Como planejar uma venda

Como planejar uma vendaA maioria das pessoas que está abrindo o seu novo negócio, seja ele como corretor de imóveis, seja abrindo uma loja, precisa ter em mente como planejar uma venda. Vendendo produtos ou serviços, este conhecimento é de extrema importância para conseguir ter um negócio de sucesso. A regra é clara: sem vendas, sem clientes, sem dinheiro no bolso. Parece algo simples vender um produto, mas na prática não é nada fácil fazer uma venda se você não tem conhecimento. Na maioria das vezes este é um fator determinante para que o negócio montado não tenha sucesso, simplesmente porque o empresário não tem conhecimento em vendas.

Com nosso artigo de hoje, você vai ter uma nova visão do mundo comercial, pois na prática planejar uma venda é bem simples. Você já chegou em uma loja e se sentiu incomodado com o fato do vendedor não ter ideia do que o produto faz? Todo mundo já passou por isso e simplesmente deu as costas por acreditar que aquele não era um bom vendedor. Bom, é isso mesmo que você será se não estiver com o conhecimento na ponta da língua. A dica? Estude!

Estude sobre o seu produto

Vendendo uma tapioca ou simplesmente um picolé, que tal saber um pouco mais sobre o seu produto? Mesmo em uma sorveteria você pode surpreendido por um sabor diferente que jamais ouviu na vida, mas na verdade é o mesmo sabor que já está em seu estoque, apenas com uma nomeação popular. E como saber tais pequenos detalhes? Simplesmente pesquisando e olhando nas lojas, na concorrência ou lendo na Internet sobre o produto em questão.

Se você é um corretor de imóveis, estudar é algo muito importante para a sua profissão. Você precisa aprender bem mais que os outros como conhecimentos de edificações, encanamentos, pintura e pequenos detalhes que compõe uma casa. Caso seu produto seja celulares, estude sobre lançamentos, dicas de vendas, itens no mercado, novidades e o que há de mais moderno. Leia sobre os produtos à venda, seus aplicativos a serem usados e itens interessantes que podem te ajudar a vender.

Prepare-se para vender

Não é preciso um grande ritual para vender, mas se você acreditar que isso lhe faz bem, faça-o. Foque-se em algo que seja bom para a sua venda, que te estimule a vender mais. Uma dica é sempre antes de atender o cliente, criar um cenário mental positivo, pensando que a venda será finalizada sempre. Prepare-se mentalmente e isso vai te ajudar a conseguir uma venda com seu cliente.

Estude a fundo o seu produto, incluindo os defeitos

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Sabe qual o maior erro dos vendedores? Não reconhecer as limitações dos seus produtos. Em que isso o prejudica? Simplesmente não passa honestidade aos clientes. Se o aparelho de DVD que você está vendendo não lê pendrive, simplesmente informe ao cliente. Ele pode ter outras qualidades sobre as outras marcas de eletrônicos, mas ser desonesto e informar que ele faz algo que não faz não é justo. O cliente perde a confiança em você, caso descubra a informação falsa e pode te tirar mais clientes passando a informação adiante.

No seu plano de vendas, se antecipe ao cliente e enumere os pontos negativos do seu pronto e já contra argumente sozinho sobre os pontos positivos. Assim, quando o cliente tomar este caminho na conversa, você já saberá se defender muito bem. Faça uma lista com as possíveis objeções que o cliente apresentará durante a negociação. Isso pode ajudá-lo a responder sem hesitações e passar mais confiança para incentivar o cliente a fechar o negócio. Um cliente que se sente seguro na compra é a chave de todo empreendimento.

Pesquise sobre a concorrência

O melhor mesmo é evitar falar dos produtos concorrentes, mas isso não quer dizer que você não possa saber o que o mercado tem de bom para oferecer. É importante sempre se informar sobre os seus principais concorrentes. É bom para aumentar a qualidade dos seus produtos e também a quantidade de informações, pois você precisa estar informado sobre tudo ao seu redor para não ser surpreendido em um diálogo com o cliente com informações imprecisas.

Procure sempre estar informado sobre lançamentos de produtos semelhantes ao seu. Se você for dono de loja, isso é crucial para mudança de estoque e ciclo de vendas. Procure saber sobre itens novos em revistas, sites ou visitando outras lojas e anote preços, para um comparativo com a sua empresa. Entretanto, jamais ouse desmerecer um produto de um concorrente abertamente, deixe que o cliente faça isso caso ele se sinta à vontade. É antiético e anti profissional.

Seja direto na conversa

Tenha objetivos claros e definidos, porque isso lhe dará foco na hora de negociar. Não saia falando a esmo o quanto seu produto é bom, enumere argumentos pelos quais o cliente não pode desistir da compra e assim seja direto e claro em sua negociação.

Vendedores de bom papo, mas sem um objetivo final não são bom vendedores, apenas vão te fazer perder tempo. Sempre opte por um bom papo direto, mas listando os pontos fortes e os tópicos positivos. Uma visualização do produto vai ajudar a fluir a conversa e a convencer melhor o cliente.

Gostou das nossas dicas de como planejar uma venda? Comente:

4.00 avg. rating (79% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA