Como abrir uma empresa de produtos para diabéticos

Como abrir uma empresa de produtos para diabéticosPor que abrir uma empresa de produtos para diabéticos? A diabetes é uma doença que atinge a grande quantidade da população brasileira e mundial. Os médicos generalistas já são capazes de diagnosticar e tratar as doenças mais comuns, sendo a diabetes e hipertensão as que lideram o ranking.

O diabetes tipo I é o conhecido como autoimune e está relacionado a uma deficiência do pâncreas em produzir insulina. Frequentemente, afeta os jovens e não tem sua causa ainda definida. O diabetes do tipo II é o mais comum e está relacionado à qualidade de vida e alimentação das pessoas. Muito associado à obesidade, as células não respondem ao poder da insulina causando um quadro de hiperglicemia que pode levar a morte.

A indústria vem oferecendo aos diabéticos uma série de apetrechos para tornar sua qualidade de vida e tratamento da diabetes mais eficazes, e com isso alguns empreendedores vem investindo apenas nos produtos para diabéticos. Geralmente, o comércio destes produtos é pouco explorado na maioria das cidades, e há uma grande chance do empreendedor em ser pioneiro na região e conquistar uma grande quantidade de clientes num intervalo de tempo recorde.

Público-alvo da empresa de produtos para diabéticos

Pessoas que sofrem com a diabetes do tipo I e II principalmente, familiares destas pessoas e outros empreendedores que procuram produtos para diabéticos para revenda são os principais consumidores destes produtos.

Como há conhecimento pleno das características do público-alvo, não é preciso fazer pesquisas para compreender mais sobre o perfil do consumidor, mas entender a doença e suas necessidades e dificuldades.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Todos os níveis sociais apresentam pessoas diabéticas. Por isso, a condição social não é tão interessante de ser levada em conta no caso de uma loja de produtos para diabéticos. Porém, é necessário saber que as regiões mais abonadas requerem estabelecimentos que trazem marcas de produtos e serviços mais tecnológicos. Cabe ao empreendedor rever seus custos e discriminar qual a localização ideal para seu estabelecimento.

Loja de produtos para diabéticos – O que vende?

Numa loja específica de produtos para diabéticos encontramos remédios, alimentos e alguns produtos que fazem parte do kit de sobrevivência. A insulina é a saída de muitos diabéticos no combate a hipoglicemia, sendo sua aplicação intramuscular. Geralmente, é usada no diabetes do tipo I e nos estágios avançados em que as células tornam-se indiferentes ao hormônio pancreático.

Além disso, as comidas congeladas e doces são produtos muito pedidos nas lojas de produtos para diabéticos e o empreendedor deve estar sempre atento a estas novidades que chegam ao mercado para oferecê-las aos seus clientes.

Alguns produtos diversos também podem ser incrementados à loja de produtos para diabéticos para aumentarem os lucros e colaborarem com a dinâmica do público.

O diabético deve preferir ter uma alimentação saudável para não gerar complicações em seu estado de saúde. Então, podem-se vender frutas ou até oferecê-las gratuitamente para as pessoas que chegam à loja. Os vegetais cozidos ou sob forma de salada podem ser vendidos apenas para serem condicionados antes do consumo. Purês, suflês, sopas e refogados são alguns dos itens que compõem os pratos dos diabéticos.

Loja de produtos para diabéticos – O que não vender

São restritas as vendas de produtos a base de açúcar comum, bebidas alcoólicas, mel, rapadura, geleias, bolo, gordura animal, frituras e condimentos industrializados. Os diabéticos têm grandes restrições alimentares e não podem ser alvo de complicações por ingerirem comidas vindas de uma loja feita especificamente para eles. Além disso, a fiscalização está sempre atenta para evitar que certas irregularidades que comprometam a saúde dos diabéticos aconteçam.

