7 Dicas e Estratégias de Como Atender Bem o Cliente e Gerar Vendas

como atender bem o clienteTodo empreendedor precisa entender que os clientes são a chave de qualquer negócio e atender bem o cliente dever ser um pré-requisito. Sem clientes, sem sucesso e sem dinheiro no bolso. Por isso, é importante deixar o cliente satisfeito, apesar de nem sempre ser isso o que acontece nas grandes corporações. Nem toda empresa sabe o quanto o cliente é uma prioridade, merecendo destaque no plano de negócios, e não apenas o lucro.

O cliente hoje em dia é a melhor ferramenta de marketing que uma empresa pode ter. Um cliente satisfeito poderá trazer mais de 100 novos clientes com o uso de suas próprias ferramentas pessoais de comunicação, porém, o inverso também pode ocorrer , sendo fatal para o empreendimento. Quem não conhece uma loja ou marca com comentários negativos entre seus grupos de amigos? Tudo fruto de um mau atendimento ou um produto de má qualidade ou, às vezes, simplesmente um dia ruim de um funcionário. O melhor é evitar tudo isso; assim, trouxemos neste artigo dicas de como atender bem o cliente.

Evite trocar muito de funcionários

Quanto mais tempo um funcionário permanece na empresa, melhor ele conhece seu funcionamento e seus produtos, sendo capaz de atender melhor o cliente. Todo mundo já foi vítima de um atendimento sem informações, pois o vendedor não tinha ideia do produto o qual estava vendendo. Um mau treinamento? Talvez, mas o tempo de empresa e experiência no setor conta bastante para evitar tal erro. O melhor mesmo é sempre manter um número de funcionários antigos e experientes, que conhecem, entendem e gostam da empresa. Mas devem ser funcionários que tenham um bom número de vendas positivo e que falem bem da empresa.

Evite padronizar o atendimento

Sabe aquele vendedor que parece que te conhece a vida toda e você faz a compra naquele estabelecimento apenas porque gosta dele? Esta é a ideia. Cada consumidor é diferente e os funcionários não devem fazer a mesma pergunta quando alguém entra na loja. A autonomia de um diálogo é ótima opção para atrair clientes e por isso, aquela famosa lábia do vendedor deve ser usada da melhor forma possível.

Seus funcionários devem saber entender a conversa de diferentes perfis de consumidor e se colocar de forma adequada. Nem todo mundo tem R$ 2 mil para gastar em uma televisão, mas podem ser convencidos a comprar algo melhor de acordo com o seu orçamento e também seus desejos e vontades. Para isso serve o vendedor, o intermediador entre o produto e a loja, sempre bem cotado na hora da compra.

O cliente nem sempre tem razão

Sabemos que o dito popular não diz bem isso, mas para tudo existe um limite e com o cliente não deve ser diferente. Se você deixar que o cliente te desrespeite, também não será um ponto positivo para o empreendimento. Existem redes de cinema norte-americanas que simplesmente colocam para fora de suas salas as pessoas que usam celular durante a exibição de filme. Em teoria, elas deveriam ser flexíveis, porque o cliente tem razão, mas são as redes mais bem quistas dos Estados Unidos por preservar os seus valores. Se um cliente desrespeitar as normas da empresa, é o momento de dizer a ele que não repita a ação em respeito aos outros clientes. Esta é uma forma de marketing positivo para a empresa e você só tem a ganhar com isso. Às vezes, é melhor perder um cliente e ganhar mais cinco.

Invista em bom atendimento

Um funcionário que é mal remunerado não poderá ser o mais sorridente da vida, mesmo que seja uma daquelas pessoas alegres por natureza. Preze por um bom ambiente interno e tenha funcionários satisfeitos. Para isso, pague um salário sempre na média ou acima do mercado quando puder, bem como premie os funcionários do mês. Não se esqueça de incentivar o treinamento e o aperfeiçoamento por meio de cursos.

Boas empresas fornecem cursos de reciclagem a seus funcionários, contratando um profissional para realizar o curso no local da empresa, ou simplesmente, pagando o valor do curso para que seu vendedor ou atendente o faça em outro local. É uma forma de investir também em sua empresa, pois um vendedor preparado é certeza de um cliente bem atendido, o que é bom para você, empresário.

Invista em treinamentos sempre. Que eles sejam capazes de ensinar à sua equipe a entender os desejos e necessidades dos compradores. Isso é vital para conseguir fidelizar clientes, que são aqueles que mesmo encontrando o produto mais barato em outra loja, vão preferir comprar com você.

Não abandone o cliente, faça follow-up

Em se tratando de serviços, o grande problema do mercado hoje em dia é fazer a venda e depois disso é cada um por si. Não abandone seu cliente e o satisfaça com pequenos mimos como brindes de fim de ano e contato direto, seja com grandes clientes corporativos ou pequenos compradores. Procure oferecer algo que possa ser de interesse do seu cliente mostrando que o conhece, principalmente se for um cliente antigo, com anos visitando o seu empreendimento.

Seja por telefone, email, redes sociais ou pessoalmente, não entre em contato apenas para vender um outro produto. Deixe seus clientes perceberem que você realmente se importa com a satisfação deles e está disposto a servi-los com entusiasmo e eficiência.

Jamais trate os clientes de forma diferente

O grande erro de muitas lojas é tratar clientes de forma diferente e todo mundo já passou por isso. Acontece assim: você entra e compra apenas uma caneta e seu atendimento vai ser rude ou trivial. Você entra na mesma loja e compra uma papelaria inteira e os vendedores vão beijar os seus pés. Qual o problema nisso? Claramente há um preconceito com clientes e a imagem da empresa será bem comprometida na situação. Uma dica: passou pela porta de entrada, todos merecem os melhores mimos. Você pode ser o vendedor que vende menos, mas todo mundo lhe adora e com isso, fará bem à empresa e também a seus clientes.

Se acontecer um erro, seja honesto e admita

Outro dia foi visto em redes sociais uma empresa que simplesmente apagaram os comentários masculinos em sua rede social. O problema? A empresa em questão, sem citar nomes, não admitiu os erros. Você vai ganhar imediatamente a lealdade dos clientes se resolver um problema antes que ele faça uma reclamação. Mas se isso não acontecer, simplesmente admita o erro e converse, se mostre interessado no assunto e tente reverter o problema do seu negócio.

O que achou das dicas de como atender bem o cliente.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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