Como vender mais e melhor

Como vender mais e melhorAprender a vender a si mesmo, seu produto ou serviço é um dos maiores desafios que um empreendedor pode enfrentar. Sendo ou não vendedor, não é fácil aprender a vender. Na maioria das vezes você precisa convencer uma pessoa a comprar algo que ele não precisa. Como fazer? Com uma boa habilidade de vendas.

Para começar a aumentar suas habilidades de vendas é preciso entender o que é vender. Em teoria, uma venda é simplesmente entregar ao cliente algo que ele precisa. Mas como fazer quando seu produto é na verdade um extra no orçamento? Pensar do mesmo jeito e mostrar que o cliente precisa mesmo daquele produto. E é neste ponto que entram as habilidades de venda do vendedor. Veja também: 12 idéias para vender muito.

Sinta-se confortável na venda

Para ser um bom vendedor, o primeiro passo é encontrar o seu nível de conforto. Ficar confortável com a venda é um passo fundamental para qualquer empresário. Se você está tenso, não acredita no produto ou simplesmente acha que não consegue vender aquilo, não vai vender mesmo. Para ganhar confiança na venda, uma dica é visitar lojas com o mesmo segmento que o seu ou fazer compras em espaços semelhantes ao seu.

Visitar a concorrência é uma forma de dar mais confiança a si mesmo. Uma dica simples? Converse com vendedores experientes e treine as suas habilidades. Simule a compra de um carro, vá em uma concessionária e a partir daí converse, observe como o vendedor faz e entenda seus argumentos. Isso vai lhe dar mais conforto.

Saber tudo sobre o seu produto também vai ajudar a lhe dar confiança. Tem algo mais tenso que um cliente que sabe mais sobre o uso de seu produto que você mesmo? Evite isso se informando mais. Sinta-se bem vendendo algo que você conhece, já usou ou ao menos experimente e conheça exatamente os pontos fortes e fracos do seu produto para venda. Isso vai te ajudar bastante a se sentir melhor com sua venda.

Conheça seus clientes

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Você conhece seus produtos e serviços, mais conhece seus clientes? Vamos simular uma situação: você trabalha em uma loja de eletrônicos e vende itens de casa como geladeira, fogão, micro-ondas e outros pequenos detalhes. Seus clientes são pessoas que querem trocar os eletrônicos, mas também novos casais com pouco dinheiro e montando uma casa ou alguém com pouco valor no bolso para repor um item quebrado de urgência e baseado nisso, você oferece o que lhe for melhor. Em uma conversa simples de alguns minutos é possível descobrir que tipo de cliente se tem em mãos e a partir daí, trabalhar para vender. Então, você conhece seus clientes.

É preciso saber um pouco mais sobre cada cliente, que tipos de pessoas se relacionam com você para poder oferecer algo útil e comprável. Não adiante tentar vender uma geladeira de R$ 2 mil quando seu cliente possui um cartão de limite de até R$ 900. Seja razoável, entenda as diferentes situações de sua clientela e com certeza você vai ser um vendedor melhor.

A regra de vender sempre o mais caro não compensa. Se você entende seu cliente, sabe o que ele pode ou não comprar. Então, que tal oferecer algo de acordo com seu poder aquisitivo? A maioria dos vendedores peca quando prioriza uma venda grande e esquece que de grão em grão o lucro pode ser bem maior ao final do mês. Por que não vender 100 celulares de R$ 50 ao invés de tentar vender um de R$ 500 e conseguir apenas duas vendas? Pense nisso.

Não tenha medo de perder tempo

Descubra os hábitos de compra dos clientes. Após definir seu público alvo, fique atendo ao comportamento dos clientes. Como exemplo, quando você está vendendo ítens de valor mais alto, você vai perceber que estes compradores normalmente demoram mais para decidir. Assim o vendedor deve fazer um planejamento melhor da venda e demorar mais tempo com cada cliente para fechar o negócio e não tenha medo de perder tempo.

Reserve algumas horas por dia para construir um relacionamento com seus clientes. Um erro comum dos vendedores, sejam eles empresários ou não, é não construir relacionamentos com os clientes. Este erro fica mais grave se o produto oferecido é consumido com frequência ou no caso de compradores corporativos.

Não tenha medo de perder tempo, a venda pode não acontecer hoje, mas eles vão voltar e comprar. Isso não é perda de tempo, mas um bom relacionamento construído que pode render indicações de outros clientes e a volta do mesmo sempre.

 Não venda barato demais

Se o seu produto for muito barato, também tenha cuidado. Você sabia que encontrando promoções em uma loja em grande quantidade, os clientes começam a se questionar sobre a qualidade do produto? Promoção em exagero é sinal negativo: pode ser falência ou simplesmente um produto de baixa qualidade. Nos dois casos, os clientes vão perder o interesse por sua loja.

Ligue para os seus clientes

Se você oferece produtos e serviços, mostre-se interessado e mime seus clientes com ligações constantes. Permaneça na mente deles sempre e não deixe que o esqueçam. Uma vez que você estabeleceu relacionamento com os clientes, a ligação telefônica é uma ótima maneira de manter a sua marca na mente do cliente. Isso pode ser feito por meio de emails regulares sobre o seu negócio como o uso do email marketing. Pode ainda ser feito um blog e uma página em rede social para ajudar a manter tal contato.

Jamais subestime um cliente

Não crie esteriótipos de clientes, supondo o que ele pode ou não pagar. O universo está cheio de histórias sobre clientes mal vestidos que compraram um carro à vista, em dinheiro, mas foram mal tratados pelos vendedores por estes não acreditarem que ele pode pagar. Trate todos os seus clientes como potenciais compradores e isso vai ajudar a sua imagem e da empresa. Um cliente que está precisando apenas de um saco de argamassa hoje pode voltar na próxima semana e comprar 200 metros de piso.

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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