Como Abrir Uma Empresa de Poços Artesianos

Abrir Uma Empresa de Poços Artesianos
Abrir Uma Empresa de Poços Artesianos

Enquanto as disputas no século XX foram pelo petróleo, as que serão feitas no futuro provavelmente ocorrerão por conta da água. Se a falta dela é sinônimo de problema e um grande entrave para o desenvolvimento da saúde pública, abrir uma empresa de poços artesianos parece ser uma possibilidade para ganhar dinheiro.

Mercado de uma empresa de poços artesianos

Aqueles que vão trabalhar nessa área serão fornecedores das empresas que farão perfuração de poços artesianos e elas precisam estar registradas no Departamento de Águas e Energia Elétrica e estão sujeitas ao recolhimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Contudo, existem aquelas que não estão regularizadas, portanto, os fornecedores de equipamentos devem ficar atentos a isso. Existem bastantes empresa de poços artesianos que fazem o trabalho de construir os poços e ainda existe muitas possibilidades de ampliação do negócio porque o Brasil é rico em lençóis freáticos.

Clientes da empresa de poços artesianos

Como a empresa de poços artesianos é aquela que vai fornecer o material necessário para outras empresas, os clientes são basicamente pessoas jurídicas. Por conta disso, é interessante negociar com aquelas que estejam legalizadas, cumprindo o que a lei determina para seu funcionamento para não ter problemas futuros com essa questão.

Equipamentos necessários e estrutura da empresa de poços artesianos

Os equipamentos básicos para uma empresa de poços artesianos são os seguintes: os de perfuração, que incluem percussora, rotativa, roto pneumática, compressores de ar, materiais necessários a bombeamento, tais como bombas centrífugas e de eixo vertical, ferramentas básicas como picaretas, pás e enxadas.

Além desses, é importante ter móveis de escritório para receber os clientes e fechar os negócios. O mobiliário importante para tal é sofá, computador, mesa, cadeira, fax, impressora, telefone fixo, celular e interfone.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O corpo funcional pode ser basicamente dividido em duas partes: a primeira sendo administrativa, em que atendentes e assistentes atuam, e a segunda, que é a de análise e construção, que conta com profissionais especializados, tais como pedreiros, geólogos, engenheiros, etc.

Como tornar a empresa de poços artesianos conhecida

Uma forma eficiente de tornar a empresa de poços artesianos conhecida é a clássica: o empreendedor estar divulgando o seu trabalho em publicações especializadas no ramo de empresários. Desse jeito, é possível fazer com que o público-alvo, que é basicamente formado por outras empresas, tome conhecimento sobre o novo negócio.

Outra maneira que não pode deixar de existir hoje em dia é montar um site para a empresa de poços artesianos. Seja qual for o negócio, ele deve ter todas as suas informações disponíveis na internet, de tal forma que traga esclarecimentos àqueles que pretendem comprar tais equipamentos. Mostrar os nomes dos equipamentos, as especificações deles, as fotos e tudo o que for possível para não deixar dúvidas ou espaços para interpretações é fundamental para que aqueles que querem adquirir os tais materiais possam efetivamente entrar em contato com a empresa.

Por estar presente no mundo virtual, não custa nada também tornar-se conhecido nas redes sociais, pois a publicidade feita nelas também é eficiente, pois enfoca bastante o público-alvo.

O empresário da empresa de poços artesianos deve também entrar em contato com as empresas que fazem tais perfurações, para que possa levar ao conhecimento dessas a existência do empreendimento.

Localização da empresa de poços artesianos

Para escolher o lugar adequado para a empresa de poços artesianos funcionar é necessário verificar se os impostos do imóvel estão pagos, se existe permissão do Governo Municipal para atuação dessa atividade no local escolhido, se os serviços públicos são oferecidos com total eficiência, tais como água, luz, segurança, esgoto, e se a vizinhança tem qualidades ao ponto de aceitar uma e empresa de poços artesianos.

É importante que o ponto esteja em uma rua movimentada, que seja de fácil acesso para que os que vão fechar negócio cheguem sem dificuldades. É essencial considerar também espaço para estacionar carros e proximidade de pontos de ônibus, táxi, metrô, enfim, transportes públicos.

Dicas de negócio da empresa de poços artesianos

Os empreendedores que estão interessados em abrir uma empresa de poços artesianos devem sempre ter as melhores ofertas aos clientes, dando toda assistência necessária quanto ao uso dos materiais que são comercializados.

Outra dica importante é sempre investir pesado na qualidade dos equipamentos, pois isso garante o retorno daqueles que comprarem o que for necessário para fazer o trabalho de poços artesanais.

Procurar informações nunca é demais. Quem vai abrir um novo negócio deve sempre procurar ter o maior conhecimento possível sobre o ramo que deseja atuar. A orientação dada então é que o empreendedor procure mais detalhes junto à Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), Associação Brasileira de Normas (ABNT) e Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) para dados mais gerais.

No caso de saber mais sobre equipamentos em si, já existem no mercado diversas empresas que comercializam todos e também é interessante buscar mais informações com elas. Alguns exemplos: Air Service Indústria e Comércio Ltda, Ebara Indústria Mecânica e Comércio Ltda, Bombas Adamauri Indústria e Comércio ltda, Hidroforte Poços Semi Artesianos Ltda e muitas outras.

Feiras, congressos, reuniões e eventos são sempre muito bons para quem quer conhecer as novidades do setor de atividade de atuação e abrir uma empresa de poços artesianos.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostei, porém como não estou ainda decidido por causa das pesquisas de mercado, estou focando em empresas que me forneçam algum produto de alto consumo para compra à vista por preço de revenda e que tenha um mercado consumidor grande para vender em grosso ex: sandálias tipo havaianas (similares) etc.
    Aguardo uma dica.

DEIXE UMA RESPOSTA