Como aumentar o faturamento da sua empresa divulgando na Internet

Como aumentar o faturamento da sua empresa divulgando na InternetDicas para você conquistar novos clientes e aumentar o faturamento da sua empresa, através da divulgação da sua marca na Internet, gastando nada mais do que um pouco de tempo. Apesar de ter surgido em meados do século passado como uma rede de troca de informações militares e, posteriormente, entre universidades americanas, a Internet ganhou força nos anos 80 e 90 e hoje faz parte de nossas vidas.

É impossível falarmos de negócios, no século 21, sem considerarmos a relevância da Internet para as empresas. Novas empresas surgem todos os dias e muitas delas têm suas atividades realizadas exclusivamente no meio virtual.

Pensando assim, não importa qual o tipo de atividade da sua empresa nem o tamanho dela: se você quer crescer e ter sucesso como empreendedor, necessita mostrar sua empresa para o mundo. E a melhor, mais fácil e barata forma de fazer isso é utilizando a Internet como mecanismo de divulgação.

A boa notícia é que as mais eficientes formas de divulgação online também são as mais simples de serem implementadas, e com custo praticamente zero.

Vantagens de anunciar sua empresa na Internet para aumentar faturamento

No mundo empresarial e do marketing é muito conhecida a máxima: “o boca a boca é a melhor forma de propaganda”. Tanto é verdade, que isso fica mais evidente no mundo virtual.

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As plataformas mais bem sucedidas são as redes sociais. Através delas seus clientes compartilham entre si informações sobre o que gostam, o que desejam e o que pensam. Aliando as múltiplas conexões entrem os usuários, os diversos canais e mídias, a velocidade com que as informações são distribuídas e o alcance que elas podem ter, nós encontramos o cenário perfeito para divulgação.

Então, se sua empresa ainda não está na Internet de forma eficaz, saiba que ela terá seu crescimento limitado ou será vencida pela concorrência.

Quando falamos em ter sua empresa na Internet, isso significa estar presente em todos os lugares onde seu cliente estiver e não apenas ter um site. Pior do que não ter um site é ter um que não é visitado. Daí a importância da divulgação.

Por que criar um Blog para sua empresa?

Conteúdo é o grande produto da Internet. As pessoas buscam novidades sobre assuntos diversos no mundo virtual e essa capacidade de interação é o grande diferencial da Internet. Um exemplo simples: Você chegou até ao site do Novo Negócio, porque estava buscando conteúdo de qualidade.

Nas mídias tradicionais (televisão, rádio, jornais, revistas), o usuário é passivo, apenas absorvendo a informação que lhes é fornecida. Mas no meio digital, além de consumir o conteúdo, o usuário pode interagir com ele e até produzi-lo.

Os blogs são as principais plataformas de produção e compartilhamento de conteúdo escrito e sua empresa precisa possuir um. Mesmo que sua empresa já tenha um site institucional, você deve criar um blog para ela. É através do blog que os usuários e potenciais clientes irão interagir com sua marca e isso se traduz em melhores resultados.

Algumas dicas para o blog da sua empresa:

  • Utilize plataformas como Blogger ou WordPress para criar e manter seu blog. São simples de operar e não requerem conhecimentos avançados.

  • Registre um domínio novo que tenha a ver com sua atividade. Por exemplo, se sua empresa é uma loja de roupas escolha um domínio que tenha a ver com moda.

  • Utilize um visual simples e agradável, mas que esteja em acordo com a identidade visual da sua marca.

  • Escreva conteúdo relevante sobre seu negócio. Exemplo: para uma agência de carros escreva sobre os últimos acontecimentos do meio automobilístico; para um restaurante coloque receitas e dicas gastronômicas.

  • Sempre responda os comentários dos visitantes. Isso cria um relacionamento entre vocês.

  • Insira conteúdo constantemente. Você pode escrever vários artigos em um dia e programá-los para aparecerem um a cada dia da semana.

  • Desenvolva relacionamento com outros blogs. No site de sua empresa você não deve citar seu concorrente, porém no blog você pode comentar sobre outros blogs que tratem do mesmo assunto que o seu.

  • Crie uma newsletter. Ao se cadastrar os usuários receberão as novidades  por email e isso ajuda a mantê-los sempre acessando seu blog.

  • Divulgue, divulgue, divulgue.

