Como Abrir Uma Loja de Equipamentos de Segurança

Como abrir uma loja de equipamentos de segurança
Como abrir uma loja de equipamentos de segurança

Você já pensou em abrir uma loja de equipamentos de segurança? Veja dicas de como investir em um setor que ganha cada vez mais espaço.

Atualmente, existem alguns ramos de atividade que até pouco tempo atrás não tinham tanto mercado, como por exemplo, uma loja de equipamentos de segurança. Com a expansão do modelo de vida no qual as pessoas vivem em condomínios fechados, passeiam em shoppings centers e ainda procuram diversão onde estejam cercadas de câmeras de vigilância, nada mais concreto do que então abrir um negócio que tenha como norte essa realidade.

Além disso, a questão da segurança ultrapassa a vida social e encontra mercado, principalmente, no mundo dos trabalhadores, daqueles que necessitam de equipamentos que possam garantir que nenhum acidente acontecerá com eles. A legislação trabalhista está rigorosamente atenta a esse cenário e cobra das empresas ações nesse sentido.

Por conta desses fatores, a proposta de abrir uma loja de equipamentos de segurança é conveniente, pois ela vai exatamente suprir tais necessidades, colocando à disposição dos seus clientes produtos para proteções individuais (EPI) e coletivas (EPC), e ainda outros ligados às seguranças pessoal e patrimonial, como circuitos internos de TV,
trituradores de documentos, alarmes, entre outros.

Mercado

De uma maneira generalizada, os equipamentos de segurança movimentam o mercado. O crescimento desse ramo de atividade é tão forte que atualmente o país está nos primeiros lugares de blindagens de veículos de passeio, por exemplo.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O setor de equipamentos de segurança para a indústria cresce conforme o aumento das leis e fiscalização do Ministério do Trabalho.
Como são tantos os segmentos de mercado possíveis, a grande dica é definir o seu. É necessário se especializar, entender a fundo seus futuros clientes, como preferências de compras, frequência de compra e tipos de uso.

Clientes da loja de equipamentos de segurança

Para ganhar uma posição no mercado, é preciso analisá-lo do ponto de vista do consumidor e a partir daí definir quem você vai atender. Como já foi mostrado, existem diversos meios que precisam de equipamentos de segurança, mas de uma maneira geral, os clientes potenciais são empresas industriais e agrícolas, bancos, hospitais, construtora, laboratórios, residências, etc.

Divulgação da loja

Para divulgar os serviços da sua loja de equipamentos de segurança, o primeiro passo é procurar saber quais são as publicações especializadas que podem receber os anúncios do seu negócio.

Outra forma de conseguir tornar sua empresa conhecida é fazer um site com todas as informações possíveis. Dessa maneira, fica mais fácil para as pessoas saberem exatamente quais os serviços e produtos oferecidos por ela.

Localização da loja de equipamentos de segurança

A escolha do lugar onde vai funcionar o seu empreendimento é um passo muito importante para o sucesso dele. O local deve ter infraestrutura apropriada e condições que permitam o seu desenvolvimento.

É essencial avaliar se há fácil acesso a partir do perfil de seus clientes. Busque locais próximos a centros comerciais e com movimento de pessoas e área para estacionamento de carros e carga e descarga de caminhões.

As atividades econômicas da maior parte das cidades são regulamentadas pelo Plano Diretor Urbano (PDU), procure saber junto ao governo municipal se sua loja pode funcionar no local desejado.

Estrutura básica: equipamentos e pessoal

A estrutura básica da loja de equipamentos de segurança deve ter uma área mínima de 50 m², dividida entre área administrativa, estoque e loja.

As posições do mobiliário fazem toda diferença e devem ser ajustados de tal maneira que contribuam para ótimo funcionamento. Para chegar ao pleno funcionamento, considere o layout interno da loja, como ambiente, decoração, espaços para locomoção, luminosidade, entre outros e o externo, que são as vitrines, letreiros e fachada.

Será preciso ter um automóvel utilitário, dois telefones fixos, um celular, fax e computador.

No início, o número de funcionários será reduzido, sendo necessário ter o dono e um atendente por perto, com o tempo esse número aumentará. Nesse momento, será fundamental ter no quadro de pessoal profissionais que tenham domínio sobre leis da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). É importante que tudo seja explicado para o cliente, inclusive as deficiências dos equipamentos.

No momento em que for escolher os profissionais que farão parte do quadro de pessoal da sua loja, leve em consideração as habilidades que os candidatos têm e que cada cargo exige. Na área de vendas, por exemplo, é imprescindível que o profissional saiba ouvir, ter boa vontade, que seja persistente e tenha flexibilidade.

Dicas de negócio

Investir em segurança exige treinamento, por conta disso, é essencial que haja capacitação. O importante é ter conhecimento, assim, não hesite e sempre esteja a par das últimas novidades do mercado. É muito interessante ter veículos somente para fazer entregas e atendimento pós-vendas,  tudo para o cliente sentir-se bem atendido.

É possível também oferecer um conjunto de produtos e serviços. Por exemplo, há empresas que oferecem segurança para pessoas físicas, como dispositivos para residências.  O monitoramento de babás e enfermeiras, por exemplo, é muito feito hoje em dia, ainda mais quando se têm notícias negativas relacionadas a esse assunto. Com o barateamento dos produtos, eles são bem acessíveis a todos.

Em tempos de segurança, há de tudo um pouco, a ponto das pessoas nem saberem que estão sendo vigiadas ou guardando objetos, como cofres disfarçados em outros objetos, dispositivos para segurança de crianças e muito mais, bastando então ter somente as informações necessárias.

Outra orientação é trabalhar sob demanda, fazendo um levantamento no local sobre os equipamentos necessários, estimar os gastos e comprá-los, vendendo de acordo com encomendas.

Ficou interessado em nossas dicas para abrir uma loja de equipamentos de segurança? Comente:

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

5 COMENTÁRIOS

  1. Sou tecnólogo em segurança do trabalho, e estou estudando a possibilidade de abrir uma loja do ramo em Palmas/To, visto que o ramo da construção civil está em alta aqui. Gostaria de obter orientações técnicas para realizar uma pesquisa de marcado, viabilidade, abertura e gerenciamento do negócio.

  2. Foi ótimo ter encontrado o site de vocês! Fiquei contente em perceber que ao ler suas dicas estava com a mesma linha de raciocínio, ou seja, pensei em vários fatores como relacionados acima. Só não tive a visão empreendedora em expandir o negócio em equipamentos de segurança eletrônica e afins.
    Agradeço pela dica e com certeza irei me preparar melhor para essa grande jornada.

  3. ESTOU PENSANDO EM ABRIR UMA EMPRESA DE VENDA DE EPI E MATERIAIS DO GENERO QUAIS OS CNAES QUE DEVO APLICAR NO CNPJ DA EMPRESA DE ANTE O ESPOSTO PESSOA OBBIGA….. JOSE DASILVA

  4. ola.estou seriamente pensando em abrir uma loja de epi. e depois dessas dicas eu n tenho duvidas do que eu vou fazer. eu tenho um capital. de 100 mil reais. eh possivel montar uma loja bem localizado com esse valor

DEIXE UMA RESPOSTA