4 Técnicas de Vendas Para Garantir o Sucesso do seu Negócio

Técnicas de VendasQuer aprender as melhores técnicas de vendas e melhorar o seu desempenho na área? Confira!

As vendas estão presentes em todos os negócios, sendo um dos pontos mais importantes e trabalhados nas empresas. Ao contrário do que alguns pensam, vender não é algo “espontâneo”, simples e que qualquer pessoa possa fazer, muito pelo contrário, é necessário aprender inúmeras técnicas de vendas.

Claro, estamos falando de um vendedor de sucesso. Com certeza já deve ter visto vendedores ‘medianos’ que não conhecem técnicas de vendas, muitas vezes aparentam ser “chatos”, insistentes demais, tem pouco conhecimento do produto, aparentam não ser confiantes, entre outras “características”.

Ter bons vendedores é importante em qualquer negócio, desde um bar até uma factoring, pois em ambos os casos terá de se ‘convencer’ o cliente a adquirir algo. Veja, em um bar, por exemplo, o cliente está interessado em comprar o produto, mas o bom vendedor poderá vender ‘mais’ do que ele estava pensando em adquirir, o que representa lucro.

Bom, mas a questão é: a pessoa nasce um bom vendedor ou ela aprende a ser? Ambos, alguns possuem características que auxiliam em se tornar um bom vendedor, porém, existem técnicas de vendas incríveis que tornarão você um vendedor incrível e duplicarão sua comissão! Está pronto para isso?

O Que São Técnicas de Vendas

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Diversas vezes você encontrará dicas de vendas e não técnicas de vendas, existe uma diferença muito grande. As técnicas de vendas são estudos elaborados por especialistas, levando em consideração as reações das pessoas, fatores inconscientes, tudo de forma a maximizar e potencializar o poder de persuasão do vendedor.

Assim, dizemos então que técnicas de vendas são estudos que levam em consideração as reações das pessoas, focando em obter uma maior efetividade nas conversões de vendas.

A maior parte das técnicas de vendas trabalha a parte inconsciente do consumidor, focando em criar empatia, confiança, emoções agradáveis pelo produto e até mesmo uma comunicação direta, assertiva e eficiente.

Você utilizará tais técnicas de vendas até mesmo para conseguir a fidelidade de clientes.

Como São Criadas as Técnicas de Vendas

Entender o processo de criação das técnicas de vendas é fundamental para que se consiga aplica-las corretamente, no contexto certo, e até mesmo para poder criar suas próprias técnicas de vendas, observando o seu público alvo e características do vendedor.

As técnicas de vendas são criadas, normalmente, a partir da PNL (programação neurolinguistica) e Hipnose. Calma, você não irá por as pessoas em um transe, a hipnose e PNL vão muito além do que curar traumas e fobias. O foco desses dois ‘segmentos’ de estudo é justamente a comunicação clara e eficiente.

Por exemplo, uma forma de trabalhar corretamente a linguagem de venda é utilizá-las sempre de forma positiva, de preferência com padrões de linguagem hipnóticas persuasivas, como é o caso: você deseja comprar esse produto em 5x ou 10x? Ele nem disse que iria comprar, mas perceba que a escolha que foi dada termina, em ambas as hipóteses, na compra.

Sabe o porquê de levar em consideração tanto o fator inconsciente para se tornar um bom vendedor e ter técnicas de vendas efetivas? Simples, a pessoa compra por um desejo inconsciente, depois que ela já decidiu comprar a parte consciente do cérebro procura um ‘motivo’ para aquela compra, seja porque está em promoção ou até mesmo criando uma ‘necessidade’.

Exemplos de Técnicas de Vendas

Agora que você já sabe o funcionamento e como são estruturadas/criadas as técnicas de vendas, partindo do inconsciente dos consumidores, chegou ao momento de aprender as melhores técnicas de vendas, as quais farão com que suas vendas sejam aumentadas de forma significativa e o seu patrão fique totalmente realizado com o seu trabalho. Está pronto? Vamos lá!

1- Rapport é a Técnica de Venda Perfeita

Uma das frases mais marcantes sobre Rapport é simplesmente “Rapport é poder”!

Bom, partindo desse pressuposto já se pode imaginar o grau de importância que o Rapport terá no impacto das suas vendas.

Rapport é fazer com que a pessoa veja em você uma pessoa semelhante a ela, alguém que ela confie. Agora, responda, é mais fácil vender para alguém que confie em você e acredite em que está falando, ou para aquela pessoa desconfiada e que “não gosta” de você?

O Rapport como técnica de venda te traz essa facilidade, fazer com que o consumidor se identifique com você e confie, facilitando o seu trabalho como vendedor.

2- Ouvir da Forma Certa é uma Técnica de Venda

Sabe qual é a palavra mais falada em todo o mundo? A palavra mais falada é “EU”. As pessoas precisam, gostam, sentem a necessidade de falar delas mesmas.

