Como abrir uma empresa de artigos de aventura: Tire suas Dúvidas

como abrir uma empresa de artigos de aventuraMuitas pessoas gostam de fazer esportes de aventura, mais conhecidos como esportes radicais, que tem um alto grau de risco físico – geralmente associados a condições extremas de altura, velocidade e etc.

Visto o tamanho do risco, é necessário que o esportista tenha artigos de aventura especializados para não correrem riscos de se machucarem e terem um certo conforto para realizarem os esportes.

Tais esportes ganharam certa notoriedade no final dos anos 80 sendo os principais o paintball, skydiving, surf, alpinismo, montanhismo, paraquedismo, hanggliding e bungeejumping, trekking e mountainbike.

Cada esporte tem seus equipamentos específicos para serem realizados de maneira adequada e o estabelecimento que oferece este tipo de equipamento por baixo custo acaba caindo no gosto do consumidor aumentando os lucros de seu negócio.

Com o turismo, a prática destes esportes cresce muito no Brasil e em todo o mundo principalmente nos últimos anos.

Consequentemente, a venda de artigos de aventura também se vê aumentada e é um foco excelente para o empreendedor que tem afinidade com a área para investimento.

De um modo geral, podemos dizer que os artigos de aventura são roupas para quem gosta de atividades radicais e equipamentos para auxiliar a desempenhá-las.

Perfil do Empreendedor de Artigos de Aventura

Quem quer investir num negócio como este deve levar em consideração que terá mais gastos com a aquisição de grande quantidade de artigos de aventura para estoque do que com uma loja de doces por exemplo.

É essencial que o empreendedor tenha contato e afinidade com a área de esportes de aventura para entender a realidade dos clientes e dos esportes, contribuindo favoravelmente para o futuro do negócio principalmente na formulação de técnicas novas para chegar ao gosto do consumidor e conseguir cada vez mais clientes.

O empreendedor deve ainda contar com uma equipe de funcionários que gostem de esportes de aventura para poderem dar as dicas e truques para os clientes que venham a solicitar qualquer informação.

Não é preciso apenas saber as características e funcionalidades dos produtos, mas colocar em prática o conhecimento no assunto para gerar credibilidade e confiança por parte do público, que geralmente é exigente.

A experiência em negócios também conta muito para fazer do empreendedor um empresário de sucesso.

Caso seja iniciante, tem a oportunidade de frequentar cursos e palestras que são oferecidos em várias cidades para conseguir compreender melhor o passo a passo na construção de uma empresa, inclusive focando em aspectos como marketing, finanças e administração de empresas.

Vai dar lucro?

Observar outros estabelecimentos que vendem os mesmos produtos pode ser uma boa maneira de fazer comparações e formular métodos de superar as expectativas dos clientes.

Público-Alvo de Artigos de Aventura

Sem muito esforço já percebemos que o público que compra artigos de aventura geralmente é adolescente e jovem, geralmente estudante e praticante de esportes.

Com estas informações já começamos a criar o perfil do consumidor, que serve entre outros aspectos para direcionar o foco da propaganda para um público em si fazendo economia na divulgação e conseguindo cada vez mais clientes.

Geralmente os esportistas estão reunidos em determinados locais em específico, geralmente nos pontos onde se praticam os esportes na cidade ou mais indiretamente próximo a universidades, academias e outros locais que agrupam grande quantidade de público jovem.

A proposta é aproveitar estes espaços e começar a panfletar os diversos benefícios que a loja de artigos de aventura oferece para renovar ou criar o estoque de produtos para fazer esportes radicais.

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Colônias de férias também costumam comprar artigos de aventura para usar nas atividades com as crianças, pode ser um bom público alvo a ser atingido.

Dicas para Artigos de Aventura

O mais importante a ser dito quanto a comercialização de artigos de aventura é que a segurança dos produtos é imprescindível.

Vai dar lucro?

A qualidade deve ser comprovada, pois muitas vezes as falhas no equipamento podem comprometer até a vida do esportista. Uma pesquisa de preços deve ser feita em relação as melhores marcas do mercado principalmente nos esportes que envolvem altura.

Além de vender artigos de aventura, o empreendedor pode investir numa série de outros produtos relacionados a serem vendidos, dependendo é claro da disponibilidade de espaço, dos custos, quantidade de funcionários, manutenção, contatos e etc.

Divulgação de Artigos de Aventura

Para começar um negócio deste tipo, o ideal é chamar a maior quantidade de clientes possível para criar vínculos com eles. Quem pratica esportes radicais certamente tem um local para comprar o que precisa para manutenção ou criação do seu acervo de equipamentos.

Porém, quem ainda não experimentou da prática destes esportes pode começar a se interessar por meio do próprio estabelecimento pelo oferecimento de cursos de escalada por exemplo.

Além disso, podem ser montados dentro do próprio estabelecimento de artigos de aventura cursos relacionados, como de filmagem e fotografia para esportes de aventura.

Tantos os leigos como profissionais devem manter uma boa relação de confiança com o estabelecimento, e isto só acontece a partir de ações do empreendedor que reforcem suas qualidades.

Na divulgação é preciso evidenciar os pontos positivos do negócio, como passeios gratuitos de ecoturismo para algumas pessoas, oferecimento de descontos e facilidades para pagamento e etc. Na própria fachada da loja podem estar expostos os projetos adicionais que mexem com a curiosidade do consumidor, sendo uma excelente forma de ganhar o público.

Artigos de Aventura – Investimento Inicial

O negócio de artigos para esportes de aventura tem como base um investimento inicial médio de aproximadamente R$ 26.000,00. Nesta quantia estão inclusos balcões planejados, prateleiras, iluminação especial, cabides e outros objetos que formam um ambiente descontraído e adequado para a venda dos produtos.

Além destes, o negócio precisa ainda de um telefone, fax e computador para comunicar-se com clientes e fornecedores.

A área para uma loja de artigos de aventura pode ser de 50m² em média, e o capital de giro é de R$ 26.000,00 com faturamento médio de R$ 20.000,00 por mês. O prazo de retorno do investimento vem rapidamente, em cerca de 36 meses (3 anos).

Os funcionários que trabalham numa loja como esta podem ser apenas o dono com um ajudante vendedor.

Com o decorrer do tempo e dependendo do tamanho da loja e da procura, pode-se aumentar a quantidade de funcionários para atender melhor aos clientes. Mas, inicialmente não é recomendado que haja a contratação de muito pessoal para evitar mais custos com pagamento.

Artigos de Aventura – Formalização

Formalizar o negócio é muitas vezes considerado complicado e é até deixado de lado por parte de muitas empresas pirata. Porém, é de extrema importância que a lei esteja a favor do empreendedor até mesmo para os eventuais problemas que podem acontecer.

Com a formalização (legalização do negócio), o empreendedor paga impostos e com isso registra e mantêm seu estabelecimento na legalidade assegurando os direitos do próprio empreendedor e de seus funcionários.

O que muitas pessoas não sabem é que a legalização começa antes mesmo da criação do negócio. Primeiro, é necessário que o empreendedor entre em contato com a prefeitura da cidade para saber se o local escolhido para abrir o negócio pode mesmo ser a sede da empresa de artigos de aventura.

Caso positivo, o empreendedor será orientado a seguir algumas regras, assinar papéis e com isso legalizar o seu negócio. A burocracia hoje em dia não é muito grande e os empresários conseguem rapidamente resolver o problema da legalização na maioria das vezes.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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