Cuidados para abrir uma loja de produtos para diabéticos

Cerca de 13 milhões de pessoas sofrem de diabetes no Brasil, e estes dados revelam incrivelmente um mercado excelente para ser atendido. Mas, os cuidados a serem tomados são muitos, como na contratação de um farmacêutico para orientar os clientes quanto às medicações. Além disso, a contratação dos vendedores deve ser criteriosa, pois devem ser pessoas capazes de orientarem os clientes e interagirem de forma positiva com eles.

Quanto à burocracia, os remédios e outros produtos devem ter o registro do Ministério da Saúde para serem comercializados, ou seja, o empreendedor deve estar sempre em dia com as atualizações, documentos e checagens que dispensam o negócio de problemas.

Investimento inicial para uma empresa de produtos para diabéticos

Para o começo de uma loja de produtos para diabéticos, a disponibilidade de R$ 18.000,00 se faz necessária para a compra de prateleiras, balcões, geladeiras especiais com refrigerador, telefone, fax, computador e caixa registradora.

Dispor de uma área de 30 m² em média já traz o espaço necessário para abrir a loja de produtos para diabéticos. Dependendo da movimentação dos clientes, do tamanho e estrutura da loja, temos o faturamento alterado. Seguindo os valores iniciais, o faturamento médio mensal é de cerca de R$ 25.000,00.

A quantidade de funcionários para trabalharem na loja vai corresponder à procura, sendo necessário inicialmente apenas um farmacêutico e o dono num trabalho em conjunto para esclarecer as dúvidas dos clientes.

Novidades no mercado da empresa de produtos para diabéticos

As novidades que chegam ao mercado de produtos para diabéticos são rapidamente conhecidas no meio dos consumidores, e quando percebemos um produto lançado há alguns dias já é cobrado do estabelecimento pelos clientes. Então, é bom ficar de olho nas tendências do mercado internacional e nacional, escutar o pedido dos clientes e tentar oferecer os produtos mais modernos possíveis.

Vários tipos de insulina podem ser prescritos pelos médicos dos diabéticos, sendo específica para cada tipo de paciente. O empreendedor deve fazer uma pesquisa e atender aos principais tipos de insulina para atender a maioria das pessoas, deixando a concorrência de lado pela variedade dos produtos e, é claro, pelo bom preço.

Dicas para a empresa de produtos para diabéticos

O empreendedor deve investir em sua capacitação em negócios para competir com a concorrência e saber administrar bem o seu empreendimento. Cursos de administração de empresas, marketing, finanças e atendimento ao cliente podem ser feitos para melhorarem seus conhecimentos e trazerem bons frutos para o negócio de produtos para diabéticos. Além disso, estudar a doença e as pessoas portadoras pode ser ideal para compreender algumas necessidades que não venham a ser oferecidas em outros lugares para incrementarem a dinâmica da loja.

Capacitar-se através de cursos não é uma questão restrita ao empreendedor. O farmacêutico e os funcionários devem ter também uma visão ampla de tratamento ao cliente para perceberem a melhor forma de lidarem com vários tipos de pessoas e ganharem a credibilidade do público.

Concorrência da empresa de produtos para diabéticos

Os concorrentes diretos das lojas de produtos para diabéticos são as farmácias e supermercados. Neles, encontramos uma série de produtos que fazem parte do dia a dia do diabético, principalmente a partir da introdução dos alimentos diet nas prateleiras dos supermercados. As farmácias podem abusar um pouco na venda de medicamentos oferecendo preços mais altos e o empreendedor tem o dever de proporcionar métodos legais que façam com que seus produtos tenham valor inferior ao fornecido pela concorrência.

O que se espera de uma loja especializada em produtos para diabéticos é que haja compreensão por parte do estabelecimento com o consumidor, gerando uma relação duradoura entre as partes.

O incentivo de boas práticas alimentares, aumento no consumo de água e diminuição da quantidade de açúcar na dieta é dever de um estabelecimento competente de produtos para diabéticos diferenciando-se do tratamento mecânico e em série dos concorrentes.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA