Como Abrir Uma Fábrica de Esquadrias de Madeira

Como abrir uma fábrica de esquadrias de madeira
Como abrir uma fábrica de esquadrias de madeira.

As esquadrias de madeira têm a vantagem de ser um produto com função isolante termoacústico, e ainda decorativa, de tornar as construções com um acabamento mais colonial e nobre. Veja como pode abrir uma fábrica de esquadrias de madeira.

Para portas e janelas, elas são largamente utilizadas em casas de campo e de praia, por possuir resistência ao clima e a maresias.

Com todas essas vantagens apresentadas pelo produto, os empreendedores encontram nas esquadrias de madeira uma ótima oportunidade de abrir uma fábrica de esquadrias de madeira e de participar do mercado de construção civil.

Mercado de uma fábrica de esquadrias de madeira

O setor de esquadrias de madeira é um setor secundário de transformação que se vale das atividades de carpintaria e marcenaria para obter um produto final.

Além de contar com os profissionais de carpintaria e marcenaria, a fábrica de esquadrias de madeira deve também se atentar à gestão do negócio que envolverá questões administrativas, de marketing e de desenvolvimento do produto.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O que distinguirá uma esquadria de madeira de outra, comercializada no mercado é o acabamento e a qualidade do produto final e fará diferença para a empresa se a fábrica souber gerir o negócio com eficiência.

Gestão da fábrica de esquadrias de madeira

A gestão cabível para a fábrica de esquadrias de madeira exige um modelo de negócios que seja “enxuto”. Essa escolha se origina da necessidade que a empresa tem em se adequar as várias condições do mercado, de acordo com as sazonalidades e oportunidades de ganhos.

A redução de custos é imprescindível na fabricação de esquadrias, pois se o departamento de compras e utilização de estoques não for constantemente controlado, o que ocorrerá serão desperdícios e, consequentemente, perda de escalas e falta de competitividade por custos.

Outro fator importante na gestão e que envolve também a redução de custos é o controle de estoques e avalição dos possíveis riscos com falhas na equação produção e demanda.

Gestão estratégica da fábrica de esquadrias de madeira

Para obter sucesso, a estratégia da empresa deve alinhar os seguintes fatores:

Identidade e posicionamento – a fábrica de esquadrias de madeira pode atravessar crises, demorar sair da fase de investimentos iniciais e todos esses empecilhos, mas nunca deve abandonar e negligenciar uma cultura organizacional sólida e que dissemine a missão, visão e objetivos da empresa.

Mercado e canais – a participação e ampliação de mercado de forma crescente é uma consequência de bons resultados gerados quando a empresa alinha possibilidades e oportunidades de mercado em expansão de nichos de mercado com canais de distribuição, de fornecimento, de comunicação e de informação.

Visão de cadeia– a visão de cadeia não é tão complicada e impossível de se conquistar e exige percepção, tato e comprometimento com o resultado final do produto.

A visão de cadeia produtiva leva a fábrica de esquadrias de madeira ao nível mais alto de qualidade e gestão do produto, pois requer providências como: estabelecimento de uma relação de longo prazo e de capacitação voltada para fornecedores, buscar requisitos de qualidade em todos os processos de produção e matéria-prima e insumos; o que possibilita também que a empresa tenha uma visão mais ampla de possíveis parcerias na produção.

Outra característica de empresas que pensam com a visão de cadeia produtiva é saber negociar preços e fornecimento.

Normatização e Certificação de produtos – padronizar e ainda oferecer um produto original é o grande desafio e um diferencial para a fábrica de esquadrias de madeira, pois para concorrer no mercado é necessário reunir as duas características. Abaixo detalhará mais sobre normatização.

Pessoal da fábrica de esquadrias de madeira

 O carpinteiro é aquele profissional que deve ter uma noção de geometria e conhecimentos sobre madeira, já o marceneiro é um profissional exerce um trabalho mais artesanal, com maior noção de desenho e empenho artístico nas peças.

As figuras do carpinteiro e do marceneiro são essenciais na produção de esquadrias de madeira, mas além desses profissionais, a fábrica de esquadrias de madeira precisará também de pessoal que atenda com qualidade os clientes, bons representantes de vendas e outros colaboradores que sejam eficientes e tenham habilidades únicas, como os gerentes de compras que devem ter qualificação, experiência e habilidade de negociação.

Processo produtivo da fábrica de esquadrias de madeira

A matéria-prima principal para elaboração das esquadrias é a madeira, que pode ser dos tipos: Ipê, Itaúba-preta, Jatobá (Jataí),Louro-Pardo, Mogno, Muiracatiara, Pau-Roxo, Pequiá (Pitiá),Peroba-de-campos,Pinho-de-riga,pinho-do-Paraná,Sucupira-amarela e outros tipos.

Os principais insumos acessórios das esquadrias são os seguintes:
dobradiças; molas aéreas para portas; molas de piso para portas; puxadores; fechaduras; rodízios; fecho com argola; gonzo latão de embutir; trinco e outras ferragens.

Fluxograma da fábrica de esquadrias de madeira

As etapas da fábrica de esquadrias de madeira obedecem aos seguintes passos:

Corte e fresamento de perfis (essa etapa tem a função de formar o perfil de madeira que vai construir o caixilho) ↔ Tratamento antisséptico de microorganismos (esse tratamento é essencial para que a madeira fique livre de micro-organismos e insetos) ↔Acabamento dos perfis de madeira (essa etapa é essencial para eliminar deformações na superfície, utiliza-se plainas e desempenadeiras, além do lixamento superficial) ↔ Montagem e colagem dos perfis, partes internas e externas↔ Verificação dimensional e montagem final↔ Acabamento superficial ↔embalagem e estocagem ↔instalação ↔colocação de vidros ↔manutenção.

Equipamentos da fábrica de esquadrias de madeira

Para melhor desenvolvimento da produção utilizam-se os seguintes equipamentos na elaboração das esquadrias: plainas, lixadeiras, furadeiras e parafusadeiras, serras circulares, serras pendulares e as tupias, sendo que todos esses equipamentos são necessários, não podendo ser negligenciados.

Produtos da fábrica de esquadrias de madeira

A variedade de produtos que se pode fabricar com todos esses equipamentos, insumos e estrutura montada é grande: Janela Bay-window, Janela máximo-ar, Janela pivotante, Janela vitrô, Porta ou janela de correr, Porta ou janela de abrir e outros produtos.

Os custos totais na fábrica de esquadrias de madeira são custos com madeira, insumos, ferragens, tratamento, pintura, vidro e instalação.

Os outros custos operacionais ficam por conta dos equipamentos, ferramentas, acessórios, sendo que a empresa gastará também com veículos para transporte, carrinhos que auxiliem nos transportes para insumos dos depósitos, ou seja, custos com a instalação da estrutura, maquinário que forma a capacidade produtiva total.

Requisitos de qualidade para a fábrica de esquadrias de madeira

Para todas as etapas de produção e montagem das peças na fábrica de esquadrias de madeira, a ABNT estabeleceu normas próprias que devem ser obedecidas para que os produtos tenham medidas e funcionamento correto. As normas da ABNT padronizam a produção o que tem como consequência maior qualidade e agilidade na produção.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA