Como escolher uma idéia de negócio?

Por:

Você decidiu que vai abrir seu próprio negócio, mas ainda não sabe que tipo de empreendimento? Abaixo você encontrará dicas valiosas para descobrir e escolher uma ideia de negócio perfeita, ponderando fatores pessoais e de mercado. Confira os detalhes abaixo no nosso artigo como escolher uma ideia de negócio.

De onde os empreendedores tiram suas ideias de negócios?

Em uma pesquisa com 500 empresas nos Estados Unidos da revista Inc. descobriu se os seguintes dados:

  • 71% Das ideias de negócios são copiadas ou modificadas de um emprego anterior.
  • 20% São descobertas por acaso.
  • 5% Foram descobertas relacionadas à revolução dos computadores.
  • 4% Foram descobertas através de pesquisas com o objetivo de encontrar uma ideia de negócio.

Para descobrir ideias de negócios você deveria investigar:

  • Seus desejos pessoais, o que você quer fazer? Do que você gosta?
  • Suas habilidades, o que você sabe fazer?
  • O mercado, quais necessidades de mercados não são atendidas ou são supridas com deficiência?

Aliando estes três pilares certamente você aumenta bastante suas chances de sucesso. Os seus desejos pessoais aumentarão bastante sua motivação e capacidade de superar obstáculos no dia a dia do futuro negócio.

Suas habilidades diminuirão consideravelmente a curva de aprendizado, evitando perdas desnecessárias e ganhando tempo na execução da ideia de negócio.

Por fim o mercado que é responsável em grande parte pelo sucesso dos negócios. Se a estratégia geral estiver certa, erros de execução são suportáveis. No entanto se a estratégia estiver errada, nem o melhor dos administradores e equipe conseguiria atingir bons resultados.

O melhor produto para vender é o que o cliente quer comprar!

Um erro de alguns empreendedores é escolher uma ideia de negócio destinada a um nicho de mercado muito pequeno, tornando impossível bancar os custos fixos da empresa. Não é toda cidade / mercado que suporta uma loja para venda exclusiva de chinelos, por exemplo.

Como bancar todos os custos, pró-labore do pequeno empreendedor e ainda reservar um capital para a empresa crescer com apenas um produto à venda?

Com o objetivo de facilitar seu trabalho no link abaixo disponibilizamos uma planilha chamada avaliação de oportunidade que ajuda a criar ideias de negócios e serve como um prejulgamento da sua ideia de negócio.

Observação do ambiente

A inspiração para uma ideia de negócio pode estar em qualquer lugar, deste um exame médico que você pagou caro e ainda teve que esperar horas para ser atendido até um simples carrinho de cachorro quente na porta da universidade para atender a demanda dos alunos por lanches rápidos.

Se você está sempre observando e se perguntando: Este é um bom negócio? Então, logo você encontrará uma boa ideia de negócio.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

O momento ideal para iniciar minha ideia de negócio?

Algumas pessoas aguardam por muito tempo esperando o momento ideal da economia para iniciar o próprio negócio. De fato montar um negócio em um período econômico de crescimento é melhor, porém, se você fizer a lição de casa, no contexto geral, o momento não será tão importante.

Toda mudança traz oportunidades e ameaças. Se bem exploradas estas oportunidades podem se transformar em uma boa ideia de negócio, mesmo em tempos difíceis. Um empreendedor sempre terá seus desafios, possivelmente maiores do que um diretor de empresa, e suas habilidades para lidar com estes problemas no dia a dia serão mais importantes para o sucesso do negócio do que um bom momento econômico.

Não desenvolva ideias de negócios mirabolantes

Empresas investem milhões em pesquisa e criação de produtos. O pequeno empreendedor não suportaria tamanho investimento e tanto tempo em pesquisas. Assim, se você não é um gênio como o Mark Zuckerberg, criador do Facebook ou não tem milhões para aplicar em desenvolvimento de produtos é melhor não tentar reinventar  a roda e começar com uma ideia de negócio comum.

Outra razão para não desenvolver ideias de negócios mirabolantes é a curva de aprendizado. Tudo que você vai fazer passa por um processo de aprendizado e aprimoramento.

Como em um exercício da época da faculdade, você pode fazer um barquinho de papel, anotar o tempo gasto e em seguida produzir outros barquinhos cronometrando o tempo. Ao produzir o quinto barco você notará uma queda enorme no tempo de execução em relação ao primeiro.

Nos negócios também é assim, quanto mais você tiver experiência e prática no ramo mais rapidamente e com menos custos desenvolverá as tarefas operacionais e de gerência.

