Representante Comercial – Como Iniciar na Atividade

Representante comercial como iniciar na atividade
Representante comercial – Como iniciar na atividade

O Representante Comercial, como o próprio nome indica, representa o produto. Uma das funções primordiais do Representante está ligada à Administração de Marketing, pois as suas atividades devem ser voltadas para a fixação de uma marca ou produto novos, ou à manutenção da imagem de produtos e marcas, portanto, a responsabilidade desse profissional é imensa diante da missão mercadológica que ele assume.

Para iniciar na atividade como Representante Comercial, o profissional deve se identificar com os produtos que ele representa, pois não é só vender, é um trabalho de responsabilidade pelo produto que representa, devendo conhecer todas as especificações, características técnico-científicas, informações sobre distribuição, conservação, condições de vendas e outros.

O mercado para o Representante Comercial

O Representante Comercial tem um amplo mercado e pode ser contratado por fornecedores de grande, médio e até pequeno porte. Poderá representar produtos da indústria farmacêutica, que tem sempre novos lançamentos, ou ainda poderá representar produtos da indústria cosmética, de alimentos e outros.

Para ingressar na carreira, o profissional deverá ter escolaridade que lhe tenha dado bons conhecimentos em português e matemática ou graduação completa em Administração de Empresas, que será um diferencial. Possuir veículo próprio, notebook e ter disponibilidade para viajar são requisitos básicos e essenciais para iniciar na profissão de Representante Comercial.

Registro Autônomo do Representante Comercial

Para iniciar como Representante Comercial Autonomo, o profissional poderá se registrar como autônomo e seguir os seguintes passos:

  • Comparecer a sua Prefeitura Municipal para averiguar o documento de Carteira Profissional ou Carteira do Órgão de Classe. Caso ainda não possua a Carteira no órgão, deverá realizar o registro (no caso o órgão é o CORE).

Precisará comparecer na Prefeitura  por causa do Alvará de Funcionamento, caso o Representante Comercial monte uma firma com estabelecimento que não funcione em sua residência.

  • O outro passo para a formalização do Representante Comercial como autônomo é se inscrever no INSS para obtenção dos direitos previdenciários ao trabalhador autônomo.

É importante lembrar que a Representação Comercial não poderá ser exercida por Personalidade Jurídica que se enquadre e recolha impostos com base no Regime Simples Nacional ou MEI (Microempreendedor individual), pois a Representação é uma entidade de caráter profissional e o autônomo deverá ser registrado no Conselho Regional de Representação Comercial.

Quem pretende abrir uma empresa de Representação Comercial,deverá ter o Registro de todos os profissionais no CORE, registro no Conselho Regional – o CORE a Pessoa Jurídica, obter o CNPJ na Junta Comercial, inscrever a empresa na Receita Federal e recolher anuidade para o Conselho Regional.

O Contrato Social para Representação Comercial só terá efeito quando do início da atividade.

Atividades de um Representante Comercial

A atividade de Representante Comercial é destinada a pessoas com comprometimento. Manter um bom relacionamento com os clientes é essencial.

Estude técnicas de relacionamento, persuasão e vendas, lembre-se, seu sustento provém dos clientes comprarem ou não o seu produto!

É necessário possuir características como persistência, paciência e habilidade de negociação, pois normalmente se faz necessário a realização de mais de uma visita periódica, já que o pós-venda é um processo importantíssimo para a gestão do ramo. As habilidades do Representante Comercial são necessárias para o atendimento de situações como: reclamações, devolução dos produtos com defeitos e outros.

A maioria das atividades do Representante Comercial será voltada às habilidades de Marketing, comunicação, organização e outros.

O Representante Comercial deverá exercer atividades rotineiras como arquivar os pedidos de vendas e elaborar relatórios, ou ainda atividades mais complexas como prever tendências de mercado, elaborar um plano de vendas, participar em feiras e conferências.

Divulgação do Trabalho de um Representante Comercial

O Representante Comercial divulgará seus produtos e serviços com capacidade de oratória e desenvoltura, sem vícios de linguagem ou uso de clichês. Poderá contar também com recursos que o ajudará a representar o produto como folders, amostras e até gráficos.

Clientes de um Representante Comercial

O Representante Comercial poderá contar uma ampla carteira de clientes, dependendo da sua capacidade de atender com qualidades, o que poderá ampliar seu networking e ainda seus conhecimentos. Deverá também ter habilidades e conhecimentos mercadológicos necessários para que conheça as tendências de mercado: esses conhecimentos serão úteis na escolha de serviços a realizar, pois é melhor para a carreira do Representante se representar produtos e marcas que com certeza serão bem sucedidos no mercado.