Faça uma experiência, converse com uma pessoa, mas, ao invés de falar, deixe-a falar o máximo possível, você perceberá que ela terá uma empatia muito grande por você, simplesmente por tê-la escutado.

Outro ponto importante de utilizar essa técnica de venda é que conseguirá ter uma excelente percepção do que o cliente realmente deseja, o que facilita encontrar o verdadeiro objetivo por trás da necessidade.

3- Tipo de Linguagem Para Vender

Uma das técnicas de vendas mais utilizadas é reconhecer o “mapa” auditivo/falado do cliente, aproximando a sua linguagem da dele. Com isso, a comunicação será mais assertiva, pois estará trabalhando dentro da linguagem que o cliente está acostumado.

Por exemplo, caso ele seja uma pessoa mais culta, com um linguajar mais sério ou rebuscado, faça o possível para comunicar-se de forma semelhante, já o contrário acontecerá com um jovem que emprega diversas gírias.

4- Dar Algo é uma Brilhante Técnica de Venda

A gratidão e necessidade de “pagar dívidas” é algo tão inerente ao ser humano, inclusive devido ao orgulho de não desejar ficar em “dívida” com outra pessoa.

Alguma vez já se perguntou por que os vendedores lhe oferecem brinde antes de tentar vender? Simples, porque através do brinde eles fazem o consumidor se sentir em dívida com eles e, muitas vezes, acabam comprando porque se sentem na obrigação de pagar tal dívida.

O que é importante salientar é que o “brinde” não precisa ser, necessariamente, algo corpóreo ou de valor, pode ser um simples elogio, já será suficiente para fazer com que o consumidor se sinta em dívida com você e aconteça a necessidade de receber bem as suas ideias e propostas. Porém, cuidado! É preciso que seja natural, caso você se passe por superficial e bajulador, possivelmente não conseguirá efetivar a venda.

Veja como vender mais e melhor, com certeza ajudará no seu trabalho como vendedor.

Desenvolva Suas Técnicas de Vendas

Uma boa dica para quem deseja ser um excelente vendedor é estudar PNL e desenvolver suas próprias técnicas de vendas. Apenas com uma noção de PNL já é possível criar técnicas de vendas efetivas e que incorporarão a sua “personalidade” de forma automática, fazendo com que se torne um vendedor nato.

Também, trabalhar a linguagem corporal é fundamental para conseguir efetivar as vendas. Você não sabe a importância que a linguagem corporal tem? Um dado incrível e que mudará sua visão é que 80% a 90% da comunicação é não verbal, ou seja, através da linguagem corporal, seja uma gesticulação, cruzada de pernas, postura, mexida de cabeça, respiração, tudo!

Dicas Para Ser um Bom Vendedor

As técnicas de vendas são incríveis, mas algumas dicas importantes para ser um bom vendedor não lhe farão mal, concorda?

Muitas das dicas que se tem para aumentar as vendas são derivadas das técnicas de vendas. Por exemplo, sorrir e manter o bom humor frente ao cliente, isso nada mais é do que a tentativa de estabelecer o Rapport e trazer um sentimento de prazer associado ao produto.

Uma boa dica é não decorar as características do produto e sim saber como ele funciona na prática. Teste os produtos, pode ser na loja mesmo, assim poderá dar uma opinião sincera ao cliente, afirmar que o produto já foi testado por eles na loja e que é realmente bom, que funciona de tal e tal forma.

Demonstre vontade de atender o cliente, o seu foco não deve ser a venda em si, e sim a satisfação do cliente. Quando um cliente se sente ‘importante’ ele passa a desejar adquirir não apenas um produto e sim todos os demais que possa vir a precisar.

Auxiliar o cliente é importante, porém, convencer o cliente e obriga-lo a querer algo tem uma diferença absurda.

Quer perder um cliente na sua loja? Simples, tenha vendedores que ficam cercando o cliente e empurrando qualquer coisa para que ele saia de lá com algo. Para ser um bom vendedor e fazer com que o cliente compre os produtos é preciso convencê-lo de que aquele produto é necessário para ele, que as características do produto irão lhe acrescentar em algo, não ficar “obrigando” e forçando que compre sem qualquer sentimento de desejo ou necessidade.

Por fim, saiba aceitar quando o cliente não deseja comprar seu produto, analise o feedback, verifique em que ponto você cometeu falhas e não as repita. Não encare uma venda não concretizada como uma falha e sim como forma de aprendizagem.

Caso sua empresa esteja trabalhando com sistemas de telemarketing, você pode buscar por técnicas de vendas grátis e até mesmo técnicas de vendas telemarketing, irá ajudar bastante.

Pronto Para Aplicar as Técnicas de Vendas e Melhorar Seu Desempenho?

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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