Como montar uma marmoraria

como montar uma marmorariaAs rochas ornamentais, tais como mármore e granito, são muito usadas no Brasil, por conta disso, montar uma marmoraria é uma oportunidade de negócio para quem está buscando uma ideia e ainda pretende ingressar em um mercado que já está consolidado. Veja mais dicas a seguir.

Mercado e clientes da marmoraria

O mercado é bem amplo, já que os mármores e granitos podem ser usados em diversas situações, tais como na arquitetura e construção, que é o setor que tem maior movimentação porque compra muito, já que o material é usado em todos os tipos de construção de edificações (casas, condomínios, escolas, hospitais, edifícios administrativos, esportivos, prédios comerciais, templos religiosos); revestimento de elementos urbanos (pavimentação de vias); arte funerária (construção e ornamentação de túmulos e mausoléus) e decoração (esculturas, estátuas, balcões, bancadas de pia, móveis e objetos decorativos). As marmorarias menores participam muito na produção de bancadas para mesas, cozinhas e banheiros.

Então o principal mercado é a construção civil, garantindo mais de 80% do volume, seguido da arte funerária, com 13%. O significado desses números é que o mercado de marmoraria está muito ligado ao da construção civil, ao comportamento da economia no geral. O que acontece também é que há uma segmentação da cadeia produtiva, com empresas responsáveis por cada uma das etapas de produção.

Essa divisão de trabalho faz com que os consumidores finais comprem blocos diretamente das pedreiras e contratem os serviços necessários até chegarem ao que pretendem. Desse jeito, os produtos das marmorarias ficam muito mais voltados às pequenas construtoras e aos consumidores que estão fazendo uma obra em casa.

Entrar em um mercado como esse significa ter estratégias bem definidas, já que a concorrência é grande. Uma orientação é conhecer profundamente o mercado e toda a cadeia de produção.

Fornecedor se concentra em um estado

As placas para as marmorarias são feitas pelas indústrias que beneficiam as rochas ainda em blocos, na forma bruta, fazendo a serragem.

O principal pólo industrial de blocos de mármore está localizado no Espírito Santo e a produção está cada vez mais crescente e aumentando as vendas para o exterior.

A produção nesse estado é feita de maneira que todos os outros são fornecidos com a matéria-prima, mas não há muitas marmorarias na localidade que adquirem chapas de outras regiões e atuem com produtos vindos de outros países.

Custos fixos

Os custos fixos para montar uma marmoraria são os seguintes: terreno, construção civil, galpão industrial, instalações elétricas, veículos utilitários, máquina politriz com acessórios, máquina de corte, furadeira para bancadas, ferramentas, mobiliário, depreciação, pessoal de escritório e encargos, honorários do contador, aluguel, energia elétrica, água, telefone, manutenção e despesas administrativas.

De acordo com o porte do negócio, há ainda a possibilidade de surgirem outros custos fixos e eles são essenciais para serem considerados no planejamento do negócio.

Fontes de financiamento

Montar um negócio requer muito dinheiro e existem fontes que estão disponíveis para micro e pequenos empresários.

O Espírito Santo possui como fonte básica o FUNRES, oferecido pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), que oferece até R$25 mil para investimentos. Mas também há recursos do BNDES, que são repassados ao Banco do Brasil, Banestes e Bandes e ainda os privados. É preciso analisar cada caso para haver a liberação do financiamento.

Localização da marmoraria

Quando o empreendedor for escolher a localização para montar sua marmoraria deverá levar em conta determinados itens na infraestrutura, como uma via de acesso que seja compatível para o trânsito de caminhões que obrigatoriamente vão passar por ali para transportar placas e produtos acabados; energia elétrica, que precisará estar disponível para que os motores das máquinas politrizes e de corte possam funcionar normalmente, assim como os demais serviços auxiliares e toda a iluminação da fábrica; a água é insumo básico do processo de produção, portanto, o lugar precisa ser abastecido por ela continuamente. Além disso, o dono do negócio precisa conferir também se há reservatório de água; o esgoto e seu tratamento são autorizados por órgão responsável pela preservação do meio ambiente.

É importante que o dono do negócio saiba que um empreendimento como esse usa bastante água e ainda gera muito resíduo, que deve ser guardado e depois enviado para um local apropriado.

Como funciona o processo de produção de uma marmoraria

Na verdade, é uma ligação de matéria-prima com diversos elementos, tais como água, energia, equipamentos, mão-de-obra, materiais abrasivos e tecnologia, trazendo como resultado produtos com grande valor final.

O beneficiamento das placas passa pelas seguintes fases: levigamento, polimento, lustração, corte e acabamento.

Hoje em dia, as marmorarias usam placas já polidas, ao invés das brutas e isso significa uma grande redução de tempo na produção. Mas de qualquer maneira, é essencial que haja equipamentos no empreendimento que sejam responsáveis pelo polimento para necessidades que possam surgir.

As lâminas de mármore ficam em cima de cavaletes, na vertical, em locais fechados ou abertos. O beneficiamento é iniciado no levigamento, que é o momento em que a superfície da placa é trabalhada, quando tiram tudo aquilo que a deixa áspera e rugosa. Nessa fase, usa-se politrizes manuais ou automáticas, que passam sobre a chapa diversas vezes. Após isso, ocorre o polimento, também chamado de esmerilhamento, e é feito pelo mesmo equipamento usado no levigamento, só mudando a granulometria do produto abrasivo usado. Feito o polimento, surge então uma superfície sem alto-relevos e opaca.

Depois disso, é o momento da lustração, para que possa haver aquele brilho que destaca a rocha e sua cor. Essa etapa é feita com politrizes que usam coroas de polimento com abrasivos. E a última fase é o corte, que é feito conforme o seu fim, de acordo com o que o mercado vai exigir. Isso aqui é feito com máquinas de corte a disco diamantado manuais ou semiautomáticos.

Em diversas situações, depois do corte ainda há o apicoamento ou afeiçoamento, que é o acabamento das partes cortadas e para tal são usadas lixadeiras. Essa etapa garante mais beleza ainda.

Dicas de negócio

Abrir um negócio requer muita dedicação do seu idealizador. Por conta disso, é muito importante estar a par dos assuntos referentes ao ramo de atividade que se pretende exercer. No caso de marmoraria, o empreendedor precisa conhecer bem o setor. Alguns sites podem ajudar a esclarecê-lo e ser o início de um a longa pesquisa que será feita, tais como o da Associação Brasileira de Rochas Ornamentais (Abirochas – www.abirochas.com.br), o da Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral (RedeAPLmineral – www.redeaplmineral.org.br) , que é uma rede de informação da cadeia produtiva do setor mineral e outros.

Também é importante para o empreendedor comparecer a eventos, tais como feiras, congressos e encontros, para poder ter contato com quem já está no mercado e que pode dar muitas orientações a respeito do que pode ser feito por aqueles que estão chegando. Muitos se enganam quando acreditam que não podem conseguir novas informações com empresários que já estão no setor, ao contrário, eles dão informações básicas sem problemas.

Gostou da ideia de montar uma marmoraria? Compartilhe!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

70 COMENTÁRIOS

    • Contrate uma consultoria.

      Olá,

      Quer uma ajuda para organizar sua marmoraria?
      Quer uma ajuda para padronizar seus serviços?
      Quer uma ajuda para vender mais?
      Quer uma ajuda para treinar seus funcionários?
      Qual ajuda você precisa?

      Ofereço um trabalho intensivo de consultoria para empresas do setor, permitindo um maior controle de suas operações e o aditivo de conhecimento nas áreas de:

      – Vendas
      – Compras
      – Administração
      – Produção
      – Medição
      – Controle

      Este trabalho é oferecido para empresas já atuantes, iniciantes ou futuras, repassando informações obtidas em pesquisas e experiências de várias outras empresas do setor, adequando necessidades e orientando sobre a forma de agir no mercado.

      Você poderá montar a sua lista de interesses e receber orientações específicas do setor na sua empresa.

      O tempo desta consultoria é definido entre 8 a 16 horas (período de 01 a 02 dias das 8:00h às 18:00h com intervalos).
      O trabalho concentra-se em criar o aprimoramento das ações, prevenção e/ou eliminação de problemas existenciais, definição de produtos, definição de mercado, clientela e muito mais.

      Com mais de 8000 clientes e 37 anos de experiência no setor, vale a pena conferir.

      Complementamos este trabalho com os softwares exclusivos de nossa autoria.

      Atenciosamente,

      SERGIO R. C. MIRANDA
      Consultoria para Marmoraria e Vidraçaria
      Tel.: (27) 3082-5678 – Claro Fixo
      Cel.: (27) 99966-3700 – VIVO
      Cel.: (27) 99971-3700 – TIM
      sergiorcmiranda.com.br
      Skype sergiorcmiranda

    • Boa tarde. Eu procuro parceria para montar uma marmoraria especilaista em produção de cubas em pedras maciças. Trabalho há 16 anos com esta atividade.

  1. muito importante as dicas de nogócio, uma aula de primeira! Nota 10! Estou pensando em montar uma marmoraria na minha cidade e foi importante para esclarecer algumas duvidas.

  2. trabalho nesse ramo desde meus 18 anos hj tenho 35 e resolvi encarar essa etapa, tenho primos empresarios nesse ramo entao serei um concorrentes deles se Deus quiser boa sorte a todos.

  3. Boa tarde amigos, Sou diretor de uma marmoraria em São Paulo zona leste, e no momento precisamos de colaboradores para seguintes funções:

    Serrador
    Acabador
    Ajudante

    interessados, favor entrar em contato no tel:
    2738-7375 ou 2738-7376

  4. Marmoraria é um ramo muito produtivo no nosso país,apesar da grande concorrência no mercado existem infinitas possibilidades de cada empreendedor crescer no mercado regional,busquem sempre evoluir, ser responsável com clientes, um dos fatores que deverá sempre haver,é a ética, sem ela não seremos digno e muito menos não cresceremos no que queremos.Possuo marmoraria desde 2004 e atualmente estou me formando em Arquitetura.

  5. Caros,

    Trabalhei 10 anos no ES com exportação de rochas ornamentais em CHAPAS,para USA, Europa e Oriente Médio. Conheço todo o potencial do mercado de cortes sob medida para estes países. Tenho muito interesse em abrir uma marmoraria para este fim e vários outros. Se alguém souber de alguma rede de franquia ou alguém querendo passar o ponto ou algo do tipo, por favor entre em contato com este e-mail. Obrigado.

  6. Deseja montar uma Marmoraria e quer comprar uma maquina de qualidade que agilizará sua produção?!
    Te apresento a Cortadeira SRF-E 6 em 1
    Que além de efetuar o corte reto e em 45°, possui os recursos de boleado, rebaixos, encabeçadeiras, bisotes, furos para pias e muito mais!
    Veja você mesmo o Video:
    youtube.com/watch?v=vJ6mZrwHWLQ

    Confira outros modelos de maquinas:
    maqfort.com.br
    (22) 3851-2350 (fixo)
    (22) 9204-2269 (oi)
    (22) 8128-7473 (tim)

  7. gostaria de saber ser tem franquias para marmoraria , e como entro em contato com voceis
    obrigado …..cido marmoglass 065-9953-3511 ou 66-3532-5064

  8. olha só, eu tenho marmoraria uns 15 anos, o grande problema é de conseguir funcionários especializados, sendo um ex funcionário ajuda muito no controle de qualidade, oque não se pode fazer é vender mais barato que a concorrência, pois neste ramo quem paga, muita vezes não se importa com o preço e sim a qualidade.

