Loja de Produtos Naturais e Integrais

Loja de produtos naturais e integrais
Loja de produtos naturais e integrais

Mercado no Brasil de produtos naturais e integrais

No Brasil, o mercado de varejo e produtos naturais não possui números exatos sobre o seu tamanho, até porque é uma atividade relativamente nova. Contudo, possível perceber então que existe uma prosperidade no setor através da quantidade de estabelecimentos e o crescimento de redes que vendem esses produtos, além do aumento dos fabricantes de matérias-primas.

E não apenas lojas especializadas, mas é possível ver produtos naturais e integrais também presentes em farmácias e mercados, por exemplo, algo que não existia há algum tempo.

O mercado já é perceptível e ainda há algumas características que devem ser notadas pelos empreendedores. Por exemplo, o consumo desses produtos está carregado de subjetividades, de um determinado estilo de vida e quem vai entrar nesse ramo de atividade deve estar atento a isso.

O que é exatamente vendido em loja de produtos naturais e integrais

Existem muitos produtos naturais e os que podem ser comercializados são os seguintes: alimentos kosher, que são aqueles que são para o consumo de acordo com as leis judaicas e são muitos deles, tais como achocolatados, adoçantes, barrinhas de cereal, biscoitos, bolos, cereais integrais, chás, chocolates, doces, geleias, gergelim, frutas secas, pães, soja, sucos e muitos outros.

Também podem ser vendidos chás, produtos fitoterápicos, cosméticos, produtos diet (sem açúcar), light (sem gordura), integrais (açúcares, arroz de diversos tipos, aveia, biscoitos, bolo, café, cevada, ervilha, extratos de soja, de guaraná, fava, feijão, fibras, produtos sem lactose, sem glúten e indicados para quem tem restrições alimentares em geral.

Clientes de uma loja de produtos naturais e integrais

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Os clientes da loja de produtos naturais e integrais são basicamente aqueles que buscam conforto e bem-estar em produtos que não estão disponíveis em qualquer lugar. Podem também ser pessoas que estão fazendo dieta para emagrecer, que possuem restrições alimentares ou que a religião determina que se coma somente determinados alimentos.

Como tornar conhecida a loja de produtos naturais

Ao montar loja de produtos naturais você rapidamente perceberá a necessidade de conhecer seus clientes e ter um estudo sobre o mercado, público-alvo e concorrência, assim conseguirá tomar ações que sejam completamente direcionadas e possam ter melhores resultados.

É interessante que você saiba como abrir uma empresa, isso irá lhe ajudar não apenas na parte de publicidade, mas também no que tange ao marketing da questão.

Já com os dados dos clientes em mãos, seus hábitos de consumo e as maneiras de ver o mundo, é hora então de traçar um planejamento de comunicação que seja eficiente e isso só ocorrerá se a linguagem a ser tratada for a mesma da clientela.

Como aqui o negócio é com produtos naturais e integrais, os clientes são basicamente pessoas que estão em busca de produtos diferenciados e que possuem suas características particulares, como por exemplo, os diabéticos, os alérgicos à lactose, aqueles que não podem comer glúten etc. Dessa maneira, é interessante atuar junto a eles, mas como?

Um passo interessante é estabelecer parcerias com hospitais e clínicas de saúde que tratam dessas doenças. Levar material para tais locais, conversar com os seus diretores e mostrar que a loja trabalha com determinados produtos indicados para esse público é um passo que pode ser dado.

Mas quem é diabético ou que tem muito colesterol, por exemplo, não necessariamente vai frequentar esses locais citados acima sempre. Por conta disso, é preciso ter publicidade em massa para poder tornar conhecida a loja e isso pode ser feito em jornais locais. Mas a realidade deve ser encarada e para quem está começando, um jornal de bairro, folhetos em mercados ou panfletos sendo distribuídos próximo ao local são passíveis de terem mais efeito e condizem mais com o verdadeiro aspecto do negócio, do que grandes publicidades em TV.

Atuar na internet também é uma maneira de atingir esse público de forma eficiente, isso, porque geralmente tais produtos são um pouco mais caros que os comuns e isso significa dizer que esses consumidores podem ter um poder aquisitivo maior, o que também implica em confirmar que a escolaridade e o acesso à informação são mais altos, já que no Brasil ter internet é ainda algo que requer uma determinada faixa de renda. Sendo assim, a comunicação na rede pode ser eficiente.

