Como Abrir Uma Empresa de Organização de Casamentos

como abrir uma empresa de organizacao de casamentosOs profissionais que escolhem a organização de casamentos como carreira e oportunidades de negócio escolhem porque sentem um imenso prazer e satisfação em fazer parte da história de vida do casal participando de um dos momentos mais preciosos da vida do casal.

As empresas de organização de casamentos acompanham a trajetória dos noivos e da família dos noivos por meses e meses e assim conseguem descobrir quais seus sonhos e desejos quanto a realização do evento casamento.

Mercado de organização de casamentos

Os lugares que trabalham com organização de casamentos são muito procurados por agregar valor cuidando de todos os assuntos referentes ao evento.

Dessa forma, as empresas de organização de casamentos têm a função de orientar, planejar, prestar consultoria e outros serviços que estarão de acordo com as necessidades dos noivos e da família, e que desenvolverão o evento como um todo.

Quando elas são contratadas, o resultado é que reduz a preocupação com detalhes como fornecedores de serviços, fornecedores de bufett que estão homologados e possuem qualidade na apresentação de serviços e produtos.

O ramo de organização de casamentos possui concorrência mediana pelo motivo de que são poucas as empresas que conseguem atingir profissionalismo e confiança dos clientes que terão como resultado a permanência no mercado.

Pesquisa de mercado nas empresas de organização de casamentos

Ao pesquisar o ramo de organização de casamentos, os empresários perceberão que o segmento de eventos está em ascensão, mas como a organização de casamentos é um setor mais peculiar e exige maiores cuidados ao serem percebidos os pontos fortes e fracos do mercado.

Por exemplo, no ramo de organização de casamentos, as empresas mais competitivas são aquelas que conseguem diversificar seus serviços e oferecer mais opções para os clientes.

Outra questão a ser verificada na pesquisa de mercado é quanto à região em que a organizadora fixará suas atividades, podendo servir a clientela da própria cidade e regiões vizinhas.

O importante nessa pesquisa sobre regiões para atuação é verificar a renda per capita, sabendo que os consumidores que mais contratam esses serviços são os consumidores das classes A e B, então verifique qual a renda da região e prefira bairros ou cidades próximas à população dessas classes.

Pesquise também sobre a necessidade da região por serviços de organização de casamentos, a necessidade da região por esses serviços, os hábitos dos clientes locais, faixa etária da região e a cultura de casamentos tradicionais.

Não se esqueça de pesquisar ainda a concorrência local, como elas trabalham, quais os critérios de serviços, políticas das empresas e preços praticados, etc. Para isso consiga uma forma de frequentar alguns eventos da concorrência ou realize visitas formais como forma de benchmarking.

Outro empreendimento no setor e que pode ser lucrativo é montar uma loja de artigos para noivas. O que acha?

Vai dar lucro?

Localização da empresa de organização de casamentos

Depois de realizadas as pesquisas de mercado, fica mais fácil encontrar um local um ideal para instalação da empresa de organização de casamentos.

O ideal é um local que ofereça potencial consumidor, infraestrutura necessária, fornecedores próximos e outras comodidades.

Divulgação da empresa de organização de casamentos

As empresas de organização de casamentos poderão divulgar seus serviços na internet, que é um canal de maior permanência na mídia; no rádio, que poderá ficar também na mídia por maior tempo; nas revistas especializadas, como a Revista Noivas, etc.

Outras formas de divulgação é estabelecer parcerias com fornecedores de serviços de eventos assim haverá uma troca de divulgação ou até de serviços contratados.

Por exemplo, a empresa de flores a ser contratada mantém folders e cartões de visitas das empresas de organização de casamentos. Lojas que vendem vestidos de noivas ou aluguel de roupas é outra opção de local em que possam ser divulgados os serviços de organização de casamentos.

