me chamou a atenção de um sonho que parecia já esquecido.Obrigado amei a reportagem.

  20. Tenho um projeto para reciclagens e separaçao do lixo urbano, inclusive reaproveitamento do lixo organico. Preciso de investidores, e de saber qual cidade esta procurando esse tipo de projeto.

  21. Boa noite, gostei das dicas, estou interessado em montar um negócio de reciclagem de isopor em meu Estado, Gostaria de algumas dicas e indicações se possível de alguns parceiros, que possam me auxiliar nessa minha nova jornada.
    Obrigado.
    São Miguel do oeste-SC

DEIXE UMA RESPOSTA