Como abrir uma fábrica de sacolas plásticas

Por:

Como abrir uma fábrica de sacolas plásticasApesar das discussões ecológicas, as sacolas plásticas ainda resistem e continuam sendo utilizadas nos supermercados, até porque as sacolas são recicladas, basta que as mesmas entrem no processo de  reciclagem. Mas o que acontece com as sacolas de plástico é que seu uso acada sendo ampliado, o que denominamos de reaproveitamento.

Para que as sacolas plásticas não percam a oportunidade de continuar brilhando no mercado ,a solução é divulgar a capacidade da empresa de sacolas plásticas de serem reaproveitadas e formas de diminuição do  impacto do produto no meio ambiente. 

Mercado de uma empresa de sacolas plásticas

as sacolas de plástico encontram um mercado bem democrático, pois as fábricas de sacolas plásticas revendem seus produtos para grandes, médios e pequenos supermercados e lojas.

Com tanta possibilidade revender as sacolas plásticas, as fábricas devem procurar formas eficientes de divulgar seu produto, garantir contratos e fidelizar o cliente.

Todas essas providências tem como consequência a participação no mercado e maior lucro.

Mas para isso é necessário investir em qualidade, bons preços que serão consequência da redução dos custos e um mix de produtos  diversificado. Todas essas iniciativas tornarão a empresa competitiva. 

Concorrência de uma empresa de sacolas plásticas

Para concorrer no ramo, é necessário também ampliar a possibilidade de entrega do produto, pois a maioria das fábricas de sacolas plásticas já distribuem para diversas regiões. Essa decisão de ampliar a distribuição surge porque no mercado regional existe concorrência e se os custos de distribuição a longa distância compensar o lucro, então a estratégia de ampliar a distribuição será bem vinda.

O que deve ser considerado é a análise financeira e mercadológica para este passo adiante.

Para isso se faz necessário uma pesquisa de mercado que identifique o potencial consumidor local e as possibilidades de ampliação. A pesquisa deve considerar também o que os clientes esperam das sacolas plásticas, preços, originalidade, criatividade, um produto ecológico, personalização e quais as diferenças dos clientes de acordo com a região.

Análise Swot de uma empresa de sacolas plásticas

A Análise Swot deve ser realizada para identificar os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades.

Pois bem, os pontos fracos das novas fábricas de sacolas plásticas é o fato de que as fábricas não possuam tecnologia para produção. A vantagem de poder investir em tecnologia é crucial para  um produto final de qualidade e redução dos custos.

Os pontos fortes são que as fábricas de sacolas plásticas recentes podem oferecer um produto original, personalizado e competitivo. 

Plano de marketing de uma empresa de sacolas plásticas

As fábricas de sacolas plásticas, antes de iniciarem suas atividades, devem encontrar segurança no planejamento, sabendo que todo negócio está sujeito a riscos e oscilações mercadológicas, mas sem um planejamento estratégico e de marketing, a empresa tem poucas possibilidades de avançar e obter sucesso.

No planejamento de marketing, considere se os preços são competitivos e estão de acordo com os custos. Analise também se a divulgação é eficiente, se será visível a vários consumidores, se o plano de marketing será estratégico quanto à divulgação do conceito, qualidade e vantagens do produto.

Outro fator a ser analisado no plano de marketing é quanto à localização, distribuição, canal de vendas, promoções e produtos.

Localização da empresa de sacolas plásticas

A fábrica de sacolas plásticas não precisará necessariamente se situar em um centro fabril. Poderá estar em um centro gráfico e até comercial, pois o importante é que ela seja eficaz em se comunicar com os clientes e encontre fácil acesso para os comércios.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Estrutura da empresa de sacolas plásticas

A empresa de sacolas plásticas deve contar com uma estrutura que abrigue layout de produção organizado, limpo, enxuto para que haja movimentação, fluxo e produtividade.

A fábrica não precisa de um espaço muito extenso, basta que tenha espaço para o departamento fabril com todo o maquinário, espaço administrativo, depósito, local para banheiros, copa e outros.

A fabricação de sacolas de plástico não exige altos investimentos em equipamentos. Existe no mercado a possibilidade de abrir uma mini fábrica e essa tendência está fazendo com que a fabricação de sacolas seja uma atividade secundária para alguns empresários. 

