Como montar uma empresa de automação comercial

Como montar uma empresa de automação ComercialAutomatizar uma empresa significa o esforço despendido para transformar atividades que antes eram realizadas de forma manual e com um maior tempo na rotina das empresas, em atividades que podem ser realizadas de forma automática e com maior rapidez e pouca margem de erros com o auxílio de máquinas, equipamentos ou computadores.

Por isso, as empresas de automação comercial representam um papel de relevância crucial para o sucesso de outras empresas.

Mercado

O mercado para automação é bem amplo, pois abrange soluções para pequenas e grandes empresas. As soluções também abrangem diversos fatores de produção como vendas, estoque, marketing, departamento pessoal e outros.

E como o ramo é bem abrangente as empresas de automação comercial podem especificar seus serviços ou ainda escolher oferecer apenas alguns serviços ou produtos, de acordo com a demanda e oportunidades encontradas no mercado.

As empresas de automação podem oferecer serviços e produtos para código de barras, crachás, segurança no estabelecimento, controle e medidas preventivas contra erros, além de outros.

Produtos Oferecidos

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As empresas de automação comercial oferecem em sua maioria produtos como leitores de código de barras, software para serviços de caixa e outros produtos necessários para a modernização e maior produtividade da empresa.

Outro produto também bastante demandado pelas empresas é o TEF  – que é a transferência eletrônica de fundos. Esse produto tem a função de oferecer soluções para estabelecimentos comerciais no que tange venda de bens ou recebimentos de numerário através de sistemas de pagamento eletrônico.

Organização do Processo Produtivo

Apesar de muitas empresas terem consciência da importância da automação comercial para o dia a dia, para o aumento de produtividade e auxílio no processo de vendas, muitas empresas ainda não adotaram o processo. Algumas empresas precisam se conscientizar, pois resistem à automatização, seja por falta de informação, temor e mesmo resistência às mudanças.

Uma saída para conscientização dos empresários é um trabalho voltado para convencimento através da educação e informação. Para isso, iniciativas como cursos, palestras, visitas à empresas pode ser bem interessante; é importante frisar que num processo de automação as empresas clientes são as maiores beneficiadas, no entanto, os empresários devem ser os primeiros a acreditarem nos resultados desse processo.

O processo produtivo para as empresas de automação só são interessantes se existir comunicação entre empresas e clientes, acompanhamento constante e as dúvidas devem ser sanadas. O desempenho dos recursos de automação também devem ser monitorados e ter um eficiente diagnóstico que ofereça a empresa o que realmente necessita em sua rotina para se obter os resultados desejados.

O trabalho exercido pelas empresas de automação é em sua maioria de consultoria e orientação.

As atividades de automação devem considerar o que será automatizado – a primeira etapa é anotar todos os processos que serão automatizados e quais as tecnologias utilizadas para a automação. Para isso, é necessário entender o dia a dia da empresa e diagnosticar as suas necessidades. A primeira etapa deve se preocupar mais com o processo em si ao ser automatizado do que as tecnologias que serão empregadas.

As automações necessárias para lojas, galpões, pequenas fábricas são específicas e devem ser detalhadas.

As frentes das lojas que são consideradas como estratégicas, responsáveis pela atração de clientes requerem automações com caixas e serviços como pesagem, registro de produtos vendidos, controle de estoques, devoluções e trocas e outros mecanismos que serão automáticos com auxílio da implantação de automação.

Depois vem a automação de serviços, como liberação de crédito, entregas, listas de presentes e outros projetos que dependerão das lojas. As outras soluções de automação nas lojas serão formadas com sistemas de suprimentos que garantam bom desenvolvimento de troca eletrônica de dados, recepção e distribuição de mercadorias, reposições e outros.

Os outros mecanismos de automação contemplarão atividades de precificação, controle de vendas e estoques, bem como controle de contas a receber e a pagar e marketing.

Roteiro para implantação do projeto de automação

O roteiro tem início com o diagnóstico das necessidades dos clientes. Depois, vem a identificação de recursos que serão empregados como Hardware, Software, Sistemas gerenciais e outros. Os serviços devem ser de qualidade, atender os empresários no que se refere as soluções para obtenção de reais resultados.

A solução deve ter ligação direta com o ramo de negócios dos clientes e espelhar todos os passos do projeto. Cada projeto deve conter orçamento, planejamento, diagnóstico e elaboração. Além disso, deve conter todas as etapas essenciais como cronograma, atividades detalhadas, atividades críticas, gastos além do orçamento e outros.

O importante é que o cliente esteja informado sobre todas as etapas necessárias e o custo total de implantação da automação.

Estudo do Objetivo de Automação

Incentive a empresa quantificar as características que a mesma necessita mudar até para se obter um comparativo. Essas características podem ser várias dependendo do conceito e da situação, como filas, vendas, produtividade, atendimento, entregas e outros.

Com a posse dos dados, realize pesquisas de como melhor o desempenho daqueles números e depois mãos à obra com a realização de reuniões e escolha de melhores alternativas de automação.

Cada decisão deve ser exemplificada para a empresa com detalhes, distribua relatórios ou outros documentos e exija assinaturas que comprove uma escolha ou posição da empresa diante das soluções a se escolher.

Sabendo que a implantação de automação requer prazos, custos e portanto, o processo uma vez escolhido deve ter modificação zero e concentração total naquele sistema ou sistemas de automação.

Análise de riscos na realização de atividades

Para realizar atividades de automação, a empresa precisa levar em conta o Ciclo de Vida dos produtos de automação como hardware, software e outros produtos  que estão sujeitos à estagnação e novas tendências de mercado.

Além das técnicas que devem ser constantemente revistas pela empresa para atualização, adequação e outros. Para realização das atividades a empresa de automação deve pesar custos-benefícios, fornecedores, equipe de trabalho, gestão e modernização necessárias.

Fornecedores

As empresas de automação podem trabalhar da seguinte forma: para reduzir custos com armazenamento de estoques e otimização de estoques vendidos, a solução é pedir ao fornecedor apenas máquinas, equipamentos e computadores que foram requeridos nos projetos de automação e que serão com certeza utilizados.

Dessa forma, os custos em pedidos e compras serão diminuídos, além do processo produtivio se tornar mais organizado.

Precificação dos serviços

Para o início de operações, a empresa de automação comercial terá investimentos com formalização, entendimento geral do ramo, montagem da estrutura o que dará gastos com imóveis, adequação do espaço produtivo com escritório, sala de reuniões, depósito, sala de atendimento e outras dependências que dependerá da estrutura.

Será necessário também veículos para trabalho, custos com compra de equipamentos, máquinas e softwares necessários. Além dos custos com pagamentos de tributos.

Portanto, a empresa para precificar seus serviços deverá repassará para as empresas: tributos, compras de matéria-prima e serviços.

Consultoria Jurídica

Para normatização das atividades de automação foram regulamentadas diversas leis, portarias, instruções e outras peças jurídicas. A maioria são bem recentes e por isso se faz útil consultoria jurídica e informações.

Mais informações no site da AFRAC (Associação Brasileira de Automação Comercial).

Pessoal

As empresas de automação devem contar com uma equipe de profissionais competentes e qualificados com experiência no ramo e formação técnica, como também formação acadêmica.

Fará parte da equipe técnicos de instalações, manutenções, atendentes, consultores, desenvolvedores de software e profissionais de TI.

Com o aumento da informatização e maior uso de tecnologias, a procura por profissionais super qualificados no mercado de automação aumentou e não é para menos, pois as empresas de automação só adquirem competitividade no mercado com pessoal altamente capacitado.

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