Como fazer promoção

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como fazer promocaoA promoção é a ferramenta de marketing mais popular usada entre os empresários para angariar novos clientes ou aumentar as vendas em curto espaço de tempo. Uma campanha de promoção é capaz de aumentar as vendas, ajuda a fidelizar clientes, além de manter os antigos. É fato que ninguém resiste a uma boa promoção e por isso, volta e meia vemos um anúncio em televisão, jornais e revistas de grandes marcas anunciando uma promoção. É uma ferramenta antiga, mas que sempre funciona.

E você como novo empresário, sabe como fazer uma promoção? Promoção não significa apenas abaixar o preço; ela envolve outras ações. Existem diversas formas de atrair clientes, mas saiba que antes de qualquer tipo de campanha promocional, distribuição de amostras, sorteios ou vales brindes precisam obter uma autorização prévia da Receita Federal. Por isso, as lojas hoje em dia fazem concurso cultural. Veja em nosso artigo como fazer uma promoção e como aplicá-la em seu negócio.

Distribuir amostras grátis

Uma boa opção de as pessoas conhecerem o seu produto é experimentando. Por isso, é sempre interessante a produção de pequenas unidades do seu produto, a chamada amostra grátis. As grandes marcas enviam uma amostra gratuitamente por correio, ou em parceria com revistas ou criam espaços promocionais em estabelecimentos comerciais. Invista em miniaturas ou pequenas porções de seus produtos e distribua aos clientes. Assim, o consumidor pode ter contato com um produto que ele pode gostar. Esta é a forma mais comum e também a que traz melhores resultados.

Distribuir brindes em revistas tem ainda mais uma vantagem: você vai ter um mailing bem segmentado, de todos os assinantes da mesma. O empresário pode colocar uma amostra do seu produto ou mesmo criar um brinde com a logo da sua marca. O serviço é pago, seja para veicular o brinde, seja para um encarte de panfleto em determinada revista ou jornal.

Distribuir de forma aberta também é uma boa dica, ao que chamamos de demonstrações de produtos. São locações que a empresa faz em determinado lugar onde o cliente possa provar o alimento vendido, experimentar uma cadeira ou mesmo entregar ao cliente e perguntar a sua opinião. Para, isso invista em treinamento de promotores ou contrate uma empresa especializada em promoção de vendas.

Aniversário da loja

Sua empresa completou mais um ano de vida e os clientes são os responsáveis por isso, comprando seus produtos. O que fazer? Um dia de promoção inesquecível com baixa de preços ou descontos para quem comprar naquele mês. Algumas lojas são famosas por seus meses de aniversário como a loja de joias Tiffanys, nos Estados Unidos. Faça parte do hall da fama do aniversário empresarial e use esta artimanha, sempre tem bons resultados. Ofereça preços ou condições especiais de pagamentos por causa da ocasião e com certeza vai fazer sucesso.

Distribuir brindes

Se sua empresa fabrica um produto, a criação de brindes é uma boa pedida para divulgar a marca. Alguns exemplos são cereais matinais com miniaturas de bichos, lanches infantis em redes de fast food com brindes mudando de tema a cada mês, pomadas com bichos de pelúcia, shampoo com hidratante capilar grátis, entre outras. As formas são diversas, basta usar a criatividade.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Antes de criar um brinde, pense se o produto a ser ofertado é mesmo de interesse do seu público-alvo ou não é simplesmente uma perda de tempo, ok? Primeiro pense na ação e não simplesmente nos resultados. Avalie o custo da promoção antes de encomendar os itens para não comprometer as finanças do seu negócio. Pode ser qualquer objeto, geralmente de valor pequeno, como lápis, caneta, boné, agenda, bloco de notas, camisetas ou o que a imaginação do empreendedor criar.

Outra forma de fazer um brinde é o famoso ‘pague 2 e leve 3’. Esta estratégia é usada quando o seu estoque está cheio e você precisa de espaço ou você tem uma grande quantidade alguns itens sem saída. Sempre funciona.

Outra estratégia é o vale brinde, em que o cliente compra o produto e ganha um brinde. São campanhas ao estilo “comprou, levou” ou “achou, ganhou”, bem cotadas no meio, com baixo investimento e são super bem aceitas pelo público.

Descontos e promoção

Todo mundo adora um bom desconto. Na compra de dois itens, você ganha 5% de desconto no pagamento ou uma determinada sessão da loja com 20% de desconto sob a etiqueta, entre outras ideias. Uma papelaria em Recife tem uma grande promoção todos os anos no dia do estudante, comemorado no dia 11 de agosto: tudo com 50% de desconto na loja. Como é uma papelaria, cai bem a data. Você pode pensar em algo parecido para a sua loja.

Porém, cuidado quando for lançar uma promoção. Se for constante pode não cair bem e deixar de ser atrativa. A promoção nunca pode ser extensa ou frequente, sendo realizada eventualmente ou em datas totalmente desconectadas, para causar surpresa.

Promoções em apenas um dia também funcionam: a chamada ‘oferta do dia’. A cada dia da semana um produto estará em desconto e só vai saber qual o item, quem for até a sua loja. Escolha um produto e ofereça por um preço mais baixo para atrair a clientela por apenas 24 horas, sempre funciona e estimula as pessoas a visitarem sua loja ao menos por curiosidade para saber o que está mais barato no período.

Temáticas de promoções de baixa de preço

Para montar uma lojas de roupas, isso funciona bem e é bem útil: a cada virada de estações do ano, é uma ótima opção colocar preços mais baixos nas peças da estação anterior. Essa dica é bem antiga, mas bem eficiente e vamos dizer o porquê. Quando a estação muda, a vitrine precisa mudar para se adaptar às novas coleções. Em teoria, os produtos antigos ficam perdidos, pois ninguém vai usar um casaco de frio no verão, então uma ‘queima’ de estoque estimula as compras. Reduzir a sua margem de lucro em produtos com estocagem certa é muito eficiente, não?

Entrega gratuita

Se o cliente gastou um determinado valor que já cobre o custo do frete com o lucro da loja, por que não dar a entrega em sua residência de forma gratuita? Isso é bem eficiente e pode ser bem justo para com o cliente. Ofereça a entrega do produto gratuita se isso pode ser feito em sua margem de lucro. Cuidado para não oferecer um valor limite muito baixo para o serviço, ou pode ter prejuízos.

Gostou do nosso guia de como fazer promoção dos seus produtos? Comente!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



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6 comentários sobre “Como fazer promoção
  1. Elielson Cardoso disse:

    Estou gostando muito de receber essas dicas no meu email. são muito importantes.

  2. marta disse:

    adorei conhecer o site de vocês.
    Sou empreendedora individual e adoro aprender e aperfeiçoar o que faço.
    Gostaria de receber em meu email mais dicas.
    Trabalho com pizzas, somente delivery.

  3. MAURO disse:

    PRECISO DE UM MODELO DE UM TEXTO PARA SORTEAR UMA CASA NOVA DE 70 M2 MEU RAMO É MATERIAS DE CONSTRUÇAO

  4. Daniela Mariano disse:

    Muito boa as matérias, parabéns!!!

  5. kezia marta disse:

    adorei a materia . parabens.

  6. PATRICIA disse:

    Quero saber com mais detalhes como faço para m anter uma loja de roupas femeninas.

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