Investimentos de uma empresa de sacolas plásticas

A fábrica de sacolas plásticas terá investimentos fixos com equipamentos como bancada de “silk-screen”, perfuradora de alça, extrusora de parafusos; recuperadora; máquina de corte e solda e outros.

A fábrica investirá também em móveis para escritório e exposição dos produtos, divulgação, automação dos processos como cadastros de clientes, fornecedores e outros.

Pessoal de uma empresa de sacolas plásticas

As fábricas de sacolas plásticas precisarão de operários com experiência técnica e em silk-screen, aprendizes, motorista, copeira, auxiliar administrativo, gerente responsável, representante comercial e outros colaboradores de acordo com a necessidade da empresa.

Gestão de estoques em uma empresa de sacolas plásticas 

A produção de sacolas plásticas é bem personalizada com as especificações de tamanho, largura e dizeres nas sacolas de acordo com o critério do cliente, por isso o estoque deve ser de matéria-prima e como cada lote de fabricação possuirá especificações diferentes, a produção deve ser organizada em torno dos pedidos e não organizada em torno dos estoques. Isso diminui os custos de estoques?

Sim, pois nas produções sob pedidos, a quantidade é acertada e os estoques podem ser comprados de acordo com a quantidade pedida para cada lote de fabricação.

Processo produtivo das sacolas plásticas

Para produzir as sacolas plásticas, os fabricantes devem  primeiro planejar a produção de acordo com os pedidos dos clientes, depois comprar a matéria-prima e insumos necessários.

Matéria-prima das sacolas plásticas

A matéria-prima utilizada de forma geral para fabricação de sacolas plásticas é o plástico  polietileno tipo granulado de baixa  densidade (PEBD). Esse plástico é derivado do petróleo.

Fluxograma produtivo das sacolas plásticas

A fabricação de sacolas plásticas obedece às seguintes etapas: o plástico é colocado em um processo de extrusão e moldagem, logo depois é colorido com anilina.

A vantagem da produção das sacolas plásticas é que as peças com defeitos e erros podem ser reaproveitados em um processo de moagem e extrusadas de novo, recomeçando o processo agora com uma peça sem defeitos.

Sacolas plásticas e o meio ambiente

Como as sacolas plásticas estão sendo consideradas uma ameaça ecológica, pois o produto é biodegradável, as fabricantes têm uma necessidade extra de produzir um produto mais sustentável e assim garantir uma imagem melhor de mercado.

As sacolas oxibiodegradáveis são sacolas fabricadas a partir da adição de D2W, composto químico que proporciona a biodegradação do produto.

Para fabricar produtos como este, a empresa de sacolas plásticas deve contar com maturidade técnica e capacidade de investimentos.

Tipos de sacolas plásticas 

As fábricas de sacolas plásticas podem produzir produtos como sacola lisa, colorida, com modelos vazados, de alça camiseta, modelo alça fita e outros modelos que podem surgir de acordo com os clientes e personalização do produto.

Para mais informações sobre a briga de sacolas plásticas nos supermercados, conceitos ecológicos e outros direitos e deveres quanto à produção de sacolas plásticas, veja o site da Associação Brasileira de Produtores de Embalagens Plásticas Flexíveis.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

8 comentários sobre “Como abrir uma fábrica de sacolas plásticas
  1. ronilson disse:

    É mais rentavel produzir as sacolas ou revende-las?

  2. savulo ferreira leite disse:

    boa tarde estou abrindo uma micro empresa de sacolas plasticas personalizadas mas ainda nao tenho um contato de que fornece as bubinas plasticas gostaria que entre em contato contato no telefone 03888126949….

  3. Amorim Sebastiao disse:

    agradeço enviar-me contactos

  4. gicele disse:

    gostaria de trabalhar em casa fazendo sacolas para enpresa, alguem me ajude!!

  5. ana cleide disse:

    amei á ideia.Deus abençoe.

  6. ana cleide disse:

    quero abrir uma fábrica de sacolas,mas não sei por onde.tenho pouco ou quase nada.

  7. Ildo jansen de almeida disse:

    pretendo abri um mini fabrica de sacolas eu ja sou vendedor de cigarros e eu vejo que a demanda de sacolas e muito grande

  8. DIEGO SILVEIRA disse:

    como vender

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores