Fábrica de Colchões de Espuma

Fábrica de colchões de espuma
Fábrica de colchões de espuma

Veja em nosso artigo dicas para ter sua fábrica de colchões de espuma. Por ter um preço mais em conta, ter uma ótima qualidade e ainda ser bastante funcional, o colchão de espuma está em franca expansão, deixando de lado o velho colchão de molas, o de água e os feitos de madeira.

Por conta de sua praticidade, ele tem sido comprado por pessoas de várias classes sociais e acima disso, tem feito bastante sucesso também em hospitais, hotéis e creches. A demanda por ele é constante e as técnicas de produção são bem fáceis de serem apreendidas.

Mercado de colchões de espuma

No Brasil, ainda não há uma associação ou sindicato que reúna todos os fabricantes de colchões de espuma, mas o mercado ainda é pequeno. Do total de fábricas existentes, 20 são consideradas como sendo de médio a grande porte, ou seja, já possuem larga produção e domínio nas principais lojas que comercializam tal produto.

Por conta do baixo número de fábricas de colchões de espuma é que ainda há espaço para quem deseja empreender. A busca por colchões de espuma de qualidade e a baixos preços é muito grande, então existe um desejo da população por tal mercadoria.

O dono do futuro negócio precisa então verificar os tipos de colchões a serem fabricados: os mais populares são o standard, luxo e ortopédico, sempre seguindo as medidas-padrão de 1,88 m de comprimento por 1,28 ou 1,38 m de largura para casal, e 1,88 m por 0,78 ou 0,88 m para solteiro.

Localização merece atenção especial do empreendedor

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Uma das grandes preocupações do dono do negócio deve ser quanto ao local onde funcionará o seu empreendimento. No caso de produção de colchões de espuma, é importante que esteja bem distante dos grandes aglomerados urbanos, já que os materiais usados são altamente inflamáveis. Outro motivo para essa atenção maior é que a produção de colchões exige um lugar bem grande por conta do grande volume ocupado pelos blocos de espuma.

É necessário também que haja bastante espaço para carga e descarga, tanto de fornecedores como também da própria fábrica para fazer as entregas aos clientes via transportadora. Por conta disso, tentar conciliar uma localização perto dos clientes e de quem fornece a matéria-prima é ponto essencial para quem pretende abrir tal negócio.

Além disso, é importante conferir se na região existe a possibilidade de alagamento e de as ruas ficarem com lama. Esses detalhes auxiliam no desenvolvimento do empreendimento e ao mesmo tempo, evitam prejuízos ao empresário.

Mais um detalhe importante se refere à autorização do governo municipal para fábrica de colchões de espuma funcionar em determinado lugar. Somente a prefeitura é capaz de fornecer tais dados mediante o seu plano diretor urbano.

Equipamentos necessários para fabricação de colchões de espuma

A espuma é conhecida como poliuretano, um material feito a partir da mistura de tolueno de isocianato (TDI), poliol, silicone, octoato de estanho (T.9), amina, corantes e cloreto de metileno. Genericamente, as empresas iniciantes estocam suas espumas comprando-as de terceiros, sem ter produção própria.

O empreendedor precisa definir os equipamentos que vai adquirir para a sua empresa. Todo o maquinário deve ser capaz de produzir de acordo com as necessidades iniciais da empresa, mas também necessita programar uma ampliação de produção, sem haver a necessidade de trocas, consequentemente, de mais gastos. Uma maneira de verificar isso é dimensionar a fábrica para quatro vezes mais que a produção inicial.

Para saber quais as máquinas que estão dentro dos investimentos, é necessário compreender perfeitamente todas as suas especificações técnicas, modelos, marcas e ainda suas capacidades.

Para montar essa fábrica de colchões de espuma, será preciso ter uma balança eletrônica digital para 250 kg, cortadeira de espuma vertical com faca sem fim, compressor de ar, grampeador pneumático, máquina para fechar colchão, máquina de costura industrial de braço cilíndrico; mesas industriais, móveis de escritório, seladora de sacos plásticos, com solada útil de 980 mm de comprimento, serra circular e veículo utilitário.

Investimentos para abrir a fábrica de colchão de espuma

O empreendedor precisa estar muito preparado para abrir uma fábrica de colchão de espuma, pois ela custa, em média, R$100 mil. Esse valor inclui a compra de equipamentos, das instalações e ainda de capital de giro.

Contratação de pessoal para o novo negócio

Uma fábrica de colchões de espuma contrata cerca de cinco funcionários, além de contar com os sócios. O importante é ter gente que se dedica e que gosta de trabalhar, porque essas características são clássicas para quem deseja ter sucesso.

Ao selecionar funcionários, é preciso verificar se os candidatos estão dispostos, se possuem energia para o trabalho de fabricação, pois sem essas características fica bastante complicado, pois podem atrapalhar todo o processo produtivo envolvendo outros funcionários por meio de comentários e atitudes desanimadoras.

Que tal montar uma fábrica de colchões de espuma? Compartilhe:

3.00 avg. rating (63% score) - 4 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA