Como Abrir Uma Empresa de Outdoor

Como Abrir Uma Empresa de Outdoor
Como Abrir Uma Empresa de Outdoor

Os serviços de divulgação publicitária constituem uma oportunidade de negócios que possui uma demanda contínua, pois existem diversas empresas que fazem uso deste serviço e novas empresas que surgem a cada dia e com certeza precisarão divulgar seus serviços com uma mídia externa, como uma empresa de outdoor.

Os outdoors são considerados mídias externas e o nome outdoor significa para o lado de fora. Tem essa denominação por ser a maneira como a empresa de outdoor se expõe para a sociedade, que é formada pelos consumidores, aqueles que podem vir a consumir os produtos ou serviços anunciados.

O produto da empresa de outdoor

O outdoor consiste numa tabuleta de 9 metros de comprimento e 3 metros de altura. Pelas proporções do produto, o outdoor é uma mídia bem cobiçada no mundo empresarial, por isso essa mídia possui muita facilidade para ser comercializada e o seu valor é um pouco maior que das outras mídias.

Todas as outras mídias que não obedecem a essa metragem são consideradas como: busdoor, taxidoor, letreiro, painel luminoso e outras.

A empresa de outdoor pode diversificar os produtos oferecidos com opções como os taxidoors, busdoors, painéis, mídias em metrôs ou pontos de ônibus e outros, o que dará à empresa de outdoor maior flexibilidade nos produtos e serviços oferecidos e como também uma maior rentabilidade.

Mercado da empresa de outdoor

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A visibilidade e comunicação instantânea são características gerais dos outdoors e que são largamente procuradas pelas empresas que querem divulgar seus produtos e serviços de forma eficaz. Portanto, o mercado para uma empresa de outdoor tem a capacidade de atender uma diversidade de organizações.

Para serem competitivas, as empresas devem, porém realizar seus serviços de forma criativa e com comprometimento com os clientes essa é a chave básica para o sucesso.

Desafios da empresa de outdoor

A empresa de outdoor, porém, tem desafios para o seu funcionamento e espaço de atuação, pois em algumas prefeituras têm políticas severas quanto à poluição visual e restringem o uso de outdoors pela cidade.

A solução é garantir pontos centrais em que exista a possibilidade de uso de outdoor sem que exista restrição por parte dos municípios. Algumas empresas possuem pontos fixos de outdoor e trabalham com a locação do espaço para outras empresas de outdoor ou para empresas clientes que locam o local e recebem o serviço de outdoor gratuito ou uma pequena taxa.

Serviços oferecidos na empresa de outdoor

O outdoor poderá ter a mensagem e imagem elaborada pela empresa de outdoor ou pela agência de publicidade ficando para a empresa de outdoor somente o trabalho operacional e o trabalho de criação fica a cargo das agências de publicidade.

Os painéis ou outdoors estão cada vez mais inovadores e é possível encontrar no mercado painéis ou outdoors que têm efeitos visuais ou que funcionem de forma digital.

Localização da empresa de outdoor

A localização da empresa de outdoor não determinará o seu sucesso, até porque elas vão até onde o cliente está para acertar todos os pontos dos serviços e produtos, preços e condições.

O importante é que a empresa de outdoor tenha seus serviços divulgados com seu nome e telefone em todos os outdoors espalhados pela cidade.

Se o outdoor estiver bem localizado, a chance que outras empresas se interessem pelo serviço é maior, portanto a localização dos outdoors sim é um fator crucial de sucesso para a empresa.

Os outdoors podem ser localizados em área pública ou particular, dependendo das exigências de contrato, disponibilidade e Prefeitura.

Estrutura da empresa de outdoor

Para dar ao início as atividades numa empresa de outdoor é necessário que haja uma estrutura que conte com impressões que podem ser terceirizadas ou próprias, dependendo do espaço disponível e cálculo dos custos-benefícios.

A estrutura deverá ter também uma recepção com escritório e almoxarifado para estoque dos materiais que serão utilizados nas operações e ainda um banheiro e copa e, se possível, uma sala de reuniões e ainda uma sala para realização das atividades operacionais e administrativas.

Equipamentos da empresa de outdoor

Para realização das atividades, a empresa de outdoor deverá fazer uso dos seguintes equipamentos: chapas galvanizadas, vigas de madeira e armações de madeira, caibros, sarrafos e outros materiais de apoio.

Investimentos em uma empresa de outdoor

A empresa de outdoor terá custos com o investimento na compra, locação e adequação do imóvel para instalação da empresa e investimentos com os artigos de escritórios como: materiais de expediente administrativo e de limpeza, computadores, impressora, scanner, aparelho de fax, telefone, mesas, cadeiras e armários, veículos tipo caminhonete, etc.

Algumas empresas têm também o custo com impressoras próprias para folhas de outdoor. Essas impressoras são caras e ocupam bastante espaço, como também as folhas já impressas. Então o ideal é que a empresa de outdoor terceirize o serviço de impressão ficando com o serviço de montagem.

Processo produtivo na empresa de outdoor

Os outdoors são colocados na forma de caixa com sustentação de madeira ou metal, sendo que cada empresa de outdoor escolhe o tipo de processo que melhor atende os seus serviços.

Atualmente, os outdoors são sustentados com barras de metal, devido ao custo das madeiras e até por motivo de estética, pois o metal proporciona uma estética mais moderna. Para acabamento do outdoors, as empresas se dedicam a caprichar no visual das molduras, que é um fator crucial para que o outdoor chame a atenção e ofereça beleza.

Para montagem dos outdoors, a matéria-prima utilizada é a folha impressa com imagem e mensagem publicitária. O diferencial da matéria-prima, que é o material impresso, será a qualidade da impressão com tintas de qualidade e uma resolução bem definida que tornará o outdoor visível à distância e com uma boa aparência.

Por isso a qualidade da impressão deve ser um fator importante na contratação de empresas terceirizadas, sendo que o ideal é que a empresa de outdoor domine as técnicas que tornam as impressões mais visíveis e com cores que transluzem.

O papel impresso deve ser de material resistente e levemente brilhante para auxiliar a visibilidade. Para isso recomendam-se materiais a base de lona, plástico ou misturas sintéticas.

Um material importantíssimo na qualidade do outdoor montado é a cola utilizada, então muita atenção a isso.

A primeira etapa para a montagem dos outdoors é a contratação do espaço para colocação do outdoor, depois segue as impressões das folhas, colagem das folhas e por fim a manutenção dos outdoors, que consistem em raspar as folhas de outdoor e sobrepondo-se outras colagens.

Divulgação da empresa de outdoor

Para divulgar os serviços de outdoor podem ser utilizados canais de divulgação como: os próprios outdoors, panfletos, folders e recursos de mídia em geral que auxiliam as vendas dos serviços oferecidos, mídias como rádio,TV, site ou anúncios na internet, representante de vendas ou até telemarketing ativo par as vendas.

O importante é que a empresa de outdoor analise o desempenho de cada mídia ou recurso de marketing calculando os custos benefícios, o retorno dos investimentos realizados com o plano de marketing e avaliação de todas as mídias e recursos de acordo com as receitas geradas.

Exigências legais específicas para a empresa de outdoor

Para a empresa de outdoor é necessário a informação sobre as exigências legais que regem o setor de divulgação publicitária com recursos externos, como os outdoors.

Para informações sobre as Leis que regem essa categoria de serviços acesse: Lei Nº 4680 de 18 de junho de 1965, Decreto Nº 57.690 e outros decretos e portarias.

As outras exigências legais são as Licenças que a empresa de outdoor precisa obter junto à Prefeitura, bombeiros, Junta Comercial, Receita Federal e outros.

4.00 avg. rating (79% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

    • Boa noite, somos fabricantes de painéis e outdoors, cada caso deve ser estudado individual tanto para colocar sua marca em evidencia quanto no valor do investimento desprendido nesta forma de mídia, caso tenha interesse em nos conhecer pode entrar em contato conosco (41) 9803-9573.

DEIXE UMA RESPOSTA