Como Montar Uma Fábrica de Pisos Cerâmicos

Como montar uma fábrica de pisos cerâmicos
Como montar uma fábrica de pisos cerâmicos

Os pisos cerâmicos estão cada vez mais presentes na vida das pessoas: basta dar uma olhada nas residências, assim como em locais comerciais e até mesmo shopping centers, sendo uma boa pedida montar uma fábrica de pisos cerâmicos.

Engana-se quem pensa que esse tipo de piso é somente aquele vermelho, como antigamente. Ao contrário, atualmente, por exemplo, um piso cerâmico que está fazendo muito sucesso é o porcelanato, em diversas cores e tamanhos. Seu brilho intenso e suas cores claras fazem o sucesso e o preço deles é bem mais alto do que outros semelhantes.

Por conta disso, uma ideia de negócio é abrir uma fábrica de pisos cerâmicos.

Mercado de pisos cerâmicos

A fabricação de pisos cerâmicos sempre existiu, mas nos últimos anos, por conta do grande desempenho da construção civil, a demanda tem aumentado cada vez mais. Para atendê-la, a indústria de cerâmica foi se modernizando e hoje existem diversas empresas que produzem o material em diferentes tamanhos e estilos.

Além do setor de obras, o ramo de reformas está em alta em todo o país e com ele também estão presentes as tendências na arquitetura e engenharia. Sendo assim, as vendas de pisos cerâmicos, especialmente o porcelanato, estão cada vez maiores em todo o Brasil.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A notícia para o empreendedor que deseja abrir uma fábrica desse tipo é que já existem no mercado grandes marcas que atuam na produção desse material, portanto, para ingressar nesse meio será preciso ter bastante criatividade e ainda conseguir atender nichos que talvez não tenham ainda acesso a esse tipo de material, por exemplo. A saída para os empresários que estão começando é essa: usar a imaginação e dados das pesquisas para verificar onde há públicos que possam ser beneficiados.

Clientes da fábrica de pisos cerâmicos

Os clientes desse tipo de empreendimento são basicamente construtoras e governos, que usam tais materiais para as obras, e ainda lojas de material de construção que revendem pisos cerâmicos.

Para poder traçar o exato perfil desse público-alvo será necessário usar a pesquisa de mercado para identificar o que pode ser mais explorado.

Estrutura da produção pisos cerâmicos

O porte da estrutura física do empreendimento está completamente relacionado aos projetos e ao capital que o empresário tem para investir no seu novo negócio.

Mas ainda que tenha muito ou pouco, existe uma estrutura básica que deve ser seguida. É necessário então que o imóvel desejado tenha espaço para produção, onde ficarão os fornos, o maquinário e o estoque da fábrica de pisos cerâmicos e outro para a área administrativa, que é onde os setores administrativo e financeiro deverão ser alocados e também onde haverá as vendas para os clientes.

Processo produtivo dos pisos cerâmicos

No setor de produção, todo o maquinário deverá ser instalado corretamente e isso inclui inclusive a disposição das máquinas para haver agilidade em toda a produção.

O processo produtivo dos pisos cerâmicos passa por oito fases. A primeira é destinada à preparação da massa. Nesse momento, a fábrica recebe as matérias-primas que serão úteis, todas vindas de jazidas próprias ou de outras empresas que comercializam tais materiais. Elas são armazenadas em quantidade exata, de forma que exista um percentual dado pelo laboratório para que tudo esteja dentro das proporções que serão necessárias. O insumo é levado por meio de correias até chegar aos moinhos e passado por eles, obtém-se a barbotina, que ficará armazenada em tanques específicos. Posteriormente, ela é bombeada até o atomizador, que vai desidratá-la até virar pó. Esse é submetido a uma determinada pressão e sua forma definitiva é chamada de bolacha cerâmica (segunda fase). A terceira etapa é a secagem, quando as peças têm a água toda retirada. Na quarta etapa ocorre a esmaltação. Depois disso, ocorre a queima da peça em fornos onde os produtos adquirem seus aspectos finais, como grande resistência mecânica, resistência à abrasão, baixa absorção e ainda determinadas colorações específicas.