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Estrutura da empresa de organização de casamentos

As empresas de organização de eventos devem saber vender seus serviços em sua própria estrutura. Sendo assim, devem organizar vitrines com os produtos que serão utilizados nos casamentos, como lembrancinhas, bolos do buffet para provas, portfólio com fotos da decoração, serviços de recepção, cerimonial, apresentação de DJ, fotógrafos e outros.

Fornecedores de serviços de organização de casamentos

As empresas de organização de casamentos trabalham com fornecedores de serviços e de artigos. Para o fornecimento de serviços, as empresas podem contar com os serviços especializados de empresas ou profissionais liberais, serviços como DJ, decoração, floricultura, bandas, garçons, segurança, recepção e cerimonial.

Vai dar lucro?

Ela deverá procurar quais fornecedores serão credenciados para o fornecimento de artigos. A dica é que para cada artigo, tenha até três fornecedores homologados, a fim de que o fornecimento não fique em falta ou ocorram atrasos e outras impossibilidades.

Os fornecedores homologados devem constar no cadastro da empresa, com a especificação dos artigos e deverão ser escolhidos com os critérios de qualidade, preço, localização, entregas e outros requisitos que serão importantes para a empresa.

Serviços oferecidos em uma empresa de organização de casamentos

Como falamos acima, quanto mais serviços oferecidos pelas empresas de organização de casamentos, melhor. Por isso, as empresas devem abrir o leque de serviços oferecidos, possibilitando as famílias dos noivos contratarem apenas serviços que são do seu interesse.

Claro que existirá um pacote básico de serviços que a empresa deve oferecer sem que seja retirado nenhum item.

Estratégia de crescimento de uma empresa de organização de casamentos

De acordo com o sucesso e expansão da empresa, a organizadora de casamentos poderá oferecer serviços dentro do ramo de eventos e que não são voltados apenas para casamentos, mas que poderá aproveitar a estrutura da empresa.

Esses eventos podem ser conferências, congressos e seminários, que não têm o mesmo custo que casamentos e que aproveita serviços de som, iluminação, vídeo, filmagem, fotos, cerimonial, buffet, segurança e outros.

Para a empresa de organização de casamentos crescer não é difícil, basta criatividade e aproveitamento inteligente dos recursos. É claro que, antes de qualquer passo a frente, é necessária uma análise de desempenho da empresa e planejamento geral tanto operacional quanto financeiro.

Processo produtivo da organização de casamentos

De forma geral, as empresas de organização de casamentos deverão organizar seus processos com as seguintes etapas:

  • Processos de atendimento aos aspectos legais para abertura e formalização da empresa,
  • Elaborar processo de alocação de recursos,
  • Criação de marca e contexto da organização de eventos para apresentação e divulgação da empresa,
  • Plano de marketing e de comunicação com clientes e com fornecedores,
  • Desenvolvimento dos modelos de decoração e infraestrutura geral das organizações de casamentos.

Ela deverá ser transparente quanto a seus atos e constituir um ambiente integrador. Por isso, sempre ao término do evento, apresente para clientes e para a equipe a planilha de custos e agradeça a cada um individualmente pela participação, comemore bons resultados com a equipe e premie desempenhos. Um simples elogio fará toda a diferença.

Para comemorar bons resultados, primeiro é necessário que a empresa estabeleça metas de qualidade e desempenho, critérios mensurados numericamente e que sejam revelados em relatórios. Um bom critério, por exemplo, é a diminuição de taças de vidro quebradas.

Pessoal de uma empresa de organização de casamentos

As empresas de organização de casamentos deverão contar com colaboradores animados, que gostam do que faz, mesmo que esse pessoal seja terceirizado.

A experiência, o envolvimento, a capacidade de aprender e desejo de ver a empresa de organização de casamentos crescer deverá ser requisito para a seleção de pessoal.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Olá, tenho interesse pelo projeto e implantação da usina de lixo, gostaria de saber o custo e orçamento de um investimento deste porte conto sua consultoria.
    Atenciosamente,
    André Gramacho

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