6 Dicas Sobre Controle de Vendas

Controle de VendasDificuldades com as vendas? Confira o que precisa saber para fazer um controle de vendas eficiente.

Como está o controle das vendas realizadas? Se a sua resposta é pouco ou nenhum controle, é bem provável que o seu negócio já tenha sofrido algum tipo de problema neste setor, correto? Isso acontece porque ele está desorganizado, o que, consequentemente, acaba gerando inúmeros prejuízos para o seu estabelecimento.

Você não quer que a sua empresa fique mal no seu mercado de atuação, não é? Para que isso não aconteça, a primeira medida a ser tomada é aprender a identificar em quais aspectos do seu setor de vendas ela está cometendo equívocos. A área de vendas é crucial para a sobrevivência de qualquer tipo de negócio, uma vez que se for feita corretamente pode aumentar os seus lucros e, do contrário, pode gerar danos ao seu orçamento.

As vendas estão entre os setores mais importantes da empresa, pois sem ela você não conseguirá ter lucros, sequer conseguirá manter a sua empresa. Veja, quantas pessoas ou empresas você conhece que pagam terceiros para que sejam especialistas em vendas? Então, rapidamente pode se perceber o grau de importância em ter um bom controle de vendas. Também, é importante saber como lidar com o fracasso da venda.

Como se vê, controlar o processo de vendas da empresa é uma regra básica para ajudar e atingir no objetivo de torna-la bem sucedida. O seu negócio ainda não executa este procedimento? Agora é a hora de colocar o controle de vendas em prática, aumentando as suas chances de acertos e reduzindo as de erros.

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Por ser algo tão importante, criamos esse texto específico e com mais informações sobre o controle de vendas, objetivando fazer com que você consiga melhorar o desempenho das suas vendas e atinja o seu objetivo o quanto antes. Confira!

O Que é Controle de Vendas

O controle de vendas se caracteriza por ser um processo, dividido em etapas, o qual desempenha o papel de fiscalizar todas as tarefas que estão relacionadas às vendas que já foram ou podem vir a ser realizadas junto ao público consumidor. Esta atividade se baseia no estudo e na sugestão de melhorias na forma como as mercadorias são compradas, armazenadas em estoque, expostas no estabelecimento, negociadas e posteriormente entregues aos clientes.

Essa ferramenta brilhante que é o controle de vendas é mais abrangente do que se pensa, atingindo não apenas a venda em si, mas todos os seus “derivados”. Com isso, você não estará apenas controlando a venda, mas também o atendimento dos funcionários, estoque e até mesmo o financeiro.

Por meio do controle de vendas, o empresário tem a oportunidade de tomar conhecimento de todas as questões que envolvem o setor de vendas da sua empresa e os seus dependentes, tendo informações que podem ser utilizadas para identificar o que está sendo feito de errado e o que pode ser planejado e colocado em prática para corrigi-lo e otimizar os seus serviços.

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Motivos Para Exercer o Controle de Vendas

Os produtos que a sua empresa adquire para montar o estoque estão apresentando uma demanda satisfatória por parte do público consumidor? Para obter esta resposta de uma maneira precisa é necessário estabelecer o controle de vendas realizadas pelo negócio, uma vez que este processo serve para gerar um volume de informações, as quais são de suma importância para otimizar a forma como as atividades são desenvolvidas e a relação que existe entre o a empresa e os clientes.

Ao colocar em prática o controle de vendas, a sua empresa irá ficar mais organizada, além de ficar mais focada na busca de bons resultados no setor de vendas. Através do uso deste método, também é possível ter acesso aos dados que podem ser usados na criação de novos planejamentos, como inserir uma nova mercadoria no mercado ou ampliar a divulgação dos serviços do negócio.

Como Aplicar o Controle de Vendas?

O controle de vendas é feito a partir de um conjunto de etapas que estão relacionadas e que devem ser colocadas em ordem para que sejam capazes de possibilitar uma fiscalização e obtenção de resultados mais eficazes. Por isso, acompanhe abaixo nossas dicas de como aplicar o controle de vendas da sua empresa.

1 – Crie Uma Proposta Comercial no Controle de Vendas

Você está familiarizado com o termo “proposta comercial”? Se a intenção é gerir uma negócio bem sucedido é necessário começar a conhecer este termo e saber como colocá-lo em prática. Pois bem, uma proposta comercial é definida com o catálogo de serviços e mercadorias que a empresa deseja disponibilizar para o seu público-alvo.

