Email Marketing em 5 Passos

Email Marketing
Email Marketing em 5 Passos

O email marketing é a uma das primeiras ferramentas que os empresários pensam em usar na hora de divulgar sua empresa. Porém, sempre há um pensamento negativo diante desta mídia pelo fato de muitas pessoas reclamarem de receber constantemente emails as quais não solicitaram com propagandas, em alguns casos muitas vezes no dia, os famosos spams.

O fato é que a divulgação por email pode ser muito eficiente caso seja feita corretamente. Pense sempre nesta mídia de forma positiva, uma vez que é gratuita ou de baixo custo, tem amplo alcance e ainda pode render bons lucros com a quantidade de novos clientes que podem surgir sem que você ao menos mova um dedo, tudo por conta do poder de interatividade entre os usuários da Internet permitida hoje em dia com o alcance de um clique. Veja mais.

Caso ainda não saiba como começar a divulgar sua empresa por meio do email marketing, confira a seguir cinco passos para serem seguidos para fazer uma divulgação por email corretamente.

Veja como trabalhar com negócios online.

1º – Crie um Mailing

Mailing é o grupo de contatos que pode ser direcionado para um setor. Existe mailing de contatos da imprensa, mailing de fornecedores, entre outros. No seu caso será mailing de clientes, sem necessidade de email ou telefone, apenas será preciso ter uma lista com nome e endereço de email.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A formação de um mailing é o motivo pelo qual sempre se vê em cupons de desconto o pedido de um email, no cadastramento de um novo cliente de uma loja ou até em promoções em sites. Seu mailing para envio de email marketing deve ser formado antes mesmo de pensar em mandar a mensagem promocional, que pode ser conseguido por meio das sugestões citadas acima ou em buscas de redes sociais. Sempre que um novo cliente fizer uma compra, peça seu email para contato.

2º – Crie a Mensagem do Email Marketing

O email marketing tem este nome porque é voltado especificamente para uma campanha de divulgação. Trate a mensagem a ser enviada a seus clientes como um panfleto, um banner ou mesmo um outdoor. Por isso, crie uma arte específica para o email marketing que pode ser conseguida por meio de contrato de design gráfico ou publicitário com conhecimento em mídias virtuais ou fazendo sozinho em casa com programas de edição de imagem e html como Photoshop, DreamWeaver ou mesmo o NotePad++ que é grátis, bem como tutoriais que vão te ensinar a usá-los.

Dica: Evite mandar apenas texto, é cansativo e vai ficar bem semelhante a mensagens de corrente, sendo pouco eficientes e dificilmente lidas.

A mensagem deve ser limpa e clara, com pouco texto e uma ou duas imagens. Seja objetivo em sua mensagem e não se esqueça de informações básicas como nome da empresa, endereço e telefone para contato, bem como deixe em aberto a possibilidade de receber respostas pelo email remetente ou outro email para contato da empresa, o famoso Fale Conosco.

Caso tenha site, coloque o link na mensagem para a sua página virtual. E não se esqueça de organizar a página virtual para que os clientes tenham sempre uma boa imagem sobre a sua empresa, com informações claras sobre os seus serviços e produtos. Leia mais.

Veja como ganhar dinheiro online.

3º – Como Enviar um Email Marketing ou Email Com Propaganda

O envio de tal mensagem deve partir de um email empresarial, ou seja, com o nome da empresa, e não com o seu email pessoal. Por menor que seja a empresa, crie um email específico para isso, como por exemplo: nomedaminhaloja@gmail.com ou contato@nomedomeusite.com.br.

Emails com nomes de pessoas desconhecidas para o cliente costumam ser ignorados por acreditar ser uma mensagem contendo vírus. Para enviar basta usar o email como uma imagem e colocar no corpo da mensagem e não em anexo, para que o seu panfleto virtual seja visualizado assim que a imagem seja aberta.

Caso sua empresa tenha carta de clientes superior a mil pessoas, invista em um serviço de email marketing contratando uma empresa especializada para o serviço. A vantagem de tais empresas é que elas já possuem um mailing segmentado por cidade, região e em alguns casos por idade, o que vai ter poupar tempo.  Porém, o investimento é alto, podendo ser superior a R$ 5 mil em caso de multinacionais.

Outra opção é adquirir um AutoResponder onde será possível captar emails para seu mailing, enviar emails automaticamente e ainda enviar newsletter para grupos de clientes.

4º – O Que Enviar no Seu Email Marketing

Mandar por mandar uma mensagem a seus clientes não é uma posição agradável e apenas vai fazer seus contatos perderem tempo abrindo mensagens que não o interessam. Use o canal para divulgar a chegada de novos produtos, a abertura de filiais ou mesmo a chegada de sua loja no mercado. Leia mais.

Algumas pessoas usam os emails com propaganda para envio de informativos aos clientes e assim criar laços com seus contatos. Um bom exemplo é a loja de produtos naturais Mundo Verde, que usa seu mailing de contatos para mandar informativos com dicas de nutrição e saúde, mas não deixa de registrar o nome da empresa, marca, endereço e telefone para contato.

Que tal montar um restaurante? Veja o passo a passo para abrir uma empresa.

Crie promoções apenas para cadastrados no mailing, que irá ajudar também a ter mais contatos que vão se interessar pela ação e aumentará sua lista de emails. Basta saber que os sites de compras coletivas usam apenas email como fonte de divulgação e vendem melhor que muitas lojas veteranas no mercado. A dica é sempre enviar algo que seja relevante ao cliente, que o faça querer ler a mensagem e enviar para os amigos.

5º – Seja Constante em Seus Emails

Crie uma frequência de envio, seja ela um por semana ou um por dia ou mesmo um ao mês. Mandar cinco emails marketing em um dia e nenhum por mais de quinze dias não pega bem para a imagem de uma empresa, demonstra desorganização e toda empresa precisa de rotina em atividades básicas como divulgação.

Veja também nosso artigo sobre como comprar da china e tenha negócios lucrativos!

Conhece Alguma Outra Dica Para Fazer Email Marketing?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

  1. adorei essa dicas ,muito bom seu site ,gostaria de receber algumas dicas de como montar um disk agua atraves do meu email,obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA