Como Abrir Uma Empresa de Comunicação Visual

Como Abrir Uma Empresa de Comunicação Visual
Como Abrir Uma Empresa de Comunicação Visual

O trabalho de uma empresa de comunicação visual é basicamente todos os serviços de elaboração de mídias usadas pela publicidade, tais como adesivos, banners, faixas, luminosos, painéis e placas. Não pode ser confundida com uma agência de propaganda, porque não há a criação publicitária como conceito da marca, da campanha e todos esses detalhes. O empreendedor recebe do cliente o conteúdo a ser explorado e a empresa apenas disponibilizará isso em um dos meios citados.

Mercado de Uma Empresa de Comunicação Visual: Veja Como ele Está

O mercado de uma empresa de comunicação visual é uma área muito disputada, especialmente referente ao atendimento das empresas de maior porte. Mas mesmo assim, as chances no setor são enormes, especialmente no atendimento às micro e pequenas empresas que necessitam de apoio profissional para poderem desenvolver seus materiais usados em propaganda, tais como cartões de visitas, logotipos, etc. Veja como registrar uma marca.

Concorrência de Uma Empresa de Comunicação Visual Precisa ser Analisada

Conheça o maior número possível de estabelecimentos que façam a mesma atividade, estabeleça diálogo com proprietários e empregados, seja amigo de muitos empreendedores, esteja sempre trocando figurinhas com quem já está no mercado de comunicação visual, procure saber sobre as visões que se têm do mercado, sobre ameaças e oportunidades.

Contudo, quem não é do ramo, mas está interessado em participar desse tipo de atividade deverá se informar mais ainda sobre o cenário da comunicação visual.

Geralmente, as pessoas acreditam que criar laços de amizades com empresários do ramo é complicado, porque acham que eles não seriam capazes de dar informações a respeito do negócio, mas é exatamente o contrário: as pessoas trocam ideias inovadoras e falam de suas dificuldades, contudo, para conseguir isso, o empreendedor deve se apresentar e ser bem sincero.

Clientes de Uma Empresa de Comunicação Visual

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Os clientes de uma empresa de comunicação visual são empresas que atuam em diversas áreas. É interessante que o perfil da clientela seja traçado para poder conseguir identificar quais são os pontos existentes neles que podem ser mais explorados.

Como o Trabalho Acontece em Uma Empresa de Comunicação Visual

A demanda de trabalho de uma empresa de comunicação visual começa entendendo todas as necessidades do cliente, que são mostradas normalmente por meio de uma conversa, que também está cheia de insegurança. Passado esse contato inicial e quais as características do que será desenvolvido, uma espécie de rascunho é feito e nele são apontadas as sugestões do que será realizado. O trabalho é concluído quando uma amostra é mostrada ao cliente. Saiba também como escolher o ponto comercial.

Estrutura da Empresa de Comunicação Visual

A estrutura básica de uma empresa de comunicação visual precisa ter um espaço bem grande e subdividido em outros menores para a recepção, o atendimento aos clientes e a administração.

Os equipamentos básicos são computadores, impressoras, telefone, scanners, telefone e fax. Saiba como ganhar dinheiro online.

Investimento a Ser Realizado em Uma Empresa de Comunicação Visual

Os gastos em uma empresa de comunicação visual variam bastante de acordo com o tamanho do empreendimento. Contudo, o dinheiro deve ser sempre suficiente para a aquisição de equipamentos, móveis, telefones e o aparato de informática. Além disso, também deve servir para pagar os custos fixos da empresa.

Contratação de Pessoal em Uma Empresa de Comunicação Visual

A quantidade de empregados de uma empresa de comunicação visual varia conforme o porte do empreendimento, mas basicamente deverá ter uma equipe com um responsável da área de publicidade e propaganda, um auxiliar administrativo e o próprio dono. Saiba sobre sociedade empresarial.

Localização da Empresa de Comunicação Visual

A empresa de comunicação visual deve estar localizada próxima a outras empresas, pois são essas, basicamente, que formam a clientela de tal empreendimento. Dessa maneira, é importante conhecer o perfil desses estabelecimentos para poder ter informações suficientes para poder agir de tal forma que atinja o público-alvo com perfeição.

Como Tornar a Empresa de Comunicação Visual Conhecida

A empresa de comunicação visual precisa ser bem conhecida de todos para que tenha sucesso. Uma boa forma de tornar pública a sua atividade é aproveitar os outros materiais que faz para outras empresas e colocar ali informações básicas sobre o negócio, como telefone ou site. O lado positivo disso tudo é que não há a necessidade de gastar muito, aliás, praticamente zero, pois a publicidade feita, na verdade, está sendo paga por outra instituição e aproveitando espaço obrigatório.

Montar um site com informações esclarecedoras também é um ponto positivo para uma empresa de comunicação visual, porque muita gente acaba contratando serviços pela própria rede de computadores. Pensando nisso, crie uma página eletrônica que possa fazer transações financeiras, para que todos os clientes possam contratar os serviços por ali mesmo.

Dicas de Negócio Para uma Empresa de Comunicação Visual

Aqueles que usarem a criatividade em uma empresa de comunicação visual vão conseguir ter muitos rendimentos porque os clientes que buscam uma empresa de comunicação visual estão mesmo atrás de profissionais que possam desenvolver o material com um certo grau de diferencial.

Outro ponto também é usar tecnologia, não poupar nesse quesito. Adquirir softwares específicos para o design gráfico é uma obrigação do empreendedor, ele não pode acreditar que aqueles profissionais contratados por ele vão fazer milagre. Ao contrário, eles precisam de todas as ferramentas disponíveis para poder desenvolver da melhor possível suas atividades.

O bom atendimento é o que conquista e estabelece uma ligação com os clientes da empresa de comunicação visual. Geralmente, a concorrência usa essas informações para se colocar à frente de todos. Dessa maneira, antes que ela fale, como empreendedor, faça. Leia também sobre empreendedorismo feminino.

4.00 avg. rating (80% score) - 2 votes

 

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

15 COMENTÁRIOS

  1. Ola, moro em Ituverava em um bairro e tenho um ponto de comercio já abri um bar mas não deu certo. Eu gostaria de abrir alguma coisa, mas eu não tenho dinheiro, necessito abrir alguma coisa.
    Onde eu moro tem uma rotatória com muito movimento de manha as 5 até a noite. No cômodo tem um bainheiro, uma porta de bar, uma garagem se vocês tiveram alguma idéia me manda e te agradeço desde já. Obrigada deus abençoa!

  2. Tenho muita vontade de abrir uma empresa de comunicação, mas tenho várias dúvidas ainda sobre os procedimentos que devo tomar com relação a equipamentos.

    • O ramo é bom, muito concorrido, mas com lugar ao sol para todos, tanto para os que são leigos quanto para os profissionais, pois os clientes são em geral muito leigos e não sabem diferenciar um bom produto de um ruim. E para quem é profissional, consegue um lugar mais bem posicionado ao sol, pois tem argumento e sabe exatamente o que está se fazendo. de uma forma ou outra é possível ganhar… Mas se tu quiseres se profissionalizar, será muito melhor, nada melhor doque fazer um trabalho e receber muitos elogios, há, esse é um ponto ótimo para quem gosta de massagear o ego, um trabalho bem feito é sempre muito elogiado. nunca passa em branco! pois o mercado é muito crú ainda. então algo bem feito é fácil de ser reconhecido.

  3. Bom dia,

    Estou montando uma empresa de comunicação visual e materiais gráficos, porém a compra de uma impressora de marca como mimaki, roland é muito alto o valor para quem está começando, gostaria de saber onde posso achar impressoras usadas ou até mesmo novas a um preço atraente. Um amigo que trabalha na área sugeriu que eu começasse com uma maquina chinesa, porém eu estou procurando algum revendedor e não acho nada. Alguém possui um contato? Estou pretendo pagar no máximo uns R$ 15.000,00 só para começar, assim que o negócio engrenar eu certamente conseguirei partir para marcas de impressoras mais top’s do mercado de comunicação visual, como mimaki, roland, epson entre outras.

  4. Quero abrir uma empresa de comunicaçao visual com minimo de investimento possivel pra começar mas tenho duvida no tipo de empressora comprar pois exisem varias no mercado,serah que alguem pode me ajudar???

  5. olam trabalho a anos com comunicação visual, pintava a mão letrista, e agora preciso de socio que administre bem , pq nao tenho como produzir e administrar, faço tudo, a maioria dos serviços eu tercerizo. só tenho maquina de recorte mesmo, mais sou serralheiro de letreiro, impressor serigrafico, letrista, arte finalista, projetista, instalador operador de plotter, so não da pra ser administrador .
    moro na zona oeste do rj precisarem de um socio
    estou ai na areia

  6. Parabéns pela matéria, trabalho neste ramo a cerca de 23 anos, e a 3 anos, abri minha própria empresa de comunicação visual no litoral catarinense. É um ramo muito desafiador e muito gratificante ao mesmo tempo. O mercado informal e desleal é o maior desafio que vejo, pois acabam prostituindo o mercado. Porém, com profissionalismo, bom atendimento e ética, os bons clientes sempre sabem reconhecer os bons trabalhos. Parabéns pela matéria.

  7. Boa noite Carlos,
    primeiramente parabenizar pela iniciativa em ajudar empresários com duvidas no ramo da comunicação visual.

    Estou muito interessado em abrir uma empresa em minha cidade, porem estou com algumas duvidas.
    E essas duvidas estao me segurando e fazendo eu pensar, refletir e conhecer mais do ramo antes de abrir.

    Voce por acaso tem skype ou outro meio onde possamos conversar, e me ajudar?

    Obrigado

  8. Gostaria de implantar serviços de instalação de fachadas como deck e ACM. Como são estruturas grandes precisa ser bem feita. Há algum curso para isso?

DEIXE UMA RESPOSTA