Existem diversas formas de tornar pública a empresa na rede, por meio de anúncios do Google, Hotwords ou ainda outros, de acordo com o público que se pretende atingir. Mas o mais interessante é que essas pessoas que possuem particularidades quanto ao consumo de alimentos geralmente também estão presentes em comunidades virtuais, o que pode facilitar ainda mais o trabalho de publicidade digital.

Sugiro ainda que você aprenda o que é email marketing, ferramenta que está sendo muito utilizada e tem ótimos impactos perante os consumidores.

Essa poderá ser feita então voltada exatamente para essas comunidades, por meio de página no Facebook, anúncios pagos nele, comunidades no Orkut, vídeos no YouTube e envio de novidades ou promoções pelo Twitter.

Localização da loja de produtos naturais e integrais

A loja de produtos naturais e integrais deve estar perto do seu cliente, é ele o grande orientador de tudo o que é feito para montar um negócio. É conhecendo esse consumidor profundamente que será mais fácil reconhecer o melhor lugar para abrigar o estabelecimento.

É preciso que a loja traga o mesmo conceito de qualidade de vida que os seus produtos vendem. Portanto, defina uma rua que não engarrafe, que tenha lugar para estacionar ou que haja um estacionamento próprio para a loja e uma vizinhança que não seja de risco de assalto.

Procure também saber se a localidade pretendida é permitida pelo governo municipal de abrigar tal estabelecimento que atue com esse tipo de atividade.

A planta do imóvel deve também ser conferida, pois é nela que constam as mudanças ou não já feitas ao longo da história dele.

Você pode também montar loja virtual de produtos naturais, isso, além de expandir o alcance do seu negócio, também funciona como forma de divulgação (publicidade na internet) e, o melhor de tudo, tem um custo irrisório.

Veja nossos textos focados para isso:

Dicas de negócio

Uma maneira de agregar valor às vendas é comercializar ainda outros produtos que tenham o mesmo de conceito de vida saudável mas que não estejam dentro da classificação de naturais ou integrais. São eles acessórios para o bem-estar, como os usados para o banho, para relaxamento, almofadas, aromatizantes, essências, incensos, kit acupuntura, pedras, óleos vegetais, livros de autoajuda, cd’s com mantras e sons para meditar e praticar ioga, entre outros itens.

Dessa maneira, o empreendimento atenderá completamente aqueles que estão em busca dos produtos clássicos, mas também terá a procura de gente que não consome esses últimos, mas que desejam obter as outras mercadorias.

Outra orientação para aqueles que querem ter sucesso nessa área: verificar a concorrência é muito bom para tentar identificar o que ela não oferece plenamente e assim o que poderia oferecer. Por exemplo, existem algumas grandes redes de lojas de produtos naturais e elas já são bem conhecidas do grande público.

É importante também ter toda a documentação legal em dia e criar uma marca.

Por conta disso, uma opção é tentar segmentar, focalizar um determinado tipo de cliente que já é atendido pelas grandes marcas, mas que poderiam ter um tratamento ainda melhor e diferenciado pelo novo empreendimento.

Gostou da ideia de abrir uma loja de produtos naturais e integrais?

3.33 avg. rating (69% score) - 3 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

10 COMENTÁRIOS

  1. Boa Tarde.

    Gostaria de saber se voce tem ou onde eu consigo numeros sobre alimentação natural, como:
    Numero de consumidores no Brasil:
    Por Região:
    Ticket Médio de compra:
    Periodicidade de compra:
    Idade de consumo:
    Quais as Classes que mais consomem produtos naturais:

    Grato

  2. Estou planejando montar uma loja de produtos naturais e estou a procura de fornecedores que vendem grãos e cereais em grandes embalagens para que eu possa fracioná-los, por ex. comprar um pct com 20kg de aveia e fazer pequenos pacotes de 500gr e vender. Poderia me mandar alguns endereços de e-mail desses fornecedores? A empresa será sediada em Taubaté/SP.

DEIXE UMA RESPOSTA