O Que é Email Marketing?

O que é email marketing
O que é email marketing?

Com o email marketing aumentam-se as possibilidades de visitas aos sites, mas como diferenciá-lo do spam?

A diferença entre o spam e o email marketing é que o email marketing tem a permissão do usuário e pode ser cancelado a qualquer momento pelo mesmo. Já os spams são recebidos na caixa de emails de diversos usuários sem a sua permissão.

Muitos preferem trabalhar com spams que são mais rápidos, mas esquecem que os spams não têm uma imagem muito favorável no mercado.

Então, simplificando, se você está se perguntando O que é e-mail marketing: é o envio de e-mails com caráter informativo/publicitário para uma lista de pessoas previamente cadastradas.

Você jamais encontrará um empreendedor online de sucesso que não saiba como trabalhar com email marketing, por isso, atenção, se você ainda não aprendeu está na hora de aprender!

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Vantagens do email marketing

  • Visibilidade – os usuários da internet em sua maioria têm acesso ao email e só iniciam a navegação pela internet após olhar o email. Portanto, uma divulgação pelo email torna a visita ao site da empresa bem sugestiva.
  • Segmentação – o email marketing dá a possibilidade da aquisição de dados através do cadastro realizado quando o usuário permite o envio do email.
  • Interatividade – no corpo do email, a opção “clique aqui” torna a visita ao site automática.
  • Agilidade – os serviços de email são ágeis, de forma que é possível o envio de diversos emails ao mesmo tempo.
  • Custo x benefício – o email marketing é um recurso de divulgação e publicidade com baixo custo e alta eficiência, pois a um custo zero o email é capaz de comunicar mensagens a diversos usuários.

Se você quer se aprofundar um pouco mais sobre publicidade na internet veja aqui!

Dicas de como fazer email marketing

Para obter as vantagens de divulgação do email marketing é preciso se atentar à algumas recomendações. A primeira é que as mensagens devem ser não comerciais, ou seja, evite enviar as mensagens apenas como propagandas. Envie mensagens que sejam informativas, exemplificativas, assim a leitura será mais agradável e com certeza com mais conteúdo.

Sugiro que você se aprofunde um pouco mais sobre vendas pela internet:

Outra recomendação é elaborar mensagens interessantes. O início das mensagens devem prender a atenção do leitor para o texto inteiro, sendo necessário uma bom texto e criatividade para isso.

Ofereça vantagens como brindes, artigos, vídeos e promoções exclusivas. Assim o email marketing terá um contéudo mais chamativo e interessante para os usuários.

Como turbinar um email marketing

Só o simples envio de emails não faz da campanha algo eficiente, sendo necessário alguns mecanismos para turbinar o email marketing.

Use o HTML, poias a linguagem oferece maior controle e expansão de recursos, sem contar o fato de que pesquisas já comprovaram que os textos com HTML são mais abertos pelos usuários. O controle do HTML proporciona plataforma suficiente para trabalhar o estilo da marca, obtendo uma identidade visual que utiliza cores e logotipos já existentes na marca.

Outra dica é utilizar o email marketing de maneira eficiente demonstrando seus produtos ou serviços, mas para isso tenha uma eficiente arte gráfica que possibilite um design correto e não esqueça a mensagem que deve ser bem interessante. Assim será mais fácil ocupar um espaço na mente dos consumidores.

Como formar campanhas por mailing

Para realizar uma campanha de sucesso por meio do email marketing será preciso ter um banco de dados com qualidade. Isso significa que o banco de dados deve ser trabalhado de forma eficiente a partir da segmentação de clientes para que os emails realmente cheguem a seus usuários e tenham um retorno satisfatório. Com os bancos de dados é possível segmentar os dados por idade, por sexo e até por região.

Para isso, avalie a aceitação dos emails, pesquise a quantidade de emails aceitos e se necessário, modifique a mensagem acima do cadastro de email para se tenha uma melhor aceitação. Envie um email de confirmação para o email do usuário para que tenha certeza de sua aceitação para envio de emails marketing.

Veja um pouco mais sobre sistema loja virtual para ir se familiarizando.

Tenha em seu site, um sistema de atualização de email e atualização de dados para manter o recurso eficiente. O formulário para cadastro de dados e email deve estar bem posicionado no site para maior visibilidade dos usuários e em consequência, obter uma maior adesão.

