Como Abrir Uma Confeitaria

Como Abrir Uma Confeitaria
Como Abrir Uma Confeitaria

Veja a forma mais simples de abrir uma confeitaria e como manter seu negócio para gerar renda. Confeitaria é o tipo de negócio que não precisa de época para gerar lucros. Quando nos referimos à época, quer dizer em relação a temporadas, caso que enfrentam os donos de sorveteria que no inverno tem as vendas caindo drasticamente, de lanchonetes próximo a escolas que nas férias vendem pouco ou fecham, entre outros. Com uma confeitaria não há esta desvantagem, apenas épocas que vendem mais, que são geralmente fim de ano e maio, o mês das noivas.

Tenha em mente que uma confeitaria é como outro negócio qualquer, os pilares e administração são idênticos, por isso, saiba como montar empresa ou faça um curso intensivo de administração.

Para quem não conhece o ramo, uma confeitaria é um tipo de loja de alimentos especializada em bolos confeitados. Os tipos de bolos vão depender do dono e do padeiro ou cozinheira que irá trabalhar ou fornecer, e ai conta a criatividade.

Existe no mercado atual confeitarias especializadas em bolos de noivas, apenas de bolos para festas sob encomenda, bolos para eventos corporativos e as que vendem bolos confeitados todos os dias, não importa a época ou o tema. A maioria trabalha sob encomenda e oferece bolos com decoração personalizada, que é por isso que muitas pessoas procuram este tipo de loja. Se você está iniciando neste mundo, sugiro fazer um bom curso de confeitaria.

Como registrar uma confeitaria

O primeiro passo para abrir uma confeitaria é cuidar da parte legal. Este tipo de empreendimento é uma loja, o que muda é o ramo de atuação. Por isso, é importante que se registre legalmente a empresa através da abertura de firma. O primeiro passo deve consultar e contratar um contador de confiança, pois o processo é lento e se for feito incorretamente pode demorar mais de três meses.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Já que falamos em contador, já pensou em montar um escritório de contabilidade?

É preciso registrar o negócio na Receita Federal e Prefeitura da cidade, para assim ganhar um CNPJ e poder ter direito a emitir nota fiscal. Essa é a forma de agir legalmente e pagando os impostos, não terá problemas com a fiscalização.

Depois de aberta a empresa e ter escolhido o local, é preciso cuidar da Vigilância Sanitária. Todo empreendimento que envolve venda ou manuseio de alimentos deve ter o selo de autorização da Vigilância Sanitária. A taxa varia de acordo com a cidade e é pequena, cerca de R$ 50 reais, mas sem o selo o estabelecimento pode ser multado e fechado caso o órgão note que há normas irregulares. O contador irá cuidar de todas essas etapas e também da taxa de bombeiros, que deve também fazer uma fiscalização no ambiente e emitir certificado.

Você poderá também criar uma marca e registrá-la, não sabe fazer isso? Veja abaixo:

Alguns desses valores são anuais, como o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura. O talão fiscal é pago toda vez que precisar de um, quando as notas acabarem. Só é impresso em gráficas autorizadas pela Prefeitura.

Local para abrir uma confeitaria

É importante escolher um ambiente que facilite tanto a venda quanto o trabalho. Locais em avenidas são excelentes, próximos a padarias e centros comerciais.

Se voltar sua confeitaria apenas para bolos de casamento, fique perto de lojas de vestidos de noiva e aluguel ou ainda perto de casas de festas. Conversas com os donos de tais estabelecimentos para pedir uma divulgação com cartão de visita e panfletos é uma ótima forma de receber clientes.

Antes de escolher o ambiente é preciso pensar se você irá fazer os bolos ou apenas o decorar. Existem alguns donos de confeitarias que acertam com padarias ou boleiros o fornecimento dos produtos (bolos) e os compram de acordo com a demanda, mas nem sempre é um bom negócio.

Mais barato mesmo é de sua própria fabricação, pois as pessoas terão mais confiança em saber que o próprio empreendimento fabrica o produto e você não corre o risco de vender um produto sem saber a procedência. Por mais que se confie, acidentes podem acontecer.

Você pode gostar de ler o nosso texto sobre como vender mais e melhor e também dicas de vendas, irão lhe ajudar!

Caso os bolos sejam preparados e cozidos na própria confeitaria, será preciso espaço para uma bela cozinha, pois no ambiente devem ficar o forno de padaria ou fogão industrial, ambos ocupam espaço. Deve ser bem ventilada porque enquanto assa o bolo os fornos, seja qual for, emitem calor e o ambiente pode ficar insuportável. Deve ter também mesa e espaço para trabalhar no bolo, enquanto confeita e depois quando pronto até a entrega do cliente.

É interessante contratar uma empresa especializada para fazer o estudo da peça e elaborar a parte arquitetônica e funcional.