  9. tenho marmoraria montada e bem montada . tenho conhecimento a 30 anos . mas não tenho dinheiro para estocar . mas numca faltou serviço . mas eu entendo muito bem . fui funcionario a mais de trinta anos do meu pai . e montei a minha . preciso de orientaçoão. como faço e por onde começar

  10. gostaria de saber informações sobre a franquia que mencionou… tenho interesse de abrir o negocio no fim de 2014 inicio de 2015… na minha cidade não tem marmoraria. as marmorarias que atendem a cidade ficam a quase 80km de distancia… entrem contato (marciodiogobonfim@gmail.com)

  11. gostaria muito de mais informação sobre abertura de marmoraria qual investimento minimo nesse negócio e se tem franquias nesse ramo desde já agradeço

  12. ola! estou a procura de um profissional pra monta uma marmoraria, só falta o profissional. sou do RS e tenho uma funeraria e ja vendo marmores pra uma marmoraria de fora da cidade. entre em contato pelo telefone 5533281211 falar com Mauro

  13. Para aquele que já tem uma marmoraria e tem interesse em divulgar o negócio, nosso site tem um trabalho que pode ajuda. è um site específico para divulgar empresas de mármores e granito: marmorariasnobrasil.com.br/

  14. ola tudo bem eu gostaria montar marmoraria alguem sabe me dizer a onde posso encontrar marmores granitos para comprar o que fazer primeiro para montar este ramo, qual valor que sera gasto em que cidade de quantos habitantes devemos investir, me dao alguma ideia obrigada

    • bom dia…tenho uma marmoraria montada e em pleno funcionamento ..estou colocando a venda por motivos familiares ..
      quem se interessar meu wattsapp 35-99185 8961.
      marmoraria em valinhos -sp

  15. Trabalho há 13 anos no ramo e também estou querendo seguir carreira solo, tenho mais de 5000 contatos de e.mail de clientes, estou pensando muito em ter uma empresa…

  16. POIS,QUERO ABRIR UMA MARMORARIA NO MUNICIPIO de Oriximiná-Pará,onde resido,estou concluindo o plano de negocio,estou precisando encontrar fornecedores de placas de marmore e granito,para conclusão do referido plano

  17. moro em sao paulo,mais quero morar na minha terra natal,ceara,quero muito montar uma marmomaria,tenho fe que vou conseguir,boa sorte a todos

  18. Olá….sou Alessandra e estou com um planejamento para montar uma marmoaria so q nunca trabalhei nessa area criei este desejo pq vou fazer faculdade de desing de interiores…quero saber como esta a arèa…e o q é preciso para conseguir franquia….obrigada…sou de BH MG….

  19. Gostaria de montar uma marmoraria tambem, ja trabalho em uma desde os 14 anos , e hj com 34 cansei de ser funcionário… trabalho no ramo de granitos para tumulos e é bem lucrativo… gostaria de saber quanto de dinheiro iria precisar para montar uma ou qual banco ou grupo poderia fazer um consorcio ou empréstimo.

  20. Moro em Rondonopolis mt não tenho nenhum conhecimento com esse ramo mais ouvi falar que é um grande empreendimento lucro muito bom gostaria que si tiver como alguém entrar em contato comigo e me informar sobre essa franquia e me informar como devo agir

  21. Antonio Milton
    Gostaria de montar uma marmoaria gostaria de saber o investimento mínimo para colocar a empresa para produzir
    Por favor entre em contato comigo .

  22. Tenho mais de trinta anos de experiência no ramo de marmoraria procuro alguém interessado em investir para montar um negócio pode me chamar no watts 19999314323 moro em hortolandia estado de São Paulo

  23. Tenho uma Marmoraria montada no município de Itajaí, bem próximo a cidade de balneário Camboriú, a empresa já tem 7 anos no mercado e está ao lado de uma avenida que liga as duas cidades, quero vender uma parte como sociedade ou a empresa toda, segue meu contato,47.999332288. abraço

  24. Tenho uma fabrica montada em Betim MG, toda estruturada com maquinario, galpão e estoque. vendo ou busco um parceiro para o negócio, valor para venda de R$ 210.000,00, aceito veículos e imoveis. interessados contatar por e-mail.

  25. bom dia dejalma,

    também me interesso em montar uma marmoraria, aqui onde eu moro não tem nenhuma.
    caso tenha proposta de franquia entrar em contato comigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here