Como Iniciar Uma Plantação de Cenoura

Plantação de CenouraA plantação de cenoura pode ser muito lucrativa, já pensou em ter uma? Veja agora mesmo como ter sua própria plantação de cenoura.

Quer investir em uma empresa do ramo do agronegócio, mas ainda não tem certeza se esse é um investimento a fazer? Sem dúvidas, esta é uma das áreas mais seguras para começar uma empresa, visto que é estável e muito lucrativa, sendo considerada um dos pilares da economia brasileira. Segundo os últimos estudos econômicos, o agronegócio representa aproximadamente 1/3 do Produto Interno Bruto do país.

Para ingressar no agronegócio é necessário escolher uma atividade que seja próspera e ao mesmo tempo de acordo com as suas habilidades profissionais e conhecimentos. Na atualidade, uma das grandes oportunidades do ramo da agricultura está no cultivo de cenoura, que é amplamente consumida no Brasil e exportada, principalmente para os países da Europa.

As cenouras estão entre as hortaliças mais consumidas do mundo e para que elas cheguem à mesa do consumidor final com o máximo de qualidade é necessário tomar inúmeros cuidado durante o seu cultivo. Você se interessou por esta oportunidade de negócio? Para te ajudar, nós iremos trazer aqui, mais informações e dicas sobre a plantação de cenoura. Confira abaixo:

Origem da Cenoura

Você quer que o seu negócio seja bem sucedido? Pois bem, para que isso aconteça, a primeira coisa a se fazer é munir-se com o máximo de informações possíveis sobre o produto que será cultivado.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Na agricultura, conhecer o produto é fundamental, porque pequenos erros podem comprometer uma plantação inteira, o que resulta prejuízos altos e possíveis endividamentos. Além disso, raramente se tem apenas 1 tipo de espécie da planta, o que exige conhecimento para encontrar a mais adequada para o seu objetivo.

Portanto, comece sabendo que a cenoura é uma planta da família das apiáceas, caracterizando-se por ter um formato de cone. A verdura é cultivada e consumida desde os tempos antigos entre os romanos e gregos.

A cenoura é uma planta que resiste muito bem às adversidades das condições climáticas, podendo ser cultivada em qualquer região, visto que pode suportar desde 10°C até 30°C, mas, obviamente, deve receber o acompanhamento adequado para que se desenvolva saudavelmente.

Assim como a maioria das verduras, as cenouras foram modificadas ao longo do tempo, o que faz com que existam espécies diferentes como, por exemplo, a Cenoura Daucus Carota Sativus e a Cenoura Selvagem Daucus Carota, que são as duas espécies mais cultivadas e consumidas do mundo.

Motivos para Investir na Plantação de Cenoura

O cultivo de cenoura é uma das atividades mais prósperas do ramo do agronegócio e há diversos motivos que comprovam isso. Em primeiro lugar, esta é uma das verduras mais consumidas do Brasil e no mundo, o que garante que este mercado seja bastante estável, oferecendo poucos riscos de perder dinheiro, pelo menos observando o quesito demanda. Claro, pode ocorrer problemas na plantação, pragas e etc, normalmente quando a plantação de cenoura é feita de forma errônea, ai, nesses casos, com certeza terá prejuízos.

A cenoura é uma das hortaliças mais exportadas para os países da Europa, sendo uma ótima oportunidade para que os produtores nacionais possam negociar o produto internacionalmente e dobrar os seus lucros. Além disso, é importante ressaltar que a cenoura se adapta com facilidade as condições climáticas, podendo ser cultivada em qualquer região brasileira.

Por fim, não podemos deixar de salientar a facilidade de empréstimos em financeiras para agricultor, com diversos incentivos governamentais. É fato que o governo tem focado esforços significativos com o intuito de fomentar a agricultura no Brasil, fornecendo, inclusive, auxílio em caso de “desastres” nas plantações.

Dicas para Começar a Sua Plantação de Cenoura

Ok, você decidiu investir os seus recursos financeiros na plantação de cenoura? Neste caso, para que o seu negócio dê certo é necessário aprender tudo sobre o cultivo da verdura e posteriormente colocar as recomendações em prática para obter produtos de qualidade. Por isso, acompanhe nossas dicas para começar a sua plantação de cenoura e torne-se um empresário de sucesso!

1- Selecione o Local para a Plantação de Cenoura

As cenouras são verduras relativamente resistentes, mas a sua qualidade depende das condições em que são plantadas e, principalmente, das características do local em que a plantação será instalada. Sendo assim, a primeira coisa a se fazer é selecionar o local certo para iniciar o cultivo de cenoura.

A região escolhida para plantar a verdura deve apresentar uma temperatura mínima de 10°C e máxima de 35°C, níveis acima disso podem desidrata-la e comprometer o seu sabor. O local também tem que contar com períodos regulares de chuva, uma vez que a umidade favorece a germinação e desenvolvimento da cenoura, evitando a demora no amadurecimento e que criem uma textura lenhosa.

Uma boa dica para quem deseja manter-se mais “precavido”, principalmente no quesito chuva, é criar um sistema de irrigação na sua plantação de cenoura, com isso você terá sempre a quantidade de água ideal, o que permite um produto de maior qualidade e reduz os riscos de perder a plantação de cenoura.

2- Escolha as Espécies Para a Plantação de Cenoura

Para iniciar a sua plantação de cenoura é necessário escolher quais serão as espécies cultivadas. Neste caso, para quem está ingressando no mercado, uma boa dica é não arriscar e dar preferência para as diversidades que já são bastante cultivadas, bem aceitas no mercado e que possuem um trato relativamente fácil.

Sendo assim, para começar bem a sua plantação, o mais recomendado é optar pelas duas espécies que mais são cultivadas e consumidas no mundo, ou seja, a Cenoura Daucus Carota Sativus e a Cenoura Selvagem Daucus Carota, cujas sementes podem ser encontradas facilmente em viveiros de plantas.

3- Limpe o Solo para Iniciar a Plantação de Cenoura

Para que a sua plantação de cenoura seja um sucesso é preciso trabalhar todos os processos do cultivo, desde a semeadura até a colheita, sendo de fundamental importância observar os cuidados com o solo a serem tomados. Por isso, é necessário promover a limpeza da terra, retirando todos os resíduos presentes.

Esse procedimento é essencial para evitar que os resquícios de cultivos anteriores acabem prejudicando o crescimento saudável das cenouras. Portanto, é recomendado arar a terra para moer todos os restos das outras plantas, fazendo com que eles se decomponham com maior facilidade e em menor tempo. Não é recomendado queimar a área para acabar com os restos, pois isto pode comprometer os nutrientes do solo.

Uma boa dica para melhorar ainda mais a sua plantação de cenoura, fazendo com que venham mais “fortes”, rápidas e maiores, é utilizar adubos na terra, costuma aumentar os nutrientes, o que repercute, diretamente, no crescimento das cenouras.

4- Enriqueça o Solo para Obter Cenouras de Qualidade

Para obter cenouras de qualidade não basta apenas plantá-las e torcer para que as condições climáticas e da terra façam todo o trabalho. Por isso, antes de dar início ao cultivo de cenoura é indicado promover o enriquecimento do solo com agentes externos, que é um procedimento simples e podem render um resultado surpreendente no sabor da verdura.

Para enriquecer o solo é necessário revira-lo e na sequência adicionar compostos orgânicos, pelo menos com um mês de antecedência a semeadura. Além disso, também se pode aplicar substâncias químicas que agem contra o aparecimento de pragas e fungos, o que evita ter surpresas desagradáveis e prejuízos financeiros no futuro. Nesta situação, é importante escolher produtos que sejam apropriados ao seu tipo de plantação de cenoura.

5- Faça a Semeadura da Plantação de Cenoura

Depois de todos os processos de preparação, finalmente é chegada a hora de fazer a semeadura da cenoura. Comece abrindo os canteiros em que as sementes serão depositadas, os quais devem ter aproximadamente 20 centímetros de profundidade e 15 centímetros de largura, que é espaço suficiente para que a verdura possa crescer.

Além disso, para que uma cenoura não atrapalhe o crescimento da outra é preciso que as covas sejam dispostas a uma distância de 30 centímetros. Termine a semeadura fechando as covas com duas camadas de terra.

6- Promova a Irrigação da Plantação de Cenoura

Para que as cenouras cresçam saudavelmente é necessário que elas recebam água regularmente. Levando isso em consideração, promova a irrigação da plantação de cenoura. O ideal é que este procedimento seja feito de forma mecânica, pois distribui a água com maior precisão em todos os canteiros, sem contar o fato de que será na medida certa.

7- Colha as Cenouras

Em média, as cenouras ficam prontas para a colheita entre 60 e 120 dias após a semeadura, no entanto, o período pode variar de acordo com as condições que elas são submetidas. Para saber se a cenoura pode ser colhida é necessário observar as suas folhas, que devem apresentar uma textura seca, curvada e desenvolvem uma tonalidade amarelada.

É importante tomar cuidados especiais com os venenos que for utilizar na plantação para evitar as pragas, existem agrotóxicos que podem prejudicar a cenoura para consumo, ainda mais se utilizado de forma incorreta. Nesses casos, sugere-se contratar um especialista no assunto para aplicar e escolher o veneno.

O Que Pensa Sobre ter sua Própria Plantação de Cenoura?

4.00 avg. rating (79% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA