Representante comercial – Como iniciar na atividade

Por:

Representante comercial - Como iniciar na atividadeO Representante Comercial, como o próprio nome indica, representa o produto. Uma das funções primordiais do Representante está ligada à Administração de Marketing, pois as suas atividades devem ser voltadas para a fixação de uma marca ou produto novos, ou à manutenção da imagem de produtos e marcas, portanto, a responsabilidade desse profissional é imensa diante da missão mercadológica que ele assume.

Para iniciar na atividade como Representante Comercial, o profissional deve se identificar com os produtos que ele representa, pois não é só vender, é um trabalho de responsabilidade pelo produto que representa, devendo conhecer todas as especificações, características técnico-científicas, informações sobre distribuição, conservação, condições de vendas e outros.

O mercado para o Representante Comercial

O Representante Comercial tem um amplo mercado e pode ser contratado por fornecedores de grande, médio e até pequeno porte. Poderá representar produtos da indústria farmacêutica, que tem sempre novos lançamentos, ou ainda poderá representar produtos da indústria cosmética, de alimentos e outros.

Para ingressar na carreira, o profissional deverá ter escolaridade que lhe tenha dado bons conhecimentos em português e matemática ou graduação completa em Administração de Empresas, que será um diferencial. Possuir veículo próprio, notebook e ter disponibilidade para viajar são requisitos básicos e essenciais para iniciar na profissão de Representante Comercial.

Registro Autônomo do Representante Comercial

Para iniciar como Representante Comercial Autonomo, o profissional poderá se registrar como autônomo e seguir os seguintes passos:

  • Comparecer a sua Prefeitura Municipal para averiguar o documento de Carteira Profissional ou Carteira do Órgão de Classe. Caso ainda não possua a Carteira no órgão, deverá realizar o registro (no caso o órgão é o CORE).

Precisará comparecer na Prefeitura  por causa do Alvará de Funcionamento, caso o Representante Comercial monte uma firma com estabelecimento que não funcione em sua residência.

  • O outro passo para a formalização do Representante Comercial como autônomo é se inscrever no INSS para obtenção dos direitos previdenciários ao trabalhador autônomo.

É importante lembrar que a Representação Comercial não poderá ser exercida por Personalidade Jurídica que se enquadre e recolha impostos com base no Regime Simples Nacional ou MEI (Microempreendedor individual), pois a Representação é uma entidade de caráter profissional e o autônomo deverá ser registrado no Conselho Regional de Representação Comercial.

Quem pretende abrir uma empresa de Representação Comercial,deverá ter o Registro de todos os profissionais no CORE, registro no Conselho Regional – o CORE a Pessoa Jurídica, obter o CNPJ na Junta Comercial, inscrever a empresa na Receita Federal e recolher anuidade para o Conselho Regional.

O Contrato Social para Representação Comercial só terá efeito quando do início da atividade.

Atividades de um Representante Comercial

A atividade de Representante Comercial é destinada a pessoas com comprometimento. Manter um bom relacionamento com os clientes é essencial.

Estude técnicas de relacionamento, persuasão e vendas, lembre-se, seu sustento provém dos clientes comprarem ou não o seu produto!

É necessário possuir características como persistência, paciência e habilidade de negociação, pois normalmente se faz necessário a realização de mais de uma visita periódica, já que o pós-venda é um processo importantíssimo para a gestão do ramo. As habilidades do Representante Comercial são necessárias para o atendimento de situações como: reclamações, devolução dos produtos com defeitos e outros.

A maioria das atividades do Representante Comercial será voltada às habilidades de Marketing, comunicação, organização e outros.

O Representante Comercial deverá exercer atividades rotineiras como arquivar os pedidos de vendas e elaborar relatórios, ou ainda atividades mais complexas como prever tendências de mercado, elaborar um plano de vendas, participar em feiras e conferências.

Divulgação do Trabalho de um Representante Comercial

O Representante Comercial divulgará seus produtos e serviços com capacidade de oratória e desenvoltura, sem vícios de linguagem ou uso de clichês. Poderá contar também com recursos que o ajudará a representar o produto como folders, amostras e até gráficos.

Clientes de um Representante Comercial

O Representante Comercial poderá contar uma ampla carteira de clientes, dependendo da sua capacidade de atender com qualidades, o que poderá ampliar seu networking e ainda seus conhecimentos. Deverá também ter habilidades e conhecimentos mercadológicos necessários para que conheça as tendências de mercado: esses conhecimentos serão úteis na escolha de serviços a realizar, pois é melhor para a carreira do Representante se representar produtos e marcas que com certeza serão bem sucedidos no mercado.

Para saber isso é interessante fazer uma pesquisa de mercado.

Portanto, para uma adequada representação, o Representante Comercial deverá acreditar nos produtos e serviços que representa e assim realizar um serviço que transmita tranquilidade, segurança e confiabilidade.

Investimentos de um Representante Comercial

Os investimentos iniciais necessários para a formação da empresa e início das atividades de um Representante Comercial incluem custos com equipamentos, como computadores, impressoras, fax, telefones, materiais de expediente, legalizações, softwares especializados para contabilidade, despesas com gráfica e outros, o que dará um investimento total no valor médio de R$20.000,00 reais, podendo passar disso dependendo da estrutura e número de clientes.

Para o Representante comercial iniciar na atividade de forma competente e com sucesso, deverá realizar um trabalho de maneira que os produtos cheguem aos diversos pontos do país, ou fora dele, atendendo ao consumidor final com qualidade e participando da Cadeia de Valor de forma responsável, com comprometimento, ética, ou seja, honrando sempre a profissão.

Comente se o post ajudou você a se decidir em ser ou não um Representante Comercial!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



9 comments on “Representante comercial – Como iniciar na atividade
  1. Agnaldo Cesar disse:

    Gostaria muito de montar uma loja Vivo em minha cidade, porque onde moro não tem. Preciso de ajuda, pois não sei onde conseguir contato para me informar. Como devo fazer?

  2. José Alexandre disse:

    Gostaria de trabalhar com representação de produtos eletrônicos voltados para a praticidade do cotidiano das pessoas, como celulares, sites pessoais e de empresas, alarmes, GPS etc. Mas pelo que li, tem muita burocracia para ser um representante. É possível representar algum produto sem ter firma e estar registrado no core?

    • renato martins disse:

      Tem que se registrar no core como Autônomo, não se preocupe com burocracias, pois elas são importantes para o bom funcionamento da profissão.

  3. Cesar de Souza Leão Filho disse:

    Gostaria de saber como consigo o CORE?

  4. Cesar de Souza Leão Filho disse:

    onde consigo o CORE?

  5. luiz leomar frank disse:

    ola gostaria de abrir uma loja de acistencia e revenda de aparelhos eletronicos e pricipalmente trabalhar com a vivo em minha cidade nao tem nem quem cadastre um chip da vivo se puderem me ajudar agradeço obrigado

  6. Edson Araujo disse:

    Tenho inteção em mudar de vida, pretendo ser representante comercial, estou procurando a maneira mais prática.

  7. Marcela lima da silva disse:

    posso tirar o coren tendo restrição.

  8. Francisca Rubênia Oliveira de Sousa disse:

    Bom dia! á muito tempo tenho vontade de ingressar nessa profissão,mais não sei por qual caminho sera mais fácil, alimentação,cosméticos,roupas etc.mim ajude sinto muitas dúvidas,outra coisa é melhor iniciar como autônoma ou pessoa juridica? qual a que melhor mim trara retorno mais rápido? e qual a diferença de uma pra outra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)