Dicas Para Ser Pintor e Ganhar Dinheiro

Dicas para ser pintor e ganhar dinheiro
Dicas para ser pintor e ganhar dinheiro.

O pintor de paredes tem sua maior oportunidade no mercado de trabalho, exercendo suas atividades no setor da construção civil como autônomo ou como pintor contratado.

O trabalho de pintor é essencial no ramo de construção civil, pois a pintura é responsável por proporcionar acabamento e beleza final para a construção já pronta, ou seja, a pintura é o toque final e tem também a função de moldar o ambiente, higienizar e proteger as paredes contra a ação do tempo e da temperatura.

A função de decoração talvez seja a mais valorizada para o trabalho de pintura, por ter uma ligação direta com o desejo psicológico das pessoas em ver prédios e residências prontos para ser habitados.

Mercado de trabalho para um pintor

Para atuar no mercado de trabalho, o pintor deve estar apto a atuar em diversos projetos que exigem habilidades e conhecimentos técnicos para realizar pinturas em paredes lisas, com reboco ou concreto que apresentam maior dificuldade para o desenvolvimento da atividade de pintura.

Sabendo trabalhar com diversas técnicas e sempre atento a novas dicas de decoração em paredes (além da qualificação constante que permita trabalhar com produtos de alta tecnologia), o profissional estará apto a trabalhar com empresas de engenharia civil, empresas de decoração e empresas imobiliárias.

Cursos de qualificação para um pintor

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Os interessados em exercer a profissão de pintor podem realizar cursos no SENAI (Serviço nacional de aprendizagem industrial), cursos ministrados por lojas de tintas ou ministrados por fabricantes de tintas, cursos na ABRFATI (Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas).

Os cursos de pintura de paredes e ferragens devem ensinar o profissional a preparar a parede a ser pintada e pinturas voltadas para correção de defeitos profundos nas paredes, retirada de manchas como graxas e gorduras, de mofos e técnicas para repinturas.

Além disso, os pintores devem saber lidar com diversas superfícies, como pisos, amiantos, madeira, ferro e aço, alumínio, paredes emassadas, paredes mofadas, paredes já pintadas com cores fortes e outros desafios da atividade de pintura.

Alguns cursos de pintura têm a função de aprofundar os conhecimentos técnicos dos pintores quanto à realização de novas técnicas de pintura, tornando o trabalho do pintor mais moderno e artístico.

Os cursos promovem aulas sobre pinturas que imitam granito, mármore, pedra serrada e triangular. Além disso, oferecem também aprendizado sobre novas técnicas largamente utilizadas no mercado como texturas, grafiato e outras.

De uma forma geral, os cursos técnicos ou profissionalizantes de pintura devem abranger conteúdos como: pintura de paredes, tetos, uso de lixas e outros artigos auxiliares, limpeza das ferramentas de trabalho, técnicas de pintura, preparo e tratamento de paredes, conhecimentos sobre cálculos do volume de produtos utilizados nas pinturas, conhecimentos sobre os diversos tipos de acabamento (acabamento brilhante, acetinado ou fosco), noções sobre orçamentos e contratos de serviços e outras matérias que deve ter aplicação prática e teórica.

Por isso, antes de procurar um curso técnico ou profissionalizante sobre pintura, certifique-se de que o curso é completo e que dará respaldo prático e teórico.

Como o pintor pode fazer uma pintura especial

O pintor que deseja se tornar um profissional competitivo no mercado de trabalho deve dominar as técnicas básicas e conhecimentos profundos de pintura e para isso se faz necessário também os conhecimentos sobre pintura especial.

A pintura especial deve ser realizada de maneira que, antes de ser executada, ocorra um preparo da parede com o uso de materiais, como selante ou outro material que tenha a função de nivelar a parede. Para aplicar a pintura especial é necessário que a parede esteja totalmente limpa e uniforme.

Entre os efeitos que podem ser utilizados em paredes está o esponjado. Ele tem um resultado final muito sofisticado e muito utilizado em residências e escritórios. Os materiais essenciais para o esponjado são: massa bem fina, tintas látex e esponjas de diversos materiais.

O estuque veneziano é uma técnica de pintura que permite ao pintor o uso de suas habilidades artísticas, como noções de combinação e misturas de cores para um resultado que lembre montanhas. Esse estilo de pintura era bem utilizado em antigas catedrais, compondo uma decoração com estilo barroco.

Programa de um pintor profissional

Para ser um pintor profissional atuante no mercado de trabalho é necessário que haja incentivo constante e que o profissional esteja sempre informado sobre as oportunidades e possibilidades de sua atividade de atuação.

Para isso, a ABRAFATI criou o programa de pintura profissional, que é um programa que visa o cadastro nacional de pintores para realização em pintura imobiliária. Os interessados devem se cadastrar no site da ABRAFATI, receber um manual sobre pintura imobiliária e responder a um teste de conhecimentos.

Os aprovados no teste de conhecimentos estarão cadastrados no sistema da ABRAFATI como pintor credenciado e poderá ser contratado a qualquer momento para realizar serviços de pintura imobiliária.

Média salarial de um pintor

Os pintores autônomos costumam cobrar por metros quadrados pintados, de acordo com os serviços realizados.

Algumas empresas contratam pintores com uma remuneração fixa mensal enquanto durar o contrato de trabalho e oferecem benefícios como gratificação mensal de desempenho que varia entre R$100,00 a R$600,00.

Segurança do trabalho de um pintor

O trabalho de pintor poderá ser também arriscado, pois a atividade permite que ele tenha acesso constante e direto com materiais tóxicos como cal, seladores, removedores e solventes, produtos que, se inalados, podem provocar sérias irritações no organismo. Por isso é recomendado que haja sempre o uso de  luvas de proteção, óculos de proteção, macacão, botas e outros equipamentos individuais de acordo com a periculosidade dos produtos utilizados.

O pintor deve estar consciente que o mais importante é a preservação de sua saúde e conservação de sua integridade física, que tornará sua carreira mais produtiva.

Empreendedor individual e a carreira de pintor

Os pintores de parede podem ser formalizar como empreendedores individuais, contribuindo com a Receita Federal através de valores irrisórios e ainda recebendo vantagens, como auxílio doença, auxílio maternidade e outros direitos.

O pintor e o relacionamento com os clientes

Muitos serviços de pintura vão parar no PROCON por motivos diversos, como serviços não acabados, problemas com orçamento, com prazo final e gastos totais. É importante que o pintor fique atento sobre os direitos do consumidor e procure sempre ser um ótimo profissional.

3.50 avg. rating (73% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. Quero ser um micro empreendedo individual
    Trabalho pintando predio no recreio dos banderantes
    Rj e nao pago o meu inss .
    Qual e as facilidades que posso ter .
    Se vc sabe por favor me fale.
    Bom dia

DEIXE UMA RESPOSTA