Para saber isso é interessante fazer uma pesquisa de mercado.

Portanto, para uma adequada representação, o Representante Comercial deverá acreditar nos produtos e serviços que representa e assim realizar um serviço que transmita tranquilidade, segurança e confiabilidade.

Investimentos de um Representante Comercial

Os investimentos iniciais necessários para a formação da empresa e início das atividades de um Representante Comercial incluem custos com equipamentos, como computadores, impressoras, fax, telefones, materiais de expediente, legalizações, softwares especializados para contabilidade, despesas com gráfica e outros, o que dará um investimento total no valor médio de R$20.000,00 reais, podendo passar disso dependendo da estrutura e número de clientes.

Para o Representante comercial iniciar na atividade de forma competente e com sucesso, deverá realizar um trabalho de maneira que os produtos cheguem aos diversos pontos do país, ou fora dele, atendendo ao consumidor final com qualidade e participando da Cadeia de Valor de forma responsável, com comprometimento, ética, ou seja, honrando sempre a profissão.

Comente se o post ajudou você a se decidir em ser ou não um Representante Comercial!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

45 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria muito de montar uma loja Vivo em minha cidade, porque onde moro não tem. Preciso de ajuda, pois não sei onde conseguir contato para me informar. Como devo fazer?

  2. Gostaria de trabalhar com representação de produtos eletrônicos voltados para a praticidade do cotidiano das pessoas, como celulares, sites pessoais e de empresas, alarmes, GPS etc. Mas pelo que li, tem muita burocracia para ser um representante. É possível representar algum produto sem ter firma e estar registrado no core?

    • Tem que se registrar no core como Autônomo, não se preocupe com burocracias, pois elas são importantes para o bom funcionamento da profissão.

    • Pelo que eu entendi o CORE eh apenas um sanguesuga que não faz nada idêntico ao CREA e outros órgãos burocráticos em nosso país. Nosso país nao cresce em função dessa burocracia enorme e falta de liberdade. Os emprendedores e trabalhadores sustentam várias classes de vagabundos criado no regime de Getúlio Vargas, os Sindicatos e entidades de classe.
      Não desanime, faça o mínimo necessário junto a esses órgãos sanguessugas, coloque energia no seu negócio.

    • Bom dia, você precisa pagar esta taxa anual que hoje esta aproximadamente 500,00, mas todo ano muda e aumenta……fale com Contador que ele faz tudo o que precisa.

  3. Olá trabalhamos com um produto que encaixa com seu perfil.

    Não tem carteira assinada, é como autônomo, você compra e revende. Compra mínima para iniciar: R$ 450,00

    Caso tenha interesse entre em contato.

  4. ola gostaria de abrir uma loja de acistencia e revenda de aparelhos eletronicos e pricipalmente trabalhar com a vivo em minha cidade nao tem nem quem cadastre um chip da vivo se puderem me ajudar agradeço obrigado

  5. Bom dia! á muito tempo tenho vontade de ingressar nessa profissão,mais não sei por qual caminho sera mais fácil, alimentação,cosméticos,roupas etc.mim ajude sinto muitas dúvidas,outra coisa é melhor iniciar como autônoma ou pessoa juridica? qual a que melhor mim trara retorno mais rápido? e qual a diferença de uma pra outra.

    • Olá Francisca, dedique um pouco do seu tempo à leitura de uma gramática, pois você apresenta dificuldade em alguns pontos básicos. Você precisa melhorar a pontuação, o pronome “me” em vez de “mim” e a conjunção “mas” em vez de “mais”… Boa sorte!

    • Bom dia Uma otima opção para vc começar, pelo menos na área de Coméstico e a Mary Kay onde vc se cadastra faz seus pedidos e revende seu lucro pode ser de ate 40% exemplo simples se vc fizer um pedido de 1000 reais seu lucro hj seria de 318 reais no seu desconto na compra mais simplres de 25% no maior que é de 40% vc faz um pedido de no minimo de 2.900,00 paga 1740 reais seu lucro seria de 1160 reais isso como consultora mary kay e ainda tem a carreira que é muito boa. se quiser conhecer mais ligue para consultora Marcia tel 21 998793701 operadora vivo. ela vai te orientar e te dar todos detalhes de como se tornar uma consultora e tudo sobre a carreira vcpode chegar a diretora em ate 1 ano dependendo do seu esforço não perca tempo.