Uma terceira razão para não utilizar ideias de negócios mirabolantes é que muito possivelmente alguém já tenha testado o que você deseja fazer. Assim, aprenda com o erro alheio, depois de conhecer o negócio busque maneiras de inová-lo criativamente.

Ideias de negócios comuns

O fato de abrir um negócio utilizando uma ideia convencional não significa que não há desafios e inovação. Você pode inovar dentro do negócio em si, alterar maneiras de distribuir os produtos, trabalhar diferentes preços, mudar o formato e tamanho dos produtos.

Você deveria se perguntar: Como posso melhorar este produto ou serviço? Ou posso fazer melhor e com menor custo do que meu principal concorrente?

Descarte rapidamente ideias de negócios não promissoras

Não gaste tempo exagerado na análise de uma ideia de negócio que pode se mostrar inviável para você lá na frente. Vá direto ao ponto:

  • Tenho capital suficiente para implantar a ideia de negócio?
  • O mercado é grande o suficiente para gerar caixa ou está em rápido crescimento?
  • Eu gostaria de trabalhar neste negócio? Imagine se trabalhando na atividade, visite outras empresas semelhantes e realize você trabalhando lá, veja como se sente.
  • Tenho conhecimentos suficientes para tocar o negócio ou posso aprendê-los rapidamente?
  • A localização é determinante para o sucesso do negócio? É possível encontrar o local adequando?

Boas ideias de negócios deveriam trazer um bom retorno do capital investido e ter um baixo custo de saída.  Caso o negócio não dê certo, deveria ser possível sair da atividade perdendo o mínimo de tempo e dinheiro ao vender os ativos da empresa.

Em busca de oportunidades  você poderá gerar muitas ideias, descarte rapidamente ideias de negócios não promissoras, de baixo potencial e concentre se nas poucas ideias que merecem maior análise.

A nossa planilha avaliação de oportunidades lhe ajudará a identificar e refinar ideias de negócios promissoras, seja para montar uma empresa com baixo investimento ou investir em uma franquia. Clique no link acima e baixa a para seu computador para começar agora mesmo a definir ideias de negócios.

O que você acrescenta como dica para escolher uma ideia de negócio?

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

15 comentários sobre “Como escolher uma idéia de negócio?
  1. Antonio t damasceno disse:

    Obrido pelas dicas, o mais importante é pensar grande, fazer um bom planejamento e não dar o passo maior que que perna. seja humilde e não entre em barco furado, o limite pode ser o fundo do poço.

  2. jane clezia disse:

    Olá! Estou pensando em montar uma bomboniere, pois em minha cidade não tem, mas gostaria de saber: é lucrativo?

  3. Costa Luis disse:

    Acho importante a vossa informação, mas não entendi a planilha, porque eu sou principiante em um negócio de prestação de serviços nos projectos elétricos, manutenção geral e montagem de equipamentos elétricos, então gostaria de mais informação acerca disso.
    Obrigado, continue que tem feito muito bom trabalho. Eu falo desde Luanda/Angola e gosto de acompanhar.
    Luis Costa
    +244-924616703

  4. claudia campello disse:

    Gostaria de uma ajuda tenho um cnpj com 32 anos, em ordem, meu pai faleceu e deixou a loja de relogios, tivemos que vender e fechar, pois estava com muitas dividas, mas temos o cnpj em ordem, gostaria de aproveitar e montar algo pra mim, mas não sei o que, poderia me dar uma ideia?

  5. leandro disse:

    ola tenho uns 12mil reais para montar um negocio, e queria montar em minha cidade, mas la tem uns 22 mil habitantes, nao tenho ideia do que montar, estou residindo em curitiba, trabalho de vendendor, mas sempre sonhei em trabalhar para mim mesmo, ter os meus clientes, sera q vc pode me dar uma luz, abraço mto obrigado pela atençao

  6. alexandre disse:

    Olá morro em Londres a 6 anos sempre tive vontade de ser um empresario bem sucedido,fiz cursos na área da construção civil aqui e aprendi muito na área de reforma de casa e apartamento.

    Hoje tenho a estrutura boa tudo que ganhei investir na minha empresa, só que quando cheguei em Londres foi quando o pais estava entrando em uma recessão,e aos poucos as coisas estão se normalizando mas como o resto da Europa ainda esta quebrada os europeus vieram todos para cá.

    Então ficou muito mão de obra barata mas eu não desisti devagar estou construindo meu espaço mas e muito difícil tem dia que vc tem muito trabalho e vezes que eu fico um mês parado. Já tive vontade de desistir, mas tudo que eu consegui ate agora foi numa crise muito feia e acredito que quando o pais sair dessa crise estarei pronto para recomeçar!!!

    Nesse meio tempo de crise aprendi muito e tomei muito na cara ,mas com esses erros aprendi muito e estou ficando muito bom nisso por que com cada erro uma nova lição e não vou desistir,sou um brasileiro que cheguei na Inglaterra ilegal !! Aprendi a língua ,aprendi uma profissão ,montei uma empresa, e hoje estou sentindo que minha hora esta chegando… 2013 que venha ….gostaria de alguns conselhos… Valeu!

  7. Wander disse:

    Ótimas dicas

  8. sueli lopes disse:

    Boa tarde, tenho uma loja de artigos de festa e gostaria de colocar outros produtos tipo balas e doces para fazer o negocio girar mais rapido. Gostaria de saber se poderiam me indicar alguns distribuidores desses produtos e saber sua opiniao a respeito dessa ideia. obrigado.

  9. Vania disse:

    Ola eu nao tenho bens na vila aonde mora nao a manicures e eu gostava de alugar uma loija e pedir um enprestemo sera que

  10. marilza disse:

    Eu quero montar algum tipo de negócio que de bastante lucro por exemplo como uma loja de vendas de produtos de informática, eu não teria prejuízo se abrisse uma dê me um conselho

  11. Antonio aguiar Lisboa disse:

    Sempre fui fascinado por restaurantes, mais nunca vendi nem um espetinho. Tem uma certa cidade q eu gostaria de montar algo parecido, onde meu.filho caçula mora, q por fim quer montar uma lavanderia.

    Hoje sou empregado, sou operador de Guindastes e ganho pouco pelo.serviço perigoso q faço.. O que eu faço? Tento realizar meu sonho desde jovem?

    Ou me aliar a ideia do meu filho?

  12. creusa disse:

    ola tenho uns 5 mil reais para montar um negocio,aqui em minha cidade eu e meu filho, aqui tem uns 120 mil habitantes, não tenho ideia do que montar, resido em Jataí Goiás,sou professora aposentada e meu filho vendedor de loja de materiais de construção, mas sempre sonhamos em trabalhar para nos mesmos, ter os nossos próprios clientes, será q vc pode me dar uma luz, abraço mto obrigado pela atenção

  13. Luidje disse:

    Olá,moro em Natal RN,tenho um pequeno negocio de rede de dormir,mais não gira muito e alimento tem mais rotatividade,estou indo para um bairro novo onde o comercio está começando e estou pensando em abrir uma bombonière e agregar embalagens,artigos para aniversario,o bairro tem cerca de 6.000 e terá em torno de 10 a 12.000 habitantes o que você me diz,obrigado.

  14. Antonio Carlos juri disse:

    Gostei e sempre bom ter onde se orientar. Estou estudando ainda o que abrir, estou meio indeciso.

  15. Rivelino disse:

    Eu, sou administrador, fui gerente de uma grande organização que atua no ramo de distribuição, porem gostaria de ter o livro de como montar um negocio, tentei comprar pelo link mas não consegui, peço que me de uma resposta por e-mail, tambem preciso realizar um planejamento e um plano de negocio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Fábrica de adesivos

Fábrica de adesivos

As eleições geram boas oportunidades de negócios que giram em tor...
Como montar uma assistência técnica em eletroeletrônicos

Como montar uma assistência técnica em eletroeletrônicos

Para montar uma Assistência Técnica em Eletroeletrônicos os empre...
Como montar um hostel

Como montar um hostel

Veja em nosso artigo como montar um hostel e ter seu próprio neg...

Curta O Novo Negócio!

20 ideias de franquias para trabalhar em casa

20 ideias de franquias para trabalhar em casa

Para quem tem aptidão para trabalhar com comércio uma alternativ...
20 fachadas de lojas para você se inspirar

20 fachadas de lojas para você se inspirar

Para que uma loja seja bem sucedida é necessário que ela atenda ...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

A cidade escolhida para investir suas ideias de negócio é um dos...
A importância de um plano de negócios

A importância de um plano de negócios

Todo bom consultor empresarial, quando está ajudando um novo empr...
20 Ideias de Negócios Para Mulheres Empreendedoras

20 Ideias de Negócios Para Mulheres Empreendedoras

Existem alguns negócios que são próprios para mulheres, podendo s...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)