Como Abrir Uma Empresa de Manutenção Residencial

Como Abrir Uma Empresa de Manutenção Residencial
Como Abrir Uma Empresa de Manutenção Residencial

Quem é dono ou dona de casa sabe que as residências precisam de reparos e manutenções constantes, por isso, a demanda para este empreendimento é sempre crescente. As empresas de manutenção residencial representam uma oportunidade de negócio para aqueles profissionais que têm formação técnica e experiência em atividades de pintura, serviços de hidráulica, elétrica, desentupimentos em geral e até dedetização.

Algumas empresas de manutenção residencial oferecem também serviços de colocação de cortinas, carpetes, quadros e móveis em paredes, entre outras situações.

Mercado de manutenção residencial

A construção civil está em um bom momento, contando com um mercado sólido tanto para construção como para reformas. É crescente a demanda por serviços de manutenção residencial.

Quer aprender como montar uma construtora?

É necessário, porém, atrair aquela clientela que considera esses serviços indispensáveis e consideram que podem ser utilizados pelos membros da família.

O sucesso do empreendimento constituirá a capacidade do empreendimento em saber divulgar os serviços de forma eficiente e ainda disseminar a cultura de pedir esses serviços por telefone.

Concorrência para empresa de manutenção residencial

As empresas de manutenção residencial concorrem com empresas que funcionam na forma de franquias e estão presentes em diversas regiões do Brasil. Essas empresas já fizeram nome no mercado e são uma referência, até pela criatividade do nome escolhido para este tipo de empreendido e que por ser original , criativo e remeter á realidade vivida pelos consumidores.

Talvez você goste deste artigo sobre microfranquias.

Para concorrer no mercado de manutenção delivery é necessário que as empresas escolham um nome criativo, divertido, mas longe de estereótipos, e que fiquem facilmente na mente das pessoas.

Caso você deseja entender como registrar uma marca, veja o artigo citado!

Localização da empresa de manutenção residencial

A escolha da localização da empresa de manutenção residencial deverá analisar a concorrência existente no local, a existência de residências e condomínios próximos e qual a renda per capita.

Outro fator é a existência de potenciais consumidores. O importante para a empresa é a visibilidade e para isso deve estar bem localizada e contar com mecanismos de divulgação que dependerá em parte da localização escolhida.

Que tal um plano de negócios pronto para lhe facilitar nisso?

Pesquisa de mercado na empresa de manutenção residencial

Os bairros residenciais constituem a oportunidade de serviços para as empresas de manutenção residencial. Além da localização, a pesquisa de mercado deverá descobrir e analisar a clientela potencial, a divulgação que será mais eficiente, os hábitos dos clientes e os serviços que são mais necessários na região.

Através da pesquisa de mercado, a empresa poderá organizar seu processo produtivo para atender os serviços que têm mais necessidade no mercado.

Serviços prestados em uma empresa de manutenção residencial

Como dissemos acima, os serviços prestados devem ser escolhidos de acordo com o que foi diagnosticado na pesquisa de mercado, pois o sucesso virá se a empresa de manutenção residencial tiver a capacidade de atender o que os clientes necessitam.

Além de oferecer os serviços que terão demanda, a organização deverá também oferecer serviços de acordo com sua capacidade técnica e com os requisitos de qualidade exigidos pela clientela.

A empresa poderá diversificar seus serviços oferecendo serviços que são difíceis de serem executados pelos próprios donos de casa e demandam tempo e dedicação, serviços como limpeza de caixas d’água, limpeza de piscinas, serviços para detecção e tratamento de vazamentos, montagem de móveis, consertos e manutenção de pisos e azulejos, limpeza em locais difíceis como chaminés, telhados e outros.

Veja abaixo alguns artigos excelentes sobre negócios que podem fazer a diferença para você:

As empresas podem diferenciar seu atendimento personalizando seus serviços e oferecendo opções de serviços como: compras com lista de supermercados, levar veículos na oficina, levar crianças na escola e outros serviços que podem ser realizados pelas empresas demanutenção residencial sem a necessidade de chamar táxi.

Falando em escola, já pensou em montar uma escola infantil?

Divulgação da empresa de manutenção residencial

A divulgação das empresas de manutenção residencial deve promover seus serviços através de estratégias de marketing que possibilitem uma divulgação eficiente dos serviços, sendo que a propaganda mais eficiente para os serviços de manutenção é a propaganda boca a boca.

É sempre aconselhável utilizar email marketing, se você tem alguma dúvida ou não sabe o que é email marketing clique aqui!

Para divulgar os serviços de forma eficaz e com economia a solução é disseminar a marca. Para isso, a primeira providência é estabelecer uma logomarca atrativa que tenha identidade visual que chame a atenção e seja original.

Aprenda como registrar uma marca!

A internet é também uma opção viável para divulgar seus serviços sem um custo excessivo. O importante é que estejam detalhados os serviços prestados e outras informações no site ou blog com telefone para contato.

Estrutura e investimentos da empresa de manutenção residencial

A estrutura da empresa de manutenção residencial requer um espaço que tenha um ambiente para atendimento, um escritório com sala de reunião, um depósito para armazenar as ferramentas de trabalho, um banheiro com chuveiro e vestiário e uma garagem para os veículos funcionais.

Administração Financeira da empresa de manutenção residencial

Uma administração financeira competente é aquela em que exista análise de custos, despesas e receitas, de forma a encontrar solução para reinvestimentos futuros, investimentos com expansão e crescimento da empresa.

Para isso, faz-se necessário uma eficiente gestão de capital de giro e gestão de alocação de recursos para viabilizar atividades operacionais e administrativas.

Automação da empresa de manutenção residencial

As empresas de manutenção residencial terão ainda custos com a informatização e automação do negócio com atividades administrativas que não são as atividades meio da empresa, mas que requerem gestão, dedicação, praticidade, e, para aumentar a produtividade e reduzir os erros, torna-se necessário o uso da informatização e automação com softwares voltados para atividades de finanças, contabilidade, folha de pagamento, controle de estoques e até cadastro de clientes e controle de atendimentos realizados.

A informatização tem muita importância para qualquer empresa e possibilita não só praticidade no dia a dia, como também a possibilidade de análise dos dados recolhidos pelo sistema informatizado. Por esses dados a empresa pode verificar sazonalidade no número de atendimentos, na receita, nos custos, no desempenho da qualidade e outros fatores.

Pessoal da empresa de manutenção residencial

A empresa poderá contar com técnicos que possuem diversos conhecimentos nas áreas em que atuam como hidráulica, elétrica, serviços de construção civil em geral. Além disso, será um diferencial se a empresa de manutenção residencial contar com pelo menos um profissional do ramo de engenharia civil.

Terá ainda um gerente, atendente e colaborador para realização de serviços internos e outros de acordo com a expansão dos negócios.

Outros serviços poderão ser terceirizados por uma questão de custos e eventualidade dos serviços prestados, como é o caso dos serviços de entregas e pagamentos, contador, manutenção de computadores, telefônica, marketing e outros.

Dicas para o negócio 

Para obter sucesso no ramo de manutenção residencial é necessário fidelizar clientes, oferecer serviços de qualidade, pós-venda, ouvir o cliente atentamente e buscar resolver seus problemas de forma flexível e criativa.

Lembrando que as empresas de manutenção residencial não existem somente para vender serviços, mas para resolver problemas.Portanto, para vencer no ramo de manutenção residencial é necessário ter ética, honestidade e profissionalismo, que terá como resultado a credibilidade e confiabilidade do cliente.

Gostou do post? Que tal abrir uma empresa de manutenção residencial agora?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

14 COMENTÁRIOS

  1. gosto do ramo de funilaria e faço trabalhos relativamente bons nesta area, mas sou apaixonado pela area de eletrica e entendo muito da construçao civil tanto na pratica como na teoria.

  2. BOM DIA,
    EU ESTOU QUERENDO ABRIR UMA EMPRESA PARA TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS COMO: MANUTENÇÃO HIDRÁULICAS,PINTURA,SERVIÇOS ELÉTRICOS E LIMPEZA DE CASAS E APARTAMENTOS RECÉM-CONSTRUÍDOS QUE ABRANGE TAMBÉM EM PRÉDIOS,RESIDÊNCIAS,EMPRESAS E ETC.
    E EU GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ESSE TIPO DE NEGÓCIO E QUANTO EU DEVO DESPONIBILIZAR EM VALORES DE INVESTIMENTO.
    PEÇO QUE VOCÊS ME AJUDEM E TAMBÉM ME INTERESSO EM UM SUTORTE QUE( CASO VOCÊS )OFEREÇAM.
    SE VCS TIVEREM UM MATERIAL PARA ME MANDAR EU FICO AGRADEÇIDO.
    GRATO.

  3. ola sou mestre de obras e entendo bem de manutenção e gostei da ideia manutenção residencial vcs tem uma estimativa de custo minimo para abrie uma empresa nessa área
    aguardo contato

    Att:orlando juca

  4. Ainda em analise
    tenho duas opções de negocio
    1º- Montar um negocio de prestação de serviços administrativos que incluem:
    • Processamento mensal das Remunerações de dependentes e independentes;
    • Inscrição e declarações mensais para segurança social;
    • Emitir quitações para trabalhadores estrangeiros (quitações das Finanças e de INSS);
    • Apuramento e entrega mensal de IRPS;
    • Elaboração das Relações Nominais;
    • Elaboração dos contratos de trabalho;
    • Elaboração de Processos Disciplinares;
    • Requerer a aprovação de Horário de trabalho para novas empresas;
    • Emissão de Dires para estrangeiros;
    • Tratar Documentos para contratação de estrangeiros.
    • Trata documentos para abertura de uma Empresa.

    2º opção montar empresa de manutenção empresarial

    tou a tentar analisar qual é o melhor negocio com menos custos, mas com maior exito de progressão no mercado.

    peço algumas dicas

  5. Ola,
    Quero deixar aqui o meu comentário, em relação a esse artigo sobre ( Como abrir uma empresa de manutenção residencial ) foi de grande conhecimento profissional.
    Artigo de super importância, parabéns e sucesso a todos.

    Att

    Jorge

  6. Sou gestor de um contrato onde a empresa que presto trabalho executa atividade de manutenção predial,pois gostaria de abrir minha própria empresa e gostaria de saber quais os primeiros e principais passos a ser tomados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.