8 Dicas de Marketing Para Empreendedores em 2023

8 Dicas de Marketing Para EmpreendedoresA seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores. Nenhuma empresa, loja, escritório ou seja lá qual for o seu ramo de empreendimento, sobrevive sem um detalhe muito importante: clientes.

E como eles são conseguidos? Através do Marketing. Alguns novos empreendedores, acreditam que apenas preço baixo é o suficiente, mas mal sabem eles que esta é uma ferramenta de marketing, também conhecida como ‘promoção’. O marketing é importantíssimo em uma empresa e sem ele não há vendas.

Para os empresários que estão querendo investir mais um pouco em seu empreendimento neste setor, temos a seguir oito dicas importantes de marketing para empreendedores.

A boa notícia é o marketing pode ser aplicado a qualquer empresa com pequenas modificações. O ideal é sempre ler com atenção qualquer informação e investir em livros e leituras de sites especializados para saber as novidades do setor.

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1 – Ter um Bom Mailing

Ter um bom número de contatos por e-mail, endereços ou apenas telefones é muito importante para uma empresa, principalmente quando ela ainda está sendo montada e precisa ser divulgada.

Uma boa dica é contratar empresas que fazem e-mail marketing e já possuam uma lista de clientes em potencial ou mesmo fazer a compra de um banco de dados de grande porte, mas voltado para o seu público-alvo.

Por isso, é importante estudar qual o seu público-alvo, o perfil e abrangência (local, regional ou nacional) e se o contato por e-mail é viável ou é preciso ter endereços e telefones.

Uma parceria para conseguir um banco de dados interessante pode funcionar da seguinte forma: você se compromete a dar a determinada empresa seus contatos e ela fará o mesmo por você e assim todos saem ganhando com um rico mailing em arquivo.

2 – Ter um Blog Empresarial

Todo mundo ama blogs e os clientes assíduos adoram saber de novidades por meio deles. Uma boa dica é mesmo tendo um site da empresa, ter um blog com bastidores, anunciando novidades e promoções, em um estilo mais informal como uma conversa com os clientes e parceiros para estreitar relações.

Não é preciso investir em ferramentas caras, podendo ser um blog gratuito. Se o fizer, não se esqueça de assinar seu e-mail com o endereço virtual do blog.

3 – Faça Propaganda Boca a Boca

As ferramentas de marketing são ótimas aliadas, mas nenhuma tem tanta credibilidade quanto a boa e velha boca a boca, que ganhou ares virtuais por meio das redes sociais.

Falar para seus amigos dos seus produtos, sua loja, seus serviços e ainda oferecer brindes para quem lhe procurar é uma ótima forma de conseguir clientes.

Vai dar lucro?

Não perca a chance de sempre ter em mãos um cartão de visita com seu nome e contato, bem como falar sempre que possível com amigos em que ramo está atuando e como pode servir a seus amigos com seus serviços.

Tenha em mente que clientes também podem fazer a sua propaganda boca a boca, seja ela boa ou ruim e por isso, trate todos com igualdade de informações e serviços.

Todo mundo deve ser VIP em sua empresa e assim garantir uma boa propaganda direta de seus produtos e serviços.

4 – Guarde Opiniões Online

Já viu em sites e lojas online textos de usuários falando como foi a compra? Essa é uma forma de marketing também.

Se você serve bem aos seus clientes, entrega os pedidos na data e tem boa qualidade de atendimento, por que não mostrar a outros clientes como você é bom? Uma dica é criar um espaço em seu site apenas para isso ou pode também divulgar em seu blog empresarial.

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Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Ambas as formas são bem bacanas e em breve darão um resultado de marketing positivo, atraindo novos clientes para o seu negócio. Veja formas de ganhar dinheiro na internet.

5 – Tenha um Cartão de Visitas Sempre ao Alcance da Mão

Parece antiquado, mas ter um cartão de visitas é mais importante do que você pensa. É uma ótima forma de ter em mãos uma ferramenta de marketing importante, divulgar o seu produto e serviço para os amigos próximos e também ser notado como um empresário. Descubra sobre os tipos de empresários.

Vai dar lucro?

Um cartão de visitas age como duas formas de marketing: empresarial e pessoal. Por menor e mais simples que seja o seu produto, a ferramenta valoriza o seu trabalho e dá um ar mais profissional, também ajuda na divulgação da marca.

Além disso, é um marketing boca a boca e para isso basta entregar a alguns clientes e amigos para que possam divulgar.

6 – Faça Ofertas e Descontos

Todo mundo curte uma boa promoção e por isso, esta é considerada a ferramenta de marketing mais útil do mundo. Eventualmente, diminua a margem de lucro de alguns produtos e serviços e faça uma promoção para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

Uma promoção age como marketing direto para o público que sempre se sente recompensado por ser agraciado com preços baixos. Brindes também são uma boa pedida, sejam eles em produtos ou serviços ao estilo “pague um e leve outro de graça.”

7 – Faça Caridade

Fazer caridade é forma também de marketing, no caso, marketing social que permite dedução no Imposto de Renda e ainda cria uma imagem positiva para a empresa.

Ou você acha que toda grande empresa cria uma fundação social ou serviços gratuitos apenas pelo bel prazer de ajudar?

Para quem curte ajudar ao próximo, será uma ótima ideia e quem não se interessa pelo assunto, pense como uma forma de passar uma imagem positiva da empresa.

Para o empresário pode ser um gasto desnecessário, mas para o público é uma grande marca dedicando parte do seu lucro para ajudar aos outros. Você vai ganhar espaço na mídia, sua marca será divulgada e novos clientes vão vir muito em breve.

8 – Vasculhe na Internet o Que Falam da Sua Marca

Quem pensa que ficar online é perda de tempo é porque ainda não sabe o poder da ferramenta web: ela é um canal tanto para elogiar como para falar mal.

Por isso, dedique ao menos meia hora do seu dia vasculhando fóruns de notícias online para saber o quanto e como estão falando de sua empresa e saiba exatamente onde estão seus erros.

Saiba usar a web para o bem do seu negócio. Ouça as críticas e tente corrigir os erros e não trate os comentários apenas como ‘inveja’ ou ‘difamação’. Se os problemas relatados realmente existirem, encontre o setor responsável e tente corrigi-los.

Leia também nosso artigo sobre empreendedorismo digital.

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★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber mais como administrar uma pizzaria.

    principalmente uma pizzaria que atende por rodizio, como se organiza o atendimento em dias de rodizio, quais formas para se trabalhar com rapidez e sem deixar o cliente esperando,existe algum planejamento eficaz para isso? Existe alguma forma com baixo custo de estar diferenciando as mesas normais das mesas de rodizio? algumas idéias para este caso??

    Ademilson.

  2. Foi muito importe para mim nesse monto as informações e as dicas, pois estou pretendendo ampliar meu negócio e estava exatamente procurando dicas e informações sobre divulgação do meu produto.

    obrigado!

  3. Quero montar um novo negocio pra-me, estou pensando motar uma salão de beleza. as dicas foi muito importante pra o meu projeto. Parabéns!!!

  4. Oie; não conhecia este site, mas gostei muito, tenho o blog feito, mas não consigo meter “Todos direitos reservados” ou seja nada está seguro, como faço? Porque podem pensar Que é plágio

  5. Muito bom, já tenho um atalho desse site e sempre vou consultar em minhas tomadas de decisões em minha futura empresa, essas dicas realmente são boas pois elas norteam âs boas praticas.

  6. Nossa,esse site é muito bom!
    Eu trabalho em Farmácia ha muito tempo, ha 11 anos estou em uma das grandes do Tocantins,onde já exerci as funções de vendas, compras, gerencia comercial, ou seja uma espécie de curinga.Gosto de buscar informações sobre marketing empresarial e pessoal,gostei muito das dicas. PARABENS!!!

  7. Parabéns pelas dicas. São dicas simples,porém não colocamos em prática no dia-dia dos negócios, trazendo grandes resultados positivos. Parabéns pelo site, não conhecia, já virei fã e vou indicar para ou outros.

  8. Acredito na força que os sites de compra coletivas tem hoje, principalmente para novos empreendedores. Conectar estas promoções e divulga-las nas redes sociais – Twitter e Facebook, hoje são planejados por empresas gigantes tal a TAM e até Rede Globo.

  9. este site, foi excelente.
    me ajudou muito!
    pois irei abrir um salão.
    agradeço ao criador deste site
    por estar ajudando as pessoas que
    querem começar seu proprio negocio.

  10. Não conhecia esse site, estou simplesmente apaixonado e delirando ao lê-lo. Já tive duas empresas que não deram certo por alguns erros que cometir, porém agora estou partindo pra terceira empresa. E quero me preparar melhor. Nesse site tem tudo que preciso pra não errar novamente.

    • Ola, posso ajudar na divulgação do seu negocio trabalho com sms (torpedos), com a estrutura que tenho posso mandar 10.000 mil torpedos por dia, imagina mandar sms para todos os seus clientes informando sobre uma determinada promoção de escova, já tenho este resultados de outros clientes, 100% de satisfação !!!

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