Como Criar Uma Marca de Sucesso Em 4 Passos [2023]

como criar uma marcaJá sabe como criar uma marca? Então saiba aqui todos os segredos para criar uma marca de sucesso!

Criar uma marca de sucesso depende de vários elementos: nome escolhido, desenho gráfico desenvolvido e a própria imagem da empresa.

Portanto, criar uma marca é uma questão dinâmica em que se utiliza toda a criatividade, além disso, é também uma questão em longo prazo que exige um conhecimento de mercado e estratégia de melhor divulgação da marca.

A marca quando criada será composta dos seguintes componentes: logotipo e marca. Veja mais a seguir como criar uma marca.

4 Passos de Como Criar Uma Marca de Sucesso

1- Logotipo ao Criar Uma Marca

O logotipo é como uma marca se apresenta, ou seja, o logotipo é a representação gráfica do nome da marca, tem a função de dar uma personalidade à marca, definindo a mesma de uma forma única e original.

A representação gráfica da marca é importante, pois o consumidor memoriza muito mais o que ele vê de forma simbólica do que apenas um nome que ele lê, ou escuta eventualmente.

É por isso que a arte gráfica não caracteriza somente o que a marca representa e deseja passar, mas também um recurso que chega mais facilmente aos clientes. O logotipo é, portanto, como a empresa assina sua marca.

2- A Marca

A marca é como se denomina os símbolos e logotipos utilizados pela empresa, que exige simbolismo e arte. A marca é como a empresa se comunicará e será representada para o público.

A marca é o próprio simbolismo para a empresa, é a identificação da empresa através do nome e dos símbolos que a descrevem.

Criar uma marca pode não ser tão simples assim, pois se deve considerar a importância, a gestão e os elementos de uma marca.

3- Elementos ao Criar Uma Marca

Os empreendedores precisam gerir os elementos de uma marca, pois a marca deve ser algo distinto, que identifique a empresa de maneira original e única.

Tem-se, portanto, que o conceito de marca deve ser gerido para que seja tratado de forma individual e devido à complexidade do assunto, ele se principia assim que são identificados fatores como o mercado de atuação da marca, o público-alvo, a concorrência e outros fatores que sejam capazes de guiar até um conceito de marca eficaz.

Alguns dos elementos da marca que são importantes e têm a função de acompanhar são os jingles, canções que remetem à marca.

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De uma forma geral, as marcas têm os seguintes elementos: o nome da marca, o logotipo, e dependendo da formação dos componentes da marca ela poderá ter também símbolos e personagens.

Por isso, as marcas nunca acontecem sozinhas e são acompanhadas de notoriedade da marca, que são elementos distintos para identificação da marca. E outros fatores importantes como associações únicas e distintas e ainda eventos favoráveis que devem imprimir nos consumidores uma visão positiva da marca.

A marca pode estar acompanhada de símbolos como desenhos, animação, mascotes e outros elementos capazes de encantar adultos e crianças, fazendo com que a marca seja conhecida e admirada a curto ou longo prazo. Afinal, são os elementos da marca que criam conceito e uma reputação para a marca.

Criar uma marca exige muito planejamento, estudo, analise de mercado e conhecimento de técnicas de Programação Neurolinguística

Os elementos da marca como o nome, o logotipo e os símbolos se comunicam com os consumidores de forma verbal e visual.

A forma verbal como a marca pode ser representada se apresenta através de slogans que definem o conceito da marca e a imagem que deseja passar para os consumidores. A forma verbal só se concretiza quando a marca encontra uma comunicação que seja eficiente.

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A comunicação verbal pode ser disseminada nos meios de comunicação escritos como jornais e revistas para melhor memorização da forma verbal de comunicação da marca.

Com o uso das ferramentas de comunicações verbais adequadas ao criar uma marca, podem ser encontradas soluções como a divulgação institucional da história da empresa, suas vitórias, seus requisitos de qualidade e como o consumidor pode confiar nesta marca.

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4- Forma Visual ao Criar uma Marca

4 Passos de Como Criar Uma Marca de Sucesso
Um dos cuidados de aprender a como criar uma marca é a comunicação visual, a criação da marca precisa passar uma mensagem que atraia a atenção do público alvo.

Já a forma visual da marca é difundida com meios como logotipos, símbolos e outras representações que exigem cores, formas que chamem a atenção de forma gráfica.

Exemplo de como criar uma marca que sabe difundir a comunicação visual é a McDonald’s com seu inconfundível M, que pode ser visto a quilômetros de distância e que passam de certa forma segurança, pois os clientes sabem que ao ver o símbolo, mesmo nas estradas mais longínquas, será o momento de se alimentar. Mas a forma verbal de comunicação só funciona quando a forma visual também é eficaz e vice-versa.

Para criar uma marca que seja renomada e se comunique com os consumidores é necessário que haja uma interação entre mercado e público-alvo, descobrindo qual o conceito de marca a ser difundido, qual o comportamento do consumidor de forma psicológica que fará com que a marca tenha uma imagem positiva e que passe credibilidade.

Entender como fazer uma marca é fundamental para iniciar a criação de um logotipo, por isso, tenha certeza que entendeu!

Outra vantagem ao criar uma marca é a forma como elas se apresentam através da arte gráfica, seus logotipos, seus símbolos e como de forma visual se comunicam com os consumidores.

As ideias de como criar uma marca foram úteis para você? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Prezados, preciso de um nome para um novo produto e também para a empresa a ser fundada, pois desta forma posso criar a logomarca do mesmo.

    Segue anexo imagens do produto.

    Aguardo contato,

    Att,

    Sérgio Boechat.

  2. Excelente matéria! Uma das melhores que já li. Vou tentar tirar um bom proveito dela pois sou artesã e ainda não me adiantei com a divulgação do meu artesanato por não chegar ao fim na questão do logotipo e logomarca, e com tudo que caminha junto. Mas hei de chegar a um consenso, confiando em Deus e com esse tipo de ajuda aqui encontrada.

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