Fábrica de Caixas de Papelão

Fábrica de caixas de papelão
Fábrica de caixas de papelão

Para quem está pensando em abrir um negócio próprio, por que não escolher uma fábrica de caixas de papelão? As caixas de papelão são usadas em mudanças, em lojas de sapato, servem para transportar eletrodomésticos e muitos outros tipos de mercadoria, são úteis para guardar documentos, para embrulhar presentes, colocar alimentos e muito mais. As caixas de papelão possuem todas essas funcionalidades e são bem fáceis de ser produzidas.

Quando um negócio é aberto, existem os pontos positivos e negativos e o empreendedor precisa colocar no papel todos eles, mas não deve desanimar pelo fato de existirem dificuldades, pois elas estão presentes em todo e qualquer tipo de negócio.

Por conta disso, saiba que produzir caixas de papelão pode ser bem vantajoso, porque o material não é caro, é muito usado, além de poder se reciclado, inclusive, barateando ainda mais toda a linha de produção. Nesse sentido, usar esse argumento em tempos de valorização da natureza é perfeito para o sucesso.

Os pontos negativos são aqueles inerentes a toda abertura de negócio, como o risco que se tem de não dar certo e os altos custos envolvidos, mas com bastante planejamento e trabalho árduo o empresário é capaz de conquistar o seu lugar no mercado.

Mercado de fábrica de caixa de papelão

Montar uma fábrica de caixas de papelão é uma ótima chance para aqueles que objetivam ganhar dinheiro por meio de públicos que ainda não possuem fornecedores com baixo custo.

► DICA IMPORTANTE!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias em um chute!


Para ilustrar essa situação, basta verificar a realidade brasileira. Atualmente, há diversas empresas de grande porte nesse setor de atividade, contudo, elas somente fecham negócios com outras se forem para quantidades elevadas. O que ocorre então é que micro e pequenos empresários que tenham seus empreendimentos ficam extremamente prejudicados e são obrigados a fazer encomendas com essas grandes. A conseqüência mais dura é que pagam alto por isso, gastam com estoque e ainda são prejudicados, porque o produto pode se deteriorar na armazenagem, o que significa perda total de investimento.

Tendo em vista então esse cenário, aqueles que pretendem abrir uma fábrica de caixa de papelão devem olhar para micro e pequenos empresários que estão atrás de fornecedores que atendam suas necessidades.

Analisando a concorrência e conquistando mercado

Mas como competir com as grandes indústrias que estão há tanto tempo no mercado? Uma dica já foi dada, que é atender aos pequenos e micro empresários, que desejam fazer encomendas menores. Outra orientação é tentar agregar valor ao negócio para poder ter possibilidades de competir efetivamente. Por exemplo, usar a personalização, como fornecer caixas de papelão com logotipo e identificação dos clientes ou visitar potenciais clientes com amostras em mãos, como produtores de alimentos, de calçados e gráficas é um caminho para conquistar o mercado.

Clientes da fábrica de caixa de papelão

Os clientes da fábrica de caixa de papelão são a indústria em suas diversas modalidades, lojas de sapato, de vestidos de noiva, de roupas em geral, restaurantes, bares, lanchonetes, transportadores e pessoas físicas em geral.

Por conta disso, é importante analisar quais os clientes estão sendo atendidos pela concorrência já existente e quais ainda podem ser ou que podem receber produtos e tratamentos diferenciados. Por conta disso, é importante lançar mão de uma ferramenta imprescindível: a pesquisa de mercado.

É por meio dela que a realidade se descortina e tudo fica mais claro ao empresário que deseja ingressar nesse ramo de atividades.

Como tornar a empresa conhecida

Como a maior parte da clientela é composta por pessoas jurídicas, o primeiro passo é fazer reuniões com esses intermediários, levar amostras do papelão e mostrar ainda as suas vantagens comparando com o a realidade que eles praticam (leve os dados mais relevantes da pesquisa de mercado, prove que comprar com você é mais vantajoso).

Uma segunda maneira de fazer com que o negócio fique bastante conhecido é através das mídias especializadas: são revistas, sites e jornais voltados aos empresários. Por conta disso, publicar anúncios nesses espaços garante também um maior conhecimento a respeito do negócio.

Criar um site é fundamental para mostrar informações que porventura não tenham sido ditas nas reuniões ou que não estejam claras o suficiente nos anúncios. Os dados sobre o negócio devem estar bem claros, dispostos de tal maneira que o internauta não necessite clicar mais do que três vezes para achar uma informação.

Investimentos, maquinário e contratação de pessoal

Para começar o negócio de produção de caixas de papelão, é preciso ter um investimento inicial em equipamentos e instalações em torno de R$160 mil, contando com equipamento riscador, impressora flexográfica monocolor, serra de disco com quatro lâminas e mobiliário de escritório como telefone, impressora, computador e fax.

Existe uma quantidade mínima de funcionários para tocar o negócio: o dono do empreendimento, dois empregados para a impressora, dois para fazer a colagem das caixas, um motorista e um operador de serra.

Localização da fábrica de caixa de papelão

A fábrica de papelão deve estar situada em uma região onde não haja grande movimentação de carros e de pessoas, pois o movimento dos veículos que farão a entrega das caixas será grande e isso pode ser bastante prejudicial à localidade, contribuindo então para uma hostilidade por parte da população.