Sendo assim, a sua primeira medida é dar início a criação de uma proposta comercial para a sua empresa. Antes de qualquer coisa, leve em consideração quais são os hábitos, preferências e comportamento do seu público consumidor. Crie um relatório, especificando todos os tipos de serviços e produtos que serão oferecidos, voltando a sua atenção para a variedade e itens de qualidade, uma vez que os clientes devem ter opções quando procuram realizar uma compra no seu estabelecimento.

2 – Cuidados Com os Pedidos de Vendas

Com a evolução da tecnologia, muitas empresas passaram a trabalhar com a encomenda de mercadorias por meio da internet, tornando o contato com os clientes mais prático. Se este é o caso do seu negócio, é necessário ter em mente que os cuidados com os pedidos devem ser dobrados para que as transações sejam bem sucedidas.

O primeiro procedimento é determinar um canal para que as pessoas interessadas possam efetuar os seus pedidos. O canal para a realização das encomendas pode ser um site, e-mail, telefone ou diretamente na loja física. Nestes canais é necessário que o cliente tenha alternativas de mercadorias e, se possível, um funcionário que trabalhe especialmente para esclarecer as dúvidas e ajudar nas negociações.

Desenvolver um call center ou até mesmo um atendimento online também tem sido uma prática de controle de vendas muito bem vista, trazendo excelentes resultados, podendo maximizar em até 30% os resultados no setor.

3 – Controle de Vendas com Comissões aos Vendedores

Um dos principais fatores para que a sua empresa tenha um bom processo de vendas é contar com o trabalho de funcionários estimulados. Ter à sua disposição vendedores que gostam do que fazem e trabalham com mais vontade é um ponto essencial para ampliar o seu volume de vendas e o lucro mensal. Pensando nisso, é recomendado adotar uma política de benefícios para os vendedores, oferecendo comissões e demais vantagens.

A quantia em dinheiro estabelecida para as comissões tem que estar em harmonia com as categorias e valores das mercadorias que são vendidas. Portanto, quando mais caros forem os produtos comercializados, mais altos têm de ser os valores das comissões. Além disso, você deve observar o percentual de lucratividade que se tem em cima da mercadoria, pois, de nada adianta oferecer uma comissão alta e perder sua margem de lucro.

Após recorrer ao uso de comissões, é preciso fazer o controle de vendas realizadas pelos vendedores, o que pode ser feito através da construção de uma planilha, a qual deve ser mantida atualizada.

Estabeleça metas para que os vendedores recebam a comissão.

4 – Faça a Emissão da Venda e o Controle de Vendas

Para garantir a segurança da sua empresa e dos seus consumidores é necessário realizar a emissão da venda, que consiste em gerar um documento capaz de comprovar a transação feita entre as duas partes, bem como valor gasto e a data em que ocorreu. Essa emissão costuma ser feita por notas fiscais, as quais são, inclusive, utilizadas na comprovação dos valores para o Imposto de Renda.

O processo de emissão de vendas acontece por meio do registro de códigos por cada compra e cupons fiscais, que são gerados mediante a confirmação do recebimento de cada compra.

Atualmente, existe a nota fiscal eletrônica, a qual é mais simples e rápida de ser emitida.

5 – Tenha Bons Preços Para Manter um Controle de Vendas

Para que a empresa se estabeleça no mercado e conquiste a preferência do seu público-alvo é fundamental que os preços praticados estejam relacionados ao perfil econômico dos consumidores. Pensando nisso, é indicado realizar um estudo das características dos clientes, as suas classes econômicas e os hábitos de consumo. Este questionamento pode ser feito no estabelecimento, por telefone, e-mail ou site da empresa.

Com base nos resultados obtidos na pesquisa, você pode trabalhar para estipular os valores pelos quais as mercadorias serão vendidas. Neste caso, se os consumidores estão na classe média, pode-se comercializar produtos por um preço entre razoável e alto, e assim por diante.

6 – Promova o Controle de Estoque

O Controle De Vendas E Estoque “andam juntos”, por isso é tão importante cuidar do estoque. Nesta etapa, comece com um estudo da frequência de vendas efetuadas. Desse modo, é possível montar um estoque na quantidade adequada, evitando abastecê-lo com pouco ou em excesso de quantidade.

Também tem que fiscalizar as mercadorias que entram e saem do seu estoque, uma vez que isso permite saber quando é necessário fazer a reposição dos itens, evitando que a demanda dos clientes não seja suprida. Uma boa dica é fazer o Controle De Vendas Excel, elencando todos os pontos narrados. Também, você pode encontrar um Software Controle De Vendas, os quais são bastante comuns e eficientes.

Cuidando de Cada Ponto Citado, Ficará Simples de Fazer um Controle de Vendas Eficiente.

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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