  6. GOSTARIA DE ALGUMAS SUGESTÕES DE COMO FAZER UMA SOCIEDADE, SENDO UM ESCRITORIO QUE IREMOS FAZER VENDA DE CONSORCIO, COMO MONTAR ESSE CONTARTO??

  7. gostaria de abrir uma representação comercial pj de materiais hospitalares.Gostaria de saber como fazer pois pesquisando pela internet so consigo enxergar vagas de emprego em empresa de representação.Gostaria de ter a minha propria

  8. Gostaria de ter a representação da vivo em telefonia empresarial. Com quem posso falar ? Quais são as exigências da empresa.
    No aguardo de um retorno
    Debora

  9. Ola gostaria de obter informações. Como posso ser representante comercial….PRA COMEÇAR EU TERIA QUE PROCURAR UMA EMPRESA E OU ONDE E QUEM DEVO PROCURA PRA COMEÇAR A TRABALHAR…PRECISO DE INFORMAÇÕES. POR EXEMPLO GOSTARIA DE FAZER VENDAS DE PRODUTOS DE LABORATORIO DE SAÚDE;A UQEM DEVO PROCURAR PARA COMEÇAR. ( Desculpem mas o meu notebook não esta funcionando as teclas de virgula e interrogação) Um abraço obrigada pela atenção!

  10. Olá pessoal!
    Estou selecionando 5 pessoas para trabalhar representando a nossa empresa.

    Ligue para:
    (85) 9.8610 6073 – Oi
    (85) 9.9768 2688 – Tim

  11. AMIGO MONTEI UM SUPERMERCADO E NAO GOSTEI MAS TENHO UMA CONSITÊNCIA EM CONVERSAR COM AS PESSOAS E GOSTEI DE TRABALHAR COM ATACADO. ENTÃO GOSTARIA DE TOMAR UM CURSO DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL E REPRESENTAR PRODUTOS COM MAIS EFICIÊNCIAS E COMPOSTURA. FAVOR RESPONDER, GRATO.

  12. Primeiramente, temos que aprender a escrever corretamente, pois lidar com público escrevendo do jeito que eu estou vendo aqui, vai ficar osso….

  13. Caríssima Francisca não existe um caminho mas fácil tanto em cosméticos como em alimentação para se iniciar uma carreira comercial o primeiro requisito chama-se atitude. E tudo te será dado pela experiência no dia dia.

  14. Pretendo trabalhar na área! os amigos podem me dizer se eu mesmo morando em uma cidade pequena consigo sucesso como representante comercial e se realmente é necessário o investimento de 20 mil reais?

  15. Me registrei no CORE como Representante Pessoa Física.
    Quais os próximos passos para eu registrar minha empresa na prefeitura, ou seja, como obter o alvará de funcionamento para Representante Pessoa Física ?
    Desde já agradeço.

  16. Empresa do varejo seleciona Distribuidores com vontade de crescer para realizar trabalho nas horas vagas

    Não é emprego de carteira assinada.

    Não precisa deixar de trabalhar no seu emprego.

    Para maiores informações entre em contato no whatsapp 21 965620512

    Obs. Atendimento somente pelo whatsapp

    Atenciosamente Jose Correia Consultor

  17. O que preciso fazer para conseguir uma representaçāo de vendas?
    Preciso que me informe sobre que documentação é necessária.
    Obrigado

  18. gostaria de trabalhar como representante Comercial aqui no estado de Alagoas e Sergipe, tenho bom relacionamento com empresários de vários segmentos, possuo uma boa comunicação e habilidade em planejamento e sou uma pessoa organizada.

  19. Informações quanto a documentação entre no site do core de seu estado. A profissão é atraente desde que não desista no primeiro não.

  20. Com certeza, palavras muito bem explicadas e resolvedoras de incertezas causadas pelo o primeiro contato com o tema; No momento estou me tornando um profissional nesta área e clariei muito meu conhecimento.

  21. Boa noite, ao tema postado tenho uma grande afinidade pois vendo geladeira pra esquimó rsrsrsrsr, mais no sentido de ser um pai de família pra poder garantir seu sustento…
    enfim vejo dificuldades em como procurar empresas pra mim pode representar…tenho carro própio e habilitação…

  22. Gostaria de.montar um negócio com produtos da Natura pronta entrega, porém já tentei falar com meus fornecedores onde compro , mas sempre fogem do assunto desviando do foco dá conversa, podem me ajudar quais são os passos pra iniciar este tipo de negócio?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here