Dicas sobre o email marketing

O email marketing não é uma ferramenta totalmente gratuita, pois antes de enviá-lo, o empresário deverá investir em um site, obter domínio e hospedagem, além da criação do layout do email marketing.

Se você não tem experiência com criação de sites, você pode contratar um especialista.

O menor custo de envio de email marketing é obtido por meio do Outlook, ferramenta do pacote Office. Porém, para o melhor gerenciamento da campanha é recomendado o envio de emails com gestão de campanhas, o que pode representar alguns custos.

O envio de email marketing não é apenas o simples envio de mensagem, é o envio de uma campanha de marketing e, por isso, exige uma campanha eficiente.

Para fazer campanhas com email marketing é preciso planejar quais recursos serão utilizados, qual linguagem, software, conhecimento dos receptores, do público e cuidados para que a linguagem seja adequada, eficaz, tenha valor publicitário, sendo original e não apenas uma “ação marketeira”.

Outra recomendação é não criar mensagens ocultas, pois os clientes não gostam e suspeitam deste tipo de abordagem. Tenha um texto claro, objetivo, sucinto e que informe de forma eficiente, passando uma imagem positiva e confiável.

Não foque apenas na quantidade de usuários que receberão a mensagem, mas também na qualidade do envio que deve ser de acordo com um banco de dados eficiente e atualizado.

Empresas pequenas também precisam de um email marketing. As pequenas e microempresas e até profissionais autônomos podem e devem utilizar o email marketing, já que é mais uma ferramenta para divulgação e promoção de produtos/serviços.

Se você está pensando em montar uma pequena empresa, tenho ótimas recomendações:

O tamanho da estrutura da empresa não é desculpa. Se uma empresa independente de seu porte quiser uma campanha eficiente e abrangente deverá realizar os necessários esforços para que tenha uma campanha de marketing diversificada e assim obter os resultados que serão satisfatórios.

Outra dica é fazer a gestão eficiente do email marketing, ou seja, deve estar associado a algum mecanismo promocional como descontos, notícias, lançamentos de produtos, aniversários de clientes e outros.

E por fim, outra consideração a ser feita é quanto ao uso do email marketing que não é restrito, pois poderá ser utilizado para campanhas de produtos, serviços, instituições, serviços de profissionais liberais e para outras ideias.

Integração do email marketing

Para uma maior divulgação do email marketing, estabelecendo links do email em blogs, redes sociais como o Google +, Facebook, Twitter e fóruns.

No corpo do email marketing, tenha também links com acesso direto e automático de sites, blogs e outras mídias, direcionando para os produtos ou serviços da sua empresa.

Templates para email marketing

Os templates tornam o email marketing mais interessante, original e o seu uso proporciona um reforço a mais na identidade visual da marca.

Os templates são artes gráficas que acompanham as mensagens dos emails marketing e falam mais que as palavras. Ele funcionam como um outdoor virtual e são interessantes da mesma forma que os outdoors devem ser: fazer a divulgação do negócio.

Os templates são eficazes, pois as imagens são mais agradáveis e receptíveis para os usuários, dependendo, é claro, da imagem que deve ter qualidade e capacidade de agradar diversos usuários sem restrições, ou seja, deve funcionar como um banner que será aceito por diversos usuários e terá o objetivo de divulgar a empresa.

O layout do template deve ser algo bonito, que impressione, que expresse, que utilize bem as cores e que tenha uma ligação direta com a marca.

Para a realização de uma eficiente campanha com o uso de templates tenha à disposição um excelente serviço de artes gráficas. Para isso, pesquise mais de um profissional e avalie a qualidade de serviços com exemplos e comparações. Busque modelos e inspiração na Internet, pois existem vários sites que disponibilizam layouts gratuitos.

Programa para email marketing

Na internet, diversos tipos de programas para email marketing estão à disposição dos interessados, é só colocar no buscador que terá como resultados diversos sites com programas e aplicativos.

Na escolha de um programa ideal, verifique aquele que tenha um conjunto de recursos úteis como: segmentação de clientes, personalização de clientes, testes de campanhas, estatísticas e outros mecanismos que tornarão as campanhas mais eficazes.

Seu foco é utilizar o email marketing para ganhar dinheiro mais rápido, então, capriche!

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