O sexto momento ocorre na saída de cada forno. Nessa área, as peças são vistoriadas e os defeitos são marcados por um técnico, mas as dimensões são conferidas por aparelhos. Já escolhidas, as peças são colocadas nas caixas, identificadas e armazenadas na expedição. Depois disso, o esmalte é passado nas peças, elas passam pelo controle de qualidade e depois as mercadorias são comercializadas.

Funcionários da fábrica de pisos cerâmicos

Como qualquer outro tipo de negócio, o número de funcionários muda conforme o empreendimento, mas nesse caso são necessários cerca de 13 a 15 empregados. Cinco estarão distribuídos na preparação da matéria-prima e distribuição nos fornos. Neles serão necessários quatro a cinco profissionais para retirar todo o material e carregar tudo até passar por mais três que estão conferindo os defeitos.

Na área administrativa, é necessário que haja dois funcionários para atender telefones e ainda realizar visitas externas, se for preciso.

Localização do imóvel para a fábrica de pisos cerâmicos

Para esse tipo de atividade, o ideal é que a fábrica de pisos cerâmicos esteja próxima dos fornecedores e também dos clientes, para que não haja muitos gastos excessivos com transporte e logística.

Conheça profundamente os seus clientes, pois é de acordo com as características dele que você conseguirá saber o lugar ideal. Não somente para ficar mais perto da clientela, mas também se ela pode estar na sua fábrica rapidamente, se tem condições de pagar o transporte da sua fábrica até chegar a ela, etc.

Repare se o imóvel fornece espaço para estacionamento e, principalmente, para carga e descarga; se a rua é asfaltada, se ela inunda em dias de chuva, se há o abastecimento de água, luz, telefone, tratamento de esgoto e internet, se é uma área de risco, se o governo municipal permite que tal atividade seja exercida no local escolhido, se o imóvel sofreu modificações e se o local é seguro.

Veja também se existem muitos concorrentes por perto e se a presença deles ali afetaria o seu negócio e como isso ocorreria.

Divulgação da fábrica

A fábrica deve ser divulgada mediante um planejamento que visa a atingir o seu público-alvo.

O primeiro passo é fazer reuniões com os possíveis clientes, como construtoras ou lojas que comercializam materiais de construção, por exemplo. Leve exemplares do seu produto, folders e ainda esteja aberto a fazer negociações que ainda não serão tão lucrativas. Lembre-se de que é o primeiro momento ainda e que levará tempo até conseguir ter um retorno.

Faça também um site com todas as informações sobre produção, produtos, localização, valores, missão e visão do empreendimento, isso faz com que haja uma clareza maior quando os clientes, fornecedores e toda a rede de colaboradores, forem buscar mais dados sobre a sua empresa na internet.

Dicas de negócio

A tecnologia é um aspecto essencial para o exercício de qualquer atividade e para a fábrica de pisos cerâmicos, isso também é necessário, de modo que os equipamentos possam ser eficientes e gerar mais produção em menos tempo.

Em tempos de sustentabilidade, outra boa dica de negócio é o empreendedor ter um olhar atento voltado para esse aspecto. Investir em redução de resíduos, recuperar ou ajudar a recuperar áreas exploradas para obtenção da matéria-prima, criar uma geração mais consciente. Assim, pode usar esses dados inclusive em seu plano de divulgação da marca.

Que tal nosso artigo de como montar uma fábrica de pisos cerâmicos? Deixe seu comentário!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

4 COMENTÁRIOS

  1. PRETENDO ABRIR UMA INDUSTRIA DE PISOS CERÂMICOS E TIJOLOS E TELHAS CERÂMICAS MAIS NÃO SEI ONDE COMPRAR ARGILAS E BARROS EXPECIFICIOS.

  2. Boa Tarde presciso de mais informaçoes sobre como montar a fábrica de pisos ceramicos, com maquinas, composição das materias primas, etc.

DEIXE UMA RESPOSTA