Na parte externa, de atendimento ao cliente, algumas confeitarias colocam mesa de atendimento para que os clientes possam fazer prova do bolo antes de escolher o sabor. É possível também abrir espaço para uma lanchonete e vender fatias acompanhadas de café, sucos ou refrigerantes. Para tal, será preciso também ter um mostrador de vidro, freezeres e geladeiras para bebidas. Mas tudo isso é um adicional, pode ser ou não instalado. Porém, caso faça da sua confeitaria também uma lanchonete, poderá lucrar de duas formas.

Como divulgar uma confeitaria

Vender bolos confeitados não é difícil porque a clientela precisa do produto. Geralmente quem entra em uma dessas lojas é porque quer comprar, já tem em mente que está à procura de um bolo confeitado. O problema na maioria das vezes é que ele nem sabe que existe uma confeitaria em seu bairro.

A melhor forma de divulgar este tipo de empreendimento é através da mídia mais simples: panfletos e cartões de visita. O empresário, dono do negócio, deve sempre ter em mãos um cartão de visita para se divulgar e entregar em festas e eventos nos quais for.

É comum, em casamentos, outras pessoas dizerem que estão em busca de um bolo para seu próprio casamento ou de um parente, é ai que você entra e oferece seus serviços.

Uma boa forma de saber mais sobre o assunto é através do nosso texto exclusivo e direcionado apenas para ensinar como divulgar serviços.

Panfletos sempre são uma boa opção para entregar em casas ou deixar em lojas relacionadas a confeitaria, como é o caso das lojas de aluguel de noiva, casas de festas e eventos e salões de recepções. Converse com os donos e diga que gostaria de deixar seu material. Faça o panfleto com boa qualidade, revisão mais de uma vez para que erros de português não constem no material e com fotos de boa qualidade de seus bolos, e não tiradas de Internet.

Dicas de como manter uma confeitaria de sucesso

Após abrir a confeitaria e divulgar, o processo mais lento, porém não menos importante, é a gerência do negócio, pois sem boas vendas ele não irá se manter. A primeira dica é ter bastante carinho com o produto que irá vender. Caso não seja você quem vá fazer os bolos, tenha certeza que a pessoa que irá ficar encarregada desta parte será realmente boa.

Pensamento simples para confeitaria: se o bolo é ruim, o cliente não volta e ainda avisa aos outros que seu produto é péssimo, seu negocio não vai fazer sucesso. Faça teste de receitas antes de vender aos clientes e prove você mesmo para conferir a qualidade.

Não use produtos baratos demais, pois o barato pode sair caro. Muitas confeitarias perdem clientes porque ao decorar os bolos, optam pelo açúcar mais barato para lucrar e anilinas para colorir o doce que jamais foram vistas no mercado. O resultado pode ser um bolo lindo, mas totalmente não comestível.

Lembre-se de aprender a administrar seu negócio, ou seja, como montar uma loja, é algo que você deve saber “na ponta da lingua”, caso tenha dúvidas, visite o nosso texto de como abrir um negócio!

Ao firmar um prazo de entrega de um bolo, faça tudo para cumpri-lo. Um casamento não pode mudar de data ou uma pessoa não pode fazer aniversario em outro dia. Empresas que não cumprem prazos ganham má fama e podem receber um processo posteriormente por Danos Morais.

E você está pensando em abrir uma confeitaria? Comente abaixo!

4.50 avg. rating (87% score) - 4 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

55 COMENTÁRIOS

  1. gostaria de saber mais dicas a respeito de confeitaria sempre gostei de fazer bolos, trabalhoem hospital e gostaria de ter uma confeitaria,mande dicas de locais de cursos

    • Rosile, no site Via Rapida empregos, existe curso muito bom de confeitaria, além de ser gratuito. Caso você não possua renda, ele ainda lhe garante auxílio de custo e passagens, vale a pena conferir.

  2. Dentro em breve irei abrir uma Pastelaria do tipo de Pastelaria Portuguesa com Pasteleiro Portugues. Comida e Marisco sâo também a base desta nova casa que se chamarà “A NOVA SUIÇA”

    Ela é Pastelaria-Cafetaria-Marisqueira-Restaurante, onde poderà se deliciar com comida tipica Portuguesa e doces Portugueses alem de um Bom Marisco-(Sapateiras-Gambas-Camarâo-e Omares-Também a famosa Sardinhada à Portuguesa assada na brasa com Pimento Verde assado e salada de tomate tudo servido com batata ao murro num mar de azeite.

    Mande email para fazer uma reserva e falar diretamente com o proprietàrio. Para: sallysconcept@hotmail.com

  3. Sou confeiteira de bolos caseiro, estou pensando em abrir uma confeitaria, mais pra pronta entrega, tipo uma fabricazinha de kits escolares e kts empresas, bolos, tortas, etc. ja ate tenho um local mais não é muito grande,o local não é nem av mais residencial, mais pretendemos divulgar bastante. vai entrar minha irmã de socia, pq eu sei trabalhar e minha irmã tem dinheiro, gostaria de uma sugestão sobre o assunto, o q me preocupa é mais o tamanho da loja, ate procurei ideias de tamanho de confeitaria ( tipo mais uma fabrica ) na internet mais não encontrei ainda, aguardo com carinho uma ajuda urgente, desde ja agradeço.

  4. Faço bolos artisticos e tematicos,doces modelados,cupcakes e outros.Gostaria de abrir uma lojinha para receber meus clientes e expor guloseimas para vendas e em caixas para presentear.O espaço que tenho é pequeno em frente a minha casa,fiz cartões de visita e estou tendo um bom retorno,se eu fizer a loja aqui não pagarei aluguel e meus clientes ja vão a procura do que desejam seja bolo ou um presente diferente.

    Eu faço todo o processo da massa à confeitaria,teria que ter uma cozinha ou posso usar a minha ja que moro no lugar que quero construir a loja???? Por favor me ajude!!!! Me envie resposta por email.

  5. eu fazia bolos artisticos quando eu morava na bahia,ai vim embora aqui pra cotia sp,e penso em continuar aqui com minha profissão que amo tanto,mais ainda não tive coragem de começar estou meio perdida não sei como divulgar e nem por onde começar.bjs

    • Olá Eliete Lopes, também tenho vontade de montar uma confeitaria por aí, procuro uma sócia, podemos conversar???, MEU CONTATO 8508-7795/ 5924-9209

  6. Já fabrico bolos de festa há dez anos e pretendo abrir uma loja de bolos e doces. Preciso saber o que mais preciso para iniciar, e se possível se tem cursos gratuitos em SP?

  7. Trabalho com lanches e tenho um colega de trabalho que é confeiteiro, estamos pensando em abrir uma pequena confeitaria. Será que estou começando com um bom sócio?

  8. Faço bolos, doces e salgados por encomenda em casa e gostaria de abrir minha confeitaria. Vou fazer o espaço na garagem de minha casa, posso usar a cozinha da minha casa para fazer os bolos?
    Também queria saber dicas de onde fazer cursos de decoração artística para me aperfeiçoar.
    Por favor, fico aguardando sua resposta. Obrigado.

  9. OLÁ! ESTOU FAZENDO CURSOS PARA BOLOS COM A INTENÇÃO DE ABRIR UMA CONFEITARIA E GOSTARIA DE SABER DE VCS QUAL SERIA O VALOR QUE TERIA QUE ARCAR PARA ABRIR UM NEGÓCIO DESSE.
    QUAIS OS MATERIAIS QUE VOU PRECISAR, DESDE IMPRESSORA PARA PAPEL DE ARROZ AOS BICOS PARA DECORAÇÃO?
    MUITO GRATA.
    AGUARDO ANCIOSA POR SUA RESPOSTA.

  10. eu tenho 27 anos, pretendo abrir uma confeitaria, fazer bolos muitos bons, alias meu tio e um ótimo confeiteiro, e ja posso investir nela 40 mil reais!
    e um bom começo?

    • Olha Alice, eu sou uma empresária e acho que 40 mil reais é sim um bom começo, mas depende de qual tipo de confeitaria você terá da início, mas investir 40 mil reais é sim um bom começo, boa sorte pois como eu, você irá se dar bem!

  11. Eu gostaria muito de poder abrir uma doceria. Faço bolos, doces bem casados e outros tipos. Por onde começo? Me ajudem, por favor.
    Muito obrigada, moro em São Paulo, no Ipiranga.

  12. Olá, eu pretendo abrir a minha confeitaria, só estou estudando um pouco as minhas possibilidades.
    Gostei muito do texto e das dicas para abrir o negócio, valeu mesmo.

  13. Desde muito cedo tenho o sonho de abrir uma confeitaria, porém não visualizei uma oportunidade de negócio até o momento, pois na minha cidade tem muitos amadores trabalhando pelo salário da fome e atrapalhando os bons empreendimentos. Tem uma dica para contornar essa situação?

  14. Olá, tenho muito interesse em abrir uma confeitaria, porém gostaria de saber quanto preciso investir um bom curso para minha noiva, pois será ela quem irá pôr a mão na massa. Obrigado.

  15. Eu gostaria de abrir uma confeitaria em Morrinhos, GO, não sei quanto tenho que ter para montar. Vou tirar um empréstimo para começar, faço bolos e doces há muitos anos, sou fascinada, mas quero fazer cursos novos, me ajude, obrigada.