Reparar se a rua alaga em dias de chuva é fundamental, pois essa situação prejudica todas as entregas de produtos e chegada de material fornecido.

A planta do imóvel deve ser conferida para constarem ali as mudanças feitas nele ao longo dos anos. Veja também se os impostos estão pagos. Essas duas informações são obtidas no governo municipal. É nele também que o dono do negócio saberá se o local desejado para estabelecer a fábrica pode realmente abrigar tal tipo de atividade.

A localização é muito importante para o sucesso do negócio. Estar perto dos clientes e dos fornecedores é fundamental para conseguir atrair mais consumidores, pois assim toda a linha de produção terá mais chances de ser atendida de maneira eficiente.

Dicas de negócio

Se você quer buscar um diferencial e ainda aproveitar todo o discurso envolvendo sustentabilidade e equilíbrio da natureza, não deixe de produzir caixas de papelão que sejam descartáveis. Elas também são de boa qualidade e podem ser usadas para guardar e transportar vários tipos de produtos, da mesma maneira que as que não são de material reciclado.

Além disso, quando você fornecer esse tipo de material poderá ainda dizer aos seus clientes que eles podem comunicar também que as caixas são recicladas, que contribuem para um meio ambiente mais sustentável, porque não foi necessário derrubar árvores para fabricá-las.

O preço dessas caixas de papelão é bom, inclusive são mais baratas do que as tradicionais e isso é um fato positivo para o produtor e para os clientes.

Outra orientação diz respeito ao site: quando uma página eletrônica é feita, é muito importante ter noção plena que clientes de regiões distantes da sede da fábrica possam fazer compras e por conta disso, se a intenção for essa, saiba também que é necessário estudar toda a logística de entrega do produto e confira se isso não gerará mais gastos do que lucro.

Ficou interessado em ter uma fábrica de caixas de papelão? Deixe seu depoimento aqui:

4.67 avg. rating (90% score) - 3 votes

 

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

23 COMENTÁRIOS

  1. Negócio muito lucrativo. Trabalho no ramo há 12 anos, penso em montar a minha própria empresa, então poderia dar uma dica de onde conseguir maquinário mais em conta, como usados? E onde conseguir financiamentos para iniciar uma empresa?
    Obrigado.

    • Olá
      Prezado Arnaldo,
      Tenho a intenção de montar uma industria para fabricar caixas de papelão, destinados especificamente a frigorificos, empresa meveleira e de vidros! estou ainda na fase de estudos! A estrutora e as instalaçoes (local e barracao), vem através de incentivo da Prefeitura! Os maquinários necessários, pretendo obter através de financiamento junto ao BNDES. A minha duvida principal disz respeito a matéria prima, onde e de quem adquirir! Como tem experiencia no ramo, gostaria de informações a respeito do negócio.
      desde já Agradeço
      At…
      Valmor

  2. ACHEI MUITO INTERESSANTE,GOSTEI MUITO, GOSTARIA DE SABER ONDE EU PODERIA COMPRAR OS EQUIPAMENTOS, SERÁ QUE EXISTE ALGUM TIPO DE FINANCIAMENTO? ALGUMA FACILIDADE NESSE TIPO DE NEGÓCIO?

  3. Quero trabalhar em casa. A princípio, a idéia de ter uma máquina que faz caixas de papelão me pareceu lucrativa, mas quando li logo a cima o valor que eu teria que investir(160,000), desanimei porque não quero uma fábrica, e sim uma rendinha extra. Que outra idéia poderia ser considerada? Vocês podem me ajudar? Obrigada

  4. gostaria muito de montar uma pequena fabrica de caixa de papelao,mas não sei onde comprar uma maquina de corte e vinco mais enconta,e que atenda as nesseçidades de montar caixas de pizza,sapatos e (etc)…e onde encontrar a materia prima.SE alguem puder me indicar ficarei muito agradecido.OBRIGADO!!!

  5. Gostaria de montar uma fábrica de caixas de papelão! Tenho conhecimento na área de vendas,tenho um local execelente para montar a fábrica, mas não sei exatamente que tipos de caixa seria melhor fabricar…..
    É negócio fabricar muitas opções de caixas?

    Gostei muito da matéria sugerida!

  6. ola gostei deste negocio fabriga de papelão tb tou montando uma traspotadora se vcs precisa de camininhao pra fazer entrga por favor entre em contato des de já obrigado morro em anapolis goias

  7. eu recolho e prenso papelao aqui na minha cidade e regiao eu em media 60 tonelada mensal sera possivel montar uma fabrica de caixa de papelao aqui
    e como comprar maquinario e obter financiamento para montar essa fabrica

  8. quero montar uma fabrica de caixa de papelao como faco para conseguir o maquinario e financiamento tenho em media 60 tonelada de papelao mensal

  9. Quero montar uma fabrica de caixas de papelão, e preciso saber quais maquinas seriam essenciais para começar uma produção pequena, incluso impressora.
    no aguardo

  10. Boa tarde, estou pesquisando esse mercado a algum tempo, gostaria de mais informações sobre maquinário usado, tendo em vista o fechamento de algumas empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.