Maiores Erros na Área de Vendas

Erros na Área de VendasA área de vendas pode ser uma tarefa difícil até mesmo para os vendedores mais experientes, até porque vender envolve diversas variáveis.

Por isso, a área de vendas em todas as empresas se depara sempre com os mesmos desafios, independentes do produto ou serviço oferecido.

Maiores Erros na Área de Venda

Um dos maiores erros na área de venda cometido pelos empresários é ignorar a pesquisa de mercado, pois todo plano de ataque deve anteceder um plano estratégico e é por isso que a empresas que pretendem obter sucesso na área de vendas devem pesquisar sobre o perfil do consumidor, sobre o posicionamento da empresa de acordo com o produto e com o mercado-alvo.

Outro erro que atinge a área de vendas é deixar de analisar qual a situação da empresa diante da análise SWOT: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Avalie também quais os pontos que devem ser corrigidos para não atrapalhar as vendas.

Falta de Recursos Para a Divulgação da Empresa

O bom e velho boca a boca não possui mais a mesma eficiência, por isso, deixar de investir na divulgação da empresa é um grave erro na área de venda, pois afeta diretamente a empresa.

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Por outro lado, as empresas podem economizar recursos com divulgação em jornais ou em propagandas na tv apostando em redes sociais e na publicidade em blogs, revistas e etc.

Outro erro na área de vendas é não possuir direcionamento e foco. Uma solução para isso pode ser a contratação de profissional da área de marketing, este profissional ajudará a enxergar as possibilidades de divulgação em diversos meios de comunicação e qual o mais adequado para sua empresa.

O marketing e a comunicação devem trabalhar juntos, pois essas duas áreas devem ter suas atividades integradas para que as campanhas de marketing atinjam o público de maneira mais veloz e  eficiente.

Atendimento Lento – Grave Erro na Área de Vendas

Um dos fatores que mais incomoda os clientes é o atendimento lento. A falta de atendimento célere é um dos maiores erros na área de venda.

Esperar na fila é um transtorno para os clientes, como também esperas no telefone, com transferências constantes. Tais situações não deixam uma boa impressão da empresa.

Isso acontece porque os colaboradores não são qualificados o suficiente para realizar um atendimento de qualidade, que seja dinâmico e eficiente.

Pois, muitas vezes os colaboradores não possuem as informações necessárias para solucionar os problemas dos clientes, sendo assim, a empresa perde o cliente e consequentemente as vendas.

Atraso Nas Entregas  

A logística é um dos maiores fatores de sucesso para as empresas, pois  quanto mais rápida a entrega, mais satisfeito o cliente ficará, sendo assim,  quem não possui uma boa logística, está cometendo um erro na área de vendas.

A agilidade na entrega é  um fator de competitividade para as empresas. A empresa que deixa de entregar um produto dentro do prazo estipulado ou não oferece frete grátis, perde na área de vendas. Não cometa esse erro na área de venda. Procure otimizar suas entrega e oferecer descontos para atrair a clientela.

Lembre-se a Falta de Produtos em Estoque é um Dos Maiores Erros na Área de Vendas. Mantenha Sempre um Estoque Razoável de Produtos!

Atendimento Informal

Independente da política da empresa, o atendimento deve ser sempre profissional, por isso, evite gírias e brincadeiras. O cliente pode não ficar a vontade e entender que a empresa não é comprometida o suficiente.

Não cometa esse erro na área de vendas,  pois um atendimento com profissionalismo e respeito é o mínimo que as empresas podem oferecer.

Quando o Problema é o Call Center

O Call Center tem sido o principal causador de erros na área de venda de diversas empresas, pois existe certa confusão sobre qual a verdadeira função do call center, ou seja, ele tem a função de solucionar problemas.

O que acontece é que o call Center, por vezes trabalha com colaboradores que estão desmotivados, despreparados, com carga excessiva  de trabalho ou desinformados sobre suas próprias funções na área de vendas.

Para não transformar o call center em um erro na área de vendas da sua empresa, ofereça treinamento especializado para os funcionários que exercerão essa função.

Atendimento Pós-venda

Engana-se quem pensa que a compra termina com o pagamento. Esse é um dos erros na área de venda que mais ocorrem nas empresas. A compra não termina com o pagamento, é preciso realizar a entrega do produto de forma rápida e eficiente.

O comprometimento da empresa com o cliente é o que irá manter o vínculo e fidelizar o cliente.

Falta de Estratégia na Área de Vendas

A falta de estratégia é um erro na área de venda e deve ser evitado. A estratégia envolve planejamento técnico a  longo prazo, portanto, a estratégia na área de vendas deve observar os fatores:

  • Reduzir preços sem diminuir a qualidade;
  • Tratar o cliente como parceiro e não como comprador apenas;
  • Não comunicar aos clientes antigos as novidades da empresa;
  • Aumentar os preços e não informar aos clientes;
  • Vender produtos padronizados sem considerar o perfil do consumidor.

Assim, para não cometer erros na área de venda fique atento às necessidades do seu cliente. Invista em atendimento de qualidade e preze pela eficiência na entrega.

Agora Você Sabe Quais os Maiores Erros na Área de Vendas. Pronto Para Abrir o Próprio Negócio? Boa Sorte Como Empreendedor!

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Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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