  16. Gostaria de saber como abrir uma confeitaria. Trabalhei muito tempo em hospital, fiz um curso de confeitaria, tenho pouco investimento e gosto de fazer bolos e comida.
    Grata.

  17. Estou fazendo cursos para trabalhar como confeiteira, estou perdida não sei por onde começar, não tenho grana para investir e moro num sítio em uma cidade de minas, onde fabricarei tudo aqui, podem me ajduar?

  18. Olá, boa noite, eu nunca trabalhei com bolos, mas tenho muita vontade de ter meu próprio negócio, estou pensando em abrir uma casa do bolo (bolo simples sem recheio), tem algum curso bom em PE, quanto é o mínimo para investimento, como devo proceder para abertura da loja.

  19. Olá. Adoreiii a listagem!
    Estou fazendo um curso de confeitaria e amo fazer doces e tortas, porém na minha cidade não tenho um ponto estratégico para isso. A rua onde moro é muito escondida e tenho medo de não dar certo. Posso fazer os bolos sem ter uma loja, só divulgar por planfetos e midias sobre as confecções dos mesmos?? Vou ter sucesso?? Me ajudem.. Bjus

  20. ESTOU FAZENDO UM CURSO DE PANIFICAÇÃO E NESTE CURSO TENHO QUE FAZER UM TRABALHO DE COMO MONTAR UMA DOCERIA E CONFEITARIA E A PARTE QUE TENHO QUE APRENSENTAR É DE COMO ADMINISTRAR, VC PODEM ME AJUDAR. OBRIGADO

  21. Olá, trabalho com bolos, doces e salgados a 17 anos o problema é que trabalho sozinha, meus filhos me ajudam nos fins de semana. Quero abrir um negócio mas ainda não sei bem se doceria ou buffet, abraços!

  22. ola,estou vendo um ponto para abrir uma doceria,pois o local não fica em avenida porém no domingo existe uma feira,que tem bastante movimennto e duas escolas perto.Se alguém poder mim dar uma opinião,pois estou com um pouco de duvida.Afinal no texto acima fala que em bairro não pode dar muito lucro.

  23. sou confeiteira,já recebo minhas encomendas,pretendo futuramente abrir uma confeitaria,preciso de mais detalhes de como ser uma boa confeiteira….

  24. gostei muito das dicas e preciso saber tudo sobre confeitaria pois estou fazendo um trabalho de conclusão de curso e tambem pork minha cidade falta esse tipo de negocio ou se tem nunca ouvi dizer mas estarei pesquisando e kem sabe nao serei a nova empresaria de confeitos daki……obrigadooooooooo

  25. Sou confeiteira,trabalho na minha casa ,faço bolos ,doces e salgados,e outro produtos ligados a essa área,só que o mercado anda um pouco parado,então gostaria de vender pão caseiro ,pois faço e fica muito bom ,gostaria de vender em condominios ,assim aproveitaria para divulgar tudo que eu faço ,o que acha ?

  26. olá, adoreia as dicas, mas gostaria de obter mais informações de materiais necessários para abrir uma confeitaria, pois trabalho com doces, bolos, chocolates e biscoitos.

  27. Estou pretendendo abrir a minha própria confeitaria aqui no meu bairro já faço bolos a mais de 15 anos ,e sou apaixonada por bolos confeitados e faço também salgadinhos para festa. Gostaria de saber mais de como montar esta confeitaria!!!!!!!!!!!!!!!!

  28. GOSTARIA DE TER MAIS INFORMAÇÕES COMO ABRI UMA CONFEITARIA,DECORAÇÃO ,MÓVEIS ,ELÉTRICOS TUDO,
    ESTOU FAZENDO VÁRIOS CURSOS NESTA ÁREA EU QUERO INVESTIR MESMO E CRESCER PROFISSIONALMENTE EU AMO DECORAR E FAZER BOLOS .AGUARDO RESPOSTA

  29. tenho um sonho de ter uma confeitaria não só de bolos mas também de doces.O que eu preciso fazer.Qual máquinas utilizar. e quais os doces poderei colocar.

  30. Para interessados em abrir o próprio negocio , estamos há 14 anos no mercado oferecendo todo suporte técnico e instrumental para ornamentação , personalização com todo tipo de impressão comestíveis e decorativos em bolos, salgados, biscoitos, maça do amor entre outros visite nosso site . Abração a todos Marcelle

  31. quero muito montar minha confeitaria, já trabalho com bolos em casa, tenho uma boa saída, devo montara loja próximo a minha casa? qual investimento necessário?

  32. Olá boa tarde!
    estou abrindo uma casa de bolos caseiros. Gostaria de saber onde encontro receitas tradicionais de bolos caseiros como: fuba, chocolate, cenoura, maçã cm canela, banana cm canela, milho?
    e quais os equipamentos necessários?
    Obrigada!!!

DEIXE UMA RESPOSTA