Dicas Básicas Para Atuar Como Eletricista

Dicas básicas para atuar como eletricista
Dicas básicas para atuar como eletricista

O eletricista é o profissional que cuida das partes residenciais, prediais e industriais no sentido de dar apoio à parte elétrica. O profissional instala, vistoria e garante o correto funcionamento de aparelhos elétricos, eletrônicos e redes de distribuição de energia elétrica.

Para ser eletricista, a pessoa deve ter o Ensino Médio completo, cursos de eletricidade e eletrônica básica e conhecer os equipamentos de proteção individual, como a utilização de luvas e óculos, por exemplo, para preservar sua integridade durante os trabalhos que irá fazer.

A segurança é muito importante e o eletricista que não atende aos cuidados requeridos pela classe pode sofrer acidentes distintos que podem levar até a morte.

Inicialmente, o eletricista é acompanhado por outras pessoas mais experientes para a realização de serviços, visto que os acidentes e desperdícios de tempo e material são muito frequentes neste início, o que não é o ideal em diversos pontos de vista.

Dicas básicas para atuar como eletricista – Técnicas

Normalmente, o curso completo que forma o eletricista possui alguns conhecimentos técnicos a serem ministrados aos alunos.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Eletrotécnica: Trata de eletricidade, resistência elétrica, circuitos paralelos em série e mistos, condensadores, potência e energia, magnetismo, eletromagnetismo, correntes contínuas e alternadas, sistemas monofásico, bifásico e trifásico, transformadores, alternatores, motores e dínamos. É uma das partes mais importantes na formação de como atuar como eletricista e o aluno, geralmente, tem contato com estas questões antes mesmo de chegar à sala de aula, sendo aprimoradas as técnicas que previamente já pode ter conhecimento.

Instalações elétricas de interior: O aluno aprende sobre representação gráfica, símbolos das instalações elétricas, segurança das instalações prediais, residenciais e das indústrias. Além disso, estuda-se segurança das instalações elétricas, como normas no campo elétrico, prevenção dos riscos elétricos e aterramento das instalações elétricas. Os cursos de como atuar como eletricista podem ter valores diversos, assim como o tempo de conclusão de curso, dependendo da instituição escolhida.

Dicas básicas para atuar como eletricista – Habilidades

Os eletricistas devem ter algumas habilidades básicas necessárias para que desempenhem um bom trabalho a sociedade. Estamos falando de atenção, capacidade de ouvir críticas e elogios, resolução de problemas, capacidade de fazer cálculos facilmente e dominar as suas ferramentas de trabalho, etc. Além disso, a visão deve estar preservada e a coordenação motora também. Caso haja algum quesito que se encontre fora do ideal, é necessário que o eletricista procure as devidas modificações.

Dicas básicas para atuar como eletricista – Contratantes

O mercado de trabalho para eletricistas é bem amplo e o profissional poderá ser contratado por empresas de pequeno, médio e grande porte relacionados à construção civil. Há a oportunidade da atuação de eletricistas em indústrias e oportunidades autônomas como a realização de trabalhos simples em residências, como a troca de fiações e outras técnicas.

O eletricista residencial pode atuar de forma individual ou conjunta e cabe ao profissional escolher a área que mais tem a ver com suas habilidades para começar a trabalhar.

Dicas básicas para atuar como eletricista – Iniciantes

Para os iniciantes, algumas dicas são muito importantes para ajudá-los a não cometer erros muito comuns. As lâmpadas, por exemplo, devem ser manuseadas com muito cuidado, pois é muito comum que o eletricista, no momento da primeira troca de lâmpada, acabe caindo no erro de descuidar-se do material sensível da parte externa do equipamento e quebrando-o. Na troca de lâmpadas, também é necessário que haja o desligamento do disjuntor.

O aparelho de TV é um dos equipamentos que mais exige habilidade para ser consertado. O eletricista deve tomar cuidado para não mexer nas partes internas destes aparelhos, pois alguns podem armazenar energia elétrica na parte interior, mesmo estando desligados fora da tomada.

Assim como o aparelho de TV, outros equipamentos e fiações devem estar longe do alcance de crianças para evitar acidentes comuns, como choques com alta voltagem. As antenas devem permanecer em regiões altas longe do alcance de crianças e de animais de estimação.

Dicas básicas para atuar como eletricista – Primeiros Socorros

É essencial que nas dicas básicas para atuar como eletricista fale-se sobre a necessidade do conhecimento por parte destes profissionais de noções básicas de primeiros socorros, já que é uma profissão que, muitas vezes, expõe a pessoa a certo perigo.

No curso de eletricista é bastante abordado este tipo de dicas de primeiros socorros e o aluno deve passar por um exame para atestar o seu conhecimento sobre o assunto.

Se uma pessoa for eletrocutada, não se deve tocar nela e a medida correta é afastar o cabo ou fio da pessoa utilizando um pedaço de madeira seca ou outro material que não seja condutor de energia elétrica. Imediatamente, o socorro deve ser acionado para cuidar dos danos que podem surgir a partir de um acidente como este.

O eletricista deve tomar cuidado em ligar os fios terra em todos os equipamentos que possuírem estes fios, e jamais improvisar usando materiais semelhantes aos que realmente devem ser adequados para efetuar uma função. A economia pode sair muito caro a longo prazo a partir de acidentes que podem acontecer ou deixar o serviço mal feito.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA