Como Montar um Serviço de Transfer

Como montar um serviço de transfer
Como montar um serviço de transfer

Montar um serviço de transfer pode ser viável, pois o setor de turismo é um dos setores mais aquecidos do Brasil. Isso ocorre devido ao fato de que o turismo é capaz de trazer retorno financeiro, desenvolvimento regional e investimentos por parte do governo, em um país como o Brasil com tantos pontos turísticos.

Por isso os negócios relacionados ao turismo possuem diversas oportunidades de se estabelecerem no mercado e também de crescer.

Mercado do serviço de transfer

O serviço de transfer é essencial para o bom funcionamento dos serviços de turismo porque as agências que trabalham com turismo precisam do serviço de transfer e traslados para a movimentação dos turistas.

Dessa forma, a demanda pelo serviço cresce a cada dia e com a demanda também crescem as oportunidades de negócios.

Este tipo de serviço pode atender a nichos específicos e por isso a capacidade de diversidade do negócio traz diversas oportunidades de atuação.

Pesquisa de mercado no serviço de transfer

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Como vimos, o serviço de transfer pode trazer diversas oportunidades de realizar ótimos negócios, mas antes de investir em um negócio de desses é necessário analisar o mercado, o potencial do negócio e as oportunidades do serviço, por isso a primeira etapa é realizar uma análise Swot.

Pela análise Swot, os riscos de se abrir um negócio faz com que a empresa reflita sobre os riscos do mercado, as tendências para o mercado e onde estão as oportunidades e ainda a concepção de uma estratégia viável.

A análise Swot é uma ferramenta que busca analisar os pontos forte , fracos, as ameaças e oportunidades de um negócio.

Os pontos fracos para a abertura da empresa podem ser a concorrência que tem mais tradição, experiência e ótimos contratos. Os pontos fortes podem ser a capacidade de investimentos da empresa, o conhecimento técnico e gerencial dos empreendedores e outras características positivas como o conhecimento do mercado.

A falta de profissionalismo e qualificação pode ser uma fraqueza para o novo negócio. Atenção redobrada para esse aspecto é essencial.

As ameaças encontradas podem ser o turismo local não ser tão aquecido, falta de infraestrutura local para recepção de turistas.

As oportunidades encontradas para o serviço são o aquecimento geral no setor de turismo, investimentos que vão desde a publicidade dos locais até em infraestrutura.

As oportunidades para o serviço de transfer diferem de local para local, pois cada região é pouco ou mais aquecida do que outra, com a existência da realização de feiras, congressos, exposições e outros eventos que trazem diversos turistas.

Localização do serviço de transfer

Para abrir uma agência de serviço de transfer de sucesso é necessário que a empresa realize uma pesquisa de mercado que identifique regiões onde o turismo é aquecido, onde há necessidade de maior número de serviço de transfer, qual o diferencial das agências existentes e como a agência nova poderá se destacar.

Concorrência do serviço de transfer

O serviço de transfer encontra diversas formas de concorrer no mercado e precisa encontrar soluções para concorrer, pois o segmento é bem competitivo e os fatores de concorrência neste setor são os seguintes:

  • A escolha da frota com as melhores marcas de carros e de vans,
  • A escolha dos funcionários que devem ser prestativos e cordiais,
  • Com a pontualidade e com diferencial nos serviços, sem contar os preços que devem ser competitivos.

Clientes do serviço de transfer

Os clientes do serviço de transfer podem ser particulares, empresas públicas e privadas ou agências de turismo. O importante é conhecer o perfil dos clientes, do mercado e o diferencial para concorrer neste negócio. Para isso pesquise quais clientes prováveis e também o nível de serviço para competir nesse ramo.

Pesquise necessidades e expectativas dos clientes, como também os principais motivos de reclamações dos clientes nos PROCON e outras instituições. Ou seja, a dica é preparar um serviço ideal para a conquista dos clientes.

 Diferencial do serviço de transfer

 No serviço de transfer, os diferenciais poderão ser transporte de animais, transporte adequado para pessoas com deficiência e a variedade de serviços como transfer de executivos, grupos religiosos, empresas diversas para realização de transfer corporativo, transfer receptivo, de traslados em pontos turísticos, transfer para serviços burocráticos e ainda para agências de turismo.

O diferencial faz com que os serviços alcancem maiores requisitos de qualidade na opinião dos clientes fazendo com que o serviço seja mais competitivo e aceitável.

Já a diversificação de serviços aumenta a capacidade de atender diversos clientes, o que possibilita qualidade, economia de escopo e maior lucro para a empresa. Quanto mais, melhor. Quanto mais serviço se oferece, mais experiência no mercado e visibilidade a empresa de serviço de transfer conquista.

Estrutura do serviço de transfer

O serviço de transfer precisará de um departamento para atendimento telefônico, recepção de clientes na entrada da empresa, escritório e sala de reuniões.

Na recepção, pode funcionar também uma espécie de secretaria vazada ou sala fechada para serviços de pagamentos de clientes, recepção de pacotes, ou então uma sala que funcione o departamento de  almoxarife e processamento de contas a pagar.

Ainda um espaço para garagem com guarda e manutenção dos veículos e depósitos de produtos automotivos para manutenção e limpeza. O local deve ter câmeras de segurança, alarme.

Pessoal do serviço de transfer

Estes serviços podem envolver diversas situações de stress como trânsito, imprevistos e outros transtornos, por isso para trabalhar com serviço de transfer é necessário que os funcionários tenham competências comportamentais como a paciência, bom humor, cortesia, gentileza, controle e outras qualidades capazes de contornar uma situação indesejada.

A equipe deve ser formada por:

Recepcionista – que seja atenciosa, educada e prestativa.

Auxiliar administrativo – que seja um profissional com competência e qualificação, vontade de aprender e lidar com mudanças, trabalhar sob pressão, ser ágil e produtivo.

Motoristas – deve ter qualificação como atendimento ao público com cortesia, ser prestativo, educado, saber lidar com diversos públicos, etc. Saber mais de um idioma será um diferencial não só para o profissional, como também para a empresa.

Precisará ainda de outros profissionais para atendimento telefônico, administração geral e outros serviços.

Investimentos no serviço de transfer

As empresas de serviço de transfer devem investir em veículos novos, manutenção, na compra de computadores, uso da tecnologia para processos com automação que fará uso de softwares para controle de estoques, controle de clientes, de contratos e outros.

Estratégias do serviço de transfer

O importante é que a empresa de serviço de transfer analise todas as possibilidades de conquistar os clientes, agregar valor aos serviços e crescer com maturidade no atendimento, que é o que buscam as empresas de serviços. Para isso é necessário medir constantemente a satisfação dos clientes, encontrar formas de melhorar os serviços e fidelizar maior número de clientes.

Divulgação do serviço de transfer

Para divulgar o serviço de transfer considere os nichos de mercado a se atender, sendo empresas agências de turismo, transfer corporativo e outros.

O plano de divulgação dos serviços oferecidos deve ser direcionado a diversos públicos do serviço de transfer e com diversas ferramentas e mecanismos de divulgação, ou seja, para diferentes públicos tenha diferentes mecanismos, como folders, anúncios na internet, uso do rádio, jornais, sites e diretórios sobre turismo.

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Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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