4 Dicas de Como Ser um Bom Vendedor

Bom Vendedor
Um bom profissional do setor de vendas busca informações de como ser um bom vendedor e busca sempre estar no topo das vendas da sua empresa!

Você é um bom vendedor? Tem dificuldades? Veja agora mesmo como ser um bom vendedor e destaque-se!

As vendas são fator primordial em qualquer empresa, é o que influi de imediato no faturamento de qualquer negócio. Um produto/serviço, por melhor que seja, precisará de bons vendedores, que consigam fazer com que os consumidores enxerguem o que tem de melhor naquele produto/serviço, pagando o preço estipulado.

A verdade é que muitas pessoas pensam que ser vendedor é ‘simples’, basta oferecer o produto e tudo se resolve, porém, não é bem assim. O que diferencia o bom vendedor do vendedor “mediano” é justamente a capacidade de convencer alguém que não precisa ou não quer um determinado produto de que ela realmente precisa dele, passando a mudar todo o seu “estado emocional” em relação ao produto.

Você trabalha como vendedor e quer melhorar suas habilidades? Precisa ensinar outras pessoas a vender? Quer saber como colocar suas ideias e fazer com que as pessoas a aceitem?

Esse texto é perfeito para você, pois ensinará como ser um bom vendedor e fazer com que as pessoas “comprem” sua ideia/serviço/produto. Confira!

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Diferenças Entre o Bom Vendedor e o Vendedor Mediano

Que tal começar descobrindo o que torna um vendedor especial em relação ao outro mediano? Saber o que fará “a mais” do que o outro é importante, até mesmo para que você se motive e comece a gerenciar suas conquistas.

Você já foi atendido por um péssimo vendedor? Percebeu a vontade de ele mostrar para você o produto, detalhar, convencer de que aquilo realmente é uma necessidade? Não, correto? Isso acontece porque ele não é um vendedor preparado para lidar com suas próprias emoções, com isso, acaba por “despejar” seu humor e não fazer o seu trabalho. Já o bom vendedor além de mostrar os produtos e detalhá-los, convence o consumidor de que o produto fará a diferença na sua vida e, com isso, acaba por vendê-lo e ganhando a comissão.

Outra diferença que se encontra no bom vendedor para com o vendedor mediano é o fato da atitude. O bom vendedor chama a atitude para si, quando um problema acontece ele resolve, sem ficar “enrolando” o cliente que é o sucesso do seu negócio ou repassando para terceiros.

Você rapidamente conseguirá diferenciar um bom vendedor da massa, porque ele fará com que os clientes voltem para o seu negócio, ou seja, o bom vendedor consegue a fidelidade do cliente. Não raras serão as vezes que o cliente irá ligar e pedir para falar com X vendedor, ele não quer ser atendido por outro, nem mesmo o próprio dono da empresa.

O bom vendedor trabalha contente, faz o que gosta e, acima de tudo, veste a camisa da empresa, seu foco é vender, vender e vender, é com isso que ele se preocupa, sempre prezando pela satisfação do cliente. O dinheiro? Claro que é importante para ele, mas vê como consequência do seu excelente desempenho!

E você, quer ser o bom vendedor? Ter bons vendedores? Ou prefere ficar com os “medianos” que farão seu negócio apenas se sustentar, não importa o quanto você se esforce para tentar entusiasmá-los.

4 Dicas de Como Ser um Bom Vendedor

Um bom vendedor costuma manifestar algumas características que o auxiliam no desempenho da sua tarefa, chamamos isso de ‘modelagem’. Claro, não significa que todo bom vendedor apresenta tais características, mas sim que, em um estudo de diversos casos, a maioria dos bons vendedores apresentou tais características de forma mais acentuada. Curioso para saber as características do bom vendedor? Vamos lá!

1. O Bom Vendedor Sabe Ter Humor

O Bom Vendedor Sabe Ter Humor
Nos passos sobre como ser um bom vendedor o mais importante deles é ter bom humor. Um vendedor bem humorado conquista mais clientes e sem dúvidas terá sucesso nas vendas!

Bom humor é uma característica que vale ouro em um vendedor. Criar um ambiente de “bom humor”, diversão, felicidade entre as pessoas melhora significativamente o percentual de efetivação de vendas, e não pense que isso é “sem motivo”, porque existe uma explicação científica.

Quando as pessoas estão se divertindo e sorrindo, liberam endorfina, substância que traz “prazer”. Ora, com isso, é muito mais fácil vender, pense, uma pessoa que associa você e seu produto a sensações de prazer, você acha que terá mais propensão a comprar ou não?

Tal característica é apropriada para qualquer tipo de negócio, seja uma loja de roupas ou uma clínica veterinária, ambas precisarão ter sucesso nas vendas para ter um bom faturamento.

2. Um Bom Vendedor Deve Ser Flexível

Flexibilidade é fundamental para atingir o sucesso de uma venda. Quer uma prova disso? Pegue o seu melhor vendedor e pergunte, quantas vezes ele já teve de se “modelar” ao cliente, ser flexível, trabalhar o que o cliente queria ao invés de expor o que deveria ser exposto. Rapidamente descobrirá que a flexibilidade é, em muitas vezes, percursora na concretização da venda.

Um bom vendedor tem paciência quando o cliente está “impondo” todas as suas afirmações, normalmente prejudiciais para a venda, porém, escuta, trabalha a visão do comprador e consegue fazer com que ele sinta uma necessidade pelo produto, tudo de forma flexível, amoldando-se ao cliente. Acredite, isso é muito importante!

3. Saber Acompanhar Para Depois Conduzir

Um bom vendedor precisa negociar, concorda? Para que isso aconteça de forma efetiva, é impreterível que ele aprenda a ouvir, acompanhar e apenas depois conduzir.

Estudos de programação neurolinguística apontam que, aproximadamente, uma pessoa precisa acompanhar 5 vezes para poder conduzir.

O que significa acompanhar? Simples, compartilhar da visão do cliente. Ele precisa “achar que você joga no time dele”, assim, sentirá confiança em você e passará a ser receptivo as suas ideias.

Procure por vendedores que saibam ouvir o cliente, acompanha-lo e, por último, conduzi-lo até a compra, o índice de efetivação das vendas subirá de forma rápida e incrível.

4. Achar Solução Para Que a Compra Ocorra

Esta talvez seja uma das características mais difíceis de encontrar em um vendedor, pois ele precisa ter capacidade de liderança, decisão e muita confiança.

Achar a solução não é ‘resolver um problema’ que o cliente liga e afirma que ocorreu, achar solução é na própria negociação.

Para se ter uma ideia, estudos apontam que a cada sim uma pessoa precede de 3 não’s, já pensou? Para cada não é preciso encontrar uma solução! Por exemplo: Não quer o produto porque o preço está alto, não gosto da embalagem, não está em uma boa época. São três negativas, é preciso solucioná-las, seja através de: entendo, porém, posso lhe dar um desconto incrível de X, e se eu parcelar? Fica melhor? (preço). A embalagem pode não ser do seu agrado, porém, com o preço mais baixo, os clientes deixarão de levar tanto em consideração a embalagem? (embalagem). A época pode parecer ruim, porém, se você vender menos do que comprar, o que eu duvido, poderá segurar para o próximo mês, sem contar que é para “fazer sol na próxima semana” (exemplo).

Encontrar a solução para os “problemas” em uma negociação é fundamental para se concretizar a venda, por isso, treine seus vendedores, caso não tenham essa característica.

Como Desenvolver as Características de um Bom Vendedor

Como Desenvolver as Características de um Bom Vendedor
O vendedor que se preocupa em como ser um bom vendedor deve desenvolver características de um bom vendedor, só assim conseguirá garantir o sucesso como vendedor!

Um bom vendedor não precisa nascer com essas características, ele pode sim aprendê-las, desde que treine bastante, pratique e busque se “policiar” para conseguir atingir o maior nível de maestria de forma automática.

Vamos dar algumas dicas de como desenvolver as características de um bom vendedor, pratique-as no seu dia a dia e rapidamente verá os resultados nas suas vendas. Pronto?

Vamos a um “exercício” para ser um bom vendedor, aprendendo praticamente todas as características.

Escolha alguma pessoa que você conhece para praticar, peça para que elas tenham X opinião sobre um produto que você vende, depois disso tente convencê-la do contrário, fazer com que ela mude de opinião e veja o produto como uma necessidade, desejando compra-lo.

Veja, nesse momento você estará trabalhando as principais características de um bom vendedor, pois precisará ser flexível, pois ela terá uma opinião rígida e firme sobre não querer comprar o seu produto.

Também, precisará acompanha-la para depois conduzi-la, o que é uma das características do bom vendedor.

Se já não bastasse, precisará ter bom humor para ‘saber levar’ a situação, fazendo com que o “cliente” libere endorfinas e fique menos resistente quanto ao seu produto.

Por fim, precisará achar inúmeras soluções para os problemas que o “cliente” elencará ao não desejar comprar o seu produto. Caso o mesmo fique um pouco “resistente” ao falar, pode-se utilizar perguntas como: o que te impede de comprar? Além disso, algo mais? Como você se sentiria se comprasse e vendesse tudo? Perceba, são perguntas abertas, as quais obrigam a pessoa a responder!

Trabalhe todos os dias para ser um vendedor melhor, busque persuadir pessoas em tudo, não apenas nas vendas, seja uma ideia, a cor de uma roupa, enfim, qualquer coisa. Quanto mais você conseguir fazer com que as pessoas “comprem” suas ideias, mais fácil será vender seus produtos.

Aprendeu como ser um bom vendedor e fazer sucesso na sua profissão? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. Por Editoria Novo Negócio
    Meus Parabéns pelo Artigo!
    Que Bom que ainda existam pessoas como vocês que gastam seu tempo para contribuir para o crescimento de outras pessoas e que se importam em ajudar o próximo.
    Gostei muito das dicas, anotei todas e já vou colocar em pratica.
    Continuem nesse foco, criando conteúdo para ajudar as pessoas e contribuindo para o nascimento de novos Vendedores de Sucesso!

DEIXE UMA RESPOSTA