Existe uma infinidade de sites e diretórios para cadastro de blogs. Eles são acessados por milhões de pessoas que buscam informação e novos blogs. É importante que seu blog esteja cadastrado nesses diretórios para aumentar a sua visibilidade na rede. Veja abaixo uma lista de diretórios onde cadastrar o blog da sua empresa:

www.technorati.com

www.bloblogs.com.br

www.buzzca.com.br

www.digg.com

www.dihitt.com

www.link.com.br

www.linkto.com.br

www.ueba.com.br

As redes sociais também garantem bom faturamento

Após ter criado o blog da sua empresa e o cadastrado nos diretórios é hora de divulgá-lo. A melhor forma de fazer isso é através das redes sociais. Com elas você pode utilizar a força da propaganda boca a boca para promover sua marca. Segue uma lista das redes sociais mais acessadas no Brasil que lhe auxiliarão a conquistar novos consumidores e fidelizá-los:

Orkut: ainda é a rede social número 1 do Brasil. Crie uma conta e uma comunidade para seu blog, além de escrever e participar de outras comunidades.

Twitter: o fenômeno dos 140 caracteres. Crie uma conta e divulgue todos os artigos do seu blog através dela. Ele também é um canal de comunicação direta com os clientes.

Facebook: a maior rede social do mundo e sucesso de crescimento no Brasil. Além de criar uma conta para seu blog e sua empresa, você poderá criar páginas interativas para os mesmos com fotos, vídeos e até aplicativos. Sem dúvida uma das melhores redes sociais para marketing online.

Youtube: o rei dos vídeos. Após criar uma conta para seu blog, divulgue vídeos dos seus produtos ou serviços.

Use as redes sociais para trazer visitantes para seu blog e para isso, utilize algumas técnicas como:

  • Promoções: anuncie promoções relâmpago que direcionarão para o seu blog, site ou loja virtual.
  • Enquetes: promova enquetes interessantes sobre seus produtos ou serviços para conhecer o gosto de seus clientes.
  • Degustações: ofereça degustação de um novo produto ou serviço através das redes sociais para os primeiros usuários que executarem uma determinada ação como, por exemplo, convidar novos usuários para se cadastrarem em sua newsletter. Enfim, as possibilidade são infinitas.

O Google pode auxiliar na divulgação e faturamento da sua empresa

O Google é o principal buscador de sites da Internet e o site mais acessado do mundo. O Google funciona através da busca orgânica, ou seja, o usuário escreve uma palavra-chave e a ferramenta busca as páginas relacionadas.

O resultado orgânico, ou natural, da busca é uma lista de sites, ordenados por um critério próprio da ferramenta de busca e que normalmente tem muitas páginas de extensão. Aparecer nos primeiros links da pesquisa do Google é fundamental para a sobrevivência do seu blog.

Portanto, a recomendação número um para estar bem posicionado no Google é simples: tenham em seu blog um bom conteúdo relacionado a seu negócio, com qualidade e volume significativo.

Hoje, além de ser um site de busca o Google possui várias ferramentas e serviços gratuitos que podem ser utilizados por você para obter maior retorno na divulgação online da sua empresa, como o Analytics e o Maps.

Se sua empresa possui um local físico como uma loja de sapatos ou escritório onde recebe clientes e fornecedores é fundamental que você cadastre o endereço no Google Maps. Dessa forma, sempre que um usuário do Google pesquisar sobre um assunto que tenha a ver com a atividade da sua empresa e ele estiver na mesma região (bairro, cidade, estado) o seu endereço aparecerá entre os primeiros links da busca.

Atenção: Comece a utilizar publicidade paga (Google Adwords, banners, links patrocinados, etc) somente após utilizar todos os recursos descritos nesse artigo.

Conclusão

Os brasileiros passam três vezes mais tempo na Internet do que na televisão e trocam informações sobre produtos, serviços e empresas antes de decidir qualquer compra. Estão muito mais críticos e seguros de si, pois entendem o poder que têm. Portanto, cada vez mais a opinião e o relacionamento com cada um dos consumidores é essencial. Criar uma imagem que seja sustentável na prática é fundamental para a sobrevivência das empresas a partir de agora.

Aproveite nossas dicas para aumentar o faturamento da sua empresa divulgando na Internet.

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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