Como Abrir Uma Empresa de Descupinização

Como Montar Uma Empresa Descupinização
Como Montar Uma Empresa Descupinização

O que é descupinização? O verão é uma época do ano em que os insetos invadem as casas e causam medo, arrepios e danos a muitas pessoas.

Os cupins são uma das causas da destruição de documentos e roupas, que por vezes ficam armazenados em armários de madeira e consequentemente são perdidos, gerando uma grande dor de cabeça. Além disso, janelas e vários outros objetos são atingidos por estas pragas, que podem vir ou não acompanhados de outros insetos, como baratas e aranhas.

Os inseticidas foram criados justamente para acabar com os insetos, mas vemos que diante de uma invasão mais exacerbada, fica difícil que o leigo possa atacar e acabar com todos os cupins existentes. Os dedetizadores hoje usam venenos que são muito eficazes e menos prejudiciais a saúde do homem, que antigamente tinha até que deixar a sua residência até que o cheiro fosse embora.

Mercado de Descupinização

O mercado de descupinização apresenta como problema principal a concorrência. Pode ser que algumas regiões ainda careçam deste tipo de profissional, mas a grande maioria está cheia de empreendimentos que combatem a pragas. Então, a dica é estimular parcerias, para que as relações de atendimento sejam intensificadas e o empreendedor possa disputar um lugar no mercado. O ideal é caracterizar os futuros clientes, sabendo o que compram, por que compram, como suas compras são feitas e quais as tendências que seguem.

A ideia é que a empresa seja bem instruída no atendimento e no oferecimento de serviços, a partir da realização das expectativas dos próprios clientes. O dono do estabelecimento pode fazer pesquisas, na intenção de verificar dados das pessoas daquela localidade, como preferências, renda, idade, classe social dos consumidores e outros aspectos que julgar importante.

Localização de empresa de descupinização

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O espaço físico que vai abrigar o empreendimento deve ser escolhido de forma a favorecer a lucratividade. Por isso, a decisão deve ser feita a partir da observação do local, em que o ideal é que haja pessoas que possam pagar pelos serviços de descupinização.

Locais em que as casas usam e são preferencialmente de madeira provavelmente já tem pelo menos uma empresa dedetizadora a seu alcance, mas ainda sim pode ser um bom local a se firmar.

Este local deve ter uma infraestrutura que propicie seu crescimento, tendo fácil acesso para os clientes e com uma grande quantidade de pessoas transitando pela região. Não adianta começar um negócio num local pouco movimentado, já que uma das principais formas de divulgação é a própria fachada da loja convidando os clientes a entrarem e conhecerem os serviços da empresa de descupinização.

Estrutura e equipamentos da empresa de descupinização

O espaço deverá estar dividido entre uma área para escritório e outra para depositar materiais e equipamentos. Esta última também será usada para o preparo dos produtos químicos. Os equipamentos básicos são: pulverizadores manuais, termonebulizador, polvilhadeira e equipamentos de proteção.

Estes pulverizadores manuais são necessários para a aplicação de inseticidas líquidos. O termonebulizador é um aparelho que aplica o inseticida em forma de fumaça e a polvilhadeira faz o mesmo em pó. Levando em consideração que o estabelecimento não tratará apenas na descupinização, mas abrirá seu leque para a dedetização de outros tipos de pragas, são estes os equipamentos básicos. Não podemos esquecer-nos dos equipamentos de proteção, que incluem máscara oxigenadora, macacão com tecido específico, botas de borracha, luvas de couro, capacete e touca com tecido reforçado. Pode parecer besteira, mas é realmente necessário que haja cuidado na manipulação de substâncias químicas, que muitas vezes podem causar efeitos indesejados.

Investimento e pessoal de empresa de descupinização

O investimento variará de acordo com a estrutura do empreendimento, podendo estar na faixa dos 30 a 100 mil reais. Em relação ao pessoal, o número mínimo de pessoas contratadas é em torno de cinco. Serão distribuídas entre a área operacional e administrativa, devendo uma pessoa ser o agente dedetizador, outra assistente de vendas, mais uma pessoa como químico responsável e as outras duas com funções indiretas, ou seja, uma faxineira e um auxiliar administrativo. Pode ser necessário aumentar o quadro de colaboradores.

Público-alvo e primeiros passos para empresa de descupinização

O público-alvo da atividade está relacionado a residências, empresas em geral, plantações, depósitos, terrenos, portos e sítios. Em funcionamento, o negócio deverá ter uma gestão competitiva que ofereça ao mercado os produtos de qualidade e serviços bem feitos para assegurar o retorno do capital. Na gerência, o empreendedor deve provar seu conhecimento e experiência no ramo empresarial. A administração é o processo de organização, planejamento e liderança, devendo ser bem compreendida pelo empreendedor, que pode fazer cursos e se especializar na área de pequenas empresas, negociações, lucratividade, análise e planejamento financeiro, gestão de pessoas e outras.

Características dos cupins

Os cupins tem seu estilo de organização semelhante ao das formigas. São socialmente organizados e cada um possui uma função pré-definida. Existem aqueles que são operários, outros soldados, outros reprodutores e reprodutores substitutos. Estão relacionados aos danos em construções de concreto, fazendo buracos e provocando destruição nas estruturas principalmente de madeira na construção, criando espaços e chegando até as instalações elétricas. O telhado, em poucas semanas pode ser destruído e por isso é um dos maiores causadores de prejuízos, incêndios e desabamentos.

A velocidade de reprodução dos cupins é assustadora, e a cada oito segundos e meio um ovo é posto. Em média, dez mil ovos serão colocados em um dia e 3,6 milhões a cada ano. O cupim rainha é responsável pela reprodução, e vive em média vinte anos. Quanto ao habitat, podemos dizer que os cupins são insetos primitivos e sociais, vivendo em túneis fechados no solo, na madeira ou em árvores e arbustos. Nas colônias podemos observar milhares deles, compreendendo as formas sexuadas, soldados e operários, no sistema de castas.

A alimentação é marcada pela celulose, que em contato com o aparelho digestivo dos cupins é digerida por flagelados que permanecem por ali. Os cupins podem ser divididos em: cupins de madeira seca e cupins subterrâneos. Os primeiros vivem em colônias pequenas, atacando móveis, livros e portas. Podem ser identificados pela presença de fezes cuja coloração é do tom da madeira. Os cupins subterrâneos são gerados no subsolo ou de objetos perdidos de alvenaria. Através de túneis de terra, pode-se imaginar a presença deles e os pontos aparecem em pisos e paredes.

Como eliminar os cupins

A primeira parte da descupinização é identificar o inseto. Um técnico será mandado ao local em que se suspeita o ataque de cupins, e está encarregado de definir o tipo e a extensão da colônia. Assim, o tratamento será proposto. Além de atacar a madeira, os cupins roem livros, caixas de papelão e outros materiais com base de celulose que é a fonte de energia e alimento para se reproduzirem. A aplicação é feita com venenos, e somente o profissional qualificado está apto para isto.

Os móveis que recebem o veneno contra o cupim de madeira ficam isolados por cerca de 48 horas, e as residências que estão sendo vítimas do cupim subterrâneo devem ficar por um dia desocupadas, visto a magnitude da aplicação do veneno. É necessário que o empreendimento de descupinização tenha a disponibilidade de contato via internet e por telefone.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA