Como Abrir Uma Fábrica de Mesas de Bilhar

Como Abrir Uma Fábrica de Mesas de Bilhar
Como Abrir Uma Fábrica de Mesas de Bilhar

Bilhar é uma definição utilizada para diversos jogos de mesa que usam tacos e bolas. No Brasil, o que se vê muito são bares, restaurantes e boates com uma sinuca, por exemplo. Muitas pessoas também compram o bilhar para colocar no quintal de casa ou na sala de estar. Sendo assim, uma ideia de negócio é abrir uma fábrica de mesas de bilhar.

Mercado de Fábricas de Mesa de Bilhar

Não há pesquisas específicas para o mercado de fábrica de mesas de bilhar, exatamente porque ele representa uma pequena parte da indústria de móveis. Sendo assim, o empreendedor deve tentar oferecer um produto que seus clientes fiquem satisfeitos e por conta disso, antes de abrir um negócio, deverá realizar pesquisas de mercado para identificar as necessidades e desejos que esses consumidores têm em relação às mesas de bilhar.

Como não existem no mercado informações mais sólidas, os empreendedores encontram dificuldades em achar fornecedores, informações a respeito dos concorrentes e novas tecnologias.

Clientes e Como Conquistá-los

Os clientes de uma fábrica de mesa de bilhar são as pessoas físicas em geral, como também, bares, boates, clubes e lojas de móveis. Para conquistar todos os clientes, é preciso lançar mão de algumas estratégias.

A primeira delas diz respeito à qualidade do seu produto. Muitos dizem por aí que clientes insatisfeitos com a qualidade de uma mercadoria nunca mais voltam e compram. Sendo assim, procure saber o que significa qualidade para esses que serão atendidos por você, já que é um conceito que pode ter muitos significados. É preciso então ter definições do que seria isso para os consumidores. Geralmente, as pessoas não conseguem perceber a qualidade só olhando para o produto, mas percebendo-o com o tempo de uso. Mesmo assim, hoje em dia, as empresas estão cada vez mais se igualando no sentido de oferecer qualidade e ainda há aquelas que são muito conhecidas por terem ótima qualidade.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Tente também atendê-los nas suas necessidades, pois o bom atendimento também varia de um para outro cliente: para uns pode ser velocidade, para outros, cordialidade. Pesquise também esse critério para ter sucesso.

Os preços cobrados também devem ser analisados, porque oferecer um produto bom e barato não significa sucesso para sempre no seu empreendimento, porque um concorrente pode surgir e oferecer um preço mais baixo ainda. Dessa maneira, crie valor para sua mercadoria, não se atenha aos cifrões somente.

Divulgação /Promoção de Vendas

O empreendimento deve destacar-se no mercado e existem alguns meios possíveis para fazer propaganda: mala direta, site, participação em feiras e eventos e cartões de visita.  Para aqueles que em determinado momento tiverem mais capital de giro, podem ser patrocinadores de campeonatos de bilhar.

Um meio de promover ainda mais as vendas, é usar estratégias que vão além das propagandas tradicionais com o objetivo de complementar as que já são feitas. Faça promoções para os seus clientes, distribua amostras, brindes, promova campeonatos, realize eventos de lançamentos de novos modelos, estimule o seu cliente com descontos especiais em determinadas datas, explore a fidelidade à sua fábrica de mesas de bilhar e muito mais.

Localização da Fábrica de Mesas de Bilhar

Antes de abrir a fábrica, o primeiro passo é fazer uma consulta prévia na prefeitura para verificar se o local escolhido é autorizado para o funcionamento da atividade. Além disso, algumas características devem ser consideradas, tais como a disponibilidade de energia elétrica, de água e esgotos, telefone, fácil acesso ao local de produção e escoamento dela, disponibilidade de mão-de-obra por perto, de insumos, se existem incentivos fiscais para implementação da fábrica. Veja também se existe uma demanda para a mercadoria nesse local.

Estrutura Física e Empregados

Será preciso ter um galpão de cerca de 300 m² com área para a parte administrativa, estoque de materiais e mesas prontas e área de produção. Além disso, será preciso móveis de escritório, armários e bancadas para marceneiros, caixa de ferramentas, equipamentos de esquadrilhadeira e lustração.

Uma fábrica de mesas de bilhar necessita de marceneiro, ajudante de marceneiro, técnico em lustração, técnico em montagem de mesa de bilhar, ajudante para carregamento de carga, vigia, representante comercial, segurança e motorista. Essas duas últimas funções podem ser terceirizadas, mas antes de tudo é muito importante conferir se realmente compensa. Inicie com sete pessoas.

Insumos / Mercadoria

Para produzir mesas de bilhar é preciso ter madeira, borracha, tecido, rede, lixa, cola branca, verniz, prego e parafusos.

É possível produzir mesas de bilhar voltadas para residências assim como para o comércio em geral, perceba onde está o seu cliente para garantir o sucesso.

Canal de Distribuição

O principal canal de distribuição de uma fábrica de mesas de bilhar é a venda indireta, que consiste em um representante comercial fazer um contato com os clientes e repassar os pedidos ao empreendedor. Geralmente, esse profissional não tem vínculo empregatício e o que ganha é baseado em comissões. Contratado ou não, o empresário é que deverá decidir qual o melhor para sua empresa.

Mas em tempos de internet e vendas online, esse cenário é modificado e pode ser ampliado. Ao invés de aguardar somente a representação atuar na comercialização do bilhar, pense na possibilidade de abrir os canais direto ao consumidor, mas faça isso se tiver capacidade de entrega, caso contrário, só poderá prejudicar a imagem da fábrica.

Investimentos Para a Fábrica de Mesas de Bilhar

O valor total a ser investido na fábrica de mesas de bilhar está ligado a um conjunto de decisões, como por exemplo, se imóvel será próprio ou alugado, se será melhor comprar móveis e equipamentos novos ou usados e outros detalhes. Para isso, é importante fazer um plano de negócios detalhados.

Dicas de Negócio

Uma fábrica robusta não é só aquela que tem estratégias robustas, ela deve ter pontos fortes que a diferenciem das concorrentes e que por mais que tentem imitá-la, não conseguem. Por conta disso, preste atenção no que pode te fazer diferente das outras produções.

A maioria dos empreendedores ainda fabrica produtos com métodos tradicionais, mas já há inovações tecnológicas, como por exemplo, a mesa de bilhar multimídia, que produz efeitos musicais quando os jogadores acertam as caçapas. As inovações devem ser constantemente implantadas porque assim ganha-se mais mercado.

Iniciar um empreendimento sem capital de giro é indicativo de altas dificuldades em curto prazo e nesse cenário a sua empresa pode acabar. No início, os desafios são os salários, carga tributária dos empregados, fases com poucas vendas e custos fixos. Por conta disso, faça um plano de negócios, veja os gastos e só depois dê o pontapé inicial.

Alguns passos podem ser dados para auxiliar a minimizar o valor dos custos fixos, como por exemplo, locais onde o preço do imóvel para alugar é mais barato, desde que não afete negativamente a logística e não aumente gastos com transporte de funcionários e entrega; assinar planos de telefone mais em conta; fazer uso racional da matéria prima, organizar a produção de modo que não ocorra hora extra.

Outra dica importante diz respeito ao valor que será agregado ao seu produto para que seu empreendimento seja bem robusto e competitivo. Atualmente, uma característica básica é personalizar as mercadorias. Se sua fábrica de mesas de bilhar for capaz de atender uma demanda que exija personalização, vá em frente.

Ficou Interessado em Abrir Uma Fábrica de Mesas de Bilhar? Comente!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. Montar um negócio não é fácil, é preciso ter muita segurança do ramo em que se deseja porém se for bem planejado e o negócio atende com qualidade a necessidade do mercado consumidor o sucesso é garantido.

DEIXE